Ir para conteúdo

Fazendo: Naked portafiltro


NiltonSS

Postagens recomendadas

Se fizer updosing na minha Graef ela vaza, com dose normal funciona perfeita. Sim, e por aí, com um filtro maior também deveria resolver.

Na Strega, que tem um bruta grupo comercial podes fazer de tudo que agüenta, mas os "home" são bem mais sensíveis.

Repara que só alguns cafes se beneficiam com updosing, outros ficam melhor com doses menores, mas como habituamos com as doses maiores acabamos fazendo updosing com todos ...

Hoje, quando experimento um café novo (e não tenho dicas sobre ele) começo com 14 gramas e daí vou calibrando.

Com teu BB005 fica fácil ajustar o ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, outra que estou gostando, e que pode te ajudar para emular uma PI, é usar filtro de 18gr para dosagens menores (tipo 16gr).

Comparando com um de 14gr , tem o espaço para mais 4gr (não utilizados com pó) que são preenchidos por agua a baixa pressão, desde que a mesma só aumentará uma vez que o filtro encha totalmente, Penso que desta forma conseguiria molhar "melhor" o bolo (pun not intended :-)

Para mim funcionou bem com alguns grãos, aparentemente com mais claros ou mais complexos, parece "amplificar" o sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto só tenho os filtros originais da Gaggia, Bernardo. O que me intriga é que com o portafiltro original praticamente nunca vaza, mesmo em ristrettos. Eu me habituei a dosar em 17g, tenho que experimentar mais com dosagens menores. De qualquer maneira realmente é fácil ajustar esses fatores no BB005.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Minha Ascaso está vazando há algumas semanas mas curiosamente o vazamento é muito maior no PF naked do que no original.

 

Acho que possa ser algum desalinhamento das abas, gerando um encaixe não paralelo entre a borda do filtro e a borracha do grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Leo. Coisinha irritante isto! Estou pensando em fazer uma coisa bem simples pra ver se funciona. Estou pensando em colocar um atilho (vulgo elástico ou borrachinha de dinheiro) embaixo do aro do filtro, pra aumentar ligeiramente a altura dele em relação ao portafiltro e ver se encaixa com mais força. Por ser um material flexível, pode também adaptar a pressão onde for mais necessário.

 

Veremos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já estive aí ... Fui apertando com mais força para vedar melhor.

Inclusive coloquei 3 juntas de silicone e uma de papel (fui aumentando gradualmente) entre o grupo e o "gasket" para aumentar a pressão do PF com o grupo.

O único que consegui e começar a deformar o "collar" do grupo, e o que resolveu foi diminuir a dose.

O que deve estar acontecendo é que a superfície dos furos (tamanho dos furos x número de furos) do filtro que veio com naked deve ser sensivelmente inferior ao do filtro original, o que aliado a um bolo muito grande, restringe demais a saída do café e consequentemente aumenta a pressão acima do nível projetado para a maquina.

 

O que eu reparei é que, frequentemente, atribuímos a maior quantidade de cafe utilizado na sobredossagem o melhor sabor obtido.

Mas de fato a causa do melhor sabor não é essa.

O que normalmente acontece é que na sobredossagem o tamper chega até a borda do filtro e o nivelamento fica fácil.

Com menos pó, o tamper fica dentro do filtro e é muito mais difícil nivelar, consequentemente a extração é pior e achamos que a causa é porque usamos pouco café.

 

Quando já achamos que estamos em outro nível e que não cometemos mais os erros iniciais, quando algo dá errado, novamente precisamos voltar e verificar os básicos.

 

Pessoalmente, considero o nivelamento a parte mais importante do tamper. Mais o menos força, polimento, grãos soltos não farão grande diferença, mais distribuição e nivelamento definem o shot.

 

Eu tenho três tampers de mão: um com 8mm de altura da base, outro de 10mm e outro de 16mm.

Se a distancia do cafe até a borda do filtro é muito grande e nivelo (cuidadosamente) com algum dos menores, quando confiro com o mais alto freqüentemente encontro diferenças de 1 a 2 mm de um lado para outro, que ficam invisíveis com os mais "baixos", e que resulta em um desnível da vertical de até 20 ou 30 graus.

 

Evidentemente que nestes casos a extração é pior, podendo ou não dar channeling, mas sempre em maior ou menor grau acaba interferindo no sabor.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já estive aí ... Fui apertando com mais força para vedar melhor.

Inclusive coloquei 3 juntas de silicone e uma de papel (fui aumentando gradualmente) entre o grupo e o "gasket" para aumentar a pressão do PF com o grupo.

O único que consegui e começar a deformar o "collar" do grupo, e o que resolveu foi diminuir a dose.

O que deve estar acontecendo é que a superfície dos furos (tamanho dos furos x número de furos) do filtro que veio com naked deve ser sensivelmente inferior ao do filtro original, o que aliado a um bolo muito grande, restringe demais a saída do café e consequentemente aumenta a pressão acima do nível projetado para a maquina.

 

Bernardo,

 

1) Uso o mesmo filtro no portafiltro naked e no original, então não é esse o problema.

 

2) Quanto a restrição causada pelo bolo, não seria a mesma em 14g ou 17g se o fluxo for mesmo, digamos, 50 ml em 25s?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ha ! O filtro é o mesmo ?

 

Então parti da premissa errada.

 

Vejamos: a maquina é a mesma, o filtro o mesmo, a quantidade e tamanho do pó e o mesmo.

Então a única diferença está no portafiltro, ergo ...

Tenta ver o que está errado com ele. Borda desnivelada ? Muito grossa ou muito fina ? Altura das "orelhas" até a borda ? Inclinação das "orelhas" ? Diâmetros interno ou externo diferentes do original ? Outras ?

 

Conclusão: se o defeito esta no PF, a solução mais lógica é "consertar" o PF.

Se "adaptas" a maquina, ao PF problemático, corres o risco de criar problemas com o PF original.

 

Sobre a restrição: se o grau de moagem é igual, 17gr restringem o fluxo mais que 14gr.

Evidentemente que aumentando o grau de moagem podes deixar os dois fluxos iguais, essa é exatamente a idéia tanto de regular o fluxo através da dosagem quanto de poder usar mais pó e utilizar uma moagem mais grossa.

Mas tudo isso você esta cansado de saber ...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conclusão: se o defeito esta no PF, a solução mais lógica é "consertar" o PF.

Se "adaptas" a maquina, ao PF problemático, corres o risco de criar problemas com o PF original.

 

kkkkk!

Realmente, é um risco. De fato, acho que tua conclusão (assim como a minha) é correta, o problema só pode ser no portafiltro. Na inspeção visual não se nota diferença importante, mas que há, há. Inclusive ao encaixar o portafiltro naked percebo consigo atarrachá-lo mais no grupo, o que significa que deve haver um diferença mínima (mas suficiente) a menos na distância entre as orelhas e o limite superior da borda do portafiltro naked em relação ao original. O vazamento é sempre no mesmo lugar, no lado que fica para a máquina.

 

Como o naked entra mais macio, acho que o truque do elástico pode (pode...) funcionar adicionando só um pouquinho mais de pressão, pra ver se fica parecido com o que faz o original. Claro que não quero esgaçar a máquina, por isso vou testar com cuidado.

 

Sobre a restrição: se o grau de moagem é igual, 17gr restringem o fluxo mais que 14gr.

Evidentemente que aumentando o grau de moagem podes deixar os dois fluxos iguais, essa é exatamente a idéia tanto de regular o fluxo através da dosagem quanto de poder usar mais pó e utilizar uma moagem mais grossa.

Mas tudo isso você esta cansado de saber ...

 

Nunca é demais repisar os conceitos básicos. O fato é que com os poucos cafés que já usei gostei mais do sabor como doses ao redor de 16-17g do que as de 14. Normalmente se consegue mais doçura nas doses menores (=moagens mais finas), mas às vezes o amargor fica ressaltado demais. Pode ser só uma característica dos cafés que tenho usado, porém. Quando vejo que o café já tem algum amargor residual aos 17g nem tento reduzir a dose. Fiz um teste de 14g com um Grenat Bourbon Vermelho que comprei recentemente, mas ficou muito amargo. Nesse café eu acho que eles erraram a mão na torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito Rodrigo, sempre verificar os conceitos básicos !

 

Amargor tem relação direta com temperatura alta e excesso de tempo de extração (sobre-extração).

Há uma informação na rede de que a temperatura idea seria de 93ºC + - 2ºC.

Esta informação está em desacordo com a do Instituto (bem como, modestamente, com a minha experiência) que é de 88ºC + - 2ºC. (ver abaixo).

Tanto que o pessoal da Strega preconiza flush de 3 a 5 segundos mas para mim funciona melhor de 3 até 10 segundos, para alguns cafés mais amargos.

 

Bandinha elástica utilizei (umas 3) para vedação do PF com manómetro, porém como se movimentam só funciona se uso for eventual, difícil fazer funcionar continuamente.

Talvez preencher a borda interna do filtro com borracha de silicone (daquela de tubo, usada para rejuntes) ? É claro que precisarás um filtro só para este PF ...

 

 

 

Quali sono i parametri tecnici più importanti per preparare l’Espresso Italiano Certificato?

 

È essenziale partire da una miscela qualificata che viene lavorata con un macinadosatore qualificato e una macchina qualificata da un operatore abilitato, attenendosi ad alcuni parametri importanti:

Qual’è la tazzina ideale per l’Espresso Italiano?

È una tazzina di ceramica bianca e senza decori interni, di sezione ellittica, con una capacità di 50 - 100 millilitri. Solo con una simile tazzina è possibile apprezzare pienamente l’aspetto di una crema eccellente, il profumo prezioso e il gusto caldo e morbido di un espresso.

 

Porzione di caffè macinato necessaria 7 g ± 0,5

Temperatura dell’acqua uscita gruppo 88°C ± 2°C

Temperatura bevanda in tazza 67°C ± 3°C

Pressione di immissione dell’acqua 9 bar ± 1

Tempo di percolazione 25 secondi ± 5 secondi

Viscosità a 45°C > 1,5 mPa s

Lipidi totali > 2 mg/ml

Caffeina < 100 mg/tazzina

Millilitri in tazza (compresa la crema) 25 ml ± 2,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amargor tem relação direta com temperatura alta e excesso de tempo de extração (sobre-extração).

Há uma informação na rede de que a temperatura idea seria de 93ºC + - 2ºC.

 

Sem dúvida. Mas esse (Bourbon Vermelho da Grenat) é um café que apresentou amargor até em um filtrado que fiz pra tirar a prova. Acho que foi erro de torra no lote que eu peguei mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uma informação na rede de que a temperatura idea seria de 93ºC + - 2ºC.

Esta informação está em desacordo com a do Instituto (bem como, modestamente, com a minha experiência) que é de 88ºC + - 2ºC. (ver abaixo).

 

Bernardo,

 

Não diria que essa informação está em desacordo. Na verdade a maior parte do material hoje espalhado na Internet está mais adequado às escolas contemporâneas de espresso e que utilizam altas doses. Uma dose maior implica em maior massa de café, que por estar à temperatura ambiente requer uma extração com maior temperatura para compensar a maior perda de calor no contato entre a água e o bolo. Por outro lado, as torras em geral mais escuras da escola italiana acentuam os amargores do café e portanto são intolerantes a extrações muito quentes.

 

É comum a utilização de temperaturas mais altas entre baristas da escola contemporânea, ou 3rd wave, ou do West Coast ou seja lá como querem chamar esses caras... ;)

 

O que deve estar acontecendo é que a superfície dos furos (tamanho dos furos x número de furos) do filtro que veio com naked deve ser sensivelmente inferior ao do filtro original, o que aliado a um bolo muito grande, restringe demais a saída do café e consequentemente aumenta a pressão acima do nível projetado para a maquina.

 

Com relação à pressão, isso até pode ser verdade em algumas máquinas fajutas, mas não deveria. Pense que as máquinas com solenóide são lavadas por backflush, no qual a pressão é estática e portanto maior do que a pressão de qualquer extração, por mais elevada que esta seja. Não me parece crível que uma máquina seja projetada de tal forma a não suportar a pressão de uma extração que entupiu, por exemplo. Sendo assim entendo que se há restrição demais, esta ainda assim nunca imporá à máquina uma pressão maior do que a resultante do uso de um filtro cego, por exemplo.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal quando se projeta uma solução e ela dá certo. A idéia do elástico de dinheiro do lado de fora do filtro, embaixo do aro deste, foi um sucesso total pra vedar o grupo. Fiz um shot naked sem uma gota de água disperdiçada! E também não notei que forçou a vedação, pois o elástico absorve a pressão extra.

 

Fica a sugestão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Arrumei mais um serviço pro meu pai! Hehehe... Filmei o processo e foi bem legal de ver, então estou compartilhando aqui com vocês. Fiz 3 extrações depois, mas acabei nção filmei. O importante é que ficou bem legal e não tomei nenhum esguicho de café! :)

 

CQNkuuum.jpg

 

 

p.s.: Se tiver um tópico melhor para esse post, favor movê-lo de lugar. Não encontrei um lugar mais apropriado.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses meninos só dão trabalho para os pais... e além de não ajudar, ainda ficam fazendo piadinhas...  :huh:

 

Impressionante como ele segura o PF na mão enquanto a serra vai cortando... não usa nenhuma morsa nem nada, só na força física mesmo...  :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Homi forte, né, Anita?! Fiquei preocupado com ele serrar a mão junto, mas, aparentemente, estava tudo sob controle. Hehehe... Na hora eu falei pra ele tomar cuidado, mas depois resolvi ficar quieto e parar de palpitar... Além de ficar dando trabalho, ficar dando pitaco na ajuda dele não é muito legal. :P

 

Sem querer desmerecer o trabalho, me pareceu bem simples fazer o corte com a furadeira de bancada e serra copo. rafaelroxalot, tenta descobrir aí em Sanca algum lugar que tenha o equipamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...