Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Primeira coisa a fazer é medir tudo que está fazendo.

Quantidade de pó, tempo gasto e relação pó/liquido.

 

Quanto cabe em ml nessa xícaras? Acho que tem mais do que 60 ml e isso prejudica muito o produto final.

Esse filtro é pressurizado né? Pq essa crema tá bem típica de "falsa crema".

E seus testes só valerão a pena mesmo quando tiveres um pó bem novo ou um moído na hora.

 

O massa do café é aprendizagem, quanto mais se testa mais se aprende.

Boa Tarde,

 

Este é meu primeiro post aqui no clube do café, estou acompanhando o fórum há algumas semanas desde que decidi adquirir uma maquina de espresso. Não entendo nada de café, medidas, tempo de extração ..., só o básico que aprendi por aqui e alguns videos que vi no Youtube.

 

Semana passada comprei uma Oster OEMP50, fiz alguns cafés com ela (utilizando pó Melitta, não tive tempo de procurar pó moido na hora e ainda não tenho um moinho) o sabor ficou muito forte e um pouco acido, outras vezes ficou absolutamente aguado. Aqui estão duas fotos da extração que tirei com esse café, notem que a espuma ou crema é um escura, seria por causa do pó ?

 

 

 

img20130430163750.jpgimg20130430163819.jpg

 

 

Onde posso estar errando no processo para não ter um padrão ? Ou sai muito forte ou muito aguado.

 

Essa máquina (BVSTEM7701) surgiu na promoção no Walmart e como a minha ainda está em tempo de trocar fiquei na duvida se vale a pena trocar a OEMP50 por essa pelas funções de automatização que ela possui.

 

 

A OEMP50 é a maquina desse vídeo:

 

 

Irei providenciar um pó melhor qualidade, esse fim de semana vou numa cafeteria e compro lá e volto a testar a maquina. Mas a duvida principal é: Vale a pena trocar a manual pela semi-automática no caso de um leigo no assunto ?

 

 

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal tudo bem? Tenho acompanhado o tópico, muito legal, comprei 2 exemplares dela... uma para mim e outra para minha namorada... gostaria de esclarecer uma coisa vem acontecendo... pois bem, ela chegou na sexta, dia 10.05.2013, então tenho alguns dias (7 dias da data da entrega) para trocar caso seja um defeito mesmo...

No 1o dia da minha máquina, quando ela chegou, fiz uns cafés e no caximbo restava só o pó (café) umido ao desrosquea-lo... contudo, desde ontem, fica sobrando agua junto se for retirado o caximbo logo que o café fica pronto... (faz uma lambuseira)... entretanto, hj fui instalar a da minha namorada e na dela não sobra nada de agua, apenas o pó umido... será q isso é defeito na minha? algo relacionado a pressão, não sei, digam como fica a de vcs após estar pronto o café e retirar o caximbo... é claro, se eu deixar o caximbo preso a máquina uns 5 minutos ao retirar o pó vai estar sem agua... mas quero saber como fica a de vcs ao retirar logo após o término do café... ou se isso é normal... não tem nada a respeito no manual...

obrigado, até mais!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É normal o bolo sair molhado logo após a extração nas máquinas com filtro pressurizado (como é o caso dessa Oster).

O fato de não ter acontecido na máquina da sua namorada pode ter relação com alguma diferença no pó utilizado, no grau de moagem, na dosagem etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É normal o bolo sair molhado logo após a extração nas máquinas com filtro pressurizado (como é o caso dessa Oster).

O fato de não ter acontecido na máquina da sua namorada pode ter relação com alguma diferença no pó utilizado, no grau de moagem, na dosagem etc.

 

Molhado sim, mas com agua mesmo? tipo, sobra agua em cima do café entende, dai vai tirar e lambusa tudo... é normal mesmo????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, me expressei mal, por 'molhado' eu quis dizer 'encharcado'.

 

Na Chef Crema (que apesar de ser uma máquina diferente, acho que cabe a comparação), quando eu usava o filtro pressurizado o bolo sempre saiu assim, mesmo a máquina tendo solenoide que libera a pressão da água após a extração (não sei se a Oster tem). Já ocorreu de, na correria, eu deixar o porta-filtro na máquina após a extração até o dia seguinte e, ao tirar, ele ainda estava encharcado. Sempre tinha que tomar cuidado pra bater a borra no lixo (que fica do outro lado da cozinha) para não sujar o chão todo no caminho.

 

Mas como eu disse, o quão encharcado ele vai sair depende do café, da moagem (quanto mais fino tende a encharcar mais), da dosagem e até da compactação.

 

Se está com a pulga atrás da orelha, faça um teste na sua máquina e na da sua namorada, utilizando o mesmo café, moído igual, com a mesma dosagem (o ideal seria pesar o pó) e compactando + ou - com a mesma pressão e veja se o bolo sai muito diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, me expressei mal, por 'molhado' eu quis dizer 'encharcado'.

 

Na Chef Crema (que apesar de ser uma máquina diferente, acho que cabe a comparação), quando eu usava o filtro pressurizado o bolo sempre saiu assim, mesmo a máquina tendo solenoide que libera a pressão da água após a extração (não sei se a Oster tem). Já ocorreu de, na correria, eu deixar o porta-filtro na máquina após a extração até o dia seguinte e, ao tirar, ele ainda estava encharcado. Sempre tinha que tomar cuidado pra bater a borra no lixo (que fica do outro lado da cozinha) para não sujar o chão todo no caminho.

 

Mas como eu disse, o quão encharcado ele vai sair depende do café, da moagem (quanto mais fino tende a encharcar mais), da dosagem e até da compactação.

 

Se está com a pulga atrás da orelha, faça um teste na sua máquina e na da sua namorada, utilizando o mesmo café, moído igual, com a mesma dosagem (o ideal seria pesar o pó) e compactando + ou - com a mesma pressão e veja se o bolo sai muito diferente.

 

Cara valeu mesmo, eu acho (quase certeza) q é o café... pois, apesar de tudo, o café sai com espuma/crema, ou seja, não entendo muito, mas isso deve ser relacionado a pressão da máquina correto? De qualquer forma vou fazer esse teste sim...

 

Vc poderia me dizer o que é filtro pressurizado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ula, bem-vindo ao Clube!

 

Temos um tópico muito detalhado sobre filtros comerciais x pressurizadores, ele tem fotos e tudo. Dê uma procurada e se depois da leitura ainda restarem dúvidas, te ajudamos.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi André!

Estou iniciando neste "mundo café" agora. Estou querendo comprar a Cafeteira Expresso Oster BVSTEM7701 Inox e Preta 15 Bar assim como vc comprou e postou no you Tube. E então o que vc tem achado da máquina. Estou muito inclinada a comprar esta máquina para eu começar a aprender. Não estou querendo investir numa máquina muito cara , quero uma mais barta para iniciar . E o moedor vc continua com o Cadence ou já trocou? Por favor me indique um. Se puder me fale mais um pouco sobre a Oster.

Como é a crema do café? Funciona bem o bico vaporizador para vaporizar o leite? E a temperatura do café como é? Li que ela não libera um café bem quente será verdade? E o aquecedor de xícaras é válido? Desculpe pela enchorrada de perguntas. Acredito que me entenda pois é comum essas dúvidas de principiante. Se puder me ajude nessas questões ficarei agradecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lisa, Bem Vinda ao Clube

Tenho uma Oster e acredito ser um boa máquina para se iniciar na arte do café levando em conta o custo x benefício.

Quanto ao moedor, essa é a peça de fundamental importância para se extrair um bom espresso, mais importante do que a própria máquina, dê uma olhada no tópico " MOEDORES".

A Oster vem com filtros pressurizados, o que leva a ter um café com mais crema, isso claro, vai depender do café que vc vai estar usando, o interessante é ter um café moído na hora (moinho de qualidade), e claro um café de qualidade.

Vaporizar não é fácil, mas a máquina atende na medida do possível.

Quanto a temperatura do café ao meu ver a minha máquina extrai um café na temnperatura ideal.

O aquecedor de xícaras é válido sim, pelo menos quebra o gelo da xícara e isso ajuda no produto final.

Lisa, a arte do café requer muita leitura e principalmente muita prática, só praticando que vai existir as dúvidas e consequentemente o aprendizado, dê uma lida em todos os tópicos aqui do Clube, aqui tem muita gente boa, tem muita gente fera entendida nesta arte, leia e não se exite em perguntar pois tenho certeza que sempre terá alguém para dar um apoio , um suporte.

Felicidades e ótimos cafés....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá sou meio viciado em café e descobri este forum recentemente, parabéns pela organização. Tenho 4 cafeteiras, uma nespresso pixie, 1 dolce gusto melody, 1 russell hobbs normal e outra espresso. Não gosto muito da russell robbs espresso pois quando tiro um café duplo sai mais de um lado que do outro e a vaporização do leite é ineficiente e não existe peças de reposição no brasil. Estou pensando em pegar esta oster BVSTEM7701 para substituí-la, compensa? Obrigado e um bom café a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Boa Tarde! Tudo Bem? Seja Bme Vindo ao Clube

Tenho uma Oster e estou bem satisfeito com ela, vale muito a pena pelo custo x benefício , pois é uma máquina barata em relação a várias outras existentes por ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá sou meio viciado em café e descobri este forum recentemente, parabéns pela organização. Tenho 4 cafeteiras, uma nespresso pixie, 1 dolce gusto melody, 1 russell hobbs normal e outra espresso. Não gosto muito da russell robbs espresso pois quando tiro um café duplo sai mais de um lado que do outro e a vaporização do leite é ineficiente e não existe peças de reposição no brasil. Estou pensando em pegar esta oster BVSTEM7701 para substituí-la, compensa? Obrigado e um bom café a todos.

Sem entrar no mérito se vale a pena ou não trocar de máquina, o fato de sair mais café de um lado do porta-filtro do que do outro pode ser simplesmente um desnivelamento da máquina. Se a máquina estiver desnivelada, pela ação da gravidade o café vai tender a escoar mais por uma das saídas do porta-filtro, tente calçaar levemente a máquina do lado que está saindo mais café e veja se melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem entrar no mérito se vale a pena ou não trocar de máquina, o fato de sair mais café de um lado do porta-filtro do que do outro pode ser simplesmente um desnivelamento da máquina. Se a máquina estiver desnivelada, pela ação da gravidade o café vai tender a escoar mais por uma das saídas do porta-filtro, tente calçaar levemente a máquina do lado que está saindo mais café e veja se melhora.

 

Vou verificar se está desnivelada, obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá sou meio viciado em café e descobri este forum recentemente, parabéns pela organização. Tenho 4 cafeteiras, uma nespresso pixie, 1 dolce gusto melody, 1 russell hobbs normal e outra espresso. Não gosto muito da russell robbs espresso pois quando tiro um café duplo sai mais de um lado que do outro e a vaporização do leite é ineficiente e não existe peças de reposição no brasil. Estou pensando em pegar esta oster BVSTEM7701 para substituí-la, compensa? Obrigado e um bom café a todos.

 

 

Boa Tarde!

Enviei uma mensagem para vc no que diz respeito a sua máquina Russel Hobbs, a máqquina que vc tem é a Glass Line? Pois se realmente for encostar a sua Russel Hobbs após a compra de uma nova máquina, caso tenha interesse em vender os filtros e o porta filtro da mesma eu teria interesse em compra-los.

Aguardo retorno, favor enviar MP

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá sou meio viciado em café e descobri este forum recentemente, parabéns pela organização. Tenho 4 cafeteiras, uma nespresso pixie, 1 dolce gusto melody, 1 russell hobbs normal e outra espresso. Não gosto muito da russell robbs espresso pois quando tiro um café duplo sai mais de um lado que do outro e a vaporização do leite é ineficiente e não existe peças de reposição no brasil. Estou pensando em pegar esta oster BVSTEM7701 para substituí-la, compensa? Obrigado e um bom café a todos.

 

Olá!

 

Tive uma Russell Hobbs há tempos atrás, quando comecei. Ela cumpre o papel a que se propõe e é esteticamente linda!

Eu não trocaria o equipamento de forma horizontal não (ela por uma Oster ou outra de mesmo nível). Use até estragar e, então, pense em fazer um upgrade (uma Gaggia classic e um bom moinho, quem sabe).

Sobre a vaporização, vai da prática também... até hoje não consigo resultados decentes com a Twin, então comprei uma cremeira :)

E quanto `a saída, minha Gaggia Baby Twin faz a mesma coisa, mas é questão de nivelamento mesmo... durante a extração eu dou umas inclinadas nela pra igualar a saída! :lol:

 

Do mais, use e seja feliz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal a algum tempo atrás comprei uma maquina dessa, porem estou muito decepcionado com ela, já tentei de varias formas e tipos de pó de café porem o café sempre está saindo muuuuiiito forte, escuro e amargo.

Será que eu que não estou fazendo a coisa certa ou a cafeteria pode está com defeito?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal a algum tempo atrás comprei uma maquina dessa, porem estou muito decepcionado com ela, já tentei de varias formas e tipos de pó de café porem o café sempre está saindo muuuuiiito forte, escuro e amargo.

Será que eu que não estou fazendo a coisa certa ou a cafeteria pode está com defeito?

 

Obrigado

 

Olá, Boa Tarde!

Vamos por partes...

Que tipo de café vc esta usando?

Moído na hora ou ja compra moído?

Qual a data da torra deste café?

Caso esteja moendo na hora, qual o tipo de moinho esta usando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Boa Tarde!

Vamos por partes...

Que tipo de café vc esta usando?

Moído na hora ou ja compra moído?

Qual a data da torra deste café?

Caso esteja moendo na hora, qual o tipo de moinho esta usando?

 

Olá Morato,

Eu não tenho moinho, já testei uns 5 tipos de cafés diferentes, todos comprados em supermercados porem café de qualidade e próprio para expresso de granulagem média.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Morato,

Eu não tenho moinho, já testei uns 5 tipos de cafés diferentes, todos comprados em supermercados porem café de qualidade e próprio para expresso de granulagem média.

 

Olá,

Pois bem, o problema não deve estar na máquina e sim no café.

Café comprado em supermercado, ja moído, torra velha, fatores que não combinam com a extração de um bom expresso.

Precisa comprar cafés com torras recentes - 07 a 15 dias de torrados.

Vc deve adquirir um moinho, mesmo que manual, e que não seja de lâminas, dê uma olhada no site " e-bay" procure por moinhos PORLEX ou HARIO.

Dê uma lida no tópico exclusivo que fala sobre moinhos

E tudo isso é somente o começo, mas que com certeza vc ja terá grandes extrações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Pois bem, o problema não deve estar na máquina e sim no café.

Café comprado em supermercado, ja moído, torra velha, fatores que não combinam com a extração de um bom expresso.

Precisa comprar cafés com torras recentes - 07 a 15 dias de torrados.

Vc deve adquirir um moinho, mesmo que manual, e que não seja de lâminas, dê uma olhada no site " e-bay" procure por moinhos PORLEX ou HARIO.

Dê uma lida no tópico exclusivo que fala sobre moinhos

E tudo isso é somente o começo, mas que com certeza vc ja terá grandes extrações.

 

Entendi, más o fato do café ser moído na hora faz tanta diferença ao ponto do café sair tão forte e amargo que não dá pra tomar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, más o fato do café ser moído na hora faz tanta diferença ao ponto do café sair tão forte e amargo que não dá pra tomar?

 

Cara o moinho é o coração do expresso....

Um bom café... torra recente..... moído na hora e na granulometria correta , vc não tem idéia da diferença que isso faz numa extração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara o moinho é o coração do expresso....

Um bom café... torra recente..... moído na hora e na granulometria correta , vc não tem idéia da diferença que isso faz numa extração...

 

Morato sabe me dizer se consigo comprar algum café moído em algum site que seja de qualidade para fazer um teste antes de comprar o moinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morato sabe me dizer se consigo comprar algum café moído em algum site que seja de qualidade para fazer um teste antes de comprar o moinho?

 

Vários sites para vc comprar café moído, porém é como te falei, para expresso o interessante é moer na hora... no extao momento em que for fazer a extração.

Se vc esta com a intenção de compra café moído para testar então vc deve procurar uma cafeteria em sua cidade onde possam te vender um pouco de café moído na hora para expresso.

Onde vc mora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vários sites para vc comprar café moído, porém é como te falei, para expresso o interessante é moer na hora... no extao momento em que for fazer a extração.

Se vc esta com a intenção de compra café moído para testar então vc deve procurar uma cafeteria em sua cidade onde possam te vender um pouco de café moído na hora para expresso.

Onde vc mora?

Estou em Vitória/ES.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou em Vitória/ES.

 

Complicou, não sei de ninguem ai em Vitória.... o negócio é vc tentar mesmo uma cafeteria que possa te vender uma quanitdade mínima para que vc possa fazer os testes....

Pedir na cafeteria um café com torra recente e moer para expresso e sair correndo pra casa para fazer o teste... com certeza vc irá notar uma grnade diferença na extração e no sabor do café, mas o bom mesmo é vc comprar o moinho, o custo de um moinho manual (PORLEX ou HARIO) é de + ou - 35 / 40 dólares no e-bay.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rlmariz,

 

Outro detalhe é que a granulometria exata para um bom espresso pode variar tanto de moinho para moinho como cafeteira para cafeteira. Como o amigo Morato já disse, o ideal é moer na hora e ir ajustando os graus de moagem para sua máquina e seu gosto.

 

No mais, quando conseguir fazer os testes mencionados pelo Morato, volte e nos conte a experiência.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rlmariz,

 

Outro detalhe é que a granulometria exata para um bom espresso pode variar tanto de moinho para moinho como cafeteira para cafeteira. Como o amigo Morato já disse, o ideal é moer na hora e ir ajustando os graus de moagem para sua máquina e seu gosto.

 

No mais, quando conseguir fazer os testes mencionados pelo Morato, volte e nos conte a experiência.

 

Abraço.

 

Acho que vou acabar comprando um moinho desses, agora e o café onde comprar de qualidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou acabar comprando um moinho desses, agora e o café onde comprar de qualidade?

Com o moinho nas mãos o seus problemas chegam ao fim, pois comprar café de qualidade é muito mais fácil... aqui na internet vc tem várias opções, inclusive comprar com o nosso amigo Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o moinho nas mãos o seus problemas chegam ao fim, pois comprar café de qualidade é muito mais fácil... aqui na internet vc tem várias opções, inclusive comprar com o nosso amigo Alexandre

 

 

photo-3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...