Ir para conteúdo

Qual máquina pra ambiente comercial?


Postagens recomendadas

Olá a todos !

Esse tópico é, de certa forma, uma ramificação do "E quando o negócio é café? Ou melhor, cafeteria?". Lá, por ser um tópico mais amplo do universo de cafeterias, acredito que ter um de equipamento ajuda até a ficar mais organizado.

Bom, como o outro tópico, esse também surge de uma certa insegurança e crise enquanto me vejo imerso em planilhas de planejamento do Excel, hehe.

Indo direto ao ponto é: Qual conjunto máquina e moinho seriam os melhores pra mim hoje?

Aluguel está fora de cogitação no momento atual, são caros, equipamentos duvidosos e a médio/longo prazo é muito dinheiro perdido. Nas minhas investigações atuais, e por conta das particularidades do negócio (um híbrido de food truck com cafeteria tradicional. Uma cafeteria num espaço cultural grande, amplo, com uma cozinha muito boa, mas que a cafeteria foi muito mal planejada por Lina Bo Bardi, o que cria uma demanda que a cafeteria possa se movimentar no espaço, em partes por necessidade, e em partes por desejo e por se inserir conceitualmente na obra de Lina Bo Bardi) vi que preciso de uma máquina de 1 grupo, parruda e pequena. Pensei na GS3, mas é dinheiro demais pra engessar e retorno de menos. Pensei em alguma usada, mas bate a eterna insegurança de usadas, mas se for uma usada boa, porque não? E a terceira alternativa e que a que estou tendendo mais é a La Spaziale Vivaldi 2.

Minha demanda acredito que será pouca inicialmente,e como o público consumidor de café não é tão grande, prefiro uma de 1 grupo, até pra deixar o conjunto do balcão móvel mais leve.

Agora moinho, que tá sendo uma crise maior. To com uma tendência a dois moinho. Mazzer Mini e Baratza Forté AP. Dos dois, o que mais me anima é o Forté, por ser mais versátil. Por hora acho difícil fazer coados/filtrados lá, mas o Forté dos dois é o que daria uma flexibilidade maior de alteração de moagem sem precisar ter um segundo moinho pra filtrados, mas que possivelmente terei (o Café da Walter tá fechando e provavelmente fique com Krups GVX2).

Fico na dúvida do conjunto Vivaldi 2 e Baratza Forté pelo quesito depreciação. Após um ano e meio de uso dos equipamentos, qual seria a perda de valor deles? A vantagem que vejo de comprar um usado é que, apesar do risco, ele perde muito pouco valor de mercado também.

Bom, é isso, fico no aguardo :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café da Walter,

 

Pena, esta semana teve a fispal, e embora o espaço para café não estivesse grande tinha várias opções de máquinas de 1 grupo, a Rancilio Época que perguntei o valor estava R$ 7500,00, não lembrava direito ai perguntei se era HX e o tamanho da caldeira, o vendedor não soube dizer mas chamou um cara que disse saber e o mesmo falou que tinha 10 litros, dai para a frente não perguntei mais nada.

Mas voltando, tinha várias máquinas de 1 grupo, mas acho importante que tenha uma caldeira de 5 litros, a minha Fiamma tinha e a recuperação era rápida.

O ideal seria uma de 2 grupos pois daria para ter os 2 PFS sempre quentes, para uma ou 2 doses, 3 grupos o cara tem que ser bom e rápido para virar tudo ao mesmo tempo, eu particularmente já não dou conta direito nem de 1 grupo.

O moedor sendo On demand acho que qualquer um vai virar, depois que refoemei meu Fiamma cheio de folgas e tenho tirdo bons cafés comecei achar que tudo é possivel.

Não tirei fotos da feira mas dá para você entrar no site da Fispal café, ver as empresas que estavam presentes e visitar seus sites.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprava uma de alavanca de dois grupos (tipo uma Bosco Sorrento) ...

Comercialmente pode não ser a escolha mais acertada mas é um ícone, o resultado é excelente e o trabalho ia virar prazer :-)

Ainda mais, uma Bosco e bem especial, a depreciação seria mínima, e ainda serviria de propaganda, teria gente (eu, para começar) indo só para experimentar.

Custa $7.500, importada direto ia sair por uns $15.000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cafe da Walter, acredito que seja uma boa opção. Italian Coffee Casadio 2 grupos , 1 ano de uso. 5700,00 no dinheiro:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658048993-maquina-de-cafe-italian-coffe-aproveite-apenas-1-ano-de-uso-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, o que faz recuperação mais rápida, é a potência da resistência. Tamanho da caldeira é relacionado com a estabilidade, ou seja, o quanto cai a temperatura após um certo gasto de energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, ano passado fui na FISPAL e a parte de máquinas achei bem interessante, a de cafés foi um pouco frustrante.

 

Por hora, uma de um grupo super atende a minha demanda. Na Walter temos uma de 2 grupos, e raramente acontece a loucura de precisarmos utilizar os dois, acontece, mas geralmente um grupo fica bem utilizado. 

Tenho trauma de Fiamma, hehe. Pensei na Vivaldi II por ser dual boiler, ter uma caldeira de 2,5 e aparentemente ter uma recuperação bastante rápida (além de uma depreciação bem baixa pelo que tenho notado. Não tem ela usada no mercado, e quanto tem, vende rápido). No momento minha maior urgência é uma máquina parruda e pequena, máquinas de 2 grupos por hora são inviáveis por conta do projeto. 

 

Os prós da Vivaldi II pra mim no momento são:

- Tamanho reduzido
- Dual Boiler
- Bomba rotatória

 

Outro ponto que me veio na cabeça, com relação ao moinho, é que é bastante desejável um moinho silencioso, o mais silencioso possível,pois terão dias que a cafeteria estará DENTRO da sala de apresentações, e pra isso, preciso de um conjunto leve. Terei uma cozinha de apoio no espaço, mas é um apoio. No dia, tem que tudo estar no carrinho, hehe.

 

Preciso montar a cafeteria num carrinho porque a Dona Lina Bo Bardi na hora de construir o prédio fez maluquisse, e o lugar que fica a cafeteria no prédio é péssimo. Como Salvador tem uma cultura de carrinhos de cafés nas ruas, essa onda de food trucks entrou na moda e a Dona Lina Bo Bardi tinha uma paixão e vínculo enorme com a cultura popular, to buscando elementos que remetem mais a essa cultura soteropolitana (e da região da cafeteria, entrada do centro histórico da cidade e antigo encontro dos trios elétricos do carnaval) do que dos típicos carrinhos de café gringos e da "moda" atual. Não será um carrinho de café tradicional, mas terá boas referências, sobretudo estéticas e funcionais deles (todos os carrinhos de café tem volante por exemplo, mas a estrutura deixa a desejar).

 

Trabalhar com uma máquina de 2 grupos, seria exagero no momento atual, além de fazer um conjunto muito pesado. Além da máquina e moinho, no mesmo carrinho haverá um galão de água mineral, pois como ela andará, não terá rede hídrica, e outro galão pra receber os dejetos, ou seja, será um 4x4 dos carrinhos de café, hehehe

Uma foto de um típico carrinho de café do centro histórico, hehe

 

carrinho-de-cafc3a9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença de preço, tamanho e peso e bastante reduzido entre um para dois grupos ... e ainda não é necesario trocar em caso de aumento de movimento, maior mercado comercial e ainda possui um grupo de reserva. Maquinas com caldeiras independentes e PID individual e/ou regulagem de pressão, permitiriam calibrar cada grupo para um cafe diferente.

Os contra são que não atende ao mercado domestico,  e com a caldeira maior gasta mais energia e demora mais em aquecer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez valha a pena dar uma olhada naquelas máquinas da OKKafé também.

As máquinas são bonitas, parecem bem construídas e, por serem montadas aqui,  imagino que devam ter um custo atrativo.

Eles têm uma máquina de 1 grupo que parece legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rbcassani,li uns reviews dele essa madrugada e me bateu uma tristeza  :(  :(  :( . Tenho um Mazzer super jolly e acho ele barulhento, parece que o forté ganha em ruído do Super Jolly, que já acho escandaloso. pelo visto vou ter que improvisar uma caixa acústica pra botar o moedor dentro e diminuir o barulho x.x

 

A OKKafé achei visualmente interessante, mas me deixa meio inseguro também. Vou ligar lá e sondar sobre ela. A de 1 grupo tem potência parecida com a Vivaldi, mas por ser um grupo, ser dual boiler pode fazer a diferença x.x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As doidas do SCG fazem um teste gambiarra com moedores para medir nível de ruido.

 

No teste delas o Rocky , Macap e o Breville foram os mais silenciosos e o Vario o mais barulhento.

 

Esse tipo de teste não prova nada , ruido é algo mais complicado , tão ou mais importante que intensidade do ruido são as frequências dos ruidos .

 

Um moedor que faz ruido de alta frequencia (agudo) é mais irritante , mas em compensação o som se dissipa a uma distância bem menor.

Já um moedor com ruido de mais baixa frequencia (grave)é menos irritante mas o som vai bem looonge.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa cafeteria comum não, mas quando o dono acorda de lua e resolve por a cafeteria no meio da platéia de um espetáculo, ruído é algo a se considerar e reduzir ao máximo (e as chances de eu acordar de lua e do povo dar asas a minha loucura é bem grande no novo espaço, hehehe). Pra ter idéia, um dos novos levantados é café do inferno, em homenagem ao boca do inferno, Gregório de Matos, que dá nome ao teatro, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive o vario e agora o forte, acho os dois bem barulhentos. Eles tem ótimas qualidades, mas se o barulho for um 'deal breaker", não tenho como te recomendar. O MD40 que tenho é mais estável e bem menos barulhento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo a ideia do Bernardo, se usar um moedor com dosador mesmo e encher o dosador logo antes de começar o espetáculo, já terá uma quantidade X de shots garantidos sem barulho de moedor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente acho o barulho dos moedores elétricos bastante irritantes. Esse é um dos motivos de eu gostar de utilizar moedor manual e máquina manual. :)

 

Máquina de alavanca seria bem legal em uma cafeteria de museu, mas acredito que utilizá-la em uma bancada móvel seja um grande risco. Quem sabe quando o negócio crescer e tomar maiores proporções você não se interesse por uma Gaggia Internazionale de 4 grupos...  :ph34r:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como equipamento móvel, o ideal é uma maquina a alavanca com caldeira a gás.

O moedor a pedal (não é que já fizeram! ) , assim independe de ligação elétrica, pode até colocar num triciclo e fazer café em qualquer lugar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa idéia do Bernardo a americana "dog eat dog" já teve, vc pode aproveitar a idéia deles e simplificar o carro, o seu não vai precisar da parte bicicleta (pilotar um triciclo no meio do público não parece uma boa idéia) nem do toldo.

 

http://www.dogeatdoginc.com/coffee-trikes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner, quase isso, é um riponga moderno, pra não dizer que é hipster, ehhhe. 

Caetano, valeu pelo link, vou ter como referência pro projeto final do café, hehe.

 

Mas confesso que passei hoje o dia todo com raiva do seiti, eheh. O HG One foi um dos meus sonhos de consumo loucos, mas nem lembrava mais dele, aí o seiti vem, ressucita o moinho, e meu mundo cai, hehehe. Além de silencioso, de altíssima qualidade, o moinho é lindo e possui linhas tão modernas, que uma cafeteria localizada num prédio construído pela Lina Bo Bardi merece um moinho desse. Pena o preço ser um tanto proibitivo e ser manual dá uma certa preguiça, mas há males que vem para o bem, e ter mais trabalho pra moer vai me desestimular a fazer cafés pra mim mesmo, considerando que tomo de 4 a 8 espressos por dia, isso é até desejável, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...