Ir para conteúdo

Nutation tamping - técnica que promete acabar com as canalizações


Lucas Faccioni

Postagens recomendadas

Me aconteceu uma vez: era o pano com que secava os filtros é o tamper que tinha melado um pouco (deve ter sido com leite), nem dava para perceber).

Foi só lavar bem o tamper e pano (com detergente) que acabou o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Às vezes acontece quando apoio o PF no tapete para calcar: ele pinga pelos bicos, o tamper está sobre o tapete também, posso calcar e sem perceber apoiar sobre a gota. Daí no próximo uso o tamper vai reter o café bem ali naquele pontinho. Fiz isto umas duas ou três vezes, agora fico atenta e seco o tapetinho também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo,

 

Pensei em umidade, mas no inox ?

Acho mais provável o café estar úmido da geladeira, será ?

 

Gilberto,

 

É na linha que os colegas falaram. Sem querer apóia-se a base do tamper sobre algum lugar que esteja úmido ou que pingou água e ninguém viu e o desastre acontece...

 

Se for um tamper de base convexa aí é mais provável ainda que aconteça isso bem no centro, pois é a parte da base que encosta na mesa/tapete/borrachão.

 

Inúmeras vezes já aconteceu comigo. Pingou uma gota de água no tapete de compactação e sem ver coloquei o tamper lá. Ao usá-lo para compactar o pó a base que estava úmida grudou no café e uma parte do bolo veio junto.

 

Falando nisso hoje aconteceu algo que nunca havia ocorrido comigo em quase 4 anos de barismo amador. Compactei o bolo e virei o portafiltro de cabeça para baixo para cair o pó solto. O bolo todo soltou e se espatifou no chão, kkkkkkkkkkkkkkk. Primeira vez. Na verdade descobri que o tamper da Ascaso está tão justo que se eu tirá-lo muito rápido o vácuo que se forma "solta" o bolo do filtro. Vivendo e aprendendo, SEMPRE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

 

É na linha que os colegas falaram. Sem querer apóia-se a base do tamper sobre algum lugar que esteja úmido ou que pingou água e ninguém viu e o desastre acontece...

 

Se for um tamper de base convexa aí é mais provável ainda que aconteça isso bem no centro, pois é a parte da base que encosta na mesa/tapete/borrachão.

 

Inúmeras vezes já aconteceu comigo. Pingou uma gota de água no tapete de compactação e sem ver coloquei o tamper lá. Ao usá-lo para compactar o pó a base que estava úmida grudou no café e uma parte do bolo veio junto.

 

Falando nisso hoje aconteceu algo que nunca havia ocorrido comigo em quase 4 anos de barismo amador. Compactei o bolo e virei o portafiltro de cabeça para baixo para cair o pó solto. O bolo todo soltou e se espatifou no chão, kkkkkkkkkkkkkkk. Primeira vez. Na verdade descobri que o tamper da Ascaso está tão justo que se eu tirá-lo muito rápido o vácuo que se forma "solta" o bolo do filtro. Vivendo e aprendendo, SEMPRE.

Me acontece isso com os filtros VST, nem os viro mais, vai com pozinho em cima e pronto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E que os filtros de primeira linha são super polidos e não deixam que o pó "cole", tanto que nem precisa de bater a borra, e só sacudir o filtro e o bolo cai. Eu nem uso bate borra e até tirei os arames dos PF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Quanto ao uso de WDT, vi um vídeo em que o cara usava um daqueles mini-fuê pra distribuir os grãos. Achei muito eficiente, leva um décimo do tempo que leva com um clipe ou agulha.

 

mini-fue-molhos-progressive-3-PR-3025.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um mini-fuê desses pra WDT. Sucesso total, procedimento perfeito em 2 ou 3 segundos.

E tem uma vantagem: fica bonito na minha xícara de acessórios pra café (escovas, colheres medidoras, etc.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

A questão não é Bezzera ou não Bezzera. Com o novo filtro duplo LM estou enfrentando problemas recorrentes de canalização. Não é uma questão só do moedor (também não trabalhei com outros pra poder fazer um comentário mais abalizado), mas da distribuição do grupo da Dose que é pífia, dos cafés de torra bem clara que estava usando, torras nem tão recentes, etc. Daí ressuscitei a WDT, que não utilizava há muito. E tem funcionado como mágica.

 

A propósito, hoje consegui um Orfeu com torra de 15 dias que tá uma máquina de crema. Acho que se enganaram um pouquinho na torra, tá um pouquinho mais escuro e mais amargo que de costume. Não chega a estar ruim, embora esteja mais para o lado de uma torra italiana. Mas extrai bonito que só!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Ressucitando o tópico, desde que vi o video do Matt no WBC passei a fazer esta técnica, achei bem interessante.Contudo, acho que faço um processo um pouco diferente, pois uso a nutation somente para finalizar o nivelamento do pó antes da compactação. Meu processo de distribuição do pó é o seguinte:

 

1 - Às vezes "giro" o PF no suporte do Vario durante a moagem, às vezes não. Mas sempre no final, antes de tirar do suporte, dou umas batidinhas na lateral com o tamper para fazer o pó se acomodar e desmanchar o "montinho" que fica no meio;

 

2 - Depois de retirar o PF do suporte do moedor ainda vou dando umas pancadinhas na lateral com o tamper para fazer o pó se nivelar mais um pouco;

 

3 - Em cima de um forro de pano (ainda vou comprar um de borracha) dou umas pancadinhas verticais do PF na bancada. O efeito é bem interessante, o pó neste ponto já se "assenta" bastante e até parece levemente compactado, mas ainda fica restando um tico de desnível em algum lado do filtro;

 

4 - Neste ponto é que entra a nutation. Faço bem leve com a intenção de somente finalizar a distribuição do pó que ainda está desnivelado. Acredito ser algo bem parecido com o que fazem com os dedos naquele outro movimento em que se fica girando o PF e depois se descarta o excesso de pó. Como não encho o filtro até a borda e o pó fica num nível mais baixo, essa técnica com o tamper funciona muito bem;

 

5 - O PF ainda recebe mais umas pancadinhas laterais bem leves para tentar "derrubar" aquele pozinho que insiste em ficar nas laterais do filtro e, por fim, faço a compactação moderada, sempre buscando fazê-la em um movimento único. O pozinho que ainda residir na lateral "venceu", não mexo mais com ele <_<. Nada de ficar "bulinando" o bolo com outras compactações. Só tento algo se vejo que alguma coisa saiu errado.

 

Preciso de um PF naked para ver se tudo está OK, pois em termos de sabor na xícara e constância dos shots para uma mesma moagem e café, a constância está muito boa. O tamper que uso é o do clube com superfície plana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, atualmente o máximo que consigo é ter uma noção tirando aquela pecinha do PF que serve para "dividir" o shot, mas mesmo com isso não é possível observar canalizações nas laterais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

boa noite turma do CDC a canalização do café seria o fluxo da água sobre o pó não ser distribuida de forma ideal tendendo a fluir por outros caminhos ?sou iniciante e notei que as vezes o espresso quando está sendo tirado ele flui mais de um lado do que do outro no PF isso é reflexo da canalização?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá de Paula, fluxo mais de um lado do filtro indica principalmente compactação torta, o bolo fica mais alto de um lado do filtro e ali o café demora mais a escorrer.

 

Quando compactar observe se o pó está paralelo à borda do filtro.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser máquina desnivelada também. E ainda pode ser coincidência, pois pode acontecer de o fluxo começar primeiro de um lado na ponteira com extrações de fluxo lento, especialmente naquelas que primeiro o café passa por um orifício central antes de chegar no divisor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece também que qualquer desnível no bico pode fazer um lado sair antes do outro (o meu, por exemplo, eu já tirei pra testar um manômetro, o que afeta a nivelação). Isso ou uma gotícula de água. Eu diria que sem um portafiltro sem fundo é difícil dizer se há de fato um problema. Por outro lado, se o gosto é bom, canalizaçãou ou não, a missão foi cumprida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite turma do CDC a canalização do café seria o fluxo da água sobre o pó não ser distribuida de forma ideal tendendo a fluir por outros caminhos ?sou iniciante e notei que as vezes o espresso quando está sendo tirado ele flui mais de um lado do que do outro no PF isso é reflexo da canalização?

 

De paula , além do que a Anita e o Rodrigo falaram , outras coisas podem acontecer em uma extração desastrosa , inclusive canalização .

 

Nessas duas excelentes matérias vc pode ver a maioria dos problemas (com fotos) :

 

http://www.home-barista.com/naked-extraction-common-problems.html

 

http://hotnumberscoffee.co.uk/blog/2013/12/11/naked-portafilters-and-the-trouble-with-under-extraction

 

É fácil de entender os possíveis problemas que podem ocorrer em uma extração ruim , difícil é evitar :)

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala galera blz o problema e nivelamento eu ainda não tenho um tamper acho que ajuda o meu eu comprei pelo alixpress e ainda não chegou eu estou usando o que veio na máquina um de plástico mesmo tento deixar o mais plano possível aí o resultado é outro,quando deixo passar só água usando só o porta filtro sai por igual blz um feliz ano novo para todos um abraço alexandre de paula

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

às vezes também noto a água vazar de um lado mais rápido

não é sempre

também quero aderir ao porta filtro sem fundo

ainda que o expresso tenha saído no tempo certo e com crema

saber como estão as coisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não uso wdt, nutation tamping nem nada disso

a única coisa que tem me incomodado são uns furos de cupim que aparecem vez por outra

com essas duas técnicas eles não deixaram de grassar

então apenas dou umas batidas e compacto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...