Ir para conteúdo

Upgrade para moedor comercial


RogerioD

Postagens recomendadas

Ahh acabei de tomar um café, na cafeteira breville que estava guardada, no moedor breville que também não estava sendo utilizado e com grãos Kaldi, pois a ECM está guardada e o Vario está com o Alexandre e não é que está ficando bom, claro que o preparo é mais difícil e e menos complexo a definição do resultado na xícara, mas superior a muitas cafeterias com equipamentos melhores, aquela teoria que temos para o áudio é a mesma para o café, ou seja, é um salto gigantesco  em termos orçamentários para um pulinho em termos de melhoria final, dá vontade de dar uns tapas na testa viu hehehehe, o que eu quero dizer é que você pode ser muito feliz com uma máquina e um moedor mais simples, desde claro que você não se aprofunde muito no assunto e nem apure demais seu paladar, pois aí a síndrome ruiva te pega e você não escapa :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no manual diz pra fazer regulagem dele desligado. So regulo desligado.

de um grao pra outro nao tem muita variacao no ajuste.

por exemplo. o cafe do ninho fica no 1.5, ja cafes menos duros e mais expandidos na torra coloco no 2.5 a 3,5.

mas ajuste muito, mas muito facil, ao contrario do temperamental Vario :)

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Ruston, melhor ainda saber sobre isso que se pode modificar os ajustes com ele desligado, não desperdiçando assim os grãos, acho que é uma compra certeira e definitiva, se fosse você não se desfazia do que você tem antes de experimentar o que tem intenção de comprar, as vezes ficamos com T em comprar um grande cônico para saber como é e pode acontecer de não ter o perfil que lhe agrade ou ter maiores dificuldades de utilização e causar certa decepção, mas também poderá achar bem superior, depois de tudo que lí, questão de cônico ou planares é puramente subjetivo, gostaria de ter os dois lado a lado para comparar e ai sim poder decidir o que mais me agrada, como não é possível isso vou atrás somente das pesquisas dos usuários e reviews mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor tem o K30 e acha o SJ melhor para moer por dose. Talvez seja interessante perguntar pra ele também. 

Acho o Vario mala pra moer por dose, especialmente se trocar muito o café. Já com café no hopper é um doce.

 

O Ceado E92 tem a limpeza absurdamente fácil, assista um vídeo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Rodrigo eu tinha visto dos cônicos e notei que o E92 é o mais simples para limpeza mesmo,  mas pra mim o design dele  é pouco atrativo, a saída do café, o hopper e aqueles botões onde é uma camada fina de plastico sobressaliente em que "aperta"  a maioria dos equipamentos e controles remotos que já tive desse material com o tempo de uso ele se desgastava e rompia, não gosto desse tipo de botão, acho frágil e com o tempo com certeza dará algum problema e aqui não tem assistência nem nada, então fiquei meio assim, tenho impressão que até o F8 é mais frágil que o K30, mas pode ser coisa da minha cabeça, sei lá, moedor pra vida toda mesmo é o do GIl, o HG One e o Pharos rss

Me diga tirando os manuais, 3 moedores que você escolheria para se ter em casa, considerando os prós e contras :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu acho o Vario excelente para moer por dose. Nem lembro a última vez que botei grãos em quantidade no recipiente.

 

Mas ele realmente testa sua paciência se ficar trocando muito de grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aniiitaaaaaa, vc voltouuuu :))))  Pensava que tinha fugido para a Itália e fazendo um tour por todas as cafeterias de lá... por onde andou sumida :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol: Para responder essa pergunta , vc precisa antes responder se sua mulher é uma pessoa normal ou é doida .

 

Se for normal compre dois baratza um plano e outro cônico.

 

Agora , se ela for doida que nem a gente , aproveita e compra logo um Compak R-140 .    :lol:  Ele é perfeito oara fazer 3 espressos por dia.  ;)

 

 

 

Vc pode ver pelo video que ele é bem compacto :

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Rodrigo eu tinha visto dos cônicos e notei que o E92 é o mais simples para limpeza mesmo,  mas pra mim o design dele  é pouco atrativo, a saída do café, o hopper e aqueles botões onde é uma camada fina de plastico sobressaliente em que "aperta"  a maioria dos equipamentos e controles remotos que já tive desse material com o tempo de uso ele se desgastava e rompia, não gosto desse tipo de botão, acho frágil e com o tempo com certeza dará algum problema e aqui não tem assistência nem nada, então fiquei meio assim, tenho impressão que até o F8 é mais frágil que o K30, mas pode ser coisa da minha cabeça, sei lá, moedor pra vida toda mesmo é o do GIl, o HG One e o Pharos rss

Me diga tirando os manuais, 3 moedores que você escolheria para se ter em casa, considerando os prós e contras :)

 

Não tem resposta perfeita para essa pergunta. Falando de moedores de produção em série, eu pensaria em um Elektra Nino, que dizem reter muito pouco para um cônico grande, mas é caro. Custo/benefício talvez seja o SJ (planar). O NS Mythos, planar, retém muito pouco devido ao formato do duto de saída. Mas existem dezenas de outras opções, cada qual com prós e contras. Como a Anita disse, o Vario é bom, mas se você troca com frequência de grãos, desperdiça muito café também.

 

O moedor que o CaE citou é um bulk grinder. Agora é moda usar pra espresso. Não seria minha primeira opção, mas gostaria de ter algo parecido (EK-43).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

heheheh Carlos Eduardo esse moedor deve causar divórcios, mas é algo que foge aos padrões, nem em cafeteria é utilizado e moedor que faz todos os métodos de forma excelente não existe, acho que esses bulks são voltados mais para a venda de pó, velocidade na moagem e aguentar sem super aquecer.

Andei lendo bastante o HB, Coffeegeek, vídeos, reviews, etc, tem muita informação ai pra fora, lá é muito mais fácil eles terem esses moedores e testarem do que nós aqui no Br., o que estava tentando fazer é o seguinte, escolher o melhor moedor para espresso de acordo com o perfil que aprecio, que realce a acidez, um café frutado, a doçura do café pra mim nunca é suficiente no espresso, em coados sim. Depois de escolhido o mais adequado ao espresso, vou guardar o Baratza Vario e colocar as mós de metal para uso em coados, alguém sabe informar se essas mós também são boas para FP? 

Com o valor que irei pagar no K30 aqui poderia  acrescentar e trazer o Nino, Robur, Ek-43 entre outros na mala qdo ir mes que vem aos EUA, um ou outro sairia mais caro se comparado ao valor pago oficialmente aqui, mas estou pensando em um moedor comercial cujo valor tem que ser o up definitivo para se ter em casa, tenho que pensar na robustez/durabilidade, praticidade, fácil manuseio, assistência, pouca retenção e claro qualidade, dentre esses que foram pesquisados não há um vencedor, um melhor que o outro, mas sim com perfil diferente, quem tem o K30 vai defender o K30 e quem tem o Robur irá defendê-lo, cada um com seus prós e contras. 

O Mythos entrega um perfil diferente, seria interessante tê-lo e testa-lo para saber se agrada, mas é grande, feio, difícil limpeza, o hopper bem estranho, o Nino é bem elogiado, acho bonito, entrega um excelente café, todo em alumínio polido, tem até ventilação interna, é enorme, o preço nos EUA é caro, na Europa deve ser melhor.

 

Então depois de ler muito, pesquisar, colocar os prós e contras de cada um dos moedores tops que há no mercado, decidi pelo K30 mesmo na cor preta e com o hopper curto, ele fica com um tamanho excelente para se ter em casa, não encontrei absolutamente nenhum relato falado mal deste moedor e olha que já está a anos no mercado, sempre atualizam alguma coisinha o outra, novamente ele estará no campeonato mundial de baristas no ano de 2015 a 2017, olhe uma comparação e uma foto de um dos entendidos do HB e que tem um blog sofre café:

 

 

'd say that for home use I actually think I'd rather have the K30. 


Why? Well, mainly because the Robur wastes a lot of coffee (200-300 euros worth per year more than the K30 in my estimation). I also think the K30 is even better built, looks better, has a better grind adjustment mechanism as well as better ergonomics.


Taste? We did a comparo between the Robur, K30, Versalab and Super Caimano and although the test itself was inconclusive, it was clear that the taste differences really were tiny (even though the extraction did appear slightly smoother with the Robur).

1149_115255396.jpg

 

Reparem na diferença de tamanho entre os dois, o K30 com o hopper curto fica show de bola para se ter em uma bancada na cozinha.

 

Outro comentário de um tópico falando do upgrade do Vario para o K30: I am also planning on upgrading from my Mahlkonig Vario to the K30 vario. I am glad to see everyone is so impressed with the grinder - I have been eyeing it for 6 months now and I think its time to take the plunge. I have many issues with my current vario - mainly consistency of the grind and the sliding paddles. Stepless is what I need icon_biggrin.gif

 

 

 

Então é isso pessoal em virtude disso tudo, pra mim, em minha opinião o melhor moedor de café que eu posso ter em casa é esse, posso mudar de opinião no futuro? claro que sim, uns gostam dos cônicos, outros dos planares, uns de HX outros Dual Boiler, e assim vai, futuramente penso em comprar o manual do Gil e ter o melhor dos dois mundos.

Agradeço muito  as dicas de vocês pessoal, todos os modelos que vocês postaram eu pesquisei a respeito, alguns me deixou tentados como o Versalab, o Nino e o E92.

 

Aqui um vídeo da montagem de um K30:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O K30 é muito bom. Pra quem é aficcionado, o ideal seria ter um grande cônico também. Mas o ideal nem sempre coincide com o real e nem com o viável...

 

E, sim, as mós de metal do Vario são para filtrados em geral, inclusa a prensa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Rodrigo, futuramente penso em pegar o cônico do Gil, deixar um elétrico e um manual, na verdade ficar com varios moedores em casa é complicado, estou com o breville, o porlex, o Vario que agora irei colocar as mós de aço e o K30. Vc já chegou a testar o Vario com as mós de metal? Gostaria de saber o que o pessoal está achando em termos de qualidade para os filtrados.

Bom, fechei o negócio com o  Paul mesmo, gente fina o alemão, conversei bastante com ele, também está revoltado com a situação que esse país vem passando, mas enfim, o meu estará vindo diretamente da alemanha, na cor preta, só que em 220v, agora é a ansiedade em esperar um tempão até o moedor chegar hehehehe, mesma coisa aconteceu na época que comprei a ECM :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Meu moedor chegou da Alemanha já está com o Paul,  entrou em contato comigo e disse que ainda esta semana estará enviando, veio com o hopper grande mas lá pra julho disse que chegará o menor pra ele ai ele me enviará   e eu envio pra ele esse original, que pra se ter em casa é muita coisa.

O problema que na Alemanha são todos 220v, em casa onde está o canto do café é 110v, somente a rede para ar condicionado é 220v e não estou querendo correr atras de puxar rede nessa tomada que fica na parte inferior da casa, como irei me mudar  lá pra julho ou no mais tardar em agosto lá terá uma tomada exclusiva em 220v, certeza que não vou conseguir esperar me mudar para ao menos testar o moedor e vou ligar na tomada 110v mesmo, se funcionar sei que será em uma rotação menor, mas acho que aguenta moer tranquilamente mesmo assim, fora isso, acho que não há nenhum problema em ligar ele na tomada 110, alguém sabe informar melhor?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, como não é muito potente (acho que o consumo não deve passar de 500W), sugiro que você invista em um trafo que converta 110/220 e vice versa. Tenho um aqui no trampo de 500W e é relativamente pequeno. Fica atrás do moinho e sequer chega a aparecer. Não é caro (coisa perto de 100 dilmas) e, mesmo que você se mude para uma casa que a rede seja 220V, ele ainda vai servir para você ligar algum equip 110V. Para você ter uma idéia, há bastante tempo atrás, comprei um trafo 5000W e ele não chegou na casa de 200 dilmas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dificilmente dará problema. Mas como ele tem eletrônica talvez nem permita ligar o motor com voltagem baixa. Isso se a eletrônica chegar a funcionar na voltagem baixa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Guilherme eu vi uns trafos desses no ML por até 60 reais, bivolt, mas duro que usarei muito pouco, logo mudo, na outra casa terá tomadas 110 e 220 e ficará parado o trafo, quando chegar vou fazer um teste no moedor, quem sabe funciona, se não ligar é como o Sergio disse, mas vamos ver, valeu meus caros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz Ruston, então vou ter que comprar esse transformador mesmo...

Vi esse aqui no ML, bem baratinho, acho que vou pegar ele, já que só vou utilizar por uns dias:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-656280329-auto-transformador-110v-220v-3100va-protetor-termico-bivolt-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São bem pesados, acho que o frete não deve compensar.

Eu daria uma olhada em uma loja de eletricidade antes. Estes dias comprei alguns artigos na cidade com preço melhor que na internet, e sem frete.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Chegou meu brinquedo novo, como meus equipamentos estão encaixotados para uma mudança q espero que aconteça logo (mas pelo andar da construção será lá para agosto :( ), estava  utilizando em casa somente a nespresso, a 3 corações, um moedor  Breville Ikon e uma máquina mais antiga da Breville que estava guardada, o meu Baratza Vario ainda está com o Alexandre em manutenção, como no piso inferior da casa não tem tomada 220v acabei comprando aquele transformador do ML de 3100VA para testar o moedor, liguei para o Paul e ele disse que  a eletrônica ligaria normalmente em 110v mas não teria força para moer, então acabei comprando o transformador.

Talvez seria heresia pegar um moedor de 9k para utilizar em uma máquina de 1.5k, mas não iria aguentar esperar até me mudar.

Liguei na tomada 110v antes e ele ligou inclusive a rotação do motor, mas não arrisquei jogar grãos para não travar.

Com o transformador em mãos, tirei um café do sul de minas do Léo Moço que comprei esses tempos e estava no congelador e comecei os testes.

Logo de cara eu notei que em 110v hora q vc aperta o botão para acioná-lo ele demora um pouquinho, coisa de 1 segundo e já liga o motor de forma suave, com o transformador ele tbm tem esse delay mas hora que liga da um solavanco no início para acioná-lo, creio que deve ser normal pois nunca tinha usado esse moedor ou será que é por causa desse transformador?? Ruston, é normal?

Fiquei abismado que o motor não faz barulho, é muito silencioso, o que você escuta de ruído é as mós moendo o café, muito rápido, deve estar dando uns 4 segundos para moer 17g, o pó sai muito fofo, muito homogêneo, mesmo na Breville o café está ficando muito bom, destacando bastante as nuances, achei o moedor sensacional,  muito pesado, robusto, é um moedor pra durar a vida toda e trocar somente as mós quando gastar e não é gigante como o Robur por ex., o Paul me mandou com o hopper original, é enorme mas coube no armário, em julho ele estará enviando o hopper menor e irei devolver este para ele, mas ainda não sei se compensa ficar com esse ou com o menor,  o que veio nele irmão disse que é uma continuação do moedor, que esteticamente é bem mais bonito  e o outro ficará estranho, então estou em dúvida,  deve caber mais de 3kg de café ali, o que acham pessoal, fico com esse hopper grande ou o curto?

Bom vou usar até acabar esse café do moço, depois irei guardá-lo e só utilizar com a Mechanika mesmo.

Sobre a retenção não tem jeito, hora que termina de moer e você acionar o motor novamente vai cair pó e se acionar mais uma vez irá cair mais um pouco de pó, talvez seja pelo fato de estar usando o café por dose.

Estou muito feliz com a escolha depois de pesquisar bastante, algumas fotos:

 

282D2CF0-DD4A-4D81-8AF1-3479BFF57782_zps

 

Olha o tamanho que ficou a Nespresso perto dele rss:

69B3CC33-0181-45DF-BA42-4FE2BD1F783A_zps

 

A69900D1-41F9-4C33-9256-AE9041AAFCEF_zps

 

9FB2C3ED-6747-4D45-A1C0-B16E0736675D_zps

 

4BDDCCF1-4CB3-4F3B-B9A7-9E0838B2AEC6_zps

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meia parabéns , muito legal, ví que a regulagem está em 3,5, não entendo como a cafeteria aqui perto de casa usa no 7,5.

 

O hopper eu pensavavem fazer de inox , com um peso no centro empurrando os grãos monodosados, com uma bomba daquelas tipo buzina do Chacrinha , para expulsar o pó preso para fora, será que funciona ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...