Ir para conteúdo

Crítica a Nespresso


Postagens recomendadas

Bom dia, compartilhando a avaliação do Antonello Monardo ... 

 

 

Obrigado, Nespresso! Por Antonello Monardo‎ 

 

" Obrigado, Nespresso!

Sim, verdade. Agradeço a Nespresso. A cafeicultura brasileira deve agradecer a Nespresso! No início parecia uma derrota: o Brasil, maior produtor e melhor café do mundo sendo invadido por um “café” feito na Suíça. Mas esta “orgia propagandística”, na qual o cliente foi induzido a comprar máquinas e cápsulas coloridas, serviu para espalhar em milhares de casas, escritórios e “buracos” a cultura do café espresso. Agora, as pessoas que foram “induzidas” estão acordando do torpor. É preciso que os cafeicultores, torradores, vendedores de café de qualidade - que aumentaram muito nesta década tornando possível tomar o melhor café do mundo no Brasil sem precisar importar - conquistem seu devido lugar, fazendo um trabalho capilar de convencimento de quem já adquiriu cafés em cápsulas. 

Como fazer isto? Primeiro com um convencimento matemático, até porque trata-se de uma ciência exata e não uma opinião.. Considerando que para fazer um café espresso é preciso 7 gramas de café torrado e moído -para a Nespresso, bastam 5 gr.- se deduz que com mil gramas (1 kg.), se fazem 142 xicaras de cafés. Atualmente, no Brasil, os cafés classificados de gourmet e que fazem parte da BSCA (Brazilian Speciality Coffee Association - Associação dos Cafés Especiais do Brasil), variam o custo por quilo, entre R$ 45,00 e R$ 65,00. Dividindo a média deste valor por 142, o valor de custo de cada xícara será de R$ 0,38. Agora pegamos o valor médio de uma capsula de café que é de R$ 1,90 e subtraímos o valor de R$ 0,38. Obteremos então o custo de R$ 1,52, que é simplesmente o valor a mais que se paga para tomar um café em cápsula.

Agora, considerando um consumo “baixo” de 3 cafés por dia, em uma residência de uma familia de 3 componentes, se obterá um consumo diário de 9 cafés que, multiplicados por 30 dias (um mês), dá 270 cafés mensais. Esse número multiplicado por R$ 1,52 -custo a mais gerado pelo café em cápsula-, teremos um valor de R$ 410 mensais de despesa a mais. Se este valor for poupado por 4 ou 5 meses é possível adquirir uma boa máquina para café espresso automática, que usa “café em grão torrado de verdade” gerando uma boa economia doméstica. No Brasil, se encontram de vários tipos, modelos e marcas. 

Depois do convencimento matemático, passaremos convencimento lúdico: você estará livre!!! Poderá usar as milharas de opções que um país como o Brasil oferece. Um país que produz mais de 80 variedades de arábica, que está entre os melhores cafés de mundo, considerando também as variadas regiões produtoras, onde é possível obter milhares de variações de sabores, nuances e sensações. 

Mais que isto, espera-se da parte de alguns restaurantes que viraram as costas a um dos “ícones” do Brasil, que faz parte da gastronomia brasileira, que repensem e voltem a oferecer legítimo café gourmet brasileiro. Pelos menos, se não por uma questão de patriotismo, por uma questão econômica, conforme informado acima. 

O restaurante que oferece cápsulas de café espresso, mostra uma falta de respeito com relação ao cliente, aos profissionais da cadeia do café brasileiro (agricultor, torrador e barista), e a própria marca: seria como oferecer spaghetti, carne e feijoada em lata! "

 

Fonte:https://www.facebook.com/antonello.monardo/posts/10206341381508511

 
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai, é falta de respeito mesmo! A comparação com spaghetti em lata vou usar no futuro ... Rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Patético...

É o melhor adjetivo para esse texto.

Vem falar em café gourmet... Qualquer coisa com gourmet no meio para mim já cheira a conversa para bobo.

Assis Chateaubriand já falava nos 50/60 que o Brasil tinha que investir em café de qualidade, mas os produtores brasileiros continuaram preferindo vender toneladas de café verde. Depois que os estrangeiros vieram aqui e mostraram o que é café bom o sujeito vem falar em privilegiar o produto nacional. É por causa desse tipo de conversa que o Brasil está aonde está... Ao invés de correr atrás e fazer bem feito, querem levar a vida na conversa fiada..

Continha de português de padaria essa também... O preço  da cápsula, além da matéria-prima, o café, tem pesquisa, patentes, material, fabricação, distribuição, marketing... Por isso cobram mais caro mesmo e podem cobrar que nós pagamos, porque o produto é bem feito. Se além desse custo o lucro deles é maior, ele o é porque eles trabalharam e mereceram esse lucro maior.

Realmente o Brasil tem muito café e bom mesmo. O problema é que temos uma maioria de brasileiros não querem trabalhar o quanto é necessário para conquistar o mundo como os outros. E quando alguém trabalha e conquista aparece gente assim para defender o coitadinho que só é coitadinho porque não fez o que tinha que fazer.

Vai trabalhar e fazer melhor que a Nespresso ao invés de criticar que já fez!
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pra conseguir um expresso razoável sem cápsulas? Tem que ter grãos de qualidade, moedor e máquina boa, fazer a moagem correta, calcar o tamper, calcular peso e tempo de extração...

 

É isso aí, Ricardo. Pra mim, quem gosta de sofrer é maluco ou sadomasoquista :lol:


E ainda vem uns "recalcados" aqui no nosso tópico falar em café com gosto de borracha queimada. :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera eu sou iniciante no mundo dos cafés, só quis expor um texto que achei aqui do Antonello que é um barista e consultor experiente... Quanto as capsulas nunca usei, prefiro moer meu grão na hora... mas cada um tem um gosto né ... já pensaram como um café de capsula cria a crema ? Será que tem algum produto químico para fazer a crema ? Grande abraço... Não chamaria de masoquista é um hobby legal, saber extrair o melhor que um grão pode oferecer, mas novamente cada um tem um gosto...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processo é físico e não químico, assim como em qualquer maquina de espresso.A diferença é apenas a forma física que é usada.

Isso já muito comentado aqui no forum.

 

Outra coisa... Com tanto café bom no Brasil, será que nós não deveríamos poder entrar em um supermercado e comprar um café razoável, que pelo menos não tenha sido moído com palha, para fazer um simples coado?

Tenta para ver o sacrifico que é encontrar...

Então, só por essa "malandragem", a grande maioria dos produtores brasileiros já mereceria nosso desprezo ante os estrangeiros.

O que os estrangeiros mostraram é que, mercado para bons cafés sempre existiu no Brasil, o que faltava eram os conquistadores para desbravar esse mercado..

 

Mas deixando de lado a conversa fiada nacionalista, a praticidade da cápsula é imbatível.

 

Tirar um espresso decente realmente exige conhecimentos básicos de barista e oque a grande maioria das pessoas quer mesmo, é só tomar um café decente, venha ele de onde vier.

A maioria das pessoas nem teria paladar p apreciar um bom espresso.

Para esses, o decente e sem palha já serve e até isso é difícil conseguir no Brasil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita gente prefere pagar pela praticidade mesmo a qualidade não sendo grande coisa. Isso acontece em inúmeros produtos/serviços. Exemplos, lasanha para microondas, suco de caixinha, caldo em cubos, pão, sorvete, fastfood, massa pronta... É interminável.

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as cápsulas servem como porta de entrada

 

eu comecei com a Dolce Gusto, achei que ia dar um baita salto quando comprei uma Nespresso, acabei descobrindo o processo de fazer um espresso mais próximo do verdadeiro, acabei doando minha Dolce Gusto e nem tomando todas as cápsulas da primeira compra na Nespresso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que essa discursão não vai levar a lugar algum. Cada um vai puxar a sardinha pro seu lado...

 

O mais importante é que o método empregado satisfaça o cliente final. Só tenho dó dos que precisam de alquimia pra beber uma simples xícara de café, né Burny? :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discussão paralela que envolve crítica ao método Nespresso movida pra cá. Obviamente que a escolha do local de postagem foi equivocada, razão pela qual foi destacada do tópica da "Batalha do Século".

 

Apenas faço uma reserva: o CdC é espaço para qualquer um que goste de café, inclusive de cápsulas. Não há motivo para qualquer discriminação, especialmente no tópico que aborda especificamente o assunto café de cápsula, frequentado e lido pelo público do café de cápsula. Não gosta do café de cápsula ou quer criticá-lo, há espaço adequado pra isso, mas por certo que não foi o que ocorreu no caso concreto.

 

A administração ficará atenta a esse tipo de situação.

 

Em tempo: os posts sobre sifão foram sumariamente excluídos por não terem qualquer pertinência com a discussão. Regra básica. Favor visitar as leituras obrigatórias.

 

Obrigado.

Editado por Rodrigoks
  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahha a discusão chegpou até no sifão??

Fico imaginando como chegou a isso... :lol: :lol:

Mas de qualquer maneira, café em capsulas também tem seu lugar, assim como feijão enlatado... Mas eu continuo com o meu ritual diário que eu prefiro muito mais!!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Cassani , mas ver o Billy espumando quando a gente chama a borracha queimada de nespresso , não tem preço. :lol: :lol:

 

Agora falando sério , o sucesso da Nespresso se deve a 3 fatores :

 

1) O mais importante é o Governo , ele deu um ex tarifario de 10% depois reduzido para 5% , para a Nestlé , enquanto nós morremos em mais de 100% de taxas e uma espera de 40 a 60 dias em nossas importações , a Nestlé paga 5 % e libera os containers em 4 dias.

Se algum dia o ex tarifario cair , uma capsula passa a custar 5 ou 6 reais e uma inissia mais de 1000.

 

2) Marketing bem feito .

 

3) O brasileiro, gosta de borracha queimada :lol:

 

Nos EUA , onde o americano tem varias opções , o Nespresso foi um fiasco , tanto que obrigou a Nestlé lançar uma maquina exclusiva para o mercado americano (vertuoline) , que tenta copiar o coadão da Keurig , essa sim dona do mercado capsulas lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antenor, até Aedes aegypti, Taenia, Schistosoma e o bicho-de-pé tem seu lugar ... de preferencia bem longe de mim. Rsrsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaE, só porque erraram o foco. Americano prefere bebidas maiores. Nestlé investe muito mais em pesquisa de café do que se possa supor em uma análise superficial.

 

A propósito, BP pediu para cancelar o cadastro no CdC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tópico "Mamilos"!

Vou pensar melhor nas coisas que postar por aqui, rs!

Mas concordo com o pessoal que julga a praticidade como um fator que influencie muito na hora de escolher o método. Cada um escolhe o que pesa mais pro seu gosto, qualidade ou praticidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Essa analise superficial não é minha é do Financial Times , a keurig tem mais de 82% do mercado de coffe pod de 3 bilhões de dolares nos EUA.

 

Aqui Nespresso é sucesso por causa do ex tarifario , com preços normais , ele seria uma excentricidade dos ricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

#voltaBilly

 

Nunca "conversei" com ele, mas além de uma ótima referência quanto às cápsulas, ainda sim contribuía, e espero que continue contribuindo, com aqueles que chama de "alquimistas", principalmente em relação a ofertas (eu por exemplo, comprei um tamper dinamométrico de barbada por meio de uma dica dele).

 

Sobre a Nespresso, eu tenho uma, quem mais utiliza é minha mãe, mas eu ainda sim a considero muito útil. Quando preciso botar a cafeína em dia, porém estou sem tempo até para preparar uma AP, ela me serve muito bem. Às vezes o enlatado é o salvador da pátria.

 

O meu primeiro contato com café arábica "em casa" foi através da Nespresso, justamente o caso do texto. Aliás, na minha opinião a crônica é irônica, porém não achei em momento algum agressiva, apesar de não concordar com a conta, ao que não vou me alongar pois é outra discussão que não agrega coisa alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No trabalho, café bom eh Nespresso. O grão usado na super automática não agrada o pessoal não... [emoji14]

 

E eu gosto de cerveja, nem por isso sou adepto de home brewing.

 

Agora, preparar o espresso é quase tão bom quanto toma-lo.

 

#voltaBilly

Um fórum precisa de opiniões diferentes, senão acaba a discussão e parte do aprendizado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro CaE, em relação a crítica a Nespresso. Come se vendesse bem apenas no Brasil. Vende tão mal mundo afora que todo mundo quer clonar cápsulas. Problema dos EUA, um dos países que entrou mais tarde, é que lá gostam de bebidas fracas e grandes. E não sou eu quem diz, é o FT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...