Ir para conteúdo

Vale a pena despressurizar porta filtro?


Postagens recomendadas

Boa noite galera! 

A pergunta é exatamente o titulo do post.

Venho fazendo dosagem, cronometrando tempo e definindo tamping e acabei de descobrir que isso tudo é superfulo no meu porta filtro pressurizado que veio na philips saeco.

Como ja vi em muito videos, muita gente aclama os despressurizados por fazerem o cafe liberar mais sabor e afim, procede? Estou pensando seriamente em "modificar" o meu porta filtro pra poder passar a esse estilo. Voces recomendam?

Outra duvida, ja aproveitando, queria comprar um filtro Rancilio como indicam no post de como tirar espresso de uma gaggia, mas não sei se "encaixa" no porta filtro da minha saeco aroma, alguem tem essa info? Já procurei pela net e nada :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente... faz tempo que aposentei minha C-08, cheguei a despressurizar meu filtro (não é o PF que é pressurizado, pelo menos na Mondial) mas desisti depois de umas 2 semanas porque me trouxe outros problemas, como por ex. passou a cachoeirar e, naquela ocasião, meu moedor não moía tão fino quando desejável, e se moía trazia outros problemas de sabor na xícara. Como eu não sei que moedor vc tem, avalie isto antes de depressurizar.... ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo.

Realmente, despressurizar sem ter um moedor não é o ideal, só se você conseguir facilmente café já moído especificamente para espresso. Não vai conseguir ajustar a moagem mas vai poder experimentar com a pressão do tamper. Um dos poucos cafés moídos para espresso que encontro facilmente em supermercados é o ILLY ESPRESSO, em empórios e lojas especializadas certamente encontrará outros.

O porta filtro da RANCILIO não serve nas SAECO, via de regra os RANCILIO e GAGGIA são 58mm, pelo menos os que conheço, então só os SAECO mesmo serviriam.

 

A exceção é o da SEATLLE COFFEE GEAR, feito sob medida em inox e despressurizado, ou então usar um porta filtro de outra marca adaptado por um torneiro (gasto nas laterais até encaixar).

 

É fácil despressurizar os filtros SAECO e é um processo reversível caso queira remontar as peças plásticas da válvula.

No meu caso eu encontrei um porta filtro ANTIGO da SAECO mesmo, EM BRONZE CROMADO, e despressurizei ele, e tenho ótimos resultados.

Uso uma SAECO GRAN CREMA que tem caldeira de inox e grupo de bronze. Talvez o maior defeito dos porta filtros da SAECO são o fato de serem de alumínio atualmente, antigamente eram todos de bronze e ótimos, depois que esquentam demoram para esfriar, então você consegue uma temperatura muito mais estável com o conjunto caldeira inox + grupo de bronze.

Você passa água quente pelo conjunto todo sem café, para aquecer primeiro?

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei uma lista dos modelos saeco que usavam porta filtro de bronze cromado, pelo menos as mais antigas:

Rio Vapore

Estro Vapore

Idea

Via Venezia 

Espresso Classico

Magic Cappuccino

Aroma

Gran Crema


achei o saeco de bronze a venda, mas o preço é meio alto, deve ser raridade:

 

 
 
 
 
sugiro procurar máquinas usadas e acessórios de máquinas antigas saeco, foi assim que consegui o meu.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Opa, valeu Daniel pela info e pelo trabalho de procurar o saeco bronze!

Então, passo agua quente sim pelo sistema, e sempre uso copos pré-aquecidos no microondas com agua quente (que obviamente jogo fora) só pra esquentar o vidro e o mesmo n roubar o calor do café;

E acabei de comprar um moedor profissa! Assim que começo hoje meus experimentos com despresurizado! heheheh

Uma duvida: Tamper já comprei um que vou retirar amanha, mas o que veio de plastico com a maquina serve pra despressurizado?(claro que aplicando as 30lbs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, depois poste fotos e faça um review do moinho em outro tópico, caso não tenha nada sobre ele no fórum.

O tamper de plástico dá pra usar sim, talvez o difícil seja aplicar a pressão certa sem quebrar ou entortar, depende muito do tamper. Em tese, qualquer coisa que tenha o diâmetro certo e superfície regular serve como tamper (existem tampers com diferente curvas e designs na base, mas estou falando de tamper improvisado). Então não precisa esperar chegar o tamper para fazer uns testes, claro que um bom tamper "pesado" ajuda mas se só tem o de plástico, vai ele mesmo.

Para regular a moagem ideal eu faço assim: ao invés de começar com uma moagem média e daí moer mais e mais fino, eu ajusto direto para uma moagem BEM FINA. Se ela não "entupir a máquina" ou a máquina não "sofrer" para conseguir passar a água lentamente, eu passo para um ajuste mais fino, até descobrir o limite para minha máquina. Daí trabalho dali "pra cima" ou seja, moagem mais grossa. O ideal é não exagerar na pressão com o tamper, tentando manter sempre constante entre os testes, assim a única variável seria a moagem, que é o que você precisa regular. Experimenta aí, vai valer a pena!

abraço!


Sobre esquentar as xícaras com água no microondas é uma boa idéia, mas você pode abrir o bico de vapor da sua máquina (é uma poemia né) deixar sair um pouco de água e vapor na bandeja e entao ligar a função "café": a bomba mandará água quente pelo tubo de vapor, seria a função usada para chá por exemplo, mas é uma função interessante, ela redireciona a água quente que iria para o grupo para o bico de vapor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Valeu pela dica! Vou fazer isso sim, começar do mais fino! Se bem que onde estou agora, com o filtro pressurizado, ela já esta no ponto ideal! (alguma gotar/chorro fino), 1 ponto de regulação mais fina e ela ja engasga hehehe, testei uns 6 shots pra chegar aqui.

 

E realmente abrir a agua quente na xicara fica mais pratico! kkkkk Não tinha pensado nisso

Vou testar o tamper de plastico com uma balança de gente mesmo, aplicar as 30 lbs que dão 13 kilos e ver noq da!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava com o mesmo "problema", já que comprei uma cafeteria Krups XP5280 que vem com o filtro pressurizado de fábrica.  O bom é que ele é pressurizado por um estrangulador que pose ser facilmente retirado. 

 

O que passou comigo...  Estava usando café illy moído em um Krups GVX2, que mói de forma bem irregular.  Das suas 17 opções de moagem, eu utilizava a 7, pois se menos fosse entupia a máquina e o café saía com gosto de queimado. 

 

Passei a um café de torrefação que tem aqui na cidade. Cinco dias depois de torrado eu testei no filtro pressurizado e me saiu um bom café (melhor em tudo se comparado ao illy), despressurizei e saiu melhor ainda, com muito mais crema cor avelã.   Fui testar o moedor e diminuí para a posição 4 de moagem e realmente achei que o filtro iria obstruir a passagem da água, mas não, o café saiu muito melhor que antes, com mais crema e um corpo excelente.

 

O que acabei achando, é que pode ser que o moedor não se dê muito bem com esses cafés que já estão no supermercado a um bom tempo, pois se mastigar um grão de torra recente dá pra sentir nitidamente que o recém torrado é mais estaladiço que um armazenado por meses. 

 

De qualquer forma, usar um moedor decente deve ser melhor ainda.  Com certeza será minha próxima compra !!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas! Estou buscando um de torra recente, mas pelo momento estou me virando com um que estava na promoção 2x1 no starbucks hehehe

Editado por Igor
Uso indevido de citações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heitor, não sei se a regra mudou, e talvez por isso ninguém tenha reclamado contigo, mas a título de reforço do que se solicita na Área de Iniciantes e, ao que vejo aqui, ainda consta lá :rolleyes: , seria interessante você observar que não é necessário usar o botão "citar"  se sua resposta está na sequência, basta mencionar/começar pelo nome da pessoa a quem se dirige.

 

O argumento é o de que o sistema de Citação do CdC pesa muito no servidor, e até alguns meses atrás os moderadores costumavam advertir e remover citações indevidas. Como vi que você faz isso com frequência, achei melhor mencionar, pois mesmo que não esteja dando problemas no momento, o "peso extra" no servidor vai acabar ocorrendo de novo em algum momento, e quanto menos posts "pesados", melhor... Se cada um de nós tomar esse pequeno cuidado, teremos menos "downtime" quando o servidor estiver "lotado"... ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...