Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Cara valeu mesmo, eu acho (quase certeza) q é o café... pois, apesar de tudo, o café sai com espuma/crema, ou seja, não entendo muito, mas isso deve ser relacionado a pressão da máquina correto? De qualquer forma vou fazer esse teste sim...

 

Vc poderia me dizer o que é filtro pressurizado?

Certeza que é o café que você esta utilizando colega. Também depende muito da granulação, pois se o pó estiver muito fino a água não vai passar direito pelo filtro e se estiver muito grosso vai passar muito facilmente e não vai colher todas as propriedades do café. Eu tenho uma Oster dessa ai e comprei um moedor manual da Hario, assim eu defino qual o tipo de moagem eu posso fazer pro meu café.

 

Com o moinho nas mãos o seus problemas chegam ao fim, pois comprar café de qualidade é muito mais fácil... aqui na internet vc tem várias opções, inclusive comprar com o nosso amigo Alexandre

Sou de Itajaí-SC e comprei uma hário manual como estamoinho_F00013b.jpg

Comprei numa cafeeira que tem aqui perto de casa http://www.cafeeiragaribaldi.com.br/acessorios.php

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 6 months later...

Alguém conseguindo tirar um pelo menos razoável leite cremoso nessa máquina? Eu acho que a minha está com problema. Lembro que era muito simples e o resultado era satisfatório. DEpois de algum tempo parou de funcionar. Agora encrenquei com isso de vez.

 

Mesmo caso desse amigo aqui: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Rodrigo, o problema é uma coisa, mas outra coisa a se considerar é que a vaporização se faz na própria pitcher (a jarrinha de inox, no caso você precisa usar uma menor), para controlar a temperatura sentindo com a mão segurando o fundo dela.

 

Mas o problema de não vaporizar certamente não tem a ver com a pitcher. Vamos ver se alguém que tem uma similar pode acrescentar algo que te ajude.

 

O triste é que aparentemente a assistência especializada não faz ideia do que fazer.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção de vocês.

 

Vou continuar fazendo testes aqui. É muito importante ter uma leiteira inox ou dá pra fazer em porcelana ou vidro? A temperatura do leite pode ser de geladeira ou obrigatoriamente tem de ir para o freezer?

 

Pelo jeito não é uma técnica simples. PORÉM eu conseguia fazer com o pé nas costas assim que peguei a máquina. Hoje não consigo de jeito nenhum. E o leite que tô usando é um Parmalat hiper gorduroso. Aparentemente o vapor tá normal, visualmente não vejo diferença ou problema.

 

Agora o curioso é que no manual sugerem leite desnatado. Pesquisando sempre leio que não é desnatado o certo.

 

No caso do vídeo, é nítida uma técnica errada? No manual manda ficar mexendo um pouco a leiteira também.

 

Enfim, vou testar e treinar mais. De dá-lhe leite fora!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe leite certo. O desnatado de fato texturiza com mais facilidade, mas é menos gostoso. 

 

Há vários tópicos sobre vaporização de leite no CdC, bem como vídeos no youtube. Pesquise e estude bastante que conseguirá melhorar o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

A rigor, Rodrigo (Mendes, não ks), você vaporiza em qualquer material. SÓ QUE com o inox sente mais fácil a temperatura subindo e corta assim que fica em um limite suportável para a sua mão. Acima disto o leite vai ferver. E não fica tão saboroso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não pode fazer latte com esta água com detergente porque não fica muito bom..  :ph34r:

 

Brincadeira..  :P

 

Treinar vaporização com água e detergente é excelente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente,

 

Sou novo aqui no fórum e na arte de fazer café, mas já faz um tempo que possuo essa cafeteira. Dei uma lida na maioria dos comentários e dicas sobre o moedor, temperatura da água, e etc, mas ainda continuo com uma dúvida: Para vocês, faz diferença o botão da cafeteira que apertam? (para o café curto, longo, ou duplo). Para mim, parece sair a mesma quantidade de café neles, e sempre muito forte, por isso aperto mais de uma vez o botão. É comum ter que apertar mais de uma vez o botão, e sair pouco café mesmo na opção de longo?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas.. Não tenho esta cafeteira mas a Gaggia tem os botões de doses também. Mas eu sempre uso no manual e escolho o quanto extrair no olho mesmo. Esta Oster tem botão manual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas.. Dê uma olhada no manual.. Talvez tenha como acionar o lungo e caso aperte mais uma vez, o shot para.. Confere se não tem algo deste tipo.. Ou ficar segurando o botão sei lá.. Não é possível que não tenha..  :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for filtro Pressurizado (imagino que seja) lavar na pia não vai adiantar muito.

Se for esse o caso, pode tentar deixar o filtro de molho na água quente (se tiver Cafiza ou Joe Glo, melhor ainda) por um tempo e depois fazer uma "extração" na máquina sem café no filtro. Pode também tentar "cutucar" (com cuidado) o furo de baixo com uma agulha ou alfinete pra tentar desobstruir algo que esteja preso ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, pela resposta Mortari. Já tinha tentado fazer tudo isso, mas não adiantou. Enchendo o filtro de água e pressionando com a palma da mão, às vezes sai água pelo buraquinho, às vezes não, portanto tem alguma partícula dentro dele mesmo. Procurando no Youtube, vi um vídeo onde desmontam o filtro pra fazer a limpeza. A princípio eu achava que as peças eram soldadas, mas vendo com mais atenção, acho que são encaixadas mesmo. Ainda não pude tentar fazer o procedimento, será que é possível fazer sem danificar? O 'ralinho' me pareceu bem firme, preso sob pressão. E desmontar o filtro não me pareceu uma coisa óbvia, até mesmo porque não é um procedimento que esteja no manual e nem que tenha que ser feito toda vez que usar a máquina.

 


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem a opção de despressurizar o filtro e começar a fazer espressos de verdade.

 

É muito estranho que tenha passado uma partícula pelo filtro e não passe pelo furo inferior, pois acho que o diâmetro do furo inferior é maior que os do filtro.

 

Talvez haja tanta óleo agarrado entre o filtro e o furo que a água não esteja escorrendo.

 

Com a despressurização, talvez este problema se resolva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, isso também já aconteceu comigo na Chef Crema preta, provavelmente não é uma partícula que entope, mas algumas delas que acabam passando pela peneira e se juntam no furo inferior.

 

Thiago, não sei de qual cafeteira é o filtro do vídeo, mas não acredito que a peneira solte tão facilmente assim, isso está me parecendo defeito de fabricação. Digo isso porque quando cortei o fundo pressurizador do filtro da minha antiga Chef Crema, tentei de todas as formas tirar a peneira para facilitar o corte e não consegui. Acredito que a peneira seja prensada no filtro em alta temperatura e, depois que ele esfria, ela não sai de jeito nenhum. Cheguei até a tentar aquecer o filtro com fogo, mantendo uma pedra de gelo dentro pra dilatar só a parte externa, e depois bater com força assim na bancada de madeira e a peneira nem se mexeu. Mas você pode tentar, tomando cuidado na hora de bater (pra não bater com ele tordo e acabar amassando a borda ou algo do tipo) não acho que vá estragar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Obrigado pela atenção de vocês.

 

Vou continuar fazendo testes aqui. É muito importante ter uma leiteira inox ou dá pra fazer em porcelana ou vidro? A temperatura do leite pode ser de geladeira ou obrigatoriamente tem de ir para o freezer?

 

Pelo jeito não é uma técnica simples. PORÉM eu conseguia fazer com o pé nas costas assim que peguei a máquina. Hoje não consigo de jeito nenhum. E o leite que tô usando é um Parmalat hiper gorduroso. Aparentemente o vapor tá normal, visualmente não vejo diferença ou problema.

 

Agora o curioso é que no manual sugerem leite desnatado. Pesquisando sempre leio que não é desnatado o certo.

 

No caso do vídeo, é nítida uma técnica errada? No manual manda ficar mexendo um pouco a leiteira também.

 

Enfim, vou testar e treinar mais. De dá-lhe leite fora!!!

Fala Rodrigo, Beleza?

 

Cara eu tenho essa máquina e posso te dizer uma coisa, ta errado o jeito que você está fazendo, inclina mais o pitcher, e não enfia tanto o tubo lá no fundo do pitcher, deixa pelo menos meio centímetro submerso, tenta eliminar esse barulho de "porco morrendo" kkk. Dá uma olhada no youtube, lá tem um monte de videos ensinando, olha lá, procura por latte arts, você vai pirar.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André, o barulho de porco morrendo é sinal que a vaporização está correta. Se não está fazendo este barulho, algo pode estar errado. Não há porque querer eliminá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O barulho é papel rasgando. Nada de ruídos altos. Isso é sinal de vaporização incorreta. Pode se admitir algum ruído mais alto na finaleira, mas é só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...