Ir para conteúdo

Italian Coffee Torino ou Rancilio Silvia?


Postagens recomendadas

Sei que a ansiedade é f*da de controlar, mas, na sua situação, eu tentaria analisar com um pouco mais de calma pra decidir o que realmente você quer antes de comprar. Você está comparando máquinas bem diferentes: uma HX (VFA), uma SBDU (Silvia) e outra SB com PID e termobloco dedicado pro vapor (CC1). As 3 máquinas possuem características e comportamentos diferentes, com vantagens, desvantagens e particularidades de operação bem distintas.

 

Exceto no caso da CC1 que é nova, eu não condicionaria a decisão de compra a esses anúncios específicos, mesmo porque eles não são oportunidades tão "imperdíveis" assim. Apenas para ter uma base, a minha VFA foi anunciada em março desse ano aqui no CdC por 3,5k (a máquina estava muito nova) e, negociando, fechei por um valor ainda significativamente abaixo desse.

 

Como você me parece um cara interessado não apenas no café extraído, mas também no próprio processo de extração, se eu fosse você pesquisaria melhor sobre as características de uma HX e de uma single boiler, as diferenças práticas entre elas, as vantagens do PID e do termobloco de vapor nas single boiler etc.

 

Aí, tendo uma ideia geral do que é cada máquina, tentaria responder pelo menos a essas perguntas antes de decidir:

 

- Qual será a frequência de uso da máquina (shots/dia)?

- Você toma capuccinos/lattes? Se sim, com qual frequência? Vai precisar tirar vários em sequência?

- Qual o espaço que você tem pra acomodar a máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

E aí Walter. Decidiu o que vai fazer da vida?

 

Tô acompanhando uns tópicos pra entender melhor as particularidades da Silvia (tô bem tentado a pegá-la), mas tô começando a me convencer a pensar na CC1 também.

Vou trazer dos EUA no final de Setembro.

 

Tô dando uma olhada aqui no site da SCG e pra teres uma ideia os custos das duas são:

- Silvia: $685

- CC1: $699

 

No entanto, a Silvia com PID vai pra $920!!!

 

$235 de diferença.

Após a alfândega (pretendo declarar) os valores seriam os seguintes:

- Silvia: $777,50

- Silvia com PID: $1130

- CC1: $799

 

Atualizando para reais - dólar a R$3,40 + 6,48% de IOF - ficaria:

- Silvia: R$R$2800

- Silvia com PID: R$4090

- CC1: R$2890

 

Confesso que gosto bastante do estilo da Silvia, mas gastar R$1200,00 a mais numa Silvia com PID ao invés da CC1, tá começando a pesar.

 

Pessoal o que acha? É tão difícil assim "domá-la" sem o PID? Vou dar uma lida melhor nos tópicos. Achei um específico sobre a Silvia, mas a galera já começa num nível de discussão muito avançado e tem umas 60 páginas... Até achar o que me interessa ou entender os assuntos... rs Sorte que ainda tenho tempo....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

De tantas postagens lidas, ainda sim, seus comentários são estigantes, @Muraro. Acredito que a opção por máquina semi-automática para os novatos seja um pouco de diversão, com mais qualidade de café na xícara e sem muuuita complicação. Parte da solução para esta equação, digamos... um tanto exigente, chama-se PID. Depois, não pode ficar de fora, grãos de qualidade. E não esquecer o "coração" de um bom espresso: um moedor de qualidade. Está vendo um moedor tb. ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então Wagner.

 

Esta complicação a mais me chama bastante a atenção. Entender o funcionamento da máquina a fundo, me incomodar um pouco com as regulagens. Acho que esse tipo de coisa dá dor de cabeça, mas no final das contas, a pessoa aprende bastante também. O que estou procurando compreender lendo os tópicos é quão complicado seria para dominá-la... Frustração x Ansiedade por cafés bons.

 

E quanto ao moedor sim. Já providenciei. Chega no final desta semana. Estava de olho no Rocky, mas o povo aqui do fórum me convenceu a pegar o Vario.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Muraro, vou dar uma resumida mas acredito que vc. já deve ter lido algo do tipo...

 

O Alexandre Velloso do Expresso Brasil (RJ), presta assistência a CC1 no Brasil. Em algum tópico em que ele participou foi postado que a CC1 nos EUA é conhecida como killer Silvia. O Cae do RJ já comentou foto dos componentes eletrônicos da CC1, não é um bicho de 7 cabeças, não. E tem o Rafael (@rbcassani) de POA, inclusive, que tem uma cc1, vc. poderia consulta-lo; ele é bem ativo no fórum.

 

A Silvia é tradição, a CC1 é inovação. As gaggias semi-automáticas, estão no patamar de máquinas de entrada, a CC1 e a Silvia, não; são superiores.

A Silvia é máquina pra deixar pros netos, dura toda a vida. Com PID fica excelente pode conversar com a @Anita e muitos outros que possuem a Silvia.

 

Quanto a beleza, dizem que a Silvia é mais bonita. Acho que os projetos são diferentes, só isso.

 

De todo modo, já que vc. está com esta oportunidade de compra, seja lá qual for a decisão entre as duas, não fique sem o PID.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica Wagner.

 

Na verdade ainda não li muito não. Comecei as leituras mais atentas hoje. Até ontem estava me incomodando com a compra do moedor, pois tive alguns probleminhas com o pessoal do Banco do Brasil, que resumidamente, não deixa eu usar meu dinheiro...  <_<

 

Quanto a essa questão de "aprendizado", falei por falar. Nem sei se estou falando besteira e se há algo de bom a se aprender não utilizando o PID. No moedor o pessoal me convenceu (tive pouco tempo pra decidir) e acho que foi a decisão mais acertada mesmo. Vi que minha empolgação pelo Rocky não fazia muito sentido frente às diferenças técnicas e valores envolvidos.

 

Na máquina em si, tenho essa impressão de ser "uma máquina para deixar para os netos". Aliás, no Rocky era justamente isso que me chamava a atenção: a questão da robustez (que até depois de conversar com o pessoal e com o Alexandre, vi que era mais impressão do que qualquer outra coisa). Em termos de aparência, realmente a Silvia me agrada mais. Mas também não acho a CC1 feia não.

 

Enfim, vou ler melhor os tópicos para fazer a minha escolha, pois ainda tenho 1 mês e meio. Mas pelas recomendações que tenho lido para a compra com o PID, já tô começando a mudar de ideia. R$1200 é muita coisa... No momento, não tô achando que o "prazer" pela beleza da Silvia valha tudo isso não. Ainda mais que tem uma galera falando que a CC1 tem algumas especificações técnicas superiores...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murado boa noite. Então rapaz, eu realmente pesquisei bastante sobre a Silvia, CC1, Classika Pid, VFA etc....A Silvia além da robustez tem a tradição italiana da Rancilio, porém sem PID creio que dará mais trabalho na produção de um bom expresso devido os macetes com a temperatura (surf) além de não ter garantia nenhuma no Brasil, já a CC1 vem com PID de fábrica (sem adaptações) até onde li por aí inclusive pedi informações do RB Cassoni do fórum funciona muito bem, tem pre infusão configurável e o preço é bem bacana além da garantia no Brasil fornecida pelo Alexandre Veloso, eu queria mesmo uma Classika PID mas essa crise elevou demais o Euro e ficou inviável importa-la. Foi aí que surgiu a La spaziale Vivaldi onde após pesquisar e conversar com o Alexandre de Santa Catarina que a possui, decidi fechar nesta, já que ia investir numa boa máquina investi em um bom moedor também, estou aguardando chegar para postar minhas impressões. Agora se puder investir cerca de 1.000 dólares como é o preço da Silvia PID, vale a pena pesquisar outras opções na mesma faixa de preço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Walter.Cruz. Pois é rapaz, este dólar está quebrando as pernas.

 

Pelo que entendi, fechasse uma La Spaziale Vivaldi? Estás importando? Mas a Vivaldi já tá num ooooutro patamar. Pra mais de $2000...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suponho que comprar uma Vivaldi no Brasil, pelo fato de ter distribuidor oficial com estoque local, acaba saindo um pouco mais barato, rápido e conveniente que importar uma máquina de U$ 1.000. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suponho que comprar uma Vivaldi no Brasil, pelo fato de ter distribuidor oficial com estoque local, acaba saindo um pouco mais barato, rápido e conveniente que importar uma máquina de U$ 1.000. 

E a máquina em si? Comparada a uma Silvia com PID ou uma CC1? Porque a Vivaldi II é máquina de mais de $2000. Não acho que vai ser tão barato assim aqui. E no meu caso, vou trazer comigo dos EUA... Mas $2000 tá fora de cogitação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oogway escrevi errado o correto é Muraro, esses corretores do IPad matam a gente na escrita.

Então pessoal eu pesquisei sobre a importação e a Vivaldi lá fora custa em média 2100 dólares, considerando que o dólar está na faixa dos R$3,4 mais os impostos de importação: 60% do valor da nota para produtos acima de 50 dólares mais 18% de imposto aplicado pelo estado destino do importado, no meu caso SP, somados seriam praticamente 80%, fora a burocracia quando chega aqui, levando-se em consideração também na assistência técnica, cheguei a conclusão que seria mais fácil adquirir no Brasil pois a La spaziale tem representação e distribuição aqui em São Paulo, porém como é uma máquina de nível profissional os valores são bem altos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Walter. Então, em termos de valores, ainda sai mais caro que importar uma máquina de U$ 1.000, pelo fato de a máquina ser de uma categoria superior, o que responde também à pergunta do Muraro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O chato da la spaziale é o portafiltro de 53mm, isso limita bastante as opções

Sim isso eu não gostei, tem muito mais opções em porta filtros de 58, fora também que os tampers mais encontrados também são nesses moldes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que essa questão de a La Spaziale ter menos opções, atualmente, é irrelevante.

 

Os principais fabricantes de filtros/chuveiros de alta performance (VST, IMS etc.) fazem todos os modelos compatíveis a La Spaziale, tamper idem (o João faz do tamanho e formato que você quiser), PF naked também acha sem nenhuma dificuldade.

 

Hoje não vejo desvantagem nenhuma nesse sentido para a LS em relação às máquinas que usam filtro 58mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra opção interessante abaixo da cota de $500 e leve (7kg).

 

http://www.1st-line.com/store/pc/Lelit-PL41TQE-Anna-Espresso-Machine-PID-89p4117.htm

 

unica coisa que talvez incomode é ser 57mm mas sinceramente na pratica não acredito

que incomodaria visto que a 1st line tem acessorios com 57mm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra opção interessante abaixo da cota de $500 e leve (7kg).

 

http://www.1st-line.com/store/pc/Lelit-PL41TQE-Anna-Espresso-Machine-PID-89p4117.htm

 

unica coisa que talvez incomode é ser 57mm mas sinceramente na pratica não acredito

que incomodaria visto que a 1st line tem acessorios com 57mm.

Bruno,

Você já comprou algum produto na 1st-line?

É que eles criam várias dificuldades para utilizarmos cartão de crédito de fora dos USA...

Quase que inviabilizam a compra para não residentes...

Se vc já comprou lá, como fez?

Como vou a Orlando estou pensando em trazer uma máquina e essa está bem atraente pela qualidade e preço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há algum tempo atrás tentei comprar alguma coisa lá e não consegui por conta do cartão...

Já tenho conta no PayPal há tempos também, então não sei se na época eles ainda não trabalhavam ou fui eu que dei bobeira e não percebi a possibilidade. ..

Mas valeu por chamar a atenção pois isso vai facilitar bastante!

Será que eles aceitam endereçar ao hotel em que ficarei?

Tomara que sim!

Eles têm bons preços de máquinas e se aceitarem talvez até busque um upgrade um pouco mais ousado...

Rsrsrs

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente o endereçamento pode ser feito pra residência ou "negócios". Pelo menos em todos os sites que utilizei até hoje.

 

Tens que verificar é se o teu hotel aceita receber encomendas. Há alguns que não aceitam. Outros aceitam receber só no período da estadia. Outros dão uma maleabilidade maior de alguns dias antes do teu check-in.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Muraro.

Não me lembro se foi na espresso parts, mas em alguns desses sites havia uma restrição quanto ao envio de mercadorias para hotéis...

De qualquer forma, vou ler com mais atenção as regras do 1st-line e na época da viagem conferir com o hotel...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, até pensei na opção, mas parece não valer muito a pena. A única loja nos EUA onde vi a Silvia com o PID já instalado foi SCG. Acaba valendo a pena, pois neste caso eles garantem a garantia de um ano.

 

Se eu comprar em qualquer outro local e instalar, já era a garantia. No caso da SCG, ainda que eu comprasse o PID separado, não valeria muito a pena, pois o valor é o mesmo do que nela instalado ($235, sendo que a instalada custa $920 = $685 preço normal da Silvia + $235 do PID). Até poderia ter uma pequena vantagem pelo fato de poder colocar a "cota do PID" com a minha namorada, mas daí acaba não compensando pela questão da garantia.

 

Enfim, tô cogitando de repente pegar sem PID mesmo ou ir de CC1. Só se bater a louca mesmo que vou de Silvia com PID. Valor é muito alto e acaba indo pra perto de uma Bezzera, ECM, etc...

Andei vendo uns vídeos do povo surfando e não parece ser um bixo de sete cabeças. Parece ser mais chato do que complicado especificamente. Ou estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surfando máquina deve dar para chegar na repetibilidade de temperatura, mas nunca será melhor que um PID. Para mim é um pé no saco e prefiro pagar o preço mais alto.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Varia muito da exigencia pessoal de cada um. Dominar a maquina sem PID

requer mais uso mas nada demais. Depois que você acostuma com a rotina

é possivel ter repetibilidade de xícaras ótimas.

 

A CC1 me parece um ótimo custo beneficio. A unica preocupação que eu tenho

é se vai ser uma maquina que vai ter peça daqui a 10 anos por exemplo. O controle

dela é todo feito por um painel que é exclusivo então não é algo que é facil repor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...