Ir para conteúdo

Tamper dinanometrico Bravo


Gilberto

Postagens recomendadas

Rsrsrsr, com certeza. Putz, eu acabei não fazendo um vídeo de venda né ?

Mas vou chegar lá, rsrsrsr

Gil por coincidência a pouco tempo a ECM também lançou um tamper dinamométrico , precinho , 100 euros , aproximadamente 425 reais .

 

http://www.amazon.de/ECM-Tamper-Druckoptimiert-Edelstahl-poliert/dp/B0060WEDUU/ref=sr_1_26?s=kitchen&ie=UTF8&qid=1446355290&sr=1-26&keywords=ecm

 

O espro custa 100 dólares , aproximadamente 385 reais , também é só dinamométrico , sem falar que é feio .

 

http://www.amazon.com/gp/product/B005NCKGOU/ref=s9_hps_bw_g79_

 

Ou seja basta chegar no vídeo e dizer : O bravo é mais bonito , mais ergonômico , mais útil e principalmente mais barato , nem importação sansonite ganha do Bravo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurélio, o tamper eu tenho pronta entrega, 58,5 mm, se quiser me passa o CEP para ver o frete.

Eu tentei clicar nos links do HB mas não abriu , tem que estar logado, mas pelo que ví é o bico de saida, mas não entendi exatamente o que eu deveria fazer, um pote alimentador com aquele formato ?

 

Carlos, eu não conhecia o da ECM, é bonitão, mas só alinha no final, rsrsrrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil,ontem o Weiler veio aqui em casa e trouxe o seu tamper para fazermos uns espressos. Fizemos 6 espressos e eu usei ele em todos. Gostei muito do seu tamper e gostaria de parabenizá-lo pois é um produto que concorre e supera os concorrentes. De quase tudo que eu já vi e usei de tamper,achei o seu o melhor disparado . Já usei Espro.Não ando bebendo muito espresso, mas assim que eu organizar as finanças aqui encomendo o meu. Parabéns!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, como vc se certifica da força exata aplicada numa determinada regulagem do Tamper Bravo? É simplesmente executando uma compactação sobre uma balança tarada ou costuma testar de alguma outra forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murilo, não conferi, fiz o cálculo das forças da mola.

 

Se colocar na balança vai medir a força da mola superior, mas na prática terá que ser descontado a força da mola inferiror que estará fazendo uma força contraria, e esta força será um pouco variável pois depende da profundidade do bolo, dai eu falar +_ 15,5 kg , considerei a metade do deslocamento da base alinhadora.

Eu diria que as experiências práticas teriam que ser feitas tipo no máximo ou no mínimo par se perceber alguma diferença, o Socraticoffee que faz experiências com tudo que envolve café fez um teste alterando a compactação e chegou a conclusão que com 10kg ou 20 kg o TDS o tido era próximo, mas claro isto no ensaio que ele fez onde tudo era perfeito, a moagem, a distribuição, .... , na nossa vida prática acredito que possa ter uma diferença entre 11,5kg ou 15,5 kg considerando que as etapas que antecederam a compactação não foram 100% perfeitas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como teria que fazer o teste:

 

Apoiar a base apoiadora em um suporte de forma que o fundo da base compactadora ficasse a 9 mm da balança, e colocar um sistema para descer o punho mm a mm até chegar no curso final da regulagem escolhida, o sistema para descer o punho pode ser uma prensa, um parasuso com aopio acima da altura do tamper.

 

Depois repetir este processo mas deixando a base compactadora a 1mm da balança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Gil, foi mera curiosidade, apenas saber caso sentisse vontade ou necessidade de mudar. Além do que, o teste é muito trabalhoso para pouco resultado.

 

Melhor deixar como está mesmo e, qualquer coisa, considerar uma volta para o interior do punho como menos um quilo de força aplicada. Já está de muito bom tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Murilo, hoje usando o Bravo com 15,5 kg eu vejo que antes, no tamper normal, eu de ua aplicar uns 25 kg, rsrrsr.

 

Mesmo assim vale a experiência com 4 voltas, caso você goste mas não queira usar pois não quer a tampa roscada desalinhada é so colocar um distanciador de 4 mm abaixo da tampa e mate-la alinhada, vou ver se encontro algum de material plastico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil acabei de fazer um teste carteado , usei uma balança de banheiro , problema , ela é digital , e só mostra a força máxima aplicada , o ideal seria usar uma balança analógica , para ver o aumento da força ate o fim do passeio.

 

Fiz umas 20 tentativas a faixa ficou entre 12,5 kg e 14 kg , como eu apliquei +/_ uma volta no parafuso para acomodar o adesivo , eu diria que o meu esta com uns 13 quilos , sem falar que a balança é velha e deve estar descalibrada.

 

Uma coisa interessante e ´que o Bravo não limita a força , se vc for ate o fim do passeio terá (no meu caso) 13 kg , mas se continuar aplicando força a balança vai indicar , 15,5 kg  , 17 kg e uma vez que eu apliquei uma força muito superior ao passeio do tamper e ele indicou 19 kg.

 

Conclusões , antes eu devia estar aplicando uns 10kg ,   :lol:  acho 13 mais que suficiente , 20 é meio exagerado , para conseguir 19 tive que jogar o peso.

 

O video tem 4 das vinte tantas medidas , 12,6 - 12,6 - 12,9 e 13,9 kg

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Murilo, hoje usando o Bravo com 15,5 kg eu vejo que antes, no tamper normal, eu de ua aplicar uns 25 kg, rsrrsr.

 

Mesmo assim vale a experiência com 4 voltas, caso você goste mas não queira usar pois não quer a tampa roscada desalinhada é so colocar um distanciador de 4 mm abaixo da tampa e mate-la alinhada, vou ver se encontro algum de material plastico.

 

Não precisa procurar nada , pega uma rolha , e um canivete e modela ela no tamanho que vc quiser , custo zero .  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O diferencial desse tamper é que é alinhador. Esse teste da Socratic Coffee mais ou menos repete o resultado que o Tim Wendelboe, dentre outros, já constatou. A força de calcamento muda o tempo de extração, mas considerada a mesma BR, TDS não muda praticamente nada. Teoricamente se pode ter uma extração boa sem nem mesmo calcar, mas dependeria de uma distribuição muito boa pra não canalizar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsrsr, nos temos que ser estimulados para que a cabeça funcione direito, e avance um pouco nas idéias.

Fiquei incomodado por não ter conferido a mola, na realidade eu tinha que fazer como descrevi acima, e era meio complicado pois tinha que fazer um suporte , arranjar uma balança pequena com capacidade para 20 kg, enfim desisti. Mas pensando um pouco mais, acabei por fazer de uma maneira simples com a balança do banheiro, e durante a semana vou fazer um suporte para a balança com um parafuso acima da balança para abaixar o tamper milimetro a milimetro, mas grosseiramente fiz o teste.

 

Primeiramente coloquei o tamper direto na balança e fui abaixando lentamente até chegar no batente, deu 18,5/ 19 kg , que era o que era para dar, e depois virei o tamper de ponta cabeça e fiz força para abaixar a base alinhadora, deu 4,0 kg no curso final , que era o previsto também, este valor varia em função da profundidade do bolo. A pressão no bolo seria os 19 kg menos os 4 kg, resuktando em 15 kg.

 

Eu havia lido a matéria do socraticoffee mas como minha tradução é mediana para fraca não havia atentado ao detalhe do tempo de extração variar conforme a pressão de compactação, ví só o TDS, de forma eu em minha cabeça imagino :

 

Um grão mais claro fica melhor com uma pressão maior.

Um bolo mais desuniforme fica melhor com uma pressão maior.

Uma mogem mais grissa fica melhor com uma pressão maior.

 

Mas isto tudo eu só acho, teria que experimentar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi o meu. Bonito (incl. a rosca rsrs), bem acabado, maior e mais pesado do que esperei (mas não acho isso negativo). A força que ele aplica é menor do que a que eu aplico normalmente. Tinha que ajustar a moagem. A função alinhadora é muito legal mesmo. As extrações que fiz ficaram muito boas; leve extração em donut, mas não acho que é problema do tamper. O café que uso no momento é complicado mesmo. Resumo: 100% aprovado; obrigado Gil!

Abçs

Burny

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até tem pessoas que ficam marrentos por causa de uma roscinha, ne? Acho vc vai logo ganhar o titulo "marrentinho do CdC" CaÊ. Rsrs

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu havia lido a matéria do socraticoffee mas como minha tradução é mediana para fraca não havia atentado ao detalhe do tempo de extração variar conforme a pressão de compactação, ví só o TDS, de forma eu em minha cabeça imagino :

 

Um grão mais claro fica melhor com uma pressão maior.

Um bolo mais desuniforme fica melhor com uma pressão maior.

Uma mogem mais grissa fica melhor com uma pressão maior.

 

Mas isto tudo eu só acho, teria que experimentar.

 

Bom, se servir de ajuda, os pontos em negrito eu explorava bastante na Walter, principalmente no início dela. Utilizava uma pressão maior em moagens maior com nutation em moagens mais grossas pra aumentar o tempo de extração, e em moagens mais finas, uma pressão maior eu via que ajudava a deixar o bolo mais uniforme e as extrações eram mais constantes (afinal repetibilidade era meu foco).

 

Com diferenças de torra nunca testei reconhecendo-a como variável, mas como sou geralmente pedreiro usando o tamper, nem ia notar, hehe, mas sua linha de raciocínio com torras mais claras faz sentido ao meu ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi o meu ontem também, hora que der tempo posto uma foto, realmente muito bom, pesado, bonito, é um acessório que irá durar a vida toda, só não pude testar na prática ainda pois estou usando a máquina da breville e o filtro é menor.

O meu está fazendo um barulho "nhec" hora que pressiona, mas acho que a medida que vai utilizando esse barulho irá parar.

Gil, se girar para a esquerda ou direita a punhadeira (parte dourada) em relação a base não teria problema algo relacionado como algum parafuso interno que poderia ficar frouxo??  só por curiosidade mesmo, porque ontem fiquei girando ele hehehehe de bobeira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22772906902_4a96d4aac2_b.jpg_MG_3758 by Rafael Cassani, no Flickr

 

 

Hoje fiz dois espressos com 19g usando o filtro triplo LM, extrações perfeitas. Gostei do tamper, tem uma boa pegada e a minha impressão é de que vai durar minha vida toda. Não sei quanto pesa, pois minha balança de 500g não conseguiu pesar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando, a pedido de um dos membros do clube estou fazendo um distanciador, bem como uma mola de forma que o tamper fique com 20 kg de carga ao invés de 15,5 kg, para quem assim desejar, já fiz o distanciador e estou esperando a mola para testes, aviso quando pronto caso alguém prefira desta maneira.

Segundo me relatou um amigo, ele concluiu que com 15,5 kg ele precisa moer mais fino do que os 20 e poucos kg que ele aplicava quando não sabia quanto estava aplicando, rsrsr, meio complicado isto né, rsrsr. Mas resumindo, a compactação faz diferença mesmo na extração.

 

Tendo as 2 molas, e o distanciador, o tamper ficaria com um leque de possibilidades de 5kg a 24 kg aproximadamente, um verdadeiro laboratório.

 

Outro sim, eu testei esta semana a instalação de um anel o´ring no eixo, junto a rosca onde se rosquea a base, o oring tem a função de servir com uma arruela de pressão para que a base se solte com um pouco menos de facilidade, é simples de colocar, é só soltar a base e colocar o anel o´ring no fim da rosca, voltar a colocar a base e apertar de forma que não sobre espaço entre a base e o eixo.

 

Eu envio a semana que vem os anéis e instrução para todos os tamper´s vendidos.  

 

IMG_2202_zpsr8f7kazy.jpg

 

IMG_2203_zpsuzpcvbus.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pode mudar o nome para Bravo Mod. 1 e para os que receberem a mola nova Bravo Mod 2.   :D

 

Caraca fui pesar por curiosidade , 754 g , como diria meu pai esse tamper é para cabra macho  :lol:

 

22601494160_cfbff6337b_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...