Santiago Luz Postado 14 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2013 Alexandre, cheguei nesse conclusão depois de um tempo malhando o braço no Porlex e mandando cafés pra pia. Hehehe... Mas cheguei na conclusão por um motivo diferente. Quando se erra com uma extração que resulte em pouco líquido, o sabor é bem melhor que uma extração muito rápida. Dá pra ir tomando alguns ristrettos até se acertar a moagem e a dose!!! Ao invés de ir pra pia, vai pra pança! Miyamoto, eu acho que o café fica ácido porque a extração foi muito rápida, independentemente da dosagem ou granulometria. Depois que você acertar a velocidade da extração com a dose e granulometria, você deve ajustar essas duas últimas variáveis pelo paladar. A dica é o artigo do Jim Schulman que o Márcio traduziu: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/718-espresso-101-como-ajustar-dose-e-moagem-pelo-sabor/ A respeito do ajuste do moedor, o resultado da moagem para espresso deve ser mais grosso que talco e igual ou mais fino que sal de cozinha. Confere, produção? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2013 Bom.. Obrigado pelas dicas.. Daqui a pouco vou começar meus testes. Santiago acho que para espresso é mais grosso grosso que isto que você falou. Esta granulometria está mais pra coado. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2013 Bom.. Obrigado pelas dicas.. Daqui a pouco vou começar meus testes. Santiago acho que para espresso é mais grosso grosso que isto que você falou. Esta granulometria está mais pra coado. Abraços Não, Miyamoto. Pra espresso é bem mais fino que pra coado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2013 Xiiiii.. Tá tudo errado aqui.. kkkkkkkkk Qual a ordem de granulometria? Do fino pra grosso? 1. Turco 2. Espresso 3. Aeropress 4. Coado 5. French Press 6. Moka Isto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2013 Nunca usei Moka a sério (tinha uma muito vagabunda, que acho que minha mulher colocou fora escondido), mas penso que a moagem deve ficar entre espresso e coado, talvez uma moagem próxima que se use com máquinas que usam filtro pressurizador. Alguém que utilize com frequencia pode responder melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2013 Rô.. Só para lembrar que no meu caso eu retirei o aparato pressurizador. Ou seja, estou com o pf despressurizado. Mói o café mais fino aqui agora. Vamos ver no que dá. Daqui a pouco eu posto alguns resultados.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardosa Postado 22 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2013 Salve Aí vai um video com a apresentação da Philips Saeco Poemia Focus. A mais barata máquina da família Poemia e que tem o acabamento mais simples, em ABS preto, porém com desempenho igual. A Seatlle Coffee Gear já oferece porta-filtros de 53 mm simples ou sem fundo que podem ser utilizados em vários modelos da Saeco. Veja neste . É uma boa opção de máquina de entrada e que pode, com a aquisição de algum dos porta-filtros citados, tornar-se um equipamento ainda melhor. Alexandre, Vi que tanto a sua extração na Poemia quanto a do R.Lima foi de uns 15 segundos usando o porta filtro duplo que já vem com ela. Já vi outro vídeo e outros posts e que existem orientações de fazer a extração em 25 segundos. Qual a diferença na utilização da Poemia? Quantos ml vc extraiu neste vídeo? A minha Poemia está a caminho e estou me preparando... Obrigado e desculpe pela pergunta! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2013 Ricardo: pergunta extremamente pertinente. Não há porque se desculpar. um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 22 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2013 Salve Ricardo. Endosso as palavras da Ana. A ideia do forum é colaboração, portanto sua pergunta é totalmente cabível e a resposta servirá a tantos outros que a mesma dúvida tiverem. De fato, o porta-filtros original da Poemia é dotado de um aparato que pressuriza o líquido, Para tanto, a máquina é projetada para trabalhar com pressão de linha em torno de 11 a 11,5 BAR. Assim o tempo da extração é mais rápida em torno de 30 a 40 %. A extração do vídeo que fiz resultou em volume de aproximadamente 25 a 30 ml e foi executada entre 16 a 17 segundos. Nestas máquinas, pode-se prever aproximadamente 35 ml em 20 segundos usando o filtro de 2 doses com 15 gramas de pó. Notando que todos os valores são apenas aproximados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardosa Postado 22 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2013 Obrigado Alexandre! Neste caso então, para eu poder tirar 60ml devo aumentar a quantidade de pó apenas ou posso tb fazer uma harmonia com a quantidade de pó e o nível da moagem? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 22 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2013 Salve Ricardosa. Aumentar a quantidade de pó é relativo ao quanto já utilizas. E como não sei qual é esta quantidade, não poderei dizer se deves ou não aumentá-la. Mas para o filtro de 2 doses da Poemia use entre 15 e 18 gramas de pó moído um pouco mais fino do que seria para filtros de papel e mais grosso do que seria para espresso em filtros simples (sem pressurização). No filtro de 1 dose, use metade da quantidade acima indicada. Como regra geral, tanto para 1 dose como para 2 doses, a granulometria do pó, a preparação do café no filtro e o tempo de ação da bomba deverão ser mantidos. As alterações serão quanto à quantidade de pó e de água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardosa Postado 22 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 22 Setembro 2013 Blz Alexandre! A minha Poemia ainda não chegou! Assim que chegar vou postar meus resultados! Muito obrigado e abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Bruno Postado 4 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2013 Pessoal, Se eu remover o aparato pressurizador da máquina, aquele giro que existe no PF fica como? No aparato existe uma mola que faz o giro do PF ser "automático". Outra coisa, com o PF sem pressurizador é necessário usar tamper para calcar o pó? O de plástico que vem com a máquina serve? Ultima pergunta, aquele filtro menor só serve para sachê ou também pode ser usado como filtro para single? Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 4 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2013 Bruno, vamos por partes. O giro do PF fica bambo digamos. A mola é responsável para o retorno do PF à posição inicial. Sem o aparato, não há retorno automático. Mas nada que atrapalhe. Continuando... Quanto ao tamper de plástico, caso retire o aparato ele não irá servir. O tamper de plástico serve apenas para uma leve aplainada. Portanto, utilizar um tamper mais pesado e com melhor encaixe é fundamental. E por último, mas não menos importante.. Até onde sei o filtro menor é para saches. Para extrair um single terá que fazer no filtro duplo com metade do pó. Espero ter ajudado. Abraços. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 4 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2013 Para extrair um single terá que fazer no filtro duplo com metade do pó. Acho que o filtro duplo não vai funcionar sem o dispositivo pressurizador com metade do pó. Teria que moer fino demais. Acho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 4 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2013 Eu não cheguei a fazer o teste. Mas no manual, a descrição quanto aos filtros é clara: um para sache e outro para single e duplo. MAS, não cita cita a parte do aparato rsrsrs... Só testando mesmo. Ou mói fino demais ou calca usando uma prensa hidráulica kkkkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 4 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2013 É que qual é a principal diferença de um filtro duplo para um simples? O volume? Não, a área de furação, proporcional, de regra, à capacidade nominal. A combinação de volume+granulometra+furação dá a vazão desejada. É difícil fugir demais de certos limites físicos sem prejudicar o resultado do espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Bruno Postado 4 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2013 Obrigado pessoal, as respostas foram bem esclarecedoras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 4 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2013 Salve, Quero deixar aqui uma dica sobre os porta-filtros pressurizadores das Saeco. Como já informei antes, a pressurização no porta-filtros é um projeto exclusivo deste fabricante. O interessante é que ele é projetado em sua concepção original para permitir pre infusão da extração. Basta levar o cabo até o final do curso e mantê-lo nesta posição pelos primeiros 5 segundos ou até pouco mais, depois permitir que volte à posição normal e aguardar a realização da extração. Mas só é possível com o aparato pressurizador instalado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardosa Postado 4 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2013 Salve, Quero deixar aqui uma dica sobre os porta-filtros pressurizadores das Saeco. Como já informei antes, a pressurização no porta-filtros é um projeto exclusivo deste fabricante. O interessante é que ele é projetado em sua concepção original para permitir pre infusão da extração. Basta levar o cabo até o final do curso e mantê-lo nesta posição pelos primeiros 5 segundos ou até pouco mais, depois permitir que volte à posição normal e aguardar a realização da extração. Mas só é possível com o aparato pressurizador instalado. Alexandre, Qual a finalidade desta pré infusão? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 6 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 6 Outubro 2013 Alguns dias atrás voltei a usar a moka, por conta de um café que ia dar de presente. Testei diversas moagens e a que mais me agradou foi uma moagem um pouquinho mais grossa que p/ coado. Mais grosso e o café ficou mais ácido, desbalanceado. Mais fino não mudou muito o perfil de sabor, mas ficou mais concentrado, e tendeu a apresentar o problema abaixo: Uma dificuldade que eu tive inicialmente é que o café saia espirrando, "cuspindo", muito diferente do fluxo lento e bem comportado que é o que deveria ser. Depois de quebrar um pouco a cabeça, concluí que o que estava acontecendo é que imediatamente após passar pela tela superior, a pressão caía e o café re-fervia. Resolvi o problema com duas medidas: - Deixar um fundinho de água fria (ambiente) no compartimento superior, de forma a manter a temperatura mais baixa naquela região, evitando a re-fervura. - Não compactar de forma nenhuma o pó, nem mesmo dando batidinhas na bancada, seja só com o funil ou com a cafeteira já montada. Além disso é sempre bom lembrar da dica de cortar a última parte do café, aquela que sai mais diluída e às vezes cuspindo, p/ melhorar o sabor da bebida final. Quando estiver chegando perto do fim, colocar a moka em cima de uma pedra fria, e de preferência umedecida. Outra coisa importante é que a chama não deve passar do fundo plano. Se mesmo em fogo baixo o fogão for muito forte, tente usar um forma de mini-pizza Nunca usei Moka a sério (tinha uma muito vagabunda, que acho que minha mulher colocou fora escondido), mas penso que a moagem deve ficar entre espresso e coado, talvez uma moagem próxima que se use com máquinas que usam filtro pressurizador. Alguém que utilize com frequencia pode responder melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Bruno Postado 7 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 7 Outubro 2013 Hoje me deparei com um problema na Poemia: Usei o Hario para moer, 12,6g no filtro duplo. Na primeira vez saíram 50ml em 23s e na segunda a mesma quantidade em 16s. Desde que comprei a máquina, percebo que algumas vezes há alguma alteração na pressão do líquido que sai, seja com o filtro preenchido com café ou até mesmo com o filtro vazio, apenas para aquecer o sistema. Algumas vezes a pressão da água parece ser menor, hoje constatei. Tem alguma coisa a ver com a pressurização do PF ou até mesmo o tempo em que a máquina fica ligada ou até mesmo leva para se recuperar entre uma extração e outra? O tempo entre uma extração e outra foi de aproximadamente 5min. Agradeço sem alguém puder ajudar, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 7 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 7 Outubro 2013 Você está com pf pressurizado ou despressurizado? Talvez possa ser diferença no tamping.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Bruno Postado 7 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 7 Outubro 2013 Miyamoto, pressurizado. Como falei, essa diferença de vazão também ocorre com o filtro sem pó, passando apenas água. O PF está pressurizado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 7 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 7 Outubro 2013 Retire o pf do grupo, despeje água em uma vasilha e verifique a vazão da máquina. Meça o volume e veja em quanto tempo foi extraído e anote. Repita o procedimento quantas vezes for necessário para verificar se realmente há diferença de vazão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fs2010 Postado 9 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 9 Outubro 2013 Essa máquina aceita sachês no modelo E.S.E, correto? Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 10 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 10 Outubro 2013 Correto! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fs2010 Postado 18 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 18 Outubro 2013 Olá, Pessoal, tudo bem? A minha máquina chegou hoje e já veio com problemas. Encaixei o reservatório de água corretamente, mas ela não está puxando água! Puxou uma vez e parou, e quando puxou, saiu só por um bico (isso que eu nem pus o pó). Será que isso é problema mesmo? O filtro, depois de encaixado, fica no máximo, na direção de uma das quinas da máquina. Achei muito torto. Nos vídeos, ele chega a ficar quase reto. Tentei ir mais, mas dá impressão de que vai quebrar. Muito estranho. Fiz a solicitação de troca, infelizmente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 19 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2013 Fez todos os procedimentos iniciais citados no manual? Carregar o sistema e tal? Abre a válvula de vapor e aciona para o lado da extração... De qualquer forma nem adianta mais né. Vai trocar mesmo.. Nem da pra fazer testes.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fs2010 Postado 19 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2013 Da pra testar ainda, Miyamoto...poderia ajudar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas