Otávio Tassinari Dornelles Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 A parte do "saber usar" inclui o controle de ar injetado no leite.. Como você está usando o pannarello? a máquina chegou ontem, não tive muito tempo de praticar. postei mais baseado no que li por aí, acho que o pannarello não tem muitos fãs... eu tento não afundar muito o pannarello no leite, o problema é que o leite sobe muito rápido e eu sequer consigo ver o leite girar (mas aí tem outros problemas: 1, eu não sei vaporizar leite; 2, a minha leiteira pode ser meio pequena (300ml); 3, microfoam é para máquinas E baristas profissionais) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 O pannarello não tem fãs justamente por este motivo: não sabem usar.. Quando se aprende vai fácil.. Quanto aos seus problemas: 1. Pode ser 2. Não é pequena, é o ideal para 1 cappo 3. Viajou.. Máquinas profissionais conseguem um resultado mais rapidamente. Máquinas com vapor mais fraco requer muito treino e adaptação à cada situação. Ps.: Aconselho a ler os tópicos da sessão Leitura Obrigatória, antes que você leve um puxão de orelha.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
renanpaiva Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Renan, o que seria uma chorada para extrair? abs! Da a impressao que ela esta sofrendo, que esta forcando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Pó muito fino... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
renanpaiva Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Pó muito fino... Certo, onde eu encontro um tutorial de como tirar o café corretamente com estas maquinas com filtro pressurizado? porque se eu aumento um pouco a granulometria sai muito rapido, ai fica aguado e sem corpo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Na sessão de tutoriais do fórum, oras... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
renanpaiva Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Na sessão de tutoriais do fórum, oras... Boa li mas fiquei com uma duvida, mesmo o filtro sendo pressurizado, devo utilizar tamper para fazer a compactacao com aprox 15kg ou somente nivelar o cafe no porta filtro? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Apenas nivelar.. Recomendo ler a sessão de Leitura Obrigatória também. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Otavio, da pra ter bons resultados em latte art com a poemia. O lance é pegar o jeito mesmo. Eu confesso q o dia q eu fiquei uma meia hora treinando consegui resultados melhores. Vale experimentar diferentes tipos de leites (marca/desnatado/integral). Os melhores resultados q eu consegui foram com bem pouco leite. tipo 100ml pelo que li a dose recomendada é cerca de 180ml. continue tentando e poste os resultados aqui Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Otávio Tassinari Dornelles Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 esse vídeo já deve ter passado por aqui, mas... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Já passou por aqui... E serve para provar que a Poemia é capaz de vaporizar para latte art... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Otávio Tassinari Dornelles Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 sem o panarello! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Com ou sem.. O que importa é você se adaptar ao que tem e conseguir bons resultados.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
prbaglioni Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 Eu não estou conseguindo fazer o leite girar durante a vaporização. Será falta de habilidade ou falta de pressão da máquina (talvez culpa do panarello) ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 Mais um culpando o pannarello... Adianto: Falta de habilidade Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Otávio Tassinari Dornelles Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 Hoje eu fiz um que ficou melhor do que o que eu fazia na cremeira, mas foi sem o panarello Com o panarello eu tive a impressão que o vapor sai com menos força, além do leite crescer muito e rápido demais, usei umas 2 vezes e larguei Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 A pessoa que defende o pannarello comprou um mixer. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Feshiro Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Comprei a Poemia black Saeco no Submarino por 279 reais , pelo que li , parece ser uma boa máquina . Agora é providenciar um Moedor . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardoacj Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Vi essa promoção também. Só não postei pq era apenas no Cartão Submarino. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
prbaglioni Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Testei sem o panarello e realmente faz muita diferença. O leite começa a girar imediatamente e se produz microespuma típica para latte art, vira um veludo. Já com o panarello ficou impossível girar o leite e a espuma fica com bolhas grandes e cresce rapidamente. Analisando o interior do panarello da pra ver que ele foi projetado para diminuir a pressão do vaporizador. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Prezados colegas, bom dia. Fiz minha inscrição neste forum há alguns dias e o tenho lido com frequência. Não tenho postado dúvidas, pois muitas delas acabam sendo respondidas por outros participantes. Gostaria de aprender mais sobre o assunto pois me cansei de beber cafés comprados em supermercados. Tenho lido algumas matérias e terminei o livro 'Sou Barista'. Ainda não comprei nenhum equipamento de espresso tampouco o moedor. Tenho lido aqui no forum sobre a cafeteira Saeco, mas não compreendi porque os colegas falam tanto sobre utilizar o filtro não-pressurizado, sugerndo inclusive sua adaptação. Isso não é uma característica fundamental? Qual a diferença entre ser pressurizado ou não. Agradeço imensamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Salve Ruston, É pos pressurizada e dispensa compactação, como venho dizendo há tempo. Quando muito, usar o tamper apenas para aplanar, mas sem calcar com força. Bom dia Alexandre, Tenho lido aqui no forum sobre a cafeteira Saeco, mas não compreendi porque os colegas falam tanto sobre utilizar o filtro não-pressurizado, sugerndo inclusive sua adaptação. Isso não é uma característica fundamental? Qual a diferença entre ser pressurizado ou não. Agradeço imensamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Artur, a diferença é que no pressurizado você ganha uma falsa crema. O filtro não-pressurizado é o padrão das cafeteiras profissionais. Essas maquinas de entrada caseiras só tem esse filtro pois a maioria dos consumidores vao ver muita crema e achar: Oh que café maravilhoso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Artur, o filtro pressurizado foi inventado para possibilitar a extração de café com pó moído sem exatidão. Ou seja, com moedores mais baratos, inclusive aqueles que trituram ao invés de moer. Duas coisas que acontecem. - A crema não fica "real" e sim uma espuma. - O fluxo é mais rápido e não é possível reduzi-lo com moagem mais fina. Isso impede fazer espressos mais fortes e equilibrados (ristrettos). O espresso bem feito precisa de moinho bom e filtro não pressurizado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
renanpaiva Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Sou iniciante, trabalhei em escritorio que tinha maquina profissional e moinho pro, la tinhamos que usar o tamper e etc. Comprei a poemia e venho sofrendo para acertar o café hoje para tirar o café do jeito que eu gosto e com uma extração de 25' eu estou utilizando o pó relativamente fino compactando com medidor que vem com a cafeteira, se eu somente planar e colocar na cafeteria fica um café horrível Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Artur, a diferença é que no pressurizado você ganha uma falsa crema. O filtro não-pressurizado é o padrão das cafeteiras profissionais. Essas maquinas de entrada caseiras só tem esse filtro pois a maioria dos consumidores vao ver muita crema e achar: Oh que café maravilhoso. Olá Bruno, boa tarde. Muitíssimo obrigado pelo esclarecimento. Sendo assim, caso eu queira comprar essa cafeteira, já que ainda não possua uma, poderei retirar o pressurizador sem nenhuma preocupação. Certo? Teve um colega do fórum que postou um vídeo onde ele solta os 4 parafusos do porta filtro e em seguida retira o dispositivo de pressurização. Pelo que vi em outros comentários, alguns proprietários estavam tentando comprar um porta filtro sem o tal dispositivo, certo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Artur, o filtro pressurizado foi inventado para possibilitar a extração de café com pó moído sem exatidão. Ou seja, com moedores mais baratos, inclusive aqueles que trituram ao invés de moer. Duas coisas que acontecem. - A crema não fica "real" e sim uma espuma. - O fluxo é mais rápido e não é possível reduzi-lo com moagem mais fina. Isso impede fazer espressos mais fortes e equilibrados (ristrettos). O espresso bem feito precisa de moinho bom e filtro não pressurizado. Oi Sérgio, agradeço muito seu retorno. Agora eu entendi a diferença. Somente tenho que saber se vale a pena retirar os 4 parafusos e sacar o dispositivo de pressurização. Não sei se esse procedimento acarretaria a perda da garantia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Acho que não perde a garantia. Qualquer coisa ponha novamente. Mas antes de fazer isso precisa de um bom moinho. (e tamper, e balança, e café bom) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Otávio Tassinari Dornelles Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 só é meio chato pra colocar de volta, tem duas molinhas bem fáceis de voar longe, mas também não é nenhum mistério se não tem o put* moinho, melhor ir usando pressurizado mesmo; até porque como li por aí, o filto pressurizado aceita tudo hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Feshiro Postado 6 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Setembro 2014 Recebi minha Poemia , acabei pagando 220 reias na promoção do submarino. Fiz um espresso e cappuccino , com o café Melita que tinha . O leite vaporizado não ficou legal , tenho que praticar muito. Vou providenciar o moedor e café de melhor qualidade e começar a brincar com ela. Estou curtindo a máquina . Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas