Ir para conteúdo

Próxima compra coletiva - para quando?


JorgeO

Postagens recomendadas

Salve Rafa,

 

sim, tudo indica que o café é proveniente da mesma fazenda que o Tarcisio que era vendido na Academia do Café. Acontece que a mesma fazenda produz diversos cafés em variedades, talhões e processamentos diferentes e isso resulta bebidas completamente distintas na xícara. Ainda não cheguei a negociar um café em específico com eles, estou buscando primeiramente produtores que estão interessados em negociar conosco. Somente em um segundo momento é que entrarei em contato buscando um café em especial. De qualquer maneira, valeu pelo toque do Mundo Novo, vou ficar atento para não colocar esse café na mesa de negociações. 

 

Só a título de curiosidade, eu provei um café fermentado deles na SIC que resultou em uma bebida bastante complexa: frutada, doce e com notas nítidas de frutas vermelhas, framboesa em especial. Mas antes que fiquem animados, o café foi um experimento e dificilmente será repetido, uma vez que o processo de fermentação é bastante complexo e de difícil repetibilidade. Bem, fica a esperança de que podemos conseguir algo de semelhante qualidade. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a mesma fazenda do Tarcisio da Academia sim. O da Academia sempre tem uma boa doçura; não alta, mas OK. Na ficha que vc postou, Rafa, fala "doçura alta". Pode ser um problema da torra, ne?

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo não ser muito fã de mundo novo. Todos que bebi seguiam essa linha:acidez baixa,doçura alta e corpo alto.Acontece que além de eu nao ser fã, espero que pelo menos a doçura ele tenha. O Luke do Campo Místico é bom principalmente por causa disso,é muito doce. Um café pode até nao ser complexo e ter acidez,mas doçura tem que ter,é o caso do mundo novo do Campo Místico ,não tem nada que me chame a atenção, mas a doçura,opa,essa sim é campeã. E olha que não é somente memoria gustativa não, nos ultimos 15 dias que eu me lembre,bebi pelo menos 4 mundo novo,esse Tarcisio,o da Grenat "Dry on tree",o Evanete do Atelie de Goiânia e o Luke.O único que eu gostei de verdade foi o Luke,o resto não tenho vontade de beber de novo e talvez o Evanete numa torra que remeta a toffee. Burny,quando vc diz doçura ok,eu penso se ok é doce de verdade ou não. ...eu nao senti a doçura alta no Tarcísio igual sinto no Luke.Pode talvez ser um problema de torra,mas repito que a torra era bonita,média num marrom bem legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mundo novo da CM fica muito bom na moka ou na prensa francesa. Concordo que é pra quem gosta de doçura e não acidez. Eu tenho feito o bourbon amarelo deles também nesses métodos e também gostei do resultado. Não tomo tanto ao longo do dia, mas no café da manhã eu acho uma boa pedida.

Acho bom se falar sobre as características dos cafés pro pessoal novo especialmente. Não só cada um de nós tem um gosto distinto, mas também tomamos cafés diferentes em horas diferentes.

Pra quem está prestes a entrar no mundo da torra, dêem uma olhada nos vídeos de torra na Pop Fun. Tem um meu (esse você acha no youtube em "torrando Caconde"), mas tem outros também. Ao menos mais uns dois ou três. Vale a pena pra já ir se animando.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ja vi até um seu explicando a torra e cv com uma moça em espanhol cara... 

Vi tmb que vc usa só o Dimmer na PopFun, pq nao quis separar a ventoinha? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sabia que esse vídeo tava na rede também. Fiz pra uma amiga argentina da minha mulher. É parecido com o outro, em português.

Separar a ventoinha seria ótimo. O negócio é que eu sou completamente inepto pra essas coisas. Por isso eu comprei aquele dimmer for dummies. Com ele é só ligar na tomada. Tem a desvantagem de ter que ficar mexendo o tempo todo, mas pelo menos não quebrei a pipoqueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahah "for dummies" foi boa... Rapaz... Compra a fonte, imprime as fotos da galera fazendo as mods e leva pra alguem q meche com eletronico pra soldar pra vc, nao vai te cobrar 20,00. Ja leva a pipoqueira aberta e tals..

Me da uma leve impressão q com a ventoinha separada a torra fica um pouco mais uniforme...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre cafés do Espirito Santo - como estou sem grãos de alta qualidade, comprei na Lucca aqui em Curitiba um torrado do Sítio Bateia nas montanhas do Espírito Santo.

 

Aprovado, acho que pode ser um bom candidato para compra.


não sabia que esse vídeo tava na rede também. Fiz pra uma amiga argentina da minha mulher. É parecido com o outro, em português.

Separar a ventoinha seria ótimo. O negócio é que eu sou completamente inepto pra essas coisas. Por isso eu comprei aquele dimmer for dummies. Com ele é só ligar na tomada. Tem a desvantagem de ter que ficar mexendo o tempo todo, mas pelo menos não quebrei a pipoqueira.

Não quero desanimar, mas fiz isto com uma pipoqueira. Ventoinha separada, termômetro, dimmer.

 

Desisti. Parece que sem o "shake" a torra é muito desigual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, também sou daqui de BH e estou sempre na Academia, e pra mim, ainda não achei café melhor do que lá. Infelizmente aqui em casa quem toma café sou só eu mesmo, e não torro em casa, como eu moro relativamente perto da academia, vou lá compro ele torrado mesmo. Gosto da torra do Ivan! 

já tomei o tarcisio, matas de minas, icatu (muito bom), espirito santo, um café de plantio de alta altitude que não me lembro qual era, fazenda esperança e os blends diários que eles fazem (geralmente bem equilibrados e doces). 

Aqui em BH total recomendo o Café da Academia e a Academia do Café!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurélio, para muitos tambem é uma questão de dinheiro. Nos p.ex. consumimos uns 3 a 4 quilos de café por mês em casa. Na Academia 14 pacotes custam uns 500 reais. Comprar essa quantidade como café verde sai na faixa de 100. Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Vou tentar lançar uma consulta ainda essa semana para decidir os cafés.

Igor,gostaria de comentar aqui rapidamente. Em primeiro lugar gostaria de deixar claro que não é uma crítica,ok? Na nossa procura pelos cafés da compra coletiva desse ano, acho que deveria haver uma distinçao por preço e qualidade. Estou falando isso porque sei de pessoas que compram pelo preço.E outras preferem qualidade.E os que compram por preço reclamam do preço dos de melhor qualidade,e os que querem qualidade não importam se o café for muito barato ou não. Estou falando isso por alguns motivos. Primeiro quando um produtor fala que vai passar um café mais barato pra gente na compra coletiva,ja fico grilado porque eu não quero preço e sim qualidade,e a gente sabe que normalmente o mais barato não é o melhor. Outra coisa, existe uma parcela de torradores domésticos aqui que torram cafés do mundo inteiro e já não bebem mais qualquer coisa.Digo isso pq já aconteceu muita coisa aqui que justifica o comentario. Exemplos: o Nda daquela primeira compra era um e o segundo foi outro que nem se compara ao primeiro, resultado, na primeira compra nao deu pra quem quis,fiquei com 1 kilo,e na segunda consegui comprar 5 kilos,mas já não era o mesmo café,fiquei um pouco decepcionado com o produto entregue pelo Clayton que apesar de não ser o mesmo,é bom,mas não tanto como o primeiro.Aconteceu comigo tambem uma coisa interessante,comprei o café do Valmor em uma das compras mais antigas que eu não gostei,decidi não comprar mais. Depois rolou um late harvest q fiquei sabendo ser muito bom e o luke,q tb não comprei e é muito bom porque esse eu torrei e bebi.Já comprei cafés excelentes na compra coletiva,mas já comprei alguns bem normais,isso ao longo dos anos.Espero que agora que você está cordenando esse processo tenha como prioridade a qualidade e se houver busca por preço,que faça uma distinção de preço e qualidade no momento da compra. Não tem nada mais chato que vc comprar um café pra torrar e perceber que estaria melhor se estivesse comprando café torrado de qualidade. Só relembrando,não é uma crítica é um comentário, o trabalho que vc vem fazendo na compra coletiva é sensacional! Aguardo a proxima compra!
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o post do Rafa:

 

O kilo do café torrado dito de qualidade custa de R$ 80 para cima.

 

Na última compra, se estou certo, o Kg mais caro estava na faixa de 30 mais despesas. Eu pagaria isto de bom grado por um bom café.

 

Uma nota sobre o café do Clayton (que comprei já torrado): Gostei muito, menos do Moka, que era mais caro....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rafa, todo comentário construtivo é sempre bem vindo. Compreendo o que você está colocando e espero que entenda minha parte também. Eu sempre busquei por qualidade, acontece que é difícil para mim provar os cafés e dar uma avaliação dos mesmos. Na maioria das vezes ficamos presos a avaliação dos produtores ou de pessoas que confiamos. De todos os cafés das Compras que organizei o único que tive oportunidade de provar repetidas vezes antes de colocá-lo na Compra Coletiva foi o lote do Luke. Eu nunca escondi isso de ninguém. Volte nos tópicos das C.C. e verá isso. Então quando você diz:

Espero que agora que você está coordenando esse processo tenha como prioridade a qualidade e se houver busca por preço,que faça uma distinção de preço e qualidade no momento da compra. Não tem nada mais chato que vc comprar um café pra torrar e perceber que estaria melhor se estivesse comprando café torrado de qualidade. Só relembrando,não é uma crítica é um comentário, o trabalho que vc vem fazendo na compra coletiva é sensacional! Aguardo a proxima compra!

eu me sinto de mãos atadas, pois não tenho como garantir na maioria das vezes a qualidade dos cafés. Por isso que sempre busquei fazendas de renome para as Compras, pois assim a chance de pegar um café ruim é menor.

 

Saiba que gostaria muito de poder atestar da qualidade e fazer essa distinção que sugere, mas isso é muito difícil dentro das minhas limitações de tempo e competência. Além disso, se eu não tivesse ambas limitações eu não estaria fazendo o que faço de graça, eu já teria montado um negócio e estaria cobrando pelos cafés. O que posso lhe prometer é que tentarei deixar mais claro nas próximas Compras Coletivas os riscos envolvidos quanto a qualidade do cafés, daí caberá a cada um escolher se deseja participar ou não.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Igor,estou no aguardo de mais essa compra coletiva! Sei q vc fará o melhor e terá uma trabalheira danada ,e uma encheçao de saco dos membros muito grande tb. Só quis dizer em outras linhas,q quando um produtor te falar que vai vender uma saca mais barato, diga a ele que queremos as melhores e não as mais baratas.Se as melhores forem as mais baratas ok,do contrario vamos deixar as mais baratas pra serem servidas de blends na cafeterias normais.Obrigado Igor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez seria interessante mencionar que muitos produtores não mandam amostras para avaliação prévia e também é bastante incomum vender uma única saca. Já é bastante trabalho para o Igor ligar uns x vezes para os produtores e p.ex. conseguindo uma saca do disputado NdA. Ainda esperar que ele avalia e discute a qualidade dos cafés antes ... Rafa, porque vc não toca a próxima compra coletiva e oferece esse serviço? Rsrs

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny,sei das dificuldades envolvidas no processo,compro café cru antes de existir as compras coletivas e também na época que o Márcio organizava.Quem fez o primeiro contato com a Unique foi eu,ja fiz contato com algumas fazendas/produtores antes de existirem as CC.Essas últimas CC do Igor foram muito bem organizadas e a qualidade dos grãos sempre muito bons. O esquema das planilhas online e todo o resto,sem críticas ao processo e a forma que tem sido feito,excelente a maneira que o Igor está fazendo.Sobre tocar uma compra coletiva,muitos usuários aqui tem condições de fazê- lo,se um dia o Igor parar, com certeza os usuários daqui não iam deixar a peteca cair.Já ofereci em outros posts aqui ajuda ao Igor,e a quem quer que faça a compra coletiva.Se o Igor precisar é só chamar.Valeu!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, entendo. Concordo p.ex. com vc que o 1o NdA foi bem melhor do que 2o, só acho que as nossas opções são arriscar e ver o que o Clayton manda ou não arriscar. Dependemos da boa vontade dos produtores (p.ex. acho muito legal que o Valmor, o Candido e o Bruno disponibilizaram ótimos cafés para a gente) e não vejo a viabilidade de uma uma avaliação previa dos cafés em geral.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz concordamos no Nda! O Valmor e o Cândido estão de parabéns pelo produto que enviaram,e acredito que esse ano enviarão cafés ainda melhores,baseados na confiança e no histórico entre as partes.O que será que o Bruno vai mandar esse ano? O Valmor está testando esses lotes já tem algum tempo,pelos relatos que li da Anita e do Guilherme vem coisa boa aí. ...

Myamoto,aposto que vc ja sabe de tudo....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei do Forquilha que o Bruno vendeu para a gente e do Rubi. Acho que não temos nada do Bruno esse ano ...

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Bruno me vendeu lá na academia aquele Icatu da fazenda que era do pai dele e que agora com a morte do Zinho ele que toca. Aquele cafezim é bão dmais!

O Forquilha foi muito bom msm Burny!Valeu a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda com contatos em andamento pessoal. Vou pedir que aguardem um pouco mais. 

 

De qualquer maneira vou adiantar meus planos. Pelo o que estou vendo alguns produtores não terão condição de nos mandar café ainda esse ano. Minha ideia então, é tentar levantar uma compra com os produtores que consigam nos passar o café até o início de dezembro e, além disso, já deixar esquematizada uma próxima Compra Coletiva para fevereiro do ano que vem, com outros cafés e outros produtores que não conseguirão nos atender este ano. O que acham? Se reduzirmos o período entre as compras, não precisamos negociar 200kg como fizemos da última vez. Podemos dividir a compra em duas menores e assim ter mais opções de cafés. 

 

Abs,

Igor 

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...