Ir para conteúdo

Máquina Italiana De Café Espresso Pascucci, R$ 590, 00


Jose Alexandre

Postagens recomendadas

Fui em quem comprou! Depois da abrangente experiência que tive sábado passado no Coffee Lab, e agora com um V60 (e logo uma AP) para cafés de microlotes, confirmei o que eu já sabia na teoria: que na minha Mondialzinha eu estava tirando espressos muito melhores que os coados caseiros à moda antiga, ou espressos melhores do que muitas cafeterias em que já fui; mas que jamais iria tirar um bom espresso que justifique o preço do grão, ou um espresso que chegue perto da riqueza sinfônica de gostos e aromas que o V60 consegue "extrair" de cada grão.

 

Vi duas vantagens na Amarelinha: vai ser fácil enxergar no escuro; e com certeza, espero! rsrs (principalmente pq é 10BAR, segundo o anúncio) vai tirar um expresso melhor que minha C-08 15BAR com filtro despressurizado (ou não).

 

Qualquer dia destes dou um retorno, amarelinho. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa máquina é fabricada pela Tecnosystem, é o modelo antigo da Magic Coffee (atualmente ela é um pouco diferente). A Pascucci, que é uma torrefação italiana com rede de cafeterias que também vende máquinas e acessórios, provavelmente só manda colocar a marca pra revender (atualmente eles não tem mais esse modelo no site). 

 

Parece ser uma máquina bem construída, caldeira de latão, carcaça toda de aço, aparentemente sem OPV ou solenóide. Maquina simples, mas pra durar muito tempo. O maior problema é que, se ela for como essa aqui (e suspeito que o filtro que aparece no anúncio indica que seja), é uma máquina pra sachês. Aliás, me parece que a Tecnosystem só fabrica maquinas pra sachês.

 

Teoricamente acho que você até consegue usar com pó se comprar um filtro apropriado (e imagino que não seja tão difícil achar), mas a distribuição de água do chuveiro não costuma ser muito boa nesses grupos específicos pra sachê. Como já comprou, só testando e avaliando pra saber.

 

Se a distribuição estiver muito ruim pra usar com pó, talvez tenha que pensar em alguma adaptação, algo similar ao kit de dispersor/chuveiro que a Ascaso vende pra converter a máquina de sachê para pó.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro realmente parece pra sachê.

Já tinha notado isso.

Lisboa, depois que a bichinha chegar você podia fazer um vídeo de um expurgo sem o filtro pra gente ver a distribuição do chuveiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno, postarei umas fotinhas quando ela chegar. ;)

 

@Mortari, valeu! Estou na expectativa que seja melhor que a Mondial (15BAR) com filtro despressurizado, que aliás eu já tinha aposentado, porque depois que tirei uns cafés dos bão no coado (V60) não dá mais pra ficar testando (isto é torrando $$$$) o que a C-08 pode me oferecer, como disse acima. Quando a Amarelinha chegar (já comuniquei o pagamento ao vendendor e pedi a gentileza de ele ir adiantando o empacotamento etc., e ele já respondeu que o fará) vou ver esta questão do filtro (também já tinha a suspeita, mesmo antes de comprar) e se algum ferro-velho cafeeiro tem (terá) o que for preciso para os remendos.

 

Quanto ao chuveiro, aqui novamente pensando com os meus grãos, acho que não deve ser pior que o da Mondial em que a água escorre (normalmente só) pelo centro como num filtro naked. rsrsrs Valeu a dica do dispersor do chuveiro, vou dar uma olhada nisso.

 

@Alexandre, oportunamente postarei a distribuição (ou falta de) do chuveiro! rsrsrsr

 

Bottom line: se for melhor que minha atual Mondial, já tô no lucro, ou pelo menos já não tô no prejuízo. hahaha

 

Abraços,

Lisboa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Não, ainda, não tive tempo de sair atrás de acertar a máquina, acho que só pra dezembro, ou ano que vem mesmo.

 

Em resumo... ela é muito bem feita e robusta. O problema é o cachimbo com filtro de 7g, para sachê. Na época eu ainda não tinha um moedor que moesse fino o suficiente, e depois entrei em fase de encantamento com os (recém descobertos, à época) coados! rsrsrs Por ser idealizada para sachê, o chuveiro dela é "pobremático" para pó (uma saída central com uns jatos finos). Uma solução seria o mod que o Mortari sugeriu acima em algum lugar.

 

Já que ela é pra sachê tive uma idéia! Consegui contornar razoavelmente com dois filtros de AP (sim, isso mesmo, cabem certinho) por cima do pó, não deu mais canalizações e a extração melhorou muito; colocando mais um filtro embaixo do pó (ou seja simulando de vez um sachê rsrsrs) estava conseguindo segurar o tempo de extração para acima de 20 seg (cachoeirava pra valer, antes), mas tava muito malabarismo para pouco resultado, principalmente em comparação aos coados. Creio que na Café Cozinha deve ter um adaptador para transformá-la para uso com pó, ou continuar como minha gambiarra de filtros de AP kkkk. Depois, seria necessário um filtro com pelo umas 18g (acho que cabe no PF) e daí ela começa a ficar mais no jeito, para uns testes. Por enquanto tô pensando mais em partir para um Globinho, que segundo a propaganda é o.que permite extrações mais doces que outros métodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma globinho, mas só uso pra impressionar os amigos.

Agora que já tem um moedor capaz pode testar com e sem a gambiarra com os filtros.

São os filtros de papel imagino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, os filtros de papel da AP. Mas na Pascucci vai canalizar sem eles, por causa do chuveiro pra sachê, é difícil explicar em palavras, só mesmo vendo pra entender, e não tenho celular pra filmar! kkkk  Em Dezembro quando minha vida estiver menos corrida, e agora que tenho um moedor rsrs, vou tentar de novo com a Pascucci, e dar mais uma chance pra Mondial com o filtro despressurizado de 14g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...