Ir para conteúdo

Moedor manual OU Moedor eletrico de entrada s/ regulagem?


Heitor Medeiros

Postagens recomendadas

Bom dia galera. 

Sou novo por aqui e mais ainda nesse mundo empolgante da degustação/preparação do cafe.

Bem novo mesmo, coisa de algumas semanas.

Seguinte, sempre tive admiração pela bebida. Depois de alguma pesquisa e uma boa oportunidade de negocio, acabei comprando um Philips Saeco de expresso, porem, com mais pesquisa ainda, me dei conta como todos vcs sabem que o moedor e processo de moagem seria ainda mais importante que a maquina no resultado final.

Minha duvida é a seguinte, sou estudante, não tenho $$ sobrando ou guardado para esse tipo de investimento pesado de moedor eletrico professional, e acabei de entrar nesse "novo mundo", tanto que agora estou tomando um cafe moido já que trouxe do Brasil da melita (moro na argentina no momento) feito na coagem mesmo com leite e estou achando uma delicia hehe (minha maquina chega essa semana).

Enfim, o pais onde moro ademas de ser tudo mais caro, em relação a café não tem quase nada disponivel. Minha duvida seria: Pesquisando na internet, cheguei a conclusão que moedor tipo burr de ceramica tem a melhor alternativa pra mim nesse momento, visto que esses são preferiveis se a unica opção for um tipo eletrico de laminas sem regulagem alguma de precisão (apenas com o tempo de uso obviamente), sendo esse moedor manual com um tipo de regulagem ainda para o resultado final ser mais fino ou mais grosso. 

Agora peço a opinião de voces, visto que investir num moedor profissional nesse momento não é viavel por 1- eu estar apenas começando/nunca ter tomado nada moido na hora e 2(+importante)-Não tenho dinheiro no momento nem como juntar nos proximos meses, eu deveria:
A) Ir de moedor manual tipo burr por "quebrar" o cafe e teoricamente ter um resultado melhor ou;

B ) Ir de moedor eletrico generico/laminas pela praticidade

Como sei que muitos vão falar "Opção C) Espere e compre um profissa!" hehe eu sei, acreditem, se tivesse condições eu faria isso, mas não é o caso em forma alguma, e aqui no pais onde estou praticamente nao tenho essa possibiidade de compra. Muito obrigado a todos pela atenção com um iniciante como eu!

Ah, aproveitando, vi ja muito na internet da necessidade de precisão em relação ao peso dos grãos/qualidade do cafe, com muitos videos e usuarios utilizando balanças pra medir os grãos de forma exata antes de moer; Isso é mesmo necessario/implica tanta diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Heito (é isso mesmo, sem "r" no final?).

Com certeza não vá de moedor de lâminas. É jogar dinheiro fora se vc quer tomar um bom café. Ele não moe o café, mas quebra o grão em pedaços muito irregulares, o leva a uma extração indesejável.

Diante da limitação de grana, pegue um moedor manual tipo Hario. Por outro lado, se vc procurar bem talvez encontre um moedor melhor usado a bom preço. Vários membros do CDC fizeram um ótimo negócio comprando excelentes moinhos por cerca de R$500,00. Acho que vale a pena procurar, pois o preço de um moedor manual novo tá por volta de R$300,00.

 

Com relação à balança, elas são muito importantes para que vc possa ter consistência nas suas extrações. A repetibilidade é fundamental, pois senão você só vai tirar bons shots ao acaso. Se você consegue repetir os parâmetros de um café que vc tirou e gostou, você poderá saboreá-lo sempre. É o que buscamos, não?

 

Todas as medidas que utilizamos, desde peso, tempo, temperatura, granulometria do café moído servem de parâmetro, primeiro para chegarmos ao café desejado e depois para podermos repeti-lo.

Bons cafés!!! :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda sou novato mas passei exatamente por essa etapa e a gente sempre fica na dúvida se realmente o que a gente lê é verdade, ainda mais que os acessórios não são baratos. Também comecei com um moedor de lâmina e sem balança, mas quando comprei um Hario Slim deu uma boa diferença, realmente vale a pena, aí para melhorar comprei uma balança simples, de R$ 30,00, também valeu a pena, principalmente para melhorar a consistência e ver qual razão de extração fica melhor com determinado grão.

Sugiro o livro (ebook) The Coffeeist Manifesto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usava o de lâminas, realmente não tinha boas experiências, sem falar que era sempre chato ter que limpar sempre depois de usar, sem falar que o café ficara encrostado na parte debaixo da lâmina, além de que ficava muito mais moído que o restante. Depois que adquiri o baratza encore nunca tive mais problemas, e esta dando mais que conta do recado, já que uso aqui para espresso, moka e hario v60. Pode até achar meio caro no começo, mas vale e muito investimento.
 

Atte.
Thiago Menegatti
Marketing Café Reserva Gourmet
thiago@reservagourmet.com.br
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos pelas respostas!
Andei pesquisando e me decidi ficar com os manuais. Por serem baratos, de qualidade e regulaveis. Agora vem a proxima questão.

Aqui na argentina posso conseguir modelos manuais genericos de moinho tipo burr pelo mesmo valor que um Hario Skerton, sendo esse pelo ebay (demoraria +- 1 mes para chegar, sairia mesmo valor).

A pergunta é, compro o "generico" aqui para poder usar logo ou espero 1 mes pro Hario? Existe diferença entre esse sendo que são, em teoria, apenas moinhos de ceramica? Não seriam a mesma coisa? Esse generico, pelo que perguntei, tem regulagem tambem.

O Hario nas lojas aqui na argentina sai 5 vezes o valor do generico, seria isso pelo fato apenas de ser importado (lembrando q se compro pelo ebay sai pelo mesmo valor) ou realmente essa marca tem uma qualidade que se destaca e vale a pena esperar?

Fotos do generico

902811-MLA20631128581_032016-C.jpg


Bom dia, Heito (é isso mesmo, sem "r" no final?).

Com certeza não vá de moedor de lâminas. É jogar dinheiro fora se vc quer tomar um bom café. Ele não moe o café, mas quebra o grão em pedaços muito irregulares, o leva a uma extração indesejável.

Diante da limitação de grana, pegue um moedor manual tipo Hario. Por outro lado, se vc procurar bem talvez encontre um moedor melhor usado a bom preço. Vários membros do CDC fizeram um ótimo negócio comprando excelentes moinhos por cerca de R$500,00. Acho que vale a pena procurar, pois o preço de um moedor manual novo tá por volta de R$300,00.

 

Com relação à balança, elas são muito importantes para que vc possa ter consistência nas suas extrações. A repetibilidade é fundamental, pois senão você só vai tirar bons shots ao acaso. Se você consegue repetir os parâmetros de um café que vc tirou e gostou, você poderá saboreá-lo sempre. É o que buscamos, não?

 

Todas as medidas que utilizamos, desde peso, tempo, temperatura, granulometria do café moído servem de parâmetro, primeiro para chegarmos ao café desejado e depois para podermos repeti-lo.

Bons cafés!!! :)

Heitor com R rsrs agora esta certo!

Obrigado pelo tempo de comentar! Vou optar por um manual por ser barato pelo momento! Saberia me dizer se a diferença perceptivel entre o Hario e os genericos tipo burr de ceramica ou é apenas marca/fama?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que todo mundo devia percorrer a via crucis do café, pra ir percebendo as mudanças, entendendo as diferenças entre os equipamentos, evoluindo, etc

 

é complicado convencer alguém a gastar R$1.000,00 num moinho se tem outro por R$70,00 que faz 'a mesma coisa' (e esse de mil reais é só o de entrada)

 

não que eu tenha feito toda a via, ainda estou no caminho, mas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uff! Update: Nova possibilidade na jogada, pelo mesmo valor dos manuais que listei antes, um eletrico tipo burr beeem generico, usado e bem conservado me apareceu no mercado livre, de marca nacional.

jenny_molino.jpg

 

Com regulagem de 16 niveis. Detesto fazer escolhas. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Heitor. eu ficaria de Hario. Não conheço esse moedor, mas sendo genérico, com certeza é mais limitado que o Hario, principalmente se vc fizer uma pequena modificação que tem especificada aqui no CdC. Você poderá usá-lo com filtro despressurizado também, aproveitado-o por mais tempo. É claro que em algum momento vc vai querer um moedor mais parrudo, mas ele ainda sim será útil como moedor para ser levado em viagens junto como uma Aeropress, caso queira. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Hario faz um bom trabalho mas é muito chato moer nele para Espresso ...

As mos de cerâmica da Hario são boas, o Porlex utiliza as mesmas.

 

Os genéricos geralmente são de enfeite é frequentemente tem mos de plástico ou de algum metal muito ruim,não servem para moer nem pimenta.

 

Dos elétricos de mos, mais simples, porém de marcas boas tipo o Krups, Sunbeam, Braun, etc , funcionam bem para moka e coados, podem funcionar com filtro presurizado, mas não são bons suficiente para Espresso com filtro normal (tipo comercial) nem para French press.

 

Faz um tempo alguns colegas tinham experimentado com os Mimoso (manuais nacionais, parecem moedor de carne mas são para café ) e teriam gostado ... Eu tenho minhas reservas, mas nunca experimentei ...

 

Quando em viagem faço coados ou Aero Press, normalmente o Lido porém, quando viajo leve e por pouco tempo, o Skerton que, para 7 ou 14gr para coados, da para encarar; moer mais do que isso me enche a paciência.

 

Prefiro sempre um bom coado do que um Espresso mais ou menos.

Os filtros Melitta são bem baratos e fazem um ótimo serviço, IMO não são inferiores aos Hario ou similares.

 

O principal é o café, bom e fresco, e aprender a técnica de forma de não estragar-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

no OLX tem um cara vendendo um FIAMMA MCF-2 por R$350, dê uma procurada lá, e pede uma foto das mós. Eu acho que vale mais a pena, garimpar um comercial em bom estado. Se for genérico, melhor não pegar usado, genérico não é feito pra durar e se não tem marca, depois fica difícil conseguir mós para ele. Usado, dê preferência para algum que você consiga trocar as mós quando precisar.

abraço


http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/eletrodomesticos/moedor-de-cafe-179437023

 

só não sei se Correios seria viável pelo peso e fragilidade das partes plásticas, teria que ser bem embalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...