sergio.m Postado 18 Julho 2015 Denunciar Share Postado 18 Julho 2015 Seiti, a mudança de viscosidade, mínima, me parece irrelevante na discussão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 18 Julho 2015 Denunciar Share Postado 18 Julho 2015 Ahh Seiti, eu tinha anotado aqui o fator de conversão Brix para TDS como 0.85 mas sem uma fonte. No pdf que postou tem a confirmação. Boa =) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Julho 2015 Denunciar Share Postado 18 Julho 2015 ekl, oi (não sei seu nome), bem-vindo ao Clube. Adorei seu menino no PF. Se o moinho não permite muitas mudanças de pontos, talvez um pouco mais de pó? Compactar com mais força não se faz muito com o filtro com pressurizador e com o tamper (?) original fica complicado. Tente variar a quantia de pó para ver se te agrada mais. Mas tá ficando bonito. Talvez uma dosagem um pouco menor (tua xícara é maiorzinha), mas na lida das cafeterias povo considera 30 ml no meio da asa, que eles falam. Experimente um assim para ver o que você acha. Completa seu perfil com cidade, ajuda a gente a te ajudar. Balança xingling do ML já serve. Algumas são um pouco piores, este ano tive que trocar a minha anterior que durou 3 anos (opa, tá bom, considerando os banhos de café que ela tomou em tanto tempo). Comprei outro modelo, com o painel lateral e DETESTEI. Um digital vagabundo, que você tinha que apertar com força e derrubava tudo para todo lado. Acabei comprando outra, igual à minha anterior. Falando em derrubar, uma dica: um pratinho e um pincel, para recolher o pó que espana pela bancada. Bons cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 18 Julho 2015 Denunciar Share Postado 18 Julho 2015 Para comparação, na Mondial C-08, filtro pressurizado de fábrica, sem café, foi tirada a média de 5 medições para cada parâmetro: PF duplo: 20 sec = 90ml 30 sec = 150ml 60 sec = 250ml PF simples (pod): 20 sec = 80ml 30 sec = 140ml 60 sec = 260ml Obs.: com e sem surfe; a variação é muito grande se os testes forem consecutivos, principalmente no de 60 sec; minha média de tirada normal (com café) é em torno de 20 sec, então 20 sec para mim é um parâmetro melhor para avaliar. Com esses valores, qual a BAR média da máquina? alguns que já mediram a C-08 falam em 10,5-11,0 BAR. Abraços, Lisboa. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Evandro Lautert Postado 18 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 18 Julho 2015 ekl, oi (não sei seu nome), bem-vindo ao Clube. Adorei seu menino no PF. Se o moinho não permite muitas mudanças de pontos, talvez um pouco mais de pó? Compactar com mais força não se faz muito com o filtro com pressurizador e com o tamper (?) original fica complicado. Tente variar a quantia de pó para ver se te agrada mais. Mas tá ficando bonito. Talvez uma dosagem um pouco menor (tua xícara é maiorzinha), mas na lida das cafeterias povo considera 30 ml no meio da asa, que eles falam. Experimente um assim para ver o que você acha. Completa seu perfil com cidade, ajuda a gente a te ajudar. Balança xingling do ML já serve. Algumas são um pouco piores, este ano tive que trocar a minha anterior que durou 3 anos (opa, tá bom, considerando os banhos de café que ela tomou em tanto tempo). Comprei outro modelo, com o painel lateral e DETESTEI. Um digital vagabundo, que você tinha que apertar com força e derrubava tudo para todo lado. Acabei comprando outra, igual à minha anterior. Falando em derrubar, uma dica: um pratinho e um pincel, para recolher o pó que espana pela bancada. Bons cafés! Oi, obrigado, acabei fazendo um cadastro rápido ali no site, e esqueci de completar as informações... hehehe agora acredito q esteja tudo em ordem!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Julho 2015 Denunciar Share Postado 18 Julho 2015 Oba! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 18 Julho 2015 Denunciar Share Postado 18 Julho 2015 Grato pelas medidas Lisboa. Agora faz mais sentido. Na máquina do Evandro o fluxo é de uns 650 ml/min. Na sua uns 260 ml/min. Provavelmente o PF do Evandro está despressurizado ou com "problema" (dependendo do ponto de vista =) ). Na sua máquina, supondo a bomba similar a E5 (ou a própria), esse fluxo mostra uma pressão de uns 9 bar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jaum20 Postado 19 Julho 2015 Denunciar Share Postado 19 Julho 2015 sergio.m: Cara, na minha EC220 com filtro pressurizado eu faço "extração" sem café pra aquecer o filtro e o pf, mas a agua não sei nesse "super-jato" como a sua. Ela sai quase com a mesma velocidade de quando estou extraindo pra valer, com café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 20 Julho 2015 Denunciar Share Postado 20 Julho 2015 Nunca tive uma Poemia, mas vendo fotos e vídeos percebo que o sistema de pressurização da Poemia é bem diferente do de outras máquinas como a EC220, Chef Crema, C-08 etc. Nessas outras o próprio filtro possui fundo duplo, sendo o superior uma tela perfurada similar aos filtros comerciais e o inferior uma chapa fechada contendo apenas um furo pequeno no centro. Como todo o líquido tem de passar por esse único furo, o fluxo fica naturalmente restrito o que gera pressão no filtro, mesmo em uma extração sem café. No caso da Poemia, o sistema é diferente e tenho a impressão que ele funciona com o mesmo princípio da OPV (mas de forma inversa). Me parece que o PF possui uma válvula no fundo que trava completamente o fluxo até que a água chegue a determinada pressão (eu chutaria que algo em torno de 9 a 10 bar, mas é puro chute) e, ao atingir essa pressão, a válvula simplesmente libera o fluxo sem nenhuma restrição adicional. Se for realmente isso, seria uma forma mais eficiente de manter a máquina trabalhando sempre dentro de uma mesma faixa de pressão, pois há um limite mínimo de pressão estabelecido pela válvula do PF (o que não há nas máquinas que usam o sistema de filtro com fundo duplo) e um limite máximo estabelecido pela OPV. Nesse caso, uma extração sem café será bem mais rápida mesmo, pois atingirá rapidamente a faixa de pressão estabelecida e, enquanto estiver dentro dessa faixa, o fluxo permanecerá sem grandes restrições (como nas máquinas comerciais). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Julho 2015 Denunciar Share Postado 20 Julho 2015 Mortari, não entendi. Em um aparato o furinho é calibrado para limitar o fluxo e dar 9 bar. No outro a mola da válvula limita o fluxo e é a calibrada. Em nenhum dos casos seria um tudo ou nada a partir de certa pressão. Sem café ou com café moído mais grosso (adequado para tais aparatos) o fluxo deveria ser equivalente. Nas vibratórias, uma certa pressão é um certo fluxo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 20 Julho 2015 Denunciar Share Postado 20 Julho 2015 O que eu quis dizer é que o furinho não limita a pressão inferior de trabalho. Ele pode ser calibrado pra dar 9 bar quando o filtro recebe os 12 ou 15 bar a vazão máxima da bomba, por exemplo, mas se o filtro recebe menos pressão (digamos 3 bar) o furo não vai travar o fluxo. E mesmo quando na pressão de trabalho, o fluxo será limitado pela quantidade de água que é capaz de passar por aquele furinho em tal pressão, mesmo que a vazão da bomba na mesma pressão seja bem maior. No caso da Poemia, o furo da válvula é bem maior, pelo vídeo que você postou me parece que ele tem diâmetro similar aos próprios furos de saída do PF. Então, o furo em si não vai limitar significativamente o fluxo. Pelo vídeo da extração sem café que o Evandro postou, a não ser que a máquina dele esteja com problema, me parece que a válvula do PF também não tem função de limitar o fluxo e sim de estabelecer uma pressão mínima de extração que, uma vez atingida, a válvula abre e o que determina o limite de fluxo é a própria capacidade de vazão da bomba, além das restrições "normais" (tubulação, chuveiro, o próprio filtro etc.). Talvez a válvula do PF abra bem abaixo dos 9 bar. Seria legal se outro usuário de Poemia pudesse fazer o mesmo teste sem café pra vermos se o comportamento é o mesmo. Se for exatamente isso, acho que seria possível dizer que o comportamento da Poemia é mais parecido com uma máquina comercial do que as que utilizam filtro com fundo duplo, sendo possível até um controle relativamente consistente da extração por meio da relação dose X moagem (coisa que não acontece bem com as máquinas de filtro com fundo duplo). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Julho 2015 Denunciar Share Postado 20 Julho 2015 quando o filtro recebe os 12 ou 15 bar da bomba Só um detalhe que muita gente se engana. Bomba gera vazão, não gera pressão. A pressão é gerada pela restrição. Sim seria legal alguém com Poemia e PF original postar a extração sem pó. Daí a gente confirma se o PF do Evandro está ok. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 20 Julho 2015 Denunciar Share Postado 20 Julho 2015 Verdade Sergio, me expressei mal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Evandro Lautert Postado 20 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 20 Julho 2015 Pois é... agora fiquei na dúvida também... se outra pessoa tivesse uma poemia e fizesse a medição, só pra ver se é parecido com o que eu tenho aqui, ou se está com problema mesmo... até dei uma pesquisada na internet, o porta filtro custa 120 reais... muito caro pra comprar a balança mandei vir do ML, essa semana devo estar com ela em mãos... aí vou tirar um dia pra tentar ajustar o moinho... tinha q ter um café barato, só pra ajuste de moagem, hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Julho 2015 Denunciar Share Postado 20 Julho 2015 Evandro, se for um "problema" veio para o bem. Extrações em filtros despressurizados ficam bem melhores. Vc pode ver o vídeo que postei e despressurizar de vez já que tens moinho. Daí é questão de acertar a regulagem dele. Filtros/PF pressurizados são para quem não tem moinho e compra café já moído, mais grosso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antenor Postado 20 Julho 2015 Denunciar Share Postado 20 Julho 2015 Parece que a extração com PF pressurizado está normal. Olhando o PF da minha poemia, quando despressurizei, ele lembra um espécie de PCV. É só uma agulha com uma mola que a empurra em um orifício fazendo pressão. Parece que a pressão sobe até a mola da agulha ceder e após isso, parece que a extração fica com uma vazão muito próxima da vazão sem o PF. Acho que pelo formato e disposição da agulha, acho que após aberta ela já não precisa da mesma pressão para mantê-la aberta. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Evandro Lautert Postado 21 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Despressurizei o porta filtro hoje... Não mudou muito não, apenas um ajuste no moinho e ficou show... Não senti muita diferença no café... um pouco mais forte que antes, espuma um pouco mais consistente. Amanhã farei alguns testes... Estou precisando de um tamper agora, pois a máquina veio apenas com uma colher dosadora, q do outro lado é um "tamper ", mas é ruim de compactar com ele... alguém tem uma sugestão de um q não seja muito caro? Obrigado até agora pelas dicas, estou aprendendo muito com todos!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniciusfm Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Uma excelente opção é jc tampers, bota no google que acha fácil. É ele que fazia os tampers vendidos pela antiga loja do cdc. Deve estar custando em torno de r$ 120. Tenho um, muito bom, pesado e ergonômico. Não sei se dá para se estender por aqui o assunto, mas no tópico da poemia é firme a compreensão de que não é uma boa idéia despressurizar o pf sem um tamper de verdade em mãos. Certamente, com ele, obterá sim melhores resultados. Uma outra dica despretensiosa é tentar aumentar a temperatura da extração, nem que para isso seja necessário acionar o aquecimento da caldeira para vaporização durante alguns instantes, fazendo com que se chegue na ebulição. Depois é só dar um flush curto, já que a caldeira é pequena, e em até uns 30 segundos iniciar a extração, na temperatura que se espera mais adequada. Não precisa seguir necessariamente esses passos, apenas uma idéia. Vc vai notar que a crema ficará mais escurinha. A fonte foi a terça expressa sobre iniciação ao espresso, que aconteceu no final do ano passado, justamente com a poemia, minha antiga máquina. Na época não dava a devida atenção à temperature surfing, e por isso sofria muito com a inconstância nas extrações, trata-se de um protocolo indispensável para quem não tem pid. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Despressurizei o porta filtro hoje... Não mudou muito não, apenas um ajuste no moinho e ficou show... Ele já estava meio despressurizado =) Estou precisando de um tamper agora, pois a máquina veio apenas com uma colher dosadora, q do outro lado é um "tamper ", mas é ruim de compactar com ele... alguém tem uma sugestão de um q não seja muito caro? Mais barato, mas razoavelmente trabalhoso, seria arrumar um retalho de chapa de alumínio ~5mm, desenhar o círculo, cortar e limar/lixar até você ter uma base que encaixe direito no filtro. Depois basta colar com epoxi, um cabo, que pode ser luva+nípel+cap de pvc. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 23 Julho 2015 Denunciar Share Postado 23 Julho 2015 Sergio: não complique a vida do rapaz. JC Tampers é a solução. Inclusive ele ainda faz com o logo do Clube do Café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Evandro Lautert Postado 26 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 26 Julho 2015 Despressurizei o porta filtro e comprei um tamper jc... inclusive chegou já, muito bom!!! Com o tamper é outra coisa... valeu a indicação!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas