Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

  • 4 weeks later...

Pessoal, procurei um bocado Internet afora e não consegui achar o Aeropress em loja nenhuma. Alguém aí sabe onde encontro para comprar? Até outro dia nem café eu tomava. Comecei, comprei uma Moka, um Hario Slim e agora estou interessado em conhecer esse "brinquedo", mas não sei se é por causa da alta do dólar, mas está muito difícil de encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orgianico do Zardo na AP. 18g/150ml Gostei bastante.

La vai a receita:

 

Invertida

Filtro de papel

moagem no hario mini

95º C  +-

1 min. de pré-infusão

10 seg. de mexida

3 min. de infusão

 

[off topic] Meu filho acabou de deletar a receita do celular. Portanto essa aqui do fórum é cópia única.

Oi, Lisboa!

 

O que está errado em minha receita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner, não tem certo nem errado, eu sei que é uma frase meio idiota que não ajuda, mas tem seu fundo de verdade. Mas vou fazer alguns comentários a partir da minha experiência e estudos.

 

Préinfusão: o objetivo é dilatar (e amolecer um pouco) os grãos para que depois se extraiam com mais facilidade os solúveis. Há um consenso que uma preinfusão de 30 a 40seg é o suficiente, nunca passei disto, talvez um minuto seja exagerado (ineficaz ou mesmo ineficiente). Outro detalhe é que a preinfusão deve se limitar a cobrir o pó, mais ou menos de 3 a 4 vezes em água o peso do pó. Em AP muitos fazem isso, e eu também: agitam a AP em círculos na PI, durante uns 15 seg e depois deixam descansar mais uns 10 seg (total de 30 seg), o objetivo da agitação é garantir que todo o pó seja umedecido (enchardo) por igual.

 

Agitação: depois de despejada a água agita-se com o remo (pá, ou paddle), aqui o objetivo é garantir que o pó se disperse por igual na água. O objetivo da agitação é diluir a concentração de solúveis em volta das partículas para outras áreas da infusão onde não haja pó. Durante muito tempo eu agitava levemente 5 seg a cada 15 seg, mas depois meus testes revelaram que 3 seg a cada 15 seg davam o mesmo resultado. Sendo mais grosso que nos coados por gravidade, o pó tende a decantar mais rápido no fundo da AP, então o objetivo da agitação períodica (faço várias agitações breves durante a infusão) é diluir os sólidos e levar o pó (que está decantando) para todo o êmbolo. Penso que 10 seg de agitação logo depois do despejo de água (que já causa uma agitação natural) é ineficaz, não precisa tanto.

 

3 minutos de infusão: não sei o que vc quer dizer com isso... depois da agitação de 10 seg você não mexeu mais na AP durante 3 minutos?! Se foi isso, sua receita está se aproximando de uma French Press ou uma Clever sem agitação o que não é problema, é uma opção sua. Mas, para mim, uma grande vantagem da AP e da Clever é a de você poder fazer agitações períodicas, para ajudar na diluição e elevar o pó decantado no fundo, ou impedir que ele se decante no fundo.

 

Em todo lugar que vou, e no campeonatos e receitas de AP pela internet, o tempo total de preparo é em torno de 1:30min, eu particularmente tenho um tempo total de 2:30min. A ideia da AP é a de preparar um café rápido e descomplicado, o tempo padrão quando surgiu, muitos ainda fazer assim, não ultrapassa 1 min, acho pouquíssimo, salvo se vc estiver usando pó de granulometria mais "comum", encontrável nos supermercados em cafés premoidos: bem fina. Pelo que entendi seu tempo total de preparo foi de 4:10min, é isso mesmo?! Vc já está contando na infusão o tempo de extração, pressão do êmbolo? ou ainda tem mais uns 20 a 30 seg de extração?

 

Espero ter ajudado,

Lisboa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para apimentar o debate sobre receitas:

 

Segue abaixo a receita campeã do mundial de Aeropress em 2015 e mais abaixo o vídeo do campeão. Faltam algumas informações mas para iniciar o debate já serve. Eu estou "praticando" a receita do campeão com adaptações. É claro, não tenho um EK34... hahaha

 

Fonte: http://www.icouldkillfordessert.com.br

 

Você vai precisar de:

  • Aeropress (invertida);
  • Filtro de papel (escaldado em água quente);
  • 20 gramas de café moído na regulagem “7.3” do moinho Mahlkönig EK34 (um pouco mais fina do que a moagem para filtro de papel);
  • Água quente a 79ºC.

Modo de preparo:

  1. Acrescente os 20 gramas de café e despeje 60 gramas de água;
  2. deixe o café desgaseificar por 15 segundos (também conhecido como blooming);
    agite por 15 segundos;
  3. acrescente o restante da água que couber na Aeropress em 10 segundos;
  4. inverta sobre o recipiente desejado (uma caneca ou jarra, por exemplo) e pressione por 45 segundos;
  5. pare de pressionar quando o êmbolo estiver logo abaixo do número 1.

O tempo de extração total deve ser de aproximadamente 1:30 (isso mesmo, em menos de dois minutos você beberá um café inesquecível!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Gil... Ontem veio meu amigo aqui em casa pra quem vendi a Gaggia. Tirei uma AP mais ou menos seguindo a receita do Lukas Campeão. Ao tomar, ele reagiu dizendo que lembrava um espresso. Tem um outro video, uma brincadeira de uns caras que fizeram uma alavanca de madeira e tiraram um espresso numa AP com crema e tudo numa xícara, bem legal o vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caê, vou de EK43 no Campeonato.... manda um AK47 pro "meu" hotel em Curitiba, depois eu acerto com você ("com", e não "em" você), assim meus equipamentos ficam mais completos principalmente no caso de o tal sorteio aleatório não ser público e eu ter caído justo na chave do Edgar Martins na primeira bateria!

 

Wagner, eu já havia testado a receita do campeão, agora que tenho a informação da moagem no EK43 (não me lembro de tê-la antes) vou moer lá em Curitiba pra ver exatamente qual é. Mas que é tendente pra fina é, pois com a temperatura da água e tempo total de preparo dele (quase todos ficam no 1:30) a moagem tem que ser mais fina mesmo se não o café vai ficar muito subextraído (digo menos que 17%), na BR dele (+- 10%). Outro indicativo de moagem fina é aquela rolha que fica no final, bem durinha a ponto de vc pegar ela na mão, isso só com moagem fina mesmo! Sobre não pressionar até o fim, pelos meus testes e se o café foi bem extraído, não faz diferença, o que saí no final é bem "fraco", ligeiramente doce e sem amargor nenhum, só não pode apertar demais (comprimir forte o pó, basta chegar no pó). Sobre o tempo de descida do êmbolo, não faz diferença na %Ext descê-lo em 40seg ou 10seg, dentro do tempo total de 1:30m (que é, digamos, o tempo total médio de infusão), já medi isso várias vezes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A informação que não temos é qual o café e que torra, pra ficar ainda no básico. Eu chuto que seria torra média, média escura. A temperatura é ligeiramente mais baixa que o usual, digamos, e não existe na receita a infusão somente a pré e a extração, está correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, sem saber qual o café, não dá pra especular muito, mas imagino que seja um super café, com alta solubilidade, o que permite um tempo total de 1:30m (que pra mim é pouco, com os cafés que usei até hoje, esta semana vou testar uns africanos daí a história deverá ser outra, imagino eu).

 

Uma extração lenta de 45 seg tem lá um tempo de infusão embutido nela, eu diria que dá praticamente no mesmo, por exemplo, deixar descansar (infusão estática, sem agitação) 30seg (como muitos fazem) e extrair em 15 seg, desde que mantido o tempo total de preparo. Mais ou menos por aí.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Márcio, só na AP (70% de meus cafés) tenho mais de uma centena preparos meticulosamente estudados e medidos, fora os que fiz sem medir nada. Minha receita é bem diferente de todas que já tomei, se vai agradar, ou não, é outra história! Vamo que vamo! :P

 

Caê, a previsão do Campeonato é de a torra ser feita duas semanas antes e enviada para os participantes por SEDEX treinarem com ela. Imagino que vai chegar uma semana antes por aqui. <_<  Eu tenho planos de viajar uma semana antes para Sampa e ficar treinando com o café do campeonato em Sampa, por que se eu ficar na minha cidade não vou ter sossego pra treinar. Espero que chegue a tempo, se não vou ter que ficar por aqui mesmo. Hoje viajei 110Km, ida e volta para Poços de Caldas (MG), para comprar a "Águas da Prata" que vou usar lá. Acabei de fazer um teste (com minha filha e meu genro) com a mineral que vinha usando há meses e preparei uma receita igual com a "Águas da Prata": todos sentimos uma diferença notável, inquestionável, parece outra receita ou café, e para melhor! Se é a água mais apropriada para o café escolhido eu não sei, mas é muita boa (o Coffee Lab, por exemplo, a usa dentre outras; e o Rodrigo numa Terça Expressa a menciona embora não tenha sido testada), e é a que me está mais à mão. Gostaria de testar o café do campeonato o suficiente para ajustar a receita a ele.... vamos aguardar, não adianta sofrer com o que está fora do nosso controle, né ou num né?!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita que o Lisboa tá animado pro concurso, hehe.

 

Vou começar a estudar a receita quando o café chegar (e eu voltar de Salvador, hehe). Enquanto isso vou brincando no fazer diário da aero, hehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já o meu nariz... mal cabe na AP! :lol: Agora, o blazer dele, ou um colete com gravata borboleta faz bem o meu estilo! :D

 

Blazer ? Colete ? Gravata Borboleta ?   :huh:  , Lisboa vc não é o Caubi Peixoto , nem vai cantar Conceição lá , vc vai fazer café .   :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é um seleção do Mario, CD, perfil amendoado safra 2015. Já tem um mês aqui comigo.

Usei dois filtros de papel na AP e fiz a moagem no hario mini, um bocado fino; pra finalizar a extração, quase usei um martelo... rsrs

Dada estas condições, tem jeito de eliminar esses sólidos?

 

 

Xi0xfRp.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se forem só estes os resíduos até que são poucos! ainda mais considerando que a moagem estava fina, era de se esperar até mais. Sempre passa um pouco de pó pelas laterais, mesmo com 2 filtros de papel, principalmente se forem reutilizados. Filtros novos e bem ajustados diminuem o problema, que pra mim não é problema! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for só isso de resíduo, tá ótimo ! Por estar a moagem fina e com dois filtros, o que saiu, deve ter saído pelas laterais ou..... na hora de botar o pó, ficou algum resíduo na rosca da aero que pode ter caído na hora de virar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi da seguinte forma: engrossei a moagem, usei filtro novo e... desci o êmbolo bem mais devagar, mesmo não necessitando de tanta pressão. Visualmente, sumiram os resíduos.

Hj. de tarde fiz o catuaí Campo Místico e ficou divino. Aliás... um santo daime cafeeiro. Fechei os olhos e fui tomando... rapaz... fui parar em Bueno Brandão ou seja, fui parar no Campo Místico!

E foi só café. Blz?  :D  :lol:  :P

 

Vlw pelas dicas, Lisboa e Fernando!  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...