Arthur Oliveira Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Bom dia, compartilhando a avaliação do Antonello Monardo ... Obrigado, Nespresso! Por Antonello Monardo " Obrigado, Nespresso!Sim, verdade. Agradeço a Nespresso. A cafeicultura brasileira deve agradecer a Nespresso! No início parecia uma derrota: o Brasil, maior produtor e melhor café do mundo sendo invadido por um “café” feito na Suíça. Mas esta “orgia propagandística”, na qual o cliente foi induzido a comprar máquinas e cápsulas coloridas, serviu para espalhar em milhares de casas, escritórios e “buracos” a cultura do café espresso. Agora, as pessoas que foram “induzidas” estão acordando do torpor. É preciso que os cafeicultores, torradores, vendedores de café de qualidade - que aumentaram muito nesta década tornando possível tomar o melhor café do mundo no Brasil sem precisar importar - conquistem seu devido lugar, fazendo um trabalho capilar de convencimento de quem já adquiriu cafés em cápsulas. Como fazer isto? Primeiro com um convencimento matemático, até porque trata-se de uma ciência exata e não uma opinião.. Considerando que para fazer um café espresso é preciso 7 gramas de café torrado e moído -para a Nespresso, bastam 5 gr.- se deduz que com mil gramas (1 kg.), se fazem 142 xicaras de cafés. Atualmente, no Brasil, os cafés classificados de gourmet e que fazem parte da BSCA (Brazilian Speciality Coffee Association - Associação dos Cafés Especiais do Brasil), variam o custo por quilo, entre R$ 45,00 e R$ 65,00. Dividindo a média deste valor por 142, o valor de custo de cada xícara será de R$ 0,38. Agora pegamos o valor médio de uma capsula de café que é de R$ 1,90 e subtraímos o valor de R$ 0,38. Obteremos então o custo de R$ 1,52, que é simplesmente o valor a mais que se paga para tomar um café em cápsula.Agora, considerando um consumo “baixo” de 3 cafés por dia, em uma residência de uma familia de 3 componentes, se obterá um consumo diário de 9 cafés que, multiplicados por 30 dias (um mês), dá 270 cafés mensais. Esse número multiplicado por R$ 1,52 -custo a mais gerado pelo café em cápsula-, teremos um valor de R$ 410 mensais de despesa a mais. Se este valor for poupado por 4 ou 5 meses é possível adquirir uma boa máquina para café espresso automática, que usa “café em grão torrado de verdade” gerando uma boa economia doméstica. No Brasil, se encontram de vários tipos, modelos e marcas. Depois do convencimento matemático, passaremos convencimento lúdico: você estará livre!!! Poderá usar as milharas de opções que um país como o Brasil oferece. Um país que produz mais de 80 variedades de arábica, que está entre os melhores cafés de mundo, considerando também as variadas regiões produtoras, onde é possível obter milhares de variações de sabores, nuances e sensações. Mais que isto, espera-se da parte de alguns restaurantes que viraram as costas a um dos “ícones” do Brasil, que faz parte da gastronomia brasileira, que repensem e voltem a oferecer legítimo café gourmet brasileiro. Pelos menos, se não por uma questão de patriotismo, por uma questão econômica, conforme informado acima. O restaurante que oferece cápsulas de café espresso, mostra uma falta de respeito com relação ao cliente, aos profissionais da cadeia do café brasileiro (agricultor, torrador e barista), e a própria marca: seria como oferecer spaghetti, carne e feijoada em lata! " Fonte:https://www.facebook.com/antonello.monardo/posts/10206341381508511 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Billy Puppet Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Novo Dolce Gusto Ristretto Ardenza, feito com café ardido https://www.nescafe-dolcegusto.com.br/ristretto-ardenza 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Billy Puppet Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Arthur, esse argumento sobre a Nespresso não me convenceu. Um item que valorizo muito: praticidade Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Isso ai, é falta de respeito mesmo! A comparação com spaghetti em lata vou usar no futuro ... Rsrs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardoacj Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Como as cápsulas incomodam... O texto é tão medíocre, que costeia o patético. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joele Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Patético... É o melhor adjetivo para esse texto. Vem falar em café gourmet... Qualquer coisa com gourmet no meio para mim já cheira a conversa para bobo. Assis Chateaubriand já falava nos 50/60 que o Brasil tinha que investir em café de qualidade, mas os produtores brasileiros continuaram preferindo vender toneladas de café verde. Depois que os estrangeiros vieram aqui e mostraram o que é café bom o sujeito vem falar em privilegiar o produto nacional. É por causa desse tipo de conversa que o Brasil está aonde está... Ao invés de correr atrás e fazer bem feito, querem levar a vida na conversa fiada.. Continha de português de padaria essa também... O preço da cápsula, além da matéria-prima, o café, tem pesquisa, patentes, material, fabricação, distribuição, marketing... Por isso cobram mais caro mesmo e podem cobrar que nós pagamos, porque o produto é bem feito. Se além desse custo o lucro deles é maior, ele o é porque eles trabalharam e mereceram esse lucro maior. Realmente o Brasil tem muito café e bom mesmo. O problema é que temos uma maioria de brasileiros não querem trabalhar o quanto é necessário para conquistar o mundo como os outros. E quando alguém trabalha e conquista aparece gente assim para defender o coitadinho que só é coitadinho porque não fez o que tinha que fazer. Vai trabalhar e fazer melhor que a Nespresso ao invés de criticar que já fez! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Billy Puppet Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 E pra conseguir um expresso razoável sem cápsulas? Tem que ter grãos de qualidade, moedor e máquina boa, fazer a moagem correta, calcar o tamper, calcular peso e tempo de extração... É isso aí, Ricardo. Pra mim, quem gosta de sofrer é maluco ou sadomasoquista E ainda vem uns "recalcados" aqui no nosso tópico falar em café com gosto de borracha queimada. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Arthur Oliveira Postado 21 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Galera eu sou iniciante no mundo dos cafés, só quis expor um texto que achei aqui do Antonello que é um barista e consultor experiente... Quanto as capsulas nunca usei, prefiro moer meu grão na hora... mas cada um tem um gosto né ... já pensaram como um café de capsula cria a crema ? Será que tem algum produto químico para fazer a crema ? Grande abraço... Não chamaria de masoquista é um hobby legal, saber extrair o melhor que um grão pode oferecer, mas novamente cada um tem um gosto... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Tem um pressurizador oras.. [emoji14] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Café bom não é para os lerdinhos não. Vc tem razão Billy ... Rsrs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joele Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 O processo é físico e não químico, assim como em qualquer maquina de espresso.A diferença é apenas a forma física que é usada. Isso já muito comentado aqui no forum. Outra coisa... Com tanto café bom no Brasil, será que nós não deveríamos poder entrar em um supermercado e comprar um café razoável, que pelo menos não tenha sido moído com palha, para fazer um simples coado? Tenta para ver o sacrifico que é encontrar... Então, só por essa "malandragem", a grande maioria dos produtores brasileiros já mereceria nosso desprezo ante os estrangeiros. O que os estrangeiros mostraram é que, mercado para bons cafés sempre existiu no Brasil, o que faltava eram os conquistadores para desbravar esse mercado.. Mas deixando de lado a conversa fiada nacionalista, a praticidade da cápsula é imbatível. Tirar um espresso decente realmente exige conhecimentos básicos de barista e oque a grande maioria das pessoas quer mesmo, é só tomar um café decente, venha ele de onde vier. A maioria das pessoas nem teria paladar p apreciar um bom espresso. Para esses, o decente e sem palha já serve e até isso é difícil conseguir no Brasil. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Muita gente prefere pagar pela praticidade mesmo a qualidade não sendo grande coisa. Isso acontece em inúmeros produtos/serviços. Exemplos, lasanha para microondas, suco de caixinha, caldo em cubos, pão, sorvete, fastfood, massa pronta... É interminável. 8 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Otávio Tassinari Dornelles Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 as cápsulas servem como porta de entrada eu comecei com a Dolce Gusto, achei que ia dar um baita salto quando comprei uma Nespresso, acabei descobrindo o processo de fazer um espresso mais próximo do verdadeiro, acabei doando minha Dolce Gusto e nem tomando todas as cápsulas da primeira compra na Nespresso... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Billy Puppet Postado 21 Julho 2015 Denunciar Share Postado 21 Julho 2015 Acredito que essa discursão não vai levar a lugar algum. Cada um vai puxar a sardinha pro seu lado... O mais importante é que o método empregado satisfaça o cliente final. Só tenho dó dos que precisam de alquimia pra beber uma simples xícara de café, né Burny? :lol: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 23 Julho 2015 Denunciar Share Postado 23 Julho 2015 (editado) Discussão paralela que envolve crítica ao método Nespresso movida pra cá. Obviamente que a escolha do local de postagem foi equivocada, razão pela qual foi destacada do tópica da "Batalha do Século". Apenas faço uma reserva: o CdC é espaço para qualquer um que goste de café, inclusive de cápsulas. Não há motivo para qualquer discriminação, especialmente no tópico que aborda especificamente o assunto café de cápsula, frequentado e lido pelo público do café de cápsula. Não gosta do café de cápsula ou quer criticá-lo, há espaço adequado pra isso, mas por certo que não foi o que ocorreu no caso concreto. A administração ficará atenta a esse tipo de situação. Em tempo: os posts sobre sifão foram sumariamente excluídos por não terem qualquer pertinência com a discussão. Regra básica. Favor visitar as leituras obrigatórias. Obrigado. Editado 23 Julho 2015 por Rodrigoks 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 23 Julho 2015 Denunciar Share Postado 23 Julho 2015 Rodrigo disse tudo! O CdC é um espaço democrático, para todos os gostos de cafés, não queremos que um café ou outro seja o método único e preferível de discussão. abs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbcassani Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 Todo mundo aqui gosta de café, o método preferido não deveria ser um problema. Gosto é algo bem pessoal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antenor Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 hahahha a discusão chegpou até no sifão?? Fico imaginando como chegou a isso... :lol: Mas de qualquer maneira, café em capsulas também tem seu lugar, assim como feijão enlatado... Mas eu continuo com o meu ritual diário que eu prefiro muito mais!!! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 Sim Cassani , mas ver o Billy espumando quando a gente chama a borracha queimada de nespresso , não tem preço. :lol: Agora falando sério , o sucesso da Nespresso se deve a 3 fatores : 1) O mais importante é o Governo , ele deu um ex tarifario de 10% depois reduzido para 5% , para a Nestlé , enquanto nós morremos em mais de 100% de taxas e uma espera de 40 a 60 dias em nossas importações , a Nestlé paga 5 % e libera os containers em 4 dias. Se algum dia o ex tarifario cair , uma capsula passa a custar 5 ou 6 reais e uma inissia mais de 1000. 2) Marketing bem feito . 3) O brasileiro, gosta de borracha queimada Nos EUA , onde o americano tem varias opções , o Nespresso foi um fiasco , tanto que obrigou a Nestlé lançar uma maquina exclusiva para o mercado americano (vertuoline) , que tenta copiar o coadão da Keurig , essa sim dona do mercado capsulas lá. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 Antenor, até Aedes aegypti, Taenia, Schistosoma e o bicho-de-pé tem seu lugar ... de preferencia bem longe de mim. Rsrsrs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 CaE, só porque erraram o foco. Americano prefere bebidas maiores. Nestlé investe muito mais em pesquisa de café do que se possa supor em uma análise superficial. A propósito, BP pediu para cancelar o cadastro no CdC. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 Perdemos o Billy?? #voltaBilly Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jaum20 Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 Que tópico "Mamilos"! Vou pensar melhor nas coisas que postar por aqui, rs! Mas concordo com o pessoal que julga a praticidade como um fator que influencie muito na hora de escolher o método. Cada um escolhe o que pesa mais pro seu gosto, qualidade ou praticidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 Nem ví como começou o assunto, mas perder o mestre das capsulas não. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 Essa analise superficial não é minha é do Financial Times , a keurig tem mais de 82% do mercado de coffe pod de 3 bilhões de dolares nos EUA. Aqui Nespresso é sucesso por causa do ex tarifario , com preços normais , ele seria uma excentricidade dos ricos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniciusfm Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 #voltaBilly Nunca "conversei" com ele, mas além de uma ótima referência quanto às cápsulas, ainda sim contribuía, e espero que continue contribuindo, com aqueles que chama de "alquimistas", principalmente em relação a ofertas (eu por exemplo, comprei um tamper dinamométrico de barbada por meio de uma dica dele). Sobre a Nespresso, eu tenho uma, quem mais utiliza é minha mãe, mas eu ainda sim a considero muito útil. Quando preciso botar a cafeína em dia, porém estou sem tempo até para preparar uma AP, ela me serve muito bem. Às vezes o enlatado é o salvador da pátria. O meu primeiro contato com café arábica "em casa" foi através da Nespresso, justamente o caso do texto. Aliás, na minha opinião a crônica é irônica, porém não achei em momento algum agressiva, apesar de não concordar com a conta, ao que não vou me alongar pois é outra discussão que não agrega coisa alguma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 No trabalho, café bom eh Nespresso. O grão usado na super automática não agrada o pessoal não... [emoji14] E eu gosto de cerveja, nem por isso sou adepto de home brewing. Agora, preparar o espresso é quase tão bom quanto toma-lo. #voltaBilly Um fórum precisa de opiniões diferentes, senão acaba a discussão e parte do aprendizado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 Eu falei que era sua? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 ????????????? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Julho 2015 Denunciar Share Postado 24 Julho 2015 Pro CaE, em relação a crítica a Nespresso. Come se vendesse bem apenas no Brasil. Vende tão mal mundo afora que todo mundo quer clonar cápsulas. Problema dos EUA, um dos países que entrou mais tarde, é que lá gostam de bebidas fracas e grandes. E não sou eu quem diz, é o FT. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas