Ir para conteúdo

Terça Expressa no farmer2city


Postagens recomendadas

Infelizmente, acabei chegando atrasado e tive que sair cedo. Consegui ver apenas parte da palestra do Alexandre, e a exposição do Clayton e do Moacir. Muito legal conhecer os produtores, os seus métodos, suas perspectivas etc., foi uma experiência muito boa... Dentre a gama de informações transmitidas, me chamou muito a atenção um relato no Clayton, de que há algum tempo o que hoje se tem por virtude nos seus cafés, como doçura etc, era confundido pelos "especialistas" e "classificadores" como impurezas por fungos, fermentação  

 

Até mesmo a minha namorada, que aprecia muito os cafés, mas não tem a mínima disposição para adotar o hobby, gostou bastante. MG me encantou muito, quando voltar com certeza darei um pulinho no cerrado mineiro para conhecer suas fazendas (quando fui em 2010 estava mais interessado em queijo, motivo exclusivo pelo qual fui para Serro, e cachaça; hoje iria atrás de café e de café).

 

Perdi a degustação dos cafés, mas comprei três pacotes de cafés do Clayton, dentre os cinco oferecidos, torrados à perfeição pelo Jonathan no dia anterior. Comprei aqueles que o colaborador do Jonathan (não me recordo o nome dele, mas é gente fina para caramba) me informou que estariam no final do estoque de cafés verdes. Acabei de fazer uma prensa do microlote que ganhou o café do ano, realmente diferenciado, embora saiba que atingirá sua plenitude daqui a uma semana aproximadamente.

 

Agradeço muito ao Jonathan, ao Rodrigo e aos demais organizadores pela oportunidade.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando em off aqui. Parece ter sido muito show O evento hein! E os cafés são de dar inveja (juntos assim, tudo ao mesmo tempo).

Aguardando mais opiniões =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sucesso o Farmer2City!

 

Evento começou com a apresentação do Alexandre Emerich, do Alto Caparaó, fazenda que fica a 2Km da do Clayton, falando um pouco da sua experiência como produtor, e da alternativa de migrar para a produção de cafés especiais para agregar mais valor ao café, uma vez que as características da região não favorecem a produção de café commodity.

 

10403125_1433777283591784_34630304212319

 

Depois Clayton, é claro! Grande figura e pessoa extraordinária, de grande coração. Contou um pouco da sua história, pincelou um pouco dos seus métodos produtivos e da teimosia que o levou a desenvolver processos próprios de colheita seletiva e beneficiamento dos grãos, o que garante as características únicas de seus cafés especiais, em especial os de colheita tardia. Chama a atenção a quantidade de colheitas que ele faz do mesmo pé de café, chegando a colher em dezembro.

 

11203118_1433777756925070_11897799031449

 

10689479_1433777646925081_71760509130078

 

Moacir Aga Neto é um dos responsáveis pela denominação de origem dos cafés do Cerrado Mineiro. Faz parte da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, e explicou um pouco sobre essa organização que congrega 4.500 produtores, que são dos mais bem sucedidos do Brasil. Para o café ter essa denominação, deve atingir pelo menos 80 pontos. Não apenas isso, a Federação agrega valores como a sustentabilidade e a ética relações de trabalho. 

 

21809_1433778590258320_75511877492970068

 

A segunda parte do evento teve um formato de talk show, com diversos convidados agregando outros aspectos da cadeia de produção/consumo.

 

Kyo Silva, que era barista na Austrália e hoje é barista na QOD Barber Shop em POA, falou um pouco sobre sua experiência com café no exterior e os aspectos que considera importantes para que o consumidor final reconheça o valor de uma boa xícara de café. Entende que um bom café deve ser vendido por preços justos, para que o seu consumo faça parte da rotina das pessoas.

 

1932207_1433780863591426_481385159677157

 

 

Gabriel Drumond é sócio do Mercado Brasco, um mercado de bairro que valoriza produtos de origem e a história do produtor. Discorreu sobre o conceito e o desenvolvimento do setor e as perspectivas de futuro para o negócio. 

 

11209447_1433780283591484_95946525882345

 

 

Felipe Althaus, do Café do Mercado, falou um pouco sobre a gênese da empresa, que é um benchmark na cidade quando se trata de café. A proposta inicial era vender café moído na hora para o consumidor. Desde então, a empresa cresceu e expandiu muito.

 

11188385_1433780360258143_65506195741851

 

 

Finalmente, falei um pouco sobre minha entrada totalmente ao acaso no mundo dos cafés especiais e a chegada no Clube do Café, que mais tarde foi a gênese da Terça Expressa, o evento mensal sobre cafés da cidade e que cada vez vem despertando mais o interesse da gauchada. 

 

10942491_1433780800258099_48822473338848

 

1908183_1433780683591444_174173697892185

 

 

Depois posto mais fotos aqui, mostrando o burburim todo...

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Show!!

 

Cena cafeeira este ano deu um salto gigantesco, agregando ainda mais ao pioneiro Espaço Café Brasil.

 

Agora faltam opções nas outras regiões do país. Sul e sudeste já bem representados. Tomara que esse mapa se expanda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Legenda: de camisa de manga longa é nosso Rô, caso alguém ainda não saiba (ali perto era a Pat?).

 

De chapéu estiloso e baristando é nosso Alê e na última foto listrado é Felipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conhecer os produtores, suas historias, suas dificuldades trouxe um pouco mais de prazer em cada xícara para mim.

Foi uma experiencia impar, gostaria de poder ter acompanhado eles mais um pouco em suas visitas nas cafeterias, mas por falta de informação fiquei somente no dia do evento.

 

Um coisa que acho legal comentar aqui no fórum é que além dessa experiência fantástica no final do evento tivemos cinco mesas de degustação. Quatro deles comandadas por baristas profissionais e uma quinta de nós da Terça Expressa e por consequência aqui do Fórum. Particularmente foi muito legal essa experiência, saber que os conhecimentos adquiridos aqui e nos eventos do Terça Expressa puderam ser compartilhados.

 

Além é claro do fotografo oficial do evento ter sido o Felipe, que mesmo estando acordado desde as 5 da manhã estava lá exercendo com maestria seus conhecimentos como podem ver nas fotos.

 

Espero que venham mais desses!!!!

 

 

 JFb3fDd.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Amigo Alexandre! 
pena eu também não ter participado do segundo dia... mas por causa do transito que ficou impossivel me deslocar da zona norte até o evento na cidade baixa... transito completamente parado

Segue abaixo as amostras que o Alexandre trouxe e enriqueceu ainda mais o evento!

eu mesmo desconhecia que havia um "melado" no processo de secagem dos grãos de café.. que seria necessario alguns processos para remover ele dos grãos, conhecimento adquirido no evento! #farmer2city

bLMwkhB.jpg
DhNFRK1.jpg
Fi88dST.jpg
lESf67i.jpg
DRlrBWK.jpg
gcWchFd.jpg
lMimj5N.jpg
bHAXiLk.jpg
qlQODFq.jpg
RbRbpI9.jpg


 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Vários likes virtuais, que minha cota ecológica já acabou.

 

Aquela mesa com as hastes dos dois pés de café carregadas ficou belíssima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Noooooossa que legal o e ento, cheio de pessoas, é bacana ver nosso hobie tomando uma dimensão maior.

Alexandre , troca seu avatar, rsrsrsr , nestas fotos sim você parece um padeiro com cara animada, na do Avatar esta mais para detetive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero passar aqui e dizer obrigado a todos da Terça Expressa pela ajuda e apoio no evento.  Sem vocês não seria possível fazer esse evento.  Felipe, suas fotos são perfeitas tambem!  Quero agradecer a Anita também que mandei alguns emails com dicas e palavras de apoio baseado na sua experiencia com a Jamboree.  Muito obrigado gente!  Já estamos planejando o proximo Farmer2city.  Acho que conseguimos atingir um dos nossos alvo de aproximar mais os nossos clientes aos produtores.

 

Abs,

 

Jonathan 

 
  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, meus likes foram cortados, excedi a cota... kkk! 

 

Esse evento foi sem duvida grandioso e um divisor de águas no cenários cafeeiro daqui do Sul. Um grande aprendizado e muita gratidão por poder ouvir a história e a paixão desses dois grandes produtores de café do Cerrado Mineiro. Não bastasse ouvirmos suas histórias, ainda contamos com o compartilhamento de experiências das cafeterias locais, seus baristas e do Rodrigo, claro, falando do Clube  e da Terça Expressa, que tem reunido cada vez mais apaixonados pelo café. Jonathan e todos os parceiros do evento foram incansáveis, as palestras foram incríveis, o bate-papo mais ainda. 

 

Os guris da Terça Expressa são incansáveis, a Marcinha fez brilhantemente seu papel de barista (justissima promoção, orgulhosa!).

 

Eu não pude participar do dia seguinte, mas soube que foi incrível também! 

 

Fora tudo isso, a degustação dos cafés especiais do Clayton e do Alexandre e as boas amizades desse encontro movido pela paixão por cafés. 

 

Que venham mais, que venham muitos eventos, que a gente possa reunir cada vez mais gente nesse universo que é mais que um hobby! 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...