Ir para conteúdo

Italian Coffee Torino ou Rancilio Silvia?


Postagens recomendadas

Muraro, se você comprar a máquina nos EUA e trazer para o Brasil, de que adianta a garantia ? Ela não será válida aqui. A questão de surfar não tem mistério. o problema é a quantidade de água que se gasta, obrigando a encher o reservatório a cada três ou quatro tiradas. Dei sorte de ter importado a minha Silvia ano passado quando o dólar ainda estava em conta. Pela quantidade de café que já tomei, a máquina já se pagou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surfando máquina deve dar para chegar na repetibilidade de temperatura, mas nunca será melhor que um PID. Para mim é um pé no saco e prefiro pagar o preço mais alto.

Única coisa é que esse "pagar a mais" são uns R$1300 a mais, considerando a cotação atual do dólar mais imposto da alfândega. Mas tô começando a pensar nisso como um investimento, já que é uma máquina com uma tendência de durabilidade bastante alta, ainda mais com o PID.

 

 

Varia muito da exigencia pessoal de cada um. Dominar a maquina sem PID

requer mais uso mas nada demais. Depois que você acostuma com a rotina

é possivel ter repetibilidade de xícaras ótimas.

 

A CC1 me parece um ótimo custo beneficio. A unica preocupação que eu tenho

é se vai ser uma maquina que vai ter peça daqui a 10 anos por exemplo. O controle

dela é todo feito por um painel que é exclusivo então não é algo que é facil repor.

Tenho visto uns vídeos e não parece ser nada de outro mundo. Talvez bastante chato.

E a questão da CC1, provavelmente se estivesse nos EUA pegaria de olho fechado. Mas como o pós-venda não iria rolar, tô mais tentado ao tempo de estrada da Silvia. Fora que curto mais o design dela e como é uma máquina pra ficar mais tempo, acredito que isso tenha que se pesar tb.

 

 

Muraro, o tanto de café que você jogará fora aprendendo a surfar compensa pagar a mais e pegar uma com PID.

Tô pesando isso também. E não descartei a opção pela CC1 ainda não. Tem um combo legal da CC1 com Vario por $1000 na SCG. Silvia com PID + Vario iria pra $1400!

Muraro, se você comprar a máquina nos EUA e trazer para o Brasil, de que adianta a garantia ? Ela não será válida aqui. A questão de surfar não tem mistério. o problema é a quantidade de água que se gasta, obrigando a encher o reservatório a cada três ou quatro tiradas. Dei sorte de ter importado a minha Silvia ano passado quando o dólar ainda estava em conta. Pela quantidade de café que já tomei, a máquina já se pagou.

Então Bernardo, garantia seria mais caso desse uma merda grande, do tipo a máquina chegar aqui e simplesmente não funcionar. Eventualmente tenho conhecidos indo pra lá, então seria uma alternativa. Fora que como disse, o preço dela com PID ou comprando com o PID separado dá na mesma. Fora a grana que eu gastaria pra instalar aqui ou a possibilidade de eu fazer uma merda instalando... Prefiro pagar os $115 na alfândega e ficar com a garantia e a não necessidade de eu mesmo instalar e fazer merda.

 

Dólar tá foda, mas mesmo assim, acaba valendo a pena com os preços praticados aqui no Brasil pra uma máquina de qualidade.

 

 

 

 

 

Única coisa que começo a pensar quando cogito comprar a Silvia com PID por $920 é: já não vale mais pensar numa Bezzera Unica PID por $1099? Sei que nesse pensamento o cara vai subindo até o infinito, mas 920 pra 1099 e com o PID já na máquina, é de se cogitar o gasto. ECM e Quick Mill já vai pra faixa dos $1300 - $1400, aí já não tô disposto com o dólar nesse valor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peso não é problema. Tenho direito a dois volumes de 32kg e com o gasto que vou ter com a máquina, não vou gastar com mais um monte de porcaria... rs Portanto, teria um volume inteiro para a máquina.

 

Minha questão é análise custo x benefício (levando em conta que não tenho grana pra jogar pelo ladrão, mas daria pra fazer um esforço GRANDE pra pegar a Bezzera, MÉDIO Silvia com PID e ACEITÁVEL pela Silvia limpa):

 

1- Silvia sem PID e surfar: $685 + $92,5 Alfândega + 6,38% IOF = $827 (dólar a R$3,50) = R$2894,50

2- Silvia com PID: $920 + $210 + 6,38% IOF = $1202 = R$4207

3- Bezzera: $1099 + $300 + IOF = $1488 = R$5208

 

E aí? Em todos os casos, tô considerando a passagem pela alfândega e o pagamento dos 50% em cima do valor excedente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Máquina sem PID é que nem machina com freio sem ABS....

Pois então Lisboa... Até hoje sobrevivi sem ABS, tanto no carro quanto na moto... Hehehe!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem sempre a opção de pegar uma maquina abaixo dos $500.

E não declarar. Ai já sai bem mais barato. 

 

Por exemplo você pode pegar a gaggia classic (opção mais em conta)

ao inves da silvias em pid.

 

Quando chega na casa dos $1000 usd ja tem muita coisa a se considerar.

Tem opção boa dual boiler, single boiler. hx.. etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem sempre a opção de pegar uma maquina abaixo dos $500.

E não declarar. Ai já sai bem mais barato. 

 

Por exemplo você pode pegar a gaggia classic (opção mais em conta)

ao inves da silvias em pid.

 

Quando chega na casa dos $1000 usd ja tem muita coisa a se considerar.

Tem opção boa dual boiler, single boiler. hx.. etc.

Silvia tô disposto a pagar, mesmo excedendo os $500...

 

Sugestões de outras na faixa dos $1000 além das citadas (até $1100)?

 

Nessa questão que tô falando que quero opinião... Considerando essas máquinas, preferirias gastar os $1100 na Bezzera ou os $685 na Silvia (levando em conta que não estejas jogando dinheiro pelo ladrão e nem matando cachorro a grito? Hehehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comparar PID com ABS não faz muito sentido ao meu ver.


A Lelit já ta com esse preço a um tempo. To de olho nela ;).

 

Quick Mill Silvano

Quick Mill Carola

Ascaso Uno PID

Pasquini Livietta T2

Magister Stilo (HX)

ECM Casa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com ABS você não precisa ficar tentando achar a pressão adequada do pé no freio, é uma variável a menos. Com PID você não precisa ficar tentando achar a temperatura certa da água, para tentar (pq não passa disso, tentativa de aproximação para) eliminar uma variável importante.

 

Pelo menos na minha Mondial, uma vez passei dois dias inteiros surfando e anotando tudo, adoro planilhas: um dia para deduzir a supostamente melhor surfagem nas ondas mondiales, e o seguinte mantendo o mesmo suposto melhor padrão: deu um total de quase 80 procedimentos, com uma margem de (des)acerto de 2ºC (para mais e para menos), o que é muito pra se eliminar uma variável. Ou seja, não tem nada a ver com a "arte" de extrair um bom café, é algo que se faz por falta de recur$o$, e, por e$$a$ e outrazzz, é um saco mesmo! rsrsrs

 

Infelizmente não estou passando pelo "drama" do Muraro, mas, se estivesse, eu iria de CC1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma analogia melhor seria ter um texto no computador quando se precisa de uma cópia em papel. Sem pid (ou impressora) é passar pro papel escrevendo a mão. Com pid é clicar no botão "imprimir" :)

 

Ambos funcionam, só que escrever a mão, uma folha por dia, todos os dias, é sacal...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô pessoal, menos analogia e mais palpite! Hahahaha!

 

 

Comparar PID com ABS não faz muito sentido ao meu ver.


A Lelit já ta com esse preço a um tempo. To de olho nela ;).

 

Quick Mill Silvano

Quick Mill Carola

Ascaso Uno PID

Pasquini Livietta T2

Magister Stilo (HX)

ECM Casa

Mas tem umas aí que não tem PID também... E aí... Dá teu palpite. Tens $1100 na mão. Compras qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc tem a grana para comprar uma maquina com grupo E61, compra! A estabilidade termica dos 6 quilos de aço da E61 faz uma diferença enorme. E não é tão feia como essas caixas no estilo Silvia, Silvano etc.

Just my 2 cents, abçs,

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogãozinho soviético... Hahaha!

 

Essa discussão física de joules já é demais pra mim... Traduzinho?

 

E tu @sergio.m ? Vai em qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não analisei todas mas a Silvano é interessante por ser praticamente dual boiler. Tem 2 bombas e um termobloco. Pelo que li não é grande coisa para vaporizar, mas pelo preço acho melhor que uma single boiler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vaporização não é tão relevante pra mim. Não tomo café com leite. Vou utilizar eventualmente pra fazer pra alguém...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto realmente é complicado. Eu acho as com grupo e61 exposto horriveis.

As unicas maquinas que eu acho bonitas mesmo são as spaziale com painel

de madeira do lado, as marzocco (gs3 com madeira) e as slayers.

 

Visto que não pretendo ter nenhuma delas simplesmente para mim não faz diferença

ser bonito ou feia. Importa o resultado na xícara e praticidade de uso no dia-a-dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que cai muito a temperatura no mesmo shot devido a água fria entrando. Quanto menor o boiler mais cai e mais heterogenea a extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, se tivesse grana à disposição e pudesse escolher, levaria em consideração a opinião do Burny e compraria uma máquina com um grupo E61, por conta da estabilidade térmica. Acho que até abriria mão do PID para ter uma máquina com um grupo E61, exatamente em virtude da maior estabilidade térmica e repetibilidade. Surfar numa máquina com E61 deve ser razoavelmente tranquilo, tanto de descobrir a técnica correta quanto de repeti-la. Agora, uma E61 com PID é o melhor dos dois mundos. Em termos de repetibilidade, é a situação ideal.

 

Quanto ao design, bem... minha preferência pessoal é pela Silvia, gosto do design minimalista, simples e objetivo. Até acho essas prosumer com E61 bonitas, mas ao mesmo tempo, é muita informação visual. A máquina perfeita, para mim, seria uma com o design da LM Linea Mini, mas com o nível de controle extra que a GS3 oferece.  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O ponto em questão no debate começou com PID ou sem PID e evoluiu para E61 e estabilidade térmica.

 

O que seria uma máquina de entrada, a melhor possível, na faixa de preço proposta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, se tivesse grana à disposição e pudesse escolher, levaria em consideração a opinião do Burny e compraria uma máquina com um grupo E61, por conta da estabilidade térmica. Acho que até abriria mão do PID para ter uma máquina com um grupo E61, exatamente em virtude da maior estabilidade térmica e repetibilidade. Surfar numa máquina com E61 deve ser razoavelmente tranquilo, tanto de descobrir a técnica correta quanto de repeti-la. Agora, uma E61 com PID é o melhor dos dois mundos. Em termos de repetibilidade, é a situação ideal.

 

Quanto ao design, bem... minha preferência pessoal é pela Silvia, gosto do design minimalista, simples e objetivo. Até acho essas prosumer com E61 bonitas, mas ao mesmo tempo, é muita informação visual. A máquina perfeita, para mim, seria uma com o design da LM Linea Mini, mas com o nível de controle extra que a GS3 oferece.  :P

Tô vendo uns vídeos. Máquina parece ser bem boa mesmo. Recuperação térmica surpreende também. E eu, particularmente, gosto do visual das E61...

 

 

 

 

O ponto em questão no debate começou com PID ou sem PID e evoluiu para E61 e estabilidade térmica.

 

O que seria uma máquina de entrada, a melhor possível, na faixa de preço proposta?

 

Hahahha! É.... Começou com PID e sem PID envolvendo a Silvia.... Aí passou pra discussão do valor da Silvia com PID ($920) estar próximo a uma Bezzera, por exemplo. Aí entraram outras máquinas colocadas pelo Bruno. E entrou a questão da E61 e estabilidade térmica, em virtude da Bezzera Unica ter tanto o PID quanto esse "up" da estabilidade.

 

Enfim, acho que o pessoal meio que concordou que o PID é importante e que se tiver grana, vale a pena considerar a Bezzera. A Silvano parece ser legal frente ao que o sergio.m e o Bruno falaram, mas visto que a vaporização não é essencial pra mim e que visualmente a E61 me agrada, acho que acabaria ficando com a Bezzera.

 

Acho que agora a discussão poderia ir para:

Silvia com PID: $920

Bezzera E61: $1200 (na 1st-line tava $1100, mas tá "out of stock" no momento)

 

Esquecendo do aspecto visual, vale a pena os $400 frente a questão da estabilidade térmica? Bezzera Unica é bem mais máquina que a Silvia com PID? Pra mim, só o fato de o PID não ser "gambiarrado" já conta uns pontos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelos comentários que já li dos proprietários de Bezzera, aqui e em outros fóruns, os equipamentos da marca são robustos, dificilmente apresentam problemas e, quando apresentam, a solução costuma ser simples. É uma máquina que deve durar, se tomados os cuidados devidos, a vida inteira.

 

Quanto à estabilidade térmica, não tem muito o que discutir. A Bezzera é superior e vai facilitar a repetibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...