Miyamoto Postado 26 Maio 2014 Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Demora mais a gente aprende (não muito, claro) aos pouquinhos né Véio?! :lol: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio Postado 26 Maio 2014 Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Salve Cláudio. Na verdade seriam 2 colheres de sopa bem cheias. Toma-se como padrão 20 gramas por colher se sopa cheia de pó. Verifique as instruções para preparo nas embalagens de cafés comerciais. Em geral indicam 4 colheres de sopa = 80 gramas. Beleza Alexandre. É brincadeira, o CEB jamais poderia ser utilizado a ôio...!!! Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 26 Maio 2014 Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Falei que o japa tá de olho numas estrelinhas no perfil dele "Staff" .... kkkkkk Mas a verdade é que o assunto começou perguntando qual a moagem ideal para moka...mas debandou depois ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 26 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Salve Sem pretender estender o off topic, apresento imagem que utilizava em cursos ministrados. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 26 Maio 2014 Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Opa...muito bom. Já salvei aqui na minha máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 26 Maio 2014 Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 E esse não é off-topic, na verdade vc voltou ao tema Moagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 26 Maio 2014 Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Alex, me tire essa dúvida por favor. Comprei o Blend Expresso Brasil e assim que chegou os congelei. Retirei do congelador essa semana para extrair meus shots. Quando comecei a moer utilizando o Preciso no nível 2G, percebi que está formando grumos como os da imagem (em menos quantidade). O que eu deduzo é que por terem sidos congelados recém-torrados, eles devam estar "novos" e estou moendo muito fino. Pode ser isso? Obs. Deve ter ficado uns 20 dias congelado (ou mais). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 26 Maio 2014 Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Congelou logo, o café tá fresco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 26 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Salve Rodrigues. De início, ressalvo que o congelamento retarda o envelhecimento, mas não o cessa. Se congelou no dia seguinte da torrefação e descongelou 30 dias após, o café não mais estará como no 2° dia e tampouco como estaria no 30° dia se não fora mantido congelado. Estará equivalente a como estaria se houvera sido guardado sob CNTP por um tanto de dias maior que 2 e menor que 30. Quanto ao empelotamento, o principal motivo é a umidade. Seja a relativa do ar ou contida nos próprios grãos torrados. Quando a moagem é mais fina, é mais fácil ocorrer do que quando é mais grssa devido ao peso específico das partículas. Você permitiu que os grãos retornassem à temperatura ambiente antes de abrir a embalagem e manuseá-los? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 26 Maio 2014 Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 No freezer ele envelhece porém, em velocidade um pouco menor? Eu tirei do freezer e passei para a geladeira. Mas acho que em temperatura ambiente ficou pouco tempo. Creio que nem 1 hora. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 26 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Salve Pode-se dizer que o envelhecimento ocorre em velocidade muito menor. Talvez 50% mais lenta ou até mais. O que é muito. Pero que lo hay, hay. No congelador deveria estar a -18°C e na geladeira a +2°C. Assim a diferença entre a temperatura ambiente e a dos grãos ao sair da geladeira é capaz de provocar condensação, ainda que imperceptível. Ou seja, água no exterior dos grãos. O ideal é deixar que atinja naturalmente a temperatura ambiente. O tempo necessário dependerá da temperatura ambiente. Uma boa rotina é retirar à noite e manuseá-los pela manhã. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 26 Maio 2014 Denunciar Share Postado 26 Maio 2014 Normalmente eu uso quando chego do serviço, por volta das 17h. Vou conservar na geladeira e pedir pra esposa tirar por volta das 12h ou 13h. Está bom? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Rodrigues.. Se estiver perguntando por questões de ajuste de moinho tudo bem.. Mas se for por paladar, eu acredito que você não vá perceber a diferença ainda... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Kkkkkk É só pra moer na hora correta. Ajuste mesmo. Paladar? O que é isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Sei lá.. Ouço falar direto por aqui, mas ainda não descobri do que se trata... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Cara...falando sério....se eu dependesse do meu paladar eu tava morto. Ainda confundo amargo com azedo... kkkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Oxi.. Aí já é demais né? Temos um tópico de treino de paladar.. (que por sinal está bem parado... ) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Eu vi esse tópico, mas pra mim não adianta... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 O Rodrigo, se não me engano, relatou algumas experiências com o grão congelado e disse não perceber diferenças em retirar direto do congelador e moer e aguardar alcançar temperatura ambiente. Por conta disso ele ultimamente tem moído assim que retira do congelador, sem aguardar que os grãos fiquem em temperatura ambiente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Eu confesso que tenho feito isso também, mas o Velloso recomenda utilizar em temperatura ambiente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Eu também descongelo de pouco em pouco e deixo a TA até acabar (50g... acaba rápido). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Ah, vc tira do congelador somente o que vai utilizar no dia e o resto volta para o congelador? É isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Louro José.... falá nada não..... kkkkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Na verdade já congelo em pacotinhos de 50g Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Nossa...que boa idéia, mas haja pacotinhos...rsrrs. Que tipo de pacotinho? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Saquinho de rolo. ... com 1 saquinho dá 2 pacotinhos de 50g, se tiver paciência =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Saquinho de gelinho. Para os cariocas: de sacolé. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruben Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 ah agora sim! huauhauhauhauh Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruben Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Rodrigues queremos saber das tuas extrações e testes com o 1G. Testes com o café que Gil mandou, tudo assim! Passa a madrugada testando ai pra ver se tem algum problema Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 27 Maio 2014 Denunciar Share Postado 27 Maio 2014 Saquinho de gelinho. Para os cariocas: de sacolé. Pode ser, mas deve dar um trabalhão colocar ...kkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas