Ir para conteúdo

Cafeteira espresso britânia 15bar


Postagens recomendadas

Olá pessoal sou novo no fórum e na arte do café, sempre apreciei mas nunca me aventurei a fazê-lo (espresso) 

 

Pessoal esta cafeteira da britânia presta pra algo no mínimo razoavel?

 

1y3hp1.jpg

 

Tenho uma dessa e ja tentei  de tudo quanto é jeito mas não consigo um resultado nem ao mínimo razoável..

 

estou usando um café para teste da marca utam gourmet ja o tomei feito em uma cafeteira de verdade e é bonzinho então o problema não é o café.

 

ja fiz de tudo, pesei o pó, contei o tempo de extração mas não tem jeito. Não consigo uma crema de qualidade e o retrogosto é muito amargo...

 

 

Obrigado pela atenção

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, bem vindo ao Clube.

 

Sugiro que dê uma passada na área para Iniciantes, lá irá encontrar informações muito importantes que te ajudarão a descobrir como fazer o café dar certo na sua máquina.

 

Outra sugestão é que use o sistema de Busca do forum (fica na barra inferior), mas mude para o modo Google, que a busca nativa não encontra nada. Basta procurar por "britânia" no modo google que encontrará 3 tópicos dedicados para sua máquina, mais um só de comparações entre ela e outra máquina, além de dezenas de outros comentários a respeito da mesma, incluindo dicas de uso.

 

Seria bom dar uma olhada nas regras do forum, é coisa simples, mas vai ajudá-lo a encontrar ajuda mais depressa, pois tá mais pra "manual do fórum" do que pra "regras".

 

Já adianto que, sim, dá pra fazer bons cafés com essa máquina. Mas não com esse pó. Você precisa comprar um moedor (com mós, não serve de lâminas) e grãos bons e frescos, pois não dá pra fazer espresso com café pré-moído e ficar bom. E o café "de mercado" pré-moído vem na granulometria para COAR, não serve. Se quiser testar a capacidade da máquina sem comprar um moedor, compre Saches ESE, preferencialmente da ILLY ou da LAVAZZA, que devem ser compatíveis com sua máquina (vide manual da Britânia para confirmar).

 

Boas leituras e boa sorte na busca pelos bons espressos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho uma Britânia 15 bar ( BRCE2 ) há mais de 2 anos e é difícil tirar um bom espresso nela.

 

O resto está tudo certo aparentemente, moedor de lâminas Cusinart que faz o pó de café ficar mais grosso ou mais fino conforme o tempo em que fica moendo, café do Centro Gourmet de boa qualidade, filtro sempre limpo e nada.

 

Será que temos que trocar de máquina ?

 

Não encontro essas Nemox Fenice ou Gaggia Classic em lugar nenhum.

 

Só acho Gaggia automática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o moedor não está aparentemente certo. O ideal é um moedor que usa mós e não um triturador de café. Dê uma pesquisada que há muita informação explicando que o moedor é a parte mais importante do espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, no seu caso o gargalo é o moedor.

 

Procure pelos manuais como Hario Mini ou Porlex. Ou pelos elétricos Baratza Encore ou Preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu achando que é a máquina.

 

Difícil acreditar por que esse moedor que uso é capaz de fazer o pó ficar mais fino ou mais grosso bastando deixar mais tempo ou menos tempo moendo.

 

Com 15 segundos de moagem o pó fica grosso e o café fica fraco.

 

Se eu deixar moendo uns 30 segundos o pó fica fino mas a cafeteira parece que entope ao fazer o espresso.

 

O café fica bem doido :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Henrique,

 

Bem vindo ao Clube.

 

Sugiro que dê uma passada na área para Iniciantes, lá irá encontrar informações muito importantes que te ajudarão a descobrir como fazer o café dar certo na sua máquina.

 

Outra sugestão é que use o sistema de Busca do forum (fica na barra inferior), mas mude para o modo Google, que a busca nativa não encontra nada. Basta procurar por "britânia" no modo google que encontrará 3 tópicos dedicados para sua máquina, mais um só de comparações entre ela e outra máquina, além de dezenas de outros comentários a respeito da mesma, incluindo dicas de uso.

 

Se fizer a mesma busca com os Moedores vai achar coisas demais, então leia o que consta na área de Moedores do Fórum.

 

Seria bom dar uma olhada nas regras do CdC, é coisa simples, mas vai ajudá-lo a encontrar ajuda mais depressa, pois tá mais pra "manual do fórum" do que pra "regras".

 

Sim, como já disse o Sérgio, dá pra fazer bons cafés com essa máquina. Mas você precisa comprar um moedor com mós, não serve de lâminas, e grãos bons e frescos. Se quiser testar a capacidade da máquina sem comprar um moedor, compre Saches ESE, preferencialmente da ILLY ou da LAVAZZA, que devem ser compatíveis com sua máquina (vide manual da Britânia para confirmar).

 

Boas leituras e boa sorte na busca pelos bons espressos!

 

PS: sim, copy-paste parcial, pois parece que o que escrevi pro Rafael não foi lido pelo Henrique :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal Obrigado pelas respostas, tenho lido sim os tópicos do fórum e tenho aprendido cada vez mais...

 

Enfim... quanto ao moinho estou usando um Porlex mini.. então acho que esta suficiente por enquanto..

 

quanto ao grão, este é o que estou usando: http://loja.utam.com.br/produto/1611338/cafe-utam-gourmet-espresso-250g

 

por ser "gourmet" achei que seria ao menos razoável.. mais pelo que vi não..

 

Ja vi que estava usando a quantidade errada de pó. Então seguirei o tutorial do fórum e verei no que dá...

 

Quanto à cafeteira... Bem,, o "espírito de porco" ja bateu,, rs, ja modifiquei o filtro, despressurizei-o, agora sinto a necessidade de um tamper de qualidade..

 

Postarei notícias,,

 

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem um Porlex tá no bom caminho, Rafael. Eu nem sabia que tinha Utam em grãos, só vi em pó no mercado.

 

Mas esses cafés "padrão" não ficam bons, a não ser que se tenha sorte de pegar torra menos escura (média é difícil de achar nesse padrão), e mesmo assim esse aí é mistura forte de Robusta. Melhor procurar um 100% arábica, tanto faz blend ou Single-Origin pra começar, desde que seja uma torra adequada ao grão, e feita para espresso. Sugiro mesmo que busque cafés especiais.

 

Sobre o Tamper, leia nos tópicos, e procure pelo JC Tampers aqui no Forum e no Facebook, que ele é o "fazedor" de tampers predileto do pessoal daqui. Se quiser, encomende com o logotipo do clube, fica muito legal! (momento fanboy: tenho 2 com Logo CdC aqui em casa!)

 

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, 

Eu tenho a 15 Bar da Philco. É exatamente a mesma máquina, mudando somente o nome. Tem alguns macetinhos pra conseguir fazer elas extrair um crema digno com o filtro despressurizado: (na realidade, é um resumo de diversos posts aqui do Fórum..rss)

1 - café com torra fresca. Procure comprar nestas lojas de cafe gourmet, de preferência em uma que faça a própria torra, garantindo que vai pegar um café mais novo. 
2 - se não esta fazendo crema, pode ser que a sua moagem esteja muito grossa. Tente afiná-la ao máximo, desde que contininue passando agua. Se chegar a um ponto onde esta só gotejanto cafe, exagerou na moagem.(foque em uns 25-30 segundos para extrair 50ml com filtro duplo)
3 - primeiro ligue a maquina e espere aparecer a luz verde. Encha uma xicara de cafe somente com agua quente (deixe o porta filtro na maquina para aquece-lo). Você vai ver que a luz verde vai apagar logo em seguida, a temperatura ainda nao estava estavel. Feito isso, coloque seu cafe moido no filtro e faça seu espresso. No começo eu tirava o espresso assim que acendia a luz verde, raramente ficava bom.

4- Se tiver uma balança, tente pesar a quantidade de pó que esta colocando e veja quanto de liquido está saindo. O pessoal do CdC costuma citar uma relação de 35% (15g de pó, dando 40-50ml de café). Mas isso vai muito do seu paladar. 15 gr é meio complicado de colocar no filtro duplo dela.

5 - teste seu paladar pras torras de café. Particularmente não gosto de torras muito escuras. Prefiro as médias-claras.

 

Espero que tenha ajudado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, 

Eu tenho a 15 Bar da Philco. É exatamente a mesma máquina, mudando somente o nome. Tem alguns macetinhos pra conseguir fazer elas extrair um crema digno com o filtro despressurizado: (na realidade, é um resumo de diversos posts aqui do Fórum..rss)

1 - café com torra fresca. Procure comprar nestas lojas de cafe gourmet, de preferência em uma que faça a própria torra, garantindo que vai pegar um café mais novo. 

2 - se não esta fazendo crema, pode ser que a sua moagem esteja muito grossa. Tente afiná-la ao máximo, desde que contininue passando agua. Se chegar a um ponto onde esta só gotejanto cafe, exagerou na moagem.(foque em uns 25-30 segundos para extrair 50ml com filtro duplo)

3 - primeiro ligue a maquina e espere aparecer a luz verde. Encha uma xicara de cafe somente com agua quente (deixe o porta filtro na maquina para aquece-lo). Você vai ver que a luz verde vai apagar logo em seguida, a temperatura ainda nao estava estavel. Feito isso, coloque seu cafe moido no filtro e faça seu espresso. No começo eu tirava o espresso assim que acendia a luz verde, raramente ficava bom.

4- Se tiver uma balança, tente pesar a quantidade de pó que esta colocando e veja quanto de liquido está saindo. O pessoal do CdC costuma citar uma relação de 35% (15g de pó, dando 40-50ml de café). Mas isso vai muito do seu paladar. 15 gr é meio complicado de colocar no filtro duplo dela.

5 - teste seu paladar pras torras de café. Particularmente não gosto de torras muito escuras. Prefiro as médias-claras.

 

Espero que tenha ajudado. 

 

Acabei de fazer um aqui com filtro simples ( não o duplo ) como diz e o café saiu sem entupir ( moagem máxima de 30 segundos no moedor de lâminas Cuisinart: o pó ficou fino ) mas com quase nenhuma crema. Vou adotar esse modo de preparo e fazer testes para ver no que dá.

 

Lembro aos senhores que o Rafael usa um moedor Porlex e nem assim teve bons resultados.  ( estou vendo uma Baratza Encore que irá custar quase 1 mil reais e não quero gastar dinheiro á toa ).

 

Essa dica de preparo do DiogoBem parece que funciona mas 15g de pó para 50ml de café me parece muita coisa ( aqui costumo usar 10g e ás vezes o café sai fortíssimo ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, acredite, se um dia você gostar realmente de espresso, verá como o moinho é parte fundamental.

 

Mas tudo bem, todo iniciante cai nessa de subestimar o moinho, é normal =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom frisar ao Rafael que ele deve "enxaguar" a peneira ou filtro interno ( aquele que fica preso com um parafuso ) toda a vez que fizer um café para que essa peneira não entupa de resíduos com o passar do tempo ( a minha foi entupindo, entupindo até que após um ano e meio, mais ou menos, fui obrigado a retirar essa peneira ou filtro para limpar, tendo que dar marretadas com chave de fendas no parafuso para soltar o que o danificou um pouco ).

 

Para enxaguar é só passar a água como se tivesse fazendo um café de 200ml após cada café tirado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

filtro despressurizado só vai funcionar com o kit completo: café novo, balança, moinho de mós, tamper de verdade, wdt, nutation, e algumas horas de prática.

 

com menos que isso é loteria. (e sim, como bom iniciante eu também tentei economizar no moinho e no tamper, mas não adianta, não tem pra onde correr)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o que é filtro despressurizado mas voltei a fazer mais um café com as dicas do DiogoBem e desta vez a máquina entupiu. Tive que dar um tempo e tentar continuar extraindo o café que acabou ficando gostoso com uma leve crema.

 

Olha que já venho tentando fazer um bom espresso com esta máquina há mais de 2 anos, todos os dias.

 

Não é mole.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha que já venho tentando fazer um bom espresso com está máquina há mais de 2 anos, todos os dias.

Não é mole.

Com esse triturador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, como já sugeri, os tópicos para iniciantes possuem definições que podem auxiliá-lo. Como também passei anos chafurdando as más borras de cafés horrorosos, respeito sua resistência em ser chamado de iniciante.

 

Sempre tive cafeteiras (elétricas, manuais etc.) mas só comprei minha primeira máquina de café espresso em meados da década passada, mas quase não a utilizava por conta dos cafés horríveis que obtinha toda vez que tentava utilizá-la: era uma máquina de entrada como a sua, mas nem moedor de lâminas eu tinha, eu ignorantemente utilizava o café "de mercado".

 

Seguindo conselhos de um amigo que possuía um quiosque de café, em 2008, experimentei o grão moído por ele e consegui gostar do café feito na minha humilde maquininha, mesmo usando de noite o pó moído na hora do almoço. No dia seguinte comprei e levei grãos frescos desse mesmo quiosque para casa e tentei moer esse mesmo grão, fornecido pelo meu amigo, em um "processador" da Arno que tem a função de moagem. Fiz várias tentativas, e os resultados foram entre atrozes e muito ruins. Um deles ficou quase "gostável", mas nada perto do resultado obtido com o pó moído no moedor dedicado da cafeteria.

 

Decidi que precisaria de equipamento novo, mas não pude desistir do processador tão fácil...

 

No comecinho de 2009, depois de uns 2 ou 3 meses tentando usar "café triturado", tomei "juízo" comprei uma máquina nova, com moedor de mós cônicas incorporado, uma Aríete Cafe Roma Deluxe.

 

Mesmo com toda minha experiência, usando o equipamento de quase 1.000 dólares, os resultados ainda não ficaram bons. Achei o Clube do Café nessa época, e descobri que então o problema era o grão, um "Melitta" comprado no mercado, similar ao Utam: totalmente inadequado.

 

Comprei grãos frescos (Orfeu ou Octávio, não lembro agora) na mesma semana e, para minha surpresa, comecei a obter bons cafés. Depois comprei filtro profissional (não-pressurizado), tamper etc, fazendo a jornada do café se tornar um caminho cada vez mais prazeroso, e dispendioso... :rolleyes:

 

Enquanto insistir em não seguir as dicas de quem, como eu, está nisso a mais de década e já conseguiu sair da situação na qual você hoje se encontra, vai continuar colocando seu paladar na condição de vítima, mas isso também faz parte do jogo. Espero que seu apreço por café não seja superado pela insatisfação acumulada, eu odiaria ver um colega amante de café sair frustrado de nossa preciosa confraria.

 

Boa sorte e bons cafés!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ás vezes o café espresso que faço nessa máquina sai interessante e bem próximo de espressos de delicatessens como o da rede de lojas Rei do Matte que é onde obtenho o café em grãos gourmet Centro pagando R$50,00 o Kg aqui na cidade do Rio de Janeiro e de onde tiro o parâmetro de comparação de qualidade.

 

Desconfio muito mais da máquina que uso ( Britânia BRCE2 ) do que do triturador ( Cuisinart ) como vocês dizem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cáspite!

 

Esse café do Rei do Mate é muito ruim.... :huh:  Já comprei pra provar e ficou horroroso, mesmo na Gaggia, então moí pra Coado pros meus sogros, pra ver se minha sogra aproveitava. Eles acharam parecido com o Pilão que costumam usar no coado na casa deles...

 

Por favor, faça uma gentileza com você mesmo: vá até o Café Expresso Brasil, acho que fica em Ipanema... alguém do Rio, por favor, poste o endereço da loja Física do Alex...

 

Experimente um espresso lá pra ver como é o café e compre um pacotinho de grãos do blend da casa. Peça pra moerem um punhado na hora pra você usar em casa e depois teste. Então volte ao fórum e diga como foi a experiência...

 

Pode desconfiar da máquina quanto quiser... é justo, ela não é uma "top de linha", mas se estiver bem cuidada e for bem usada, ela faz bons cafés. Máquina de entrada não tem muita consistência, o café varia, mas se o moinho for bom, o café só fica ruim se o operador/barista errar. Agora, nem minha ECM faz café bom  se o grão estiver mal moído.

 

E, para fazer par com sua insistência, devo lembrá-lo de que seu "triturador" não é moinho de verdade, então você ainda não sabe como é ter café moído em casa... Moinho tem mós, daí o nome. Se tem lâminas é laminador, triturador, liquidificador ou processador. A Cuisinart e outras marcas vendem esse tipo de triturador com  o nome de moinho porque quem compra não entende tecnicamente o que está comprando.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, Café Expresso Brasil não tem mais loja. Tem mais de um ano isso.

 

Sugiro um pulo no Curto Café (é centro ali?) para provar um expresso bem feito. Eles vendem café também, em grãos ou podem até moer na hora para ver a diferença no moinho (explique que é para uma máquina caseira, com filtro com pressurizador, portanto a moagem precisará ser um tico mais grossa que para filtro comercial).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro agradeço ao Cabral pelo detalhamento.

 

Me digam se posso pagar por este moedor:

 

http://cafeexpressobrasil.loja2.com.br/2537817-0120-4-BARATZA-ENCORE-R-874-A-VISTA-OU-12-X-R-78-38

 

É confiável ?

 

Está caro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, você pode nos ouvir e investir num moinho e café adequados e realmente conhecer bons cafés ou... Continue como está! Tem a opção de gastar uma grana em outra máquina e somente depois perceber que precisa de um moinho.

Mas... Siga a orientação do Cabral. Vá lá no Café Expresso Brasil (Rua Visconde De Pirajá, 452) e tome um verdadeiro café especial. Sua opinião irá mudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...