Ir para conteúdo

Próxima compra coletiva - para quando?


JorgeO

Postagens recomendadas

Guest Pedro Nunes

Pedro: não oferece ajuda não pro Igor, que ele vai te colocar para carregar saca de 60 kg de café escada acima.

 

Deixa ele se virar. :)

Anita,

 

vou pegar emprestado o skate que o Ivan da Academia do Cafe usa pra transportar as sacas de café lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pedro, se frequenta muito a Academia existe uma grande possibilidade de já ter te visto por lá! 

 

Bem, de qualquer maneira seja bem vindo, quanto mais ajuda melhor!!! E o CdC BH tá crescendo... daqui a pouco tá tudo dominado!!!  B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com os preços que ando vendo sobre compras coletivas eu vou ter que entrar pro clube das torras caseiras tmb...   <_<  <_<

 

Só pra matar minha curiosidade, alguém que torra em casa por favor pode me dizer os prós e os contras dessa prática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prós: economia a longo prazo, café sempre fresco, ajuste da torra pro seu gosto, diversão, hehe

 

Contras: qualidade inferior em comparação com torradores profissionais operados por mestres de torra, tempo e trabalho (gasto uns 40min pra organizar tudo, torrar e limpar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe, para quem faz em maior parte espresso como eu, por incrível que pareça há uma certo inconveniente. Torra muito fresca!

 

Por relaxo, acabo torrando só quando o estoque de torrado já está baixo. Ou seja, quando o estoque acabar, o recém torrado ainda não descansou os mais de 7 dias que na minha opinião é o mínimo.

 

Claro que sei que isso é um problema de organização, mas na prática é o que geralmente acontece :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis, acho que a diversão supera o tempo e o trabalho... kkkkk

 

Mas a qualidade inferior é muito perceptível, ou vc diz isso pq ha torras que não ficam a seu gosto?? 

Tipo, toda torra tem qualidade inferior?

 

Sergio,já ouvi falar mesmo que pra liberar todo o CO2 a ponto de um equilibrio seria 7 dias mesmo, 

mas meus planos de inicio são exatamente contra isso, vamos supor,

torrar 200g todo final de semana e assim beber na próxima semana, ou seja, usarei o café entre 7 e 14 dias de torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que se torro a minha demanda de compra já torrado vai ser muito inferior, mas ainda sim comprarei cafés ja torrados,

micro e nano lotes por exemplo.

Minha duvida base é, se eu torrar em casa eu vou perder qualidade dos cafés?

Ou os cafés de torra domestica tem qualidades comparáveis com café torrados profissionalmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com os preços que ando vendo sobre compras coletivas eu vou ter que entrar pro clube das torras caseiras tmb...   <_<  <_<

 

Só pra matar minha curiosidade, alguém que torra em casa por favor pode me dizer os prós e os contras dessa prática?

 

O meu gosto p/ café é muito específico. Detesto café muito torrado, que a maioria das pessoas acha normal. Extra forte, então, Xô satanás! :D

 

Antes de começar a torrar experimentei muitos cafés "gourmet" e pouquíssimos chegaram ao meu gosto.

 

Isto p/ mim justifica todo o trabalho de torrar, deixar descansar 10 dias para chegar no ponto.

 

Tentei torrar na pipoqueira, e o resultado final foi uma pipoqueira encostada em algum lugar na casa.

 

O Behmor p/ mim vale seu peso em ouro. E precisa de um bom planejamento para não ficar sem grão de boa procedência (não basta ser sul de minas ou bahia, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem que eu queria um Behmor, ma$$$...

Terei que me contentar com a pipoqueira... =S

Outra coisa, vc fez as mods da pipoqueira? Dimmer, termômetro, fonte?

 

E vender a pipoqueira por 1/3 do preço JorgeO?

 

Ps: se algum moderador quiser criar um novo tópico e movimentar pra não desviar o assunto deste tópico eu agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu fiquei um bom tempo sem comprar café torrado. Comprei/ganhei há pouco tempo uns cafés torrados bons. Não achei que a torra da pop fun com dimmer deixasse a desejar. Fica mais heterogênea, mas na xícara fica tão boa quanto.

Acho que o que o Sérgio falou é mais relevante, mas tem também o outro lado da moeda: se você quiser tomar coado, tem sempre torra fresca. Comprando torrado, às vezes a torra não é assim tão fresca. Sem falar que em geral você não pode escolher o tipo de torra no café torrado (há exceções, mas não é comum), mas torrando em casa pode fazer ora uma torra clara pra coar, ora uma mais avançada pra expresso.

 

Enfim, é um admirável mundo novo, como diria Miranda (essa foi especial pro Miyamoto - por anda, por sinal?).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe, digamos que depois de pegar o jeito da torra meus cafés ficam muito bons, mas nunca tão bons quanto os melhores que já comprei já torrados... parte disso é o equipamento e técnica, parte é a necessidade de ir experimentando e acertando a torra pra cada café. Quando vc compra um torrado, o mestre de torra já passou por essa fase de otimização da torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Eu torro e compro café torrado Tb. É algo saudável a fazer e que estimula o aprimoramento.

O mais importante que eu acho é o aprendizado.Vc passa pra um outro nível. ...o cara que torra normalmente aprende mais,e entende mais de cor,caramelizaçao,acidez...é um aprimoramento como o Guilherme diz...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

O Behmor p/ mim vale seu peso em ouro.

Pra mim tb,gosto do behmor. Vc fez o upgrade do behmor que permite regular os parâmetros Jorge?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não concordo com alguns comentários sobre a qualidade da torra. Realmente no começo do aprendizado o torrador doméstico(a pessoa) faz muita cagada. Mas depois de conhecido o equipamento,o grão e os macetes,a torra nao fica devendo nada pra maioria das torras que tem por ai,inclusive fica bem melhor que a maioria das torras que eu vejo por aí. Claro que as minhas torras não ficam iguais às do melhores torradores do mundo,mas mesmo assim ficam excelentes,sem dever nada. Tem uma outra coisa aí, as torras dos melhores torradores do mundo são melhores que as minhas?Sim,mas eu não tenho acesso aos melhores grãos do mundo como eles tem... pela minha experiência própria e gosto pessoal, gostei muito mais das minhas torras que das feita pela Unique, Nuance e Suplicy só pra citar alguns exemplos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, poucas vezes pude fazer esse comparativo "minha torra x torra profissional" usando o mesmo grão... então não estava falando tanto dos cafés que a gente encontra por aí, mas da torra ideal que se pode conseguir num torrador profissional. Não sei de um Gene ou Hottop, por exemplo, mas acho meio impossível eu reproduzir com meu bolinha a qualidade de uma torra de uma Raposeiras num Probatino...

 

Mas pela raridade que tem sido eu comprar cafés torrados, a qualidade é boa o suficiente pra mim, né.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, concordo com o Rafa, normalmente as minhas não ficam a dever, porém reconheço que ainda não consegui extrair a acidez que a Isabella consegue, com alguns grãos, no Diedrich.

Porém já tive lotes superiores a vários dos dela e, de fato, e como Rafa bem destacou, não tivemos acesso aos melhores grãos (verdes) , das melhores compras da Isabella ...

Também aconteceu, e com relativa frequência (menos atualmente), de produzir torras que deixavam bastante a desejar [emoji17] , às vezes até por falta do descanso necessário ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim tb,gosto do behmor. Vc fez o upgrade do behmor que permite regular os parâmetros Jorge?

Rafa

 

Meu Behmor é do modelo novo, de modo que tenho bastante contrôle. Não ví nenhum teste do modelo novíssimo que está p/ sair, mas tenho dúvida se na prática uma curva "linda" produz torras melhores do que a escadinha do meu. Afinal, no momento crítico do crack os dois estarão na potência máxima.

 

Um detalhe - não torro à noite. Descobri que a voltagem da rede cai e o Behmor mal consegue temperatura para o crack.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aguardando ansioso a próxima compra, bom que aqui pra Brasília a remessa é uma só. A distribuição local nos organizamos por aqui.

 

Pra quem quer iniciar na torra é bom ter em mente que a curva de aprendizado é um pouco longa e mesmo os mais experientes do clube continuam se aprimorando sempre.

 

Contudo, em um nível intermediário a qualidade da torra já é fora da curva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, hj bebi um café de Espera Feliz, um Mundo Novo Cereja Descascado , da Fazenda Santa Rita, Produtor Tarcisio, é o café do mês do have a coffee.

 

Banner-topo-site_SANTARITA.jpg

 

Um colega aqui de Goiania levou no nosso encontro. Esse é aquele que é vendido na Academia do café? É esse que pretendemos comprar na compra coletiva? Vou dar uma opinião sobre esse que bebi do Have a coffee. O que chama a atenção de cara é o corpo do café,corpo muito bom, tem um pouquinho de complexidade que não chega a ser interessante, e na doçura foi onde o bicho pegou. Faltou doce no mundo novo dele. Só pra comparar o Mundo Novo do Campo místico é muito mais doce que esse.Bebi ele no Hario V60. Na minha opinião é um café que deixa a desejar em alguns aspectos,e se entrar numa compra coletiva, o comprador pode enjoar dele muito rápido, pois além de não tem uma complexidade interessante, faltou doçura, E a torra estava bem feita pelo pessoal do have a coffee, média e sem óleos.Bebi uma caneca e não tenho vontade de beber de novo. É só minha opinião. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...