Ir para conteúdo

Extração com Poemia e moedor Botini (tipo Mimoso)


Postagens recomendadas

Ahh Seiti, eu tinha anotado aqui o fator de conversão Brix para TDS como 0.85 mas sem uma fonte. No pdf que postou tem a confirmação. Boa =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

ekl, oi (não sei seu nome),

 

bem-vindo ao Clube.

 

Adorei seu menino no PF. 

 

Se o moinho não permite muitas mudanças de pontos, talvez um pouco mais de pó? Compactar com mais força  não se faz muito com o filtro com pressurizador e com o tamper (?) original fica complicado. Tente variar a quantia de pó para ver se te agrada mais. Mas tá ficando bonito. Talvez uma dosagem um pouco menor (tua xícara é maiorzinha), mas na lida das cafeterias povo considera 30 ml no meio da asa, que eles falam. Experimente um assim para ver o que você acha.

 

Completa seu perfil com cidade, ajuda a gente a te ajudar.

 

Balança xingling do ML já serve. Algumas são um pouco piores, este ano tive que trocar a minha anterior que durou 3 anos (opa, tá bom, considerando os banhos de café que ela tomou em tanto tempo). Comprei outro modelo, com o painel lateral e DETESTEI. Um digital vagabundo, que você tinha que apertar com força e derrubava tudo para todo lado. Acabei comprando outra, igual à minha anterior.

 

Falando em derrubar, uma dica: um pratinho e um pincel, para recolher o pó que espana pela bancada.

 

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para comparação, na Mondial C-08, filtro pressurizado de fábrica, sem café, foi tirada a média de 5 medições para cada parâmetro:

 

PF duplo:

20 sec = 90ml

30 sec = 150ml

60 sec = 250ml

 

PF simples (pod):

20 sec = 80ml

30 sec = 140ml

60 sec = 260ml

 

Obs.: com e sem surfe; a variação é muito grande se os testes forem consecutivos, principalmente no de 60 sec; minha média de tirada normal (com café) é em torno de 20 sec, então 20 sec para mim é um parâmetro melhor para avaliar.

 

Com esses valores, qual a BAR média da máquina? alguns que já mediram a C-08 falam em 10,5-11,0 BAR.

 

Abraços,

Lisboa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ekl, oi (não sei seu nome),

 

bem-vindo ao Clube.

 

Adorei seu menino no PF. 

 

Se o moinho não permite muitas mudanças de pontos, talvez um pouco mais de pó? Compactar com mais força  não se faz muito com o filtro com pressurizador e com o tamper (?) original fica complicado. Tente variar a quantia de pó para ver se te agrada mais. Mas tá ficando bonito. Talvez uma dosagem um pouco menor (tua xícara é maiorzinha), mas na lida das cafeterias povo considera 30 ml no meio da asa, que eles falam. Experimente um assim para ver o que você acha.

 

Completa seu perfil com cidade, ajuda a gente a te ajudar.

 

Balança xingling do ML já serve. Algumas são um pouco piores, este ano tive que trocar a minha anterior que durou 3 anos (opa, tá bom, considerando os banhos de café que ela tomou em tanto tempo). Comprei outro modelo, com o painel lateral e DETESTEI. Um digital vagabundo, que você tinha que apertar com força e derrubava tudo para todo lado. Acabei comprando outra, igual à minha anterior.

 

Falando em derrubar, uma dica: um pratinho e um pincel, para recolher o pó que espana pela bancada.

 

Bons cafés!

Oi, obrigado, acabei fazendo um cadastro rápido ali no site, e esqueci de completar as informações... hehehe

agora acredito q esteja tudo em ordem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pelas medidas Lisboa. Agora faz mais sentido. Na máquina do Evandro o fluxo é de uns 650 ml/min. Na sua uns 260 ml/min.

 

Provavelmente o PF do Evandro está despressurizado ou com "problema" (dependendo do ponto de vista =) ).

 

Na sua máquina, supondo a bomba similar a E5 (ou a própria), esse fluxo mostra uma pressão de uns 9 bar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sergio.m:

 

Cara, na minha EC220 com filtro pressurizado eu faço "extração" sem café pra aquecer o filtro e o pf, mas a agua não sei nesse "super-jato" como a sua. Ela sai quase com a mesma velocidade de quando estou extraindo pra valer, com café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tive uma Poemia, mas vendo fotos e vídeos percebo que o sistema de pressurização da Poemia é bem diferente do de outras máquinas como a EC220, Chef Crema, C-08 etc.

 

Nessas outras o próprio filtro possui fundo duplo, sendo o superior uma tela perfurada similar aos filtros comerciais e o inferior uma chapa fechada contendo apenas um furo pequeno no centro. Como todo o líquido tem de passar por esse único furo, o fluxo fica naturalmente restrito o que gera pressão no filtro, mesmo em uma extração sem café.

 

No caso da Poemia, o sistema é diferente e tenho a impressão que ele funciona com o mesmo princípio da OPV (mas de forma inversa). Me parece que o PF possui uma válvula no fundo que trava completamente o fluxo até que a água chegue a determinada pressão (eu chutaria que algo em torno de 9 a 10 bar, mas é puro chute) e, ao atingir essa pressão, a válvula simplesmente libera o fluxo sem nenhuma restrição adicional.

 

Se for realmente isso, seria uma forma mais eficiente de manter a máquina trabalhando sempre dentro de uma mesma faixa de pressão, pois há um limite mínimo de pressão estabelecido pela válvula do PF (o que não há nas máquinas que usam o sistema de filtro com fundo duplo) e um limite máximo estabelecido pela OPV.

 

Nesse caso, uma extração sem café será bem mais rápida mesmo, pois atingirá rapidamente a faixa de pressão estabelecida e, enquanto estiver dentro dessa faixa, o fluxo permanecerá sem grandes restrições (como nas máquinas comerciais).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, não entendi.

 

Em um aparato o furinho é calibrado para limitar o fluxo e dar 9 bar.

No outro a mola da válvula limita o fluxo e é a calibrada.

 

Em nenhum dos casos seria um tudo ou nada a partir de certa pressão.

 

Sem café ou com café moído mais grosso (adequado para tais aparatos) o fluxo deveria ser equivalente. Nas vibratórias, uma certa pressão é um certo fluxo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu quis dizer é que o furinho não limita a pressão inferior de trabalho. Ele pode ser calibrado pra dar 9 bar quando o filtro recebe os 12 ou 15 bar a vazão máxima da bomba, por exemplo, mas se o filtro recebe menos pressão (digamos 3 bar) o furo não vai travar o fluxo. E mesmo quando na pressão de trabalho, o fluxo será limitado pela quantidade de água que é capaz de passar por aquele furinho em tal pressão, mesmo que a vazão da bomba na mesma pressão seja bem maior.

 

No caso da Poemia, o furo da válvula é bem maior, pelo vídeo que você postou me parece que ele tem diâmetro similar aos próprios furos de saída do PF. Então, o furo em si não vai limitar significativamente o fluxo. Pelo vídeo da extração sem café que o Evandro postou, a não ser que a máquina dele esteja com problema, me parece que a válvula do PF também não tem função de limitar o fluxo e sim de estabelecer uma pressão mínima de extração que, uma vez atingida, a válvula abre e o que determina o limite de fluxo é a própria capacidade de vazão da bomba, além das restrições "normais" (tubulação, chuveiro, o próprio filtro etc.). Talvez a válvula do PF abra bem abaixo dos 9 bar.

 

Seria legal se outro usuário de Poemia pudesse fazer o mesmo teste sem café pra vermos se o comportamento é o mesmo. Se for exatamente isso, acho que seria possível dizer que o comportamento da Poemia é mais parecido com uma máquina comercial do que as que utilizam filtro com fundo duplo, sendo possível até um controle relativamente consistente da extração por meio da relação dose X moagem (coisa que não acontece bem com as máquinas de filtro com fundo duplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando o filtro recebe os 12 ou 15 bar da bomba

Só um detalhe que muita gente se engana.

 

Bomba gera vazão, não gera pressão.

 

A pressão é gerada pela restrição.

 

Sim seria legal alguém com Poemia e PF original postar a extração sem pó. Daí a gente confirma se o PF do Evandro está ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... agora fiquei na dúvida também... se outra pessoa tivesse uma poemia e fizesse a medição, só pra ver se é parecido com o que eu tenho aqui, ou se está com problema mesmo... até dei uma pesquisada na internet, o porta filtro custa 120 reais... muito caro pra comprar :)

 

a balança mandei vir do ML, essa semana devo estar com ela em mãos... aí vou tirar um dia pra tentar ajustar o moinho... tinha q ter um café barato, só pra ajuste de moagem, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evandro, se for um "problema" veio para o bem. Extrações em filtros despressurizados ficam bem melhores. Vc pode ver o vídeo que postei e despressurizar de vez já que tens moinho. Daí é questão de acertar a regulagem dele.

 

Filtros/PF pressurizados são para quem não tem moinho e compra café já moído, mais grosso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que a extração com PF pressurizado está normal.

Olhando o PF da minha poemia, quando despressurizei, ele lembra um espécie de PCV. É só uma agulha com uma mola que a empurra em um orifício fazendo pressão. Parece que a pressão sobe até a mola da agulha ceder e após isso, parece que a extração fica com uma vazão muito próxima da vazão sem o PF. Acho que pelo formato e disposição da agulha, acho que após aberta ela já não precisa da mesma pressão para mantê-la aberta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Despressurizei o porta filtro hoje... Não mudou muito não, apenas um ajuste no moinho e ficou show...

 

Não senti muita diferença no café... um pouco mais forte que antes, espuma um pouco mais consistente. Amanhã farei alguns testes...

 

Estou precisando de um tamper agora, pois a máquina veio apenas com uma colher dosadora, q do outro lado é um "tamper ", mas é ruim de compactar com ele... alguém tem uma sugestão de um q não seja muito caro?

 

Obrigado até agora pelas dicas, estou aprendendo muito com todos!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma excelente opção é jc tampers, bota no google que acha fácil. É ele que fazia os tampers vendidos pela antiga loja do cdc. Deve estar custando em torno de r$ 120. Tenho um, muito bom, pesado e ergonômico.

Não sei se dá para se estender por aqui o assunto, mas no tópico da poemia é firme a compreensão de que não é uma boa idéia despressurizar o pf sem um tamper de verdade em mãos. Certamente, com ele, obterá sim melhores resultados.

Uma outra dica despretensiosa é tentar aumentar a temperatura da extração, nem que para isso seja necessário acionar o aquecimento da caldeira para vaporização durante alguns instantes, fazendo com que se chegue na ebulição. Depois é só dar um flush curto, já que a caldeira é pequena, e em até uns 30 segundos iniciar a extração, na temperatura que se espera mais adequada. Não precisa seguir necessariamente esses passos, apenas uma idéia. Vc vai notar que a crema ficará mais escurinha.

A fonte foi a terça expressa sobre iniciação ao espresso, que aconteceu no final do ano passado, justamente com a poemia, minha antiga máquina. Na época não dava a devida atenção à temperature surfing, e por isso sofria muito com a inconstância nas extrações, trata-se de um protocolo indispensável para quem não tem pid.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Despressurizei o porta filtro hoje... Não mudou muito não, apenas um ajuste no moinho e ficou show...

Ele já estava meio despressurizado =)

 

Estou precisando de um tamper agora, pois a máquina veio apenas com uma colher dosadora, q do outro lado é um "tamper ", mas é ruim de compactar com ele... alguém tem uma sugestão de um q não seja muito caro?

Mais barato, mas razoavelmente trabalhoso, seria arrumar um retalho de chapa de alumínio ~5mm, desenhar o círculo, cortar e limar/lixar até você ter uma base que encaixe direito no filtro.

 

Depois basta colar com epoxi, um cabo, que pode ser luva+nípel+cap de pvc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...