Ir para conteúdo

Risco de cancer de mestres de torra


Burny

Postagens recomendadas

Tem um tópico no Home Barista sobre o assunto, bem interessante. Li há algum tempo. O agente cancerígeno também se manifesta quando da moagem do café. Lá no tópico, dizem que não é aconselhável inalar o moedor logo após a moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o alerta Burny. Este tipo de pesquisa associado a um artigo jornalístico acaba contribuindo para a evolução da atividade e força a adoção de medidas de curto e longo prazos, individuais e coletivas, voltadas a uma melhor proteção do profissional da torra.

 

Que sirva de alerta também aos que fazem torra doméstica aqui no CdC, mesmo sabendo que a exposição é muito menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe. É que, até a leitura do tópico no Home Barista, eu tinha o hábito de moer e, logo em seguida, cheirar o hopper do moinho. Gosto muito do aroma residual da moagem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quem não gosta , esses é um dos melhores prazeres de quem prepara espresso em casa .

 

Quer dizer que agora para preparar espresso ou torrar café o novo acessório do barista será esse :

 

315N6NKNSQL__94818_zoom.jpg

 

Esse modelo esta R$ 502, 00 foi distribuída para a população israelense durante os bombardeios quimicos do Saddam . 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs estão de brincadeira né, o aroma chega a ser melhor que o sabor... enfim, tudo hoje dá câncer, eu irei continuar torrando e moendo e sentir o aroma... até carne vermelha dá câncer, esses dias meu irmão passou uma matéria que uma família americana há 17 anos só se alimenta de carne vermelha, marido, mulher e dois filhos, um bife grande antes de dormir e até hoje estão todos saudáveis, ao meu ver a questão do câncer além de álcool, tabagismo, alimentação tem muito a ver com a questão genética também.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A matéria que o Burny linkou já menciona que a moagem é mais problemática que a própria torra, mas como o pessoal aqui gosta de comentar sem ler não se dá conta. Então é o funcionário que passa o dia moendo e empacotando café. Neurose se preocupar com isso em casa.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs estão de brincadeira né, o aroma chega a ser melhor que o sabor... enfim, tudo hoje dá câncer, eu irei continuar torrando e moendo e sentir o aroma... até carne vermelha dá câncer, esses dias meu irmão passou uma matéria que uma família americana há 17 anos só se alimenta de carne vermelha, marido, mulher e dois filhos, um bife grande antes de dormir e até hoje estão todos saudáveis, ao meu ver a questão do câncer além de álcool, tabagismo, alimentação tem muito a ver com a questão genética também.

Roger, eu como oncologista preciso alertar esta sua postagem.

90% dos que tem cancer, sao por fatores ambientais, cigarro, comida, gordura, agrotoxico, alcool, etc

apenas 10% sao fatores geneticos

entao é preciso ter cuidado quando se pensa que os fatores geneticos e hereditarios sao os principais causadores de cancer.

abs

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrar e moer café libera diacetil. Diacetil afeta os finos vasos do pulmão, que se cicatrizam e deixam de funcionar como antes. Pulmão perde capacidade. Câncer. Morte. Processos. Fábricas se mobilizam. Café processado sobe o preço.

(O final foi por minha conta, ;))

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu confesso que andei pensando recentemente se não seria bom usar uma máscara dessas de quem faz prancha de surfe. Lembro que no curso de degustação se falou que é comum tacar veneno no grão verde pra prevenir parasitas e que não se devia inalar o café verde. Supostamente, após a torra o veneno evanesce. Na pipoqueira, por exemplo, eu termino respirando o tempo todo o ar que sai da torra.

Acho que vou comprar um apetrecho desses. 

 

Por falar nisso, já que tá cheio de gente gabaritada aqui, qual máscara seria boa para os paranóicos de plantão? Procurei agora e vi que tem uma miríade de modelos, pra fins distintos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os americanos da NIOSH , National Institute for Occupational Safety and Health , já definiram que a máscara contra diacetyl e 2,3 pentanedione deve ser full e com filtro tipo OV P100 , para vc que não está em uma indústria uma meia máscara já resolve.

OV é Vapor Orgânico , P100 é a eficiência do filtro , nesse caso 99,97 %

 

Se vc quiser a melhor compre uma 3m que é cara :

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708297357-mascara-respirador-3m-7502filtro-vap-orgs-60926-p100-hepa-_JM

 

Existem centenas de similares xingling por 30 a 50 reais.

 

Agora se vc quiser ficar pronto para qualquer eventualidade , compre a israelense de 500 reais ela está pronta para guerra NBQ (Nuclear , Biológica e Química) e com adaptações vc vai poder enfrentar um apocalipse zumbi com ela. :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Alemão realmente é um chato  :D como ele assume no avatar , hoje de manhã  fui moer o cafe para meu latte e quando fui dar aquela cafungada boa no pó , parei , lembrei desse tópico e fiquei irritado , mas que saco , tudo que eu gosto dá câncer. :angry:  

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  :lol:  :lol: Nem pensei em vc cheirando o seu pó de café quando criei esse tópico. Na verdade, pensei mais que seria bom abrir a janela e usar um ventilador para diminuir o risco. Seria interessante saber se o risco (relacionado a moagem) é menor com torras mais claras.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em contrapartida, o café é rico em antioxidantes que previnem os danos causados por radicais livres que podem causar mutações e câncer. E agora? Só com um estudo que tente mostrar uma correlação com consumo de café e câncer.

Eu sei que o risco cardiovascular de bebedores de café é menor que não bebedores ou bebedores leves, agora câncer alguém pesquisa no pubmed pra ver se acha algo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...