Ir para conteúdo

Tamper dinanometrico Bravo


Gilberto

Postagens recomendadas

Agora é o momento dos tamper´s alinhadores, a ECM lançou o dela e agora a Mahlgut.

 

http://mahlgut.eu/shop/allgemeines-zubehoer/mahlgut-tamper/

 

Caramba Gil , não tem nem comparação , pegada ruim , regulagem por altura , não é dinamometrico e " last but not least "  é mais caro . :lol:

Carlos, ele vai continuar com 15,5kg de máxima, só vou ter a outra mola para quem desejar.

 

Ahhhhh . entendi agora  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu está fazendo um barulho "nhec" hora que pressiona, mas acho que a medida que vai utilizando esse barulho irá parar.

 

 

Barulho "nhec"  :lol:   :huh: ???  , vcs de "humanas" é que dão vida ao CDC .   :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsr, é Marcia.

 

Eu achei o tamper legal, bem bolada, mas:

 

Se deixar a base inferior muito baixa --> a base alinhadora não chegara a encostar.

Se deixar a base inferior muito alta  --> a base alinhadora encostará antes que a base inferior tenha aplicado toda a pressão no bolo.

 

Concluindo ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora é o momento dos tamper´s alinhadores, a ECM lançou o dela e agora a Mahlgut.

 

http://mahlgut.eu/shop/allgemeines-zubehoer/mahlgut-tamper/

Esse tamper da mahlgut é a mesma coisa que o clockwork, apenas com o cabo.

 

Gil, não se incomode, não precisa me mandar o o-ring.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahaha Carlos Eduardo pior ainda que ser de humanas é ser da área de comunicação social - publicidade e propaganda, pois essa é minha formação acadêmica, só loucos, pra vc ter ideia uma vez  em um trabalho levamos um cavalo dentro da sala de aula e no momento da apresentação ele soltou um "barro" ao lado da mesa do professor, as meninas ficaram abismadas e exclamaram: ohhhhh, que é isso gente!!!! Depois que fiz uma pós em Mkt fiquei um pouco mais sério,  mas que o "nhec" faz isso faz, uma hora eu filmo hehehehehe

Gil, eu não entendo o pq precisar de uma mola mais reforçada, pois para chegar aos 20kg não bastaria pressionar um pouco mais forte???  Acho que 15kg esta ok e o correto mesmo seria mudar a moagem do grão, pois se está precisando calcar com 20kg para sair a extração no tempo certo na verdade é a granulometria que estaria incorreta, não é isso???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

 

A força é dada pelo deslocamento x a constante da mola, e o deslocamento eu limitei na porca, logo para aumentar tenho que colocar uma mola com uma constante maior, ou aumentar a pré- carga.

 

Mas o tamper eu vou mante-lo como é, é mais para quem pedir com a mola mais dura, pois a pessoa se acostumou com uma extração de um jeito e não quer mudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena existir isso dos 25 s. Pessoal corre atrás de algo irrelevante. Perde-se muito tempo com essa história.

 

Espresso é simples mas querem complicar. A sequencia é:

 

- filtro com pó perto da capacidade nominal.

- distribuição plana e compactação com força razoável (5-20 kg).

- parar a extração no brew ratio desejado

- corrigir o sabor pela moagem (só se mexe aqui)

 

tempo de extração? onde? para que?

 

Além de querer se apegar ao tempo, há outras coisas que estragam e complicam o método:

 

- usar moinho fuleiro, sem resolução

- usar máquina fuleira, sem precisão de temperatura

- não usar balança

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio eu sou a favor do tempo entre 20 a 35 segundos, nessa tolerância e sempre busco isso justamente por distinguir que o café fica melhor dessa forma, o espresso.

Imagina ficar preocupado apenas com o BR e por ex. fazer uma extração com 50% em 1 minuto?? Tente e experimente para vc analisar o sabor como que fica.

EMHO o tempo de extração no espresso é importante, mas é aquela velha história cada um tem um gosto pessoal, paladar e faz o café do jeito que melhor convir, quando é algo pessoal eu não condeno ninguém e respeito todos os gostos ainda mais em se tratando de café muitos que chegam em casa e tomam um espresso e não gostam e preferem o coado de mercado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagina ficar preocupado apenas com o BR e por ex. fazer uma extração com 50% em 1 minuto?? Tente e experimente para vc analisar o sabor como que fica

Sim, 4a linha da listinha que postei. Nesse caso teria que engrossar a moagem.

 

Mas entendo, nem adianta discutir. Mesmo com dados experimentais (socratic coffee está mostrando isso) é difícil mudar hábitos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é o tempo significar alguma coisa, mas ser impreciso.

 

Por exemplo. Você pode falar para alguém que quer emagrecer pesar a comida e comer menos "gramas". A grosso modo funciona mas é bem impreciso, da mesma forma que o tempo no espresso. Quem quer emagrecer precisa comer menos calorias, o peso da comida em si tanto faz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio tudo tem um porque , o BR é excelente , mas há 15 anos atrás balança digital era ficção científica e sem balança não tem BR , há 10 anos atrás só alguém com muito dinheiro poderia pagar 300 dólares em uma balança , provavelmente há 5 anos atrás quase ninguém do CDC tinha uma balança digital

Tudo isso é relativamente recente , portanto , vai demorar para mudar.

 

PID da mesma forma é recente , quem sabe nos próximos 5 anos todas as máquinas de entrada já venham com PID e balança na bandeja de respingo.

O Pessoal do CDC do futuro vai achar engraçado o trabalhão que atualmente dá instalar um PID sem falar no preço absurdo de uma balança

resistente à água..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Carlos, mas atualmente balança não é mais desculpa. Preço de 3-4 espressos ruins que se toma na rua...

 

Já o equipamento Gil começou a resolver com os moinhos. Logo alguém vem com as máquinas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, saí hoje de uma capacitação no trabalho e "voei" direto para casa, pois o meu aplicativo informava que o carteiro tinha saído para entregar o Tamper Bravo. Como conheço bem o horário de entrega dos correios, tinha certeza que o tamper já estaria em casa.

 

Gil, realmente você está de parabéns. O tamper é imponente, bem construído, tem uma excelente empunhadura, cabe muito bem nos filtros e cumpre o que promete.

 

Confesso que, desde que esteja dentro de minhas possibilidades, aprecio produtos bem acabados e este tamper, caso o tivesse visto na vitrine de uma casa especializada em cafés, não titubearia em comprá-lo.

 

Além do que, o projeto de engenharia envolvido é simples, eficiente e singular. Comparei-o com o Espro e ele é muito superior. Pequenas questões como o giro fácil da rosca e da base são de fáceis correções e não chegam a incomodar.

 

Quanto às questões de compactação, reconheço que os ajustes que se fizerem necessários, a princípio, se daria na regulagem da granulometria do pó produzido pelo moedor. No entanto, não descarto que se opções de novos ajustes na força de compactação fossem oferecidos opcionalmemte e com acréscimo nos custos do opcional, mal não causaria e ainda permitiria uma ampla gama de regulagem à livre escolha do usuário final, isto também é um diferencial.

 

No meu caso particular, após lê e ouvir os relatos de Burny e Cristiano, achei, inicialmente, que precisaria afinar um pouco mais o pó no moinho, mas, surpreendentemente, a extração ficou quase idêntica às anteriores e se precisar mexer no moinho serão micro ajustes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Carlos, mas atualmente balança não é mais desculpa. Preço de 3-4 espressos ruins que se toma na rua...Já o equipamento Gil começou a resolver com os moinhos. Logo alguém vem com as máquinas.

Sérgio, em parte você tem razão e, de tempos em tempos, dou uma conferida na BR de minhas extrações para confirmar o que o paladar já está indicando. No entanto, como o espaço existente na área de extração das máquinas de café nem sempre acomoda com facilidade a balança, a conveniência e comodidade acaba, na maioria das vezes, induzindo a observarmos o tempo que, intuitivamente trará a extração para valores próximos da BR de nossa preferência.

 

Neste ponto estou com CaÊ, num futuro, que espero não muito distante, as máquinas de café e moedores, em quase sua totalidade, virão com balanças de precisão acopladas e para as máquinas de café virão também PID's integrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeee Gil!!!!

 

Isso aí! Ganhar o mundo devagarinho! Já arranja comprador pro Mini também!

Eles vendem os tampers por 100 dinheiros... Vende em libra fica mais atraente ainda :D:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...