Ir para conteúdo

Nutation tamping - técnica que promete acabar com as canalizações


Lucas Faccioni

Postagens recomendadas

Quanto ao uso de WDT, vi um vídeo em que o cara usava um daqueles mini-fuê pra distribuir os grãos. Achei muito eficiente, leva um décimo do tempo que leva com um clipe ou agulha.

 

mini-fue-molhos-progressive-3-PR-3025.jpg

também achei esses mexedores danados de bonitos

experimentei utilizar

ainda meio torcendo o nariz

os buracos de cupim sumiram do bolo

e tive que engrossar a moagem um ponto no nemox

att

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novas impressões.

Fiz 4 extrações, 2 utilizando WDT e outras duas não WDT.

Todas com 14 gramas de pó moído 4º ponto do nemox e duração de 30 segundos.

Mesma compactação.

As extrações que foram compactadas sem WDT chegaram a resultar 47 gramas.

As extrações que o WDT foi utilizado não passaram de 37.5 gramas.

att

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que eu vi esse post do Rodrigo eu venho usando o mini-fuê , eu chego a numeros parecidos com os seus , sem wdt eu tenho uma razão em torno de 50% e com wdt em torno de 40% , quando eu quero uma razão maior eu compacto com mais força.

 

Com relação as canalizações a diferença é enorme , olha só a diferença :

 

Sem WDT ,filtro duplo LM com organico severino do Alexandre , boa crema , :) mas ,..........as canalizações. :(

 

 

Com WDT , filtro duplo LM com Frutado ao quadrado do Moço , o café do Moço não faz muita crema mesmo e as canalizações melhoraram muito. :)

 

 

Eu acho essa solução do Rodrigo excelente ;)

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teria sido bom usar o mesmo café de novo. Eu tentei também fazer com e sem wdt para comparar e a impressão foi de que com wdt fica melhor mesmo. Eu por acaso já tinha minfuês e uso eles. Uso também o funil de copo de iogurte, se bem que dá pra fazer sem nada usando moinho manual, ao menos e com 15g.

 

Lembrei dos vídeos dos baristas que dizem que não tem nada desse negócio de wdt não, que apertam, dão uma rodadinha e pronto. A verdade é que as canalizações que notei não foram assim tão graves e não acho que seria capaz de sentir diferença no gosto. Só tendo a fazer wdt pra evitar os esguichos, que sujam a cozinha. Mas nutation, que é o nome do tópico, confesso que nunca tentei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que os baristas não fazem WDT por dois motivos bem praticos :

 

Tempo , WDT custa tempo e eles estão ali para fazer dinheiro, em uma cafeteria cheia e com fila , WDT ou qualquer coisa parecida é impossivel.

A outra é o PF naked , eu só faço WDT quando uso pf naked (que é sempre atualmente :) ) , usando o PF normal eu não faço .

 

Com relação a nutation nunca tentei .

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre faço wdt e nutation. Tá certo que minha máquina ajuda pela estabilidade de temperatura, mas os cafés aqui saem com muita, muita, repetibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É fácil não fazer WDT e nutation quando se tem moedores e máquinas topo de linha.

 

Por outro lado, quantos baristas profissionais enfileiram espessos bem tirados? Acho que pode se dispensar esses subterfúgios para se fazer bom espresso com equipamento profissional, o que, por outro lado, jamais dispensa um mínimo de boa técnica e cuidado com o resultado. O que não se vê muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre faço wdt e nutation. Tá certo que minha máquina ajuda pela estabilidade de temperatura, mas os cafés aqui saem com muita, muita, repetibilidade.

A falta de repetibilidade está me aborrecendo muito. É um expresso bom pra dois ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...