sergio.m Postado 25 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 25 Agosto 2015 Resumo: - usar no filtro a quantidade de pó nominal e não mudar mais. - distribuir bem o pó no filtro e compactar com tamper plano. - escolher a razão de preparo, talvez uns 40-45% e sempre parar por massa. - só alterar a moagem. Muito extraído e amargo, moer mais grosso. Pouco extraído e ácido, moer mais fino. 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Roberto Buril Postado 25 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 25 Agosto 2015 Se fosse tão simples ;-). O problema é quando vc acha ácido e resolve moer 1 ponto mais fino e choca a máquina... Nem todos tem moedor stepless... Mas realmente gostei da explicação... Bem didático. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Agosto 2015 Autor Denunciar Share Postado 26 Agosto 2015 Aí é que está. Escolher a razão de preparo, o passo antecedente, é mais importante que o ajuste fino da moagem. Você deve primeiro equilibrar o café com a massa de bebida preparada. Se está muito ácido, simplesmente aumente a quantidade de bebida na xícara. Isso deve diminuir a acidez sem precisar mexer no moedor. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jaum20 Postado 26 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2015 Quando eu achei que tinha achado o método... O BR ótimo vai variar de café pra café e de torra pra torra, não é? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 26 Agosto 2015 Autor Denunciar Share Postado 26 Agosto 2015 E de gosto pra gosto. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 26 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2015 Olha só, isto eu constatei por conta. Tem cafés que devem ser extraídos mais e outros menos para chegar num sabor legal. Chato é primeiro chegar numa extração decente, isto é, sem jorrar café ou ficar no pinga-pinga. Para isto ainda é necessário um moedor bom, não? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 26 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2015 Sim Seiti, para fazer como feito no vídeo precisa de um moedor com várias opões de regulagem ou Stepless. Os moedores como o Rocky, o Encore, você terá no máximo uns 2 pontos de regulagem onde se consegui extrair o expresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 26 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2015 Olhem esse comentário e os 4 bar =) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Roberto Buril Postado 26 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2015 Por isso que se fala tão bem de máquinas com controle variável de fluxo ao invés de controle de pressão... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 26 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2015 Não consigo imaginar uma extração de espresso com esses parâmetros ou talvez eu não tenha entendido direito. 200~250ml @ 4bar está exatamente em cima da curva de fluxo de uma Ulka E5. Dá pra fazer o que ele está sugerindo numa máquina doméstica (uma que utilize a Ulka E5, ou seja, a maioria) apenas moendo mais grosso e/ou diminuindo a dose. O problema é: como fica o tempo de extração? 5 segundos? Nem precisa testar pra saber que vai ficar completamente subextraído. A não ser que ele tire um super-lungo de 200mL em 30s, mas aí não vai ser espresso. Se ajustar a OPV pra limitar em 4 bar dá pra conseguir uma extração mais lenta, mas nesse caso o fluxo da bomba não faz a menor diferença pois está limitado pela OPV. O que eu perdi? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 26 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2015 É Mortari, a vazão citada é irrelevante será desviada pela OPV, que parece que regularia nos 4 bar. O bolo daria o fluxo final e a 4 bar. Isso de pressão baixa noto na Mini. Sem ajudar a alavanca a extração deve ir dos 5 aos 1.5 bar. Ajudando, dos 8 aos 4 bar. Não vejo diferença no sabor, talvez apenas uma maior crema na pressão mais alta. O compromisso então é ter um bolo com chance maior de ser bem extraído em troca de um pouquinho menos de crema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Agosto 2015 Autor Denunciar Share Postado 27 Agosto 2015 Eu acho que vocês estão começando a fugir do tópico... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jaum20 Postado 27 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2015 Gostei das dicas do Sérgio, farei com esse método. Uso Hario Slim, no qual a moagem varia muito de um ponto pra outro, ainda não despressurizei o filtro, por que me falta o tamper. Estou usando o 4 clique partindo do ponto em que as mós se tocam e a extração está em 21 segundos. Pergunta: Mudo para o clique 3 (correndo risco de "chocar a máquina") ou dou uma apertadinha no pó de café? P.S. Tô achando difícil definir o "ponto 0" no moedor, não tenho certeza de estar realmente usando com 4 cliques partindo do zero. Mas testei diminuindo, comecei com 6, fui pra 5 e agora estou no 4. Não estou nem retirando as mós pra limpar por enquanto, para não correr o risco de usar um ponto que já testei, sem querer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Agosto 2015 Autor Denunciar Share Postado 27 Agosto 2015 Acho que a única coisa que você pode aproveitar para filtro pressurizador é saber que deixando passar mais água extrai mais. Ajustar a moagem nem sempre terá o resultado esperado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jaum20 Postado 27 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2015 Então não da pra usar esse método com filtro pressurizado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Agosto 2015 Autor Denunciar Share Postado 27 Agosto 2015 Acho que sim, mas com limitações. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 27 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2015 É que com o pressurizado vc não consegue moer tão fino quanto o filtro normal. Se moer tão quanto, o fluxo não passa, pois tem que vencer o bolo e mais a pressurização. O método desse tópico deve funcionar mas com razão de preparo bem mais baixa, moagem mais grossa, faixa de lungos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jaum20 Postado 27 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2015 Amanhã pela manhã farei testes. Vou me "ousar" e tentar com despressurizado também, mesmo sem o tamper. Obrigado! Off topic: Que acham desse? Fica por cinquentinha ou esse? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jaum20 Postado 27 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2015 Constatei agora pela amanhã que devo usar com 4 cliques mesmo, com 3 cliques a extração leva uma eternidade. Acho que o pressurizador está me atrapalhando, pois com dose em 12g e 30g de bebida (BR de 40%) ficou sub-extraído (21 segundos de extração), muito ácido. Esperando o blonding, ficou bem mais bebível. Será que só conseguirei ajustar com o filtro despressurizado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 27 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2015 Justamente. Esperando o blonding vc está fazendo um café com BR menor. A moagem mais grossa te limita a isso, tomar espresso fraco. Mas antes fraco que mal extraído! E um moinho de baixa resolução impede o ajuste de extração via granulometria. O jeito é ajustar pelo BR (parar em massa na xícara diferente até acertar o sabor). 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 28 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 28 Agosto 2015 Esse virou um dos tópicos que acompanharei de perto, hehe Esse método é quase o mesmo que uso, a diferença que não sabia que era o Matt Perger, hehe. Ter o gráfico, ou ao menos imagina-lo, ajuda a compor mais referências pra extração, e pra cafeteria, em que o padrão de extração é importante, ajuda a clarear e definir bem as receitas Chegando em SP vou brincar um pouco no método. Depois da conversa com o Burny e o sergio em outro tópico, e acontecimentos na cafeteria, vou revisar alguns padrões que havia adotado no espaço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jaum20 Postado 29 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2015 Acho que não sei a diferença entre ácido e margo... Estou "em treinamento" ainda e esse tópico tem me sido bastante útil. Estou treinando com o blend One Love da Academia, estava usando moagem de 4 cliques no Hario e estava conseguindo uma BR de 40% com 21 segundos pra uma dose de 14g em exatamente 21 segundos. O café ficava praticamente equilibrado, mas com um pouquinho de amargor (ao menos eu achava que era amargor). Mas decidi mudar pra 3 cliques no Hario, simplesmente por não jugar 21 segundos um tempo ideal. Com 3 cliques a extração pulou para +/- 30 segundos e o café está equilibrado, sem amargor algum. Logo, se precisei afinar a moagem pra equilibrar o que eu sentia não era amargor, mas sim acidez. Conseguindo com o One Love parti para o Ouro Verde, três cliques no Hario e a máquina chocou... Parece que ao trocar o café tenho que começar tudo do zero Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 29 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2015 Jaum, com certeza para cada café vai haver uma moagem. Inclusive com torra diferentes do mesmo café, bem como com a mesma torra mas com muitos dias de intervalo. Até mesmo a mudança no clima pode gerar a necessidade de fazer um pequeno ajuste... Mas a variação, em princípio, não vai ser gigantesca. É mais aquele ajuste fino. Boa desculpa pra ir tomando mais uma dose... Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 29 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2015 Mas a variação, em princípio, não vai ser gigantesca. É mais aquele ajuste fino. Boa desculpa pra ir tomando mais uma dose... Boa desculpa para juntar $ para um moedor bom 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 29 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2015 Rsrsrsrs. E´verdade, Sérgio. Uma mínima mudança na moagem às vezes também transforma um espresso muito bom em um EXCELENTE!!!! Por isso, logo que passei a frequentar nosso Fórum decidi fazer uma loucura e adquiri meu moedor de verdade (antes era de lâminas comprado junto com a máquina...). Um novo mundo surgiu! hehehehe Muitas possibilidades e muitos desafios saborosos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jaum20 Postado 29 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2015 Moedor novo vai ter que ficar beeeem pra depois. O máximo que posso fazer no momento é o mod pra deixar o Hario stepless. E quanto ao lance de acidez e amargor, alguém tem aluma dica pra me dar? ...sempre soube que meu paladar não era bom. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 29 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2015 Acidez: suco de cítricos, iogurte natural, vinagre... Amargor: cerveja, cacau em pó ou chocate que tenha pouco açúcar, chá preto, endívia. Limonada na geladeira com os dias vai deixando de ser só ácida e vai ganhando amargor. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 29 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2015 O Matt Perger chama de acidez o gênero, que abrange por exemplo a espécie azedume (qualidade do que é azedo). Para ele acidez não tem conotação nem positiva nem negativa, já que é gênero. Quanto ao azedume (que é uma palavra feia em português, é!) ele dá uma carga negativa, de algo desagradável e indesejado. Bem... isso na língua, no duplo sentido, e cultura dele. Já eu associo o azedume (azedo) a algo bom, e acidez a algo desagradável. Na salada não aprecio muito o gosto do vinagre (o vinagre de arroz ainda passa), prefiro sempre temperá-la com diversas variedades de limão, melhor se bem maduros (com doçura, também). Minha afilhada fez um treinamento em degustação e, salvo engano, o gosto do limão é chamado de azedo; o do vinagre, ácido. Aqui no Brasil só vejo a expressão acidez, acidez cítrica (isto pra mim é azedume cítrico, em inglês sourness). A coalhada fresca pra mim é levemente azeda (delícia), quando envelhece passa a ácida (ao que associo desagradabilidade). @Sérgio, dê uma leve ferventada no suco de limão, depois faça a limonada e guarde na geladeira, demora dias e dias (talvez uns 4 ou 5) para começar a amargar levemente. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 30 Agosto 2015 Autor Denunciar Share Postado 30 Agosto 2015 Não só na língua dele. Azedume em café é defeito. Questão de terminologia. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 30 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 30 Agosto 2015 Para registro... Na apresentação do vídeo que abre este tópico, o Matt sugere que se leiam pelo menos seis artigos precedentes, lá no próprio The Barista Hustle, para entender o que está por trás de tudo. De fato, aquele vídeo é a ponta do iceberg, o corolário prático de todo um conjunto de conhecimentos e técnicas que levam à tentativa de se conseguir uma extração ideal, seja lá o significa este "ideal". Comecei a ler (e reler, até entender e fixar) um por um, desde o primeiro, todos os artigos do TBH, acredito que em uns 2 meses terei coberto todos, e estarei no acompanhamento semanal. Muito interessante também, os comentários de usuários e respostas do Matt, em cada um dos artigos. Recomendo a todos com (ou sem) um tempinho extra para que mergulhem nas águas em que o Matt flutua e descubram do que é feito o iceberg Pergeriano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas