Ir para conteúdo

Cafeterias em SP


r.lima

Postagens recomendadas

@ Jonny, valeu por ir lá e lamento que sua experiência tenha sido tão ruim... :(

 

Que coisa!

 

Tinha um belo conjunto de moedor e máquina La Pavoni, ambos vermelhos, o que combinava com o ambiente, que era em tons de madeira, branco e café... Era um dos charmes do local. Com pouco espaço, sempre achei um feito artístico o Carlinhos criar um ambiente que usava o corredor da galeria e manter propriedade do espaço pelo uso de cores e iluminação.

 

Se tão usando Segafredo em pó, a coisa degringolou de vez. <_< Sem fazer tamping, sem expurgo... que droga.  :angry:  Faz quase um ano que estive lá e o conjunto "ruivo" estava lá ainda, bem como o esquema de cores e as mesas altas ocupando metade do corredor. E o preparo foi bem correto, salvou o grão que tava visivelmente muito escuro no moedor, daí meu comentário e sugestão de visita.

 

Reparou na máquina? Pelo menos é algo conhecido ou colocaram uma dessas novas marcas chinesas com tudo eletrônico?

 

Puxa, uma cafeteria boa a menos na lista... :mellow:

 

Espero que tenha, pelo menos, passado no Bar da esquina da Aurora com a Andradas pra tomar uma cerveja das boas e acertar o paladar ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, como fazem 2 meses que fui lá, não posso dizer que me lembro 100%, mas posso dizer que todos os produtos (moedor, maquina de expresso) possuíam um adesivo gigante da segafredo. Posso depois tentar conferir la e até bater uma foto.

 

Em relação  ao bar, acredita que eu olhei a esquina errada até ontem? Resolvi pegar aquela rua pra pegar meu ônibus, e olhei pra outra esquina...aí sim vi o bar do Leo hahaha :P Tinham 2 rapazes em pé no balcão, ambos vestidos bem "estilosos" e esperando alguém fazer algum pedido :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, nem esquenta... Se o café tava ruim, e com essa preparação "mico", já era.

 

E pelo menos você acabou achando o Boteco mais famoso da região da Aurora! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Como comentei em outro tópico, no último sábado eu visitei mais uma cafeteria que eu não conhecia em São Paulo.

 

O nome é extenso: Por um Punhado de Dólares (PPD). Fica na Rua Nestor Pestana, 115, próximo ao Copan e à praça Roosevelt. Legal que lá fica aberto até às 22h de segunda a sábado. O espaço é amplo, pé direito alto, decoração enxuta com das novas cafeterias. Um dos sócios e barista, o Marcola,  comentou que preferem vender cafés com torras mais escuras que para clara. Eles variam o fornecedor, e no momento, estavam servindo café Suplicy. Nunca havia provado esse café e devo dizer que me surpreendi positivamente. Há amargor na xícara, pouca ou nenhuma acidez e uma boa doçura. Bebi um espresso duplo (5 reais) muito bem extraído com torra bem fresca. Interessante tomar café bom, bem torrado, mesmo que seja mais escuro. Ainda assim, minha preferência é por torras um pouco mais claras, como a que provei no Beluga.

 

Eles tem um etíope no coado por 7 reais. Só não sei de quando é a torra.

 

Ahh.. E eles tem um torrador lá no local, mas ainda não está operante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago,

 

também fui conhecer o PPD no sábado a tarde e tomei o mesmo espresso Suplicy e realmente a extração foi excelente e olha que eu tomava café quase todos os dias na hora do almoço no Suplicy da Alameda Lorena. Estão de parabéns pelo expresso.

 

Tomei também o café da Etiópia coado na Hario e gostei bastante, porém foi servido numa caneca preta personalizada do PPD e achei isso bem estranho uma vez que não se vê direito a cor do café..

 

Sobre o torrador me disseram que ainda estão fazendo experiência e que pretendem num futuro próximo torrar oficialmente espero que tenha sucesso nas torras.

 

abs

joão

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Recentemente na rua do metro ana rosa abriu o Bolo do Frei https://www.facebook.com/redebolosdofreivilamariana )

 

Mais um lugar servindo café Kento e muito bem tirado! além de ter a opção de coado na Hario tb.

 

ah ia esquecendo de falar dos bolos todos muito bons!!!! :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Aqui é a mesma coisa. Alguns vencedores são bons, outros são incompreensivelmente ruins. E ganhem sempre. Ou rola um jabá ou alguns jurados não manjam nada.

Reavivando um comentário antigo, mas o assunto é interessante...

Sobre a premiação da Veja eu posso passar a minha experiência, pois minha esposa ganhou uma vez melhor brigadeiro de Curitiba e eu conheço os donos de outros lugares que também ganharam o prêmio.

 

Eu também tinha esta desconfiança, sabendo como as coisas funcionam no Brasil é normal não confiarmos na mídia, mas o que eu percebi que ocorre é o seguinte:

A Veja escolhe pessoas reconhecidas na sociedade que não trabalham diretamente na área, mas são consideradas como influentes. Daí surgem dois problemas: Os próprios jurados não entendem muito do negócio ou eles são amigos ou tem relacionamento com o estabelecimento, daí os votos esquisitos.

Se você é conhecido de um dono de restaurante você vai perder a amizade com o cara ou vai votar no restaurante dele? Gosto é subjetivo e como o voto não é secreto tenho certeza que o relacionamento pessoal e a influência dos donos acabam atrapalhando na parcialidade da avaliação.

 

Porém, a postura da Veja me pareceu irretocável. Acho que o modelo seria melhor se o voto fosse secreto.

Embora a eleição da Veja não seja perfeita acho que é o melhor padrão de qualidade hoje no Brasil.

Ahh e no caso de minha esposa, ela não ganhou devido à sua influência. O prêmio foi pela qualidade do produto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui conhecer o Por um punhado de dolares e o Café Beluga.

 

O Punhado é um café novo, aberto a apenas 3 meses, bem recomendado anteriormente aqui no fórum.

Gostei do ambiente, bem espaçoso, maquina La Marzocco, o barista pareceu um cara legal.

Haviam duas opções de café coado na Hario, nacional e internacional. O internacional, surprise, com 10 dias de torra da Etiopia. R$7 achei muito bom negócio.

Café muito equilibrado, um dos melhores coados que tomei ultimamente, só perde para um Fazenda Chapadão Ferro que meu irmão fez.

O espresso estava bem tirado, gostei, puxando para o amargo, não vi a torra mas devia ser escura. Grão torrado do Suplicy.

Espresso 4, hario nac. 5 e int.7 reais.

 

O Beluga também não fez feio, o coado não foi tão bom quanto o anterior, porém, o espresso estava mais ao meu gosto, mais frutado e menos amargo. Muito bom.

Espresso 4 e hario 6 reais.

 

Uma curiosidade que observei no Punhado é que eles guardam o grão para o coado moído numa garrafa fechada a vácuo com aquelas bombas para vinho.

Uma solucao interessante para quem tem um moinho só.... isso será que prejudica o sabor do café? Gostaria de saber pois vou abrir um café em breve e seria uma solução prática para a falta de moinhos.

 

Outra curiosidade é que ao tomar o coado na caneca e depois em um copo de vidro, vi que sou mais conservador, prefiro a caneca, talvez me falte o lado hipster.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu fiquei confusa com isto, pois Ricardo escreveu que eles guardam "... o grão para o coado moído".

 

Não entendi se eles guardam em grão ou moído.

 

Que legal que vai abrir o café, Ricardo. Parabéns e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, as cafeterias tem moído para coado com o  Encore da Baratza, que não é tão caro a ponto de guardar moído na garrafa.

 

Sim, a impressão que tive foi que guardam moído. Dependendo de moedor em que foi moído, e se não ocorreu há tempo demais, talvez o trade off compense. Só um teste cego pra dizer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei nesse ultimo sábado ao PPD e dessa vez achei o atendimento bem melhor...

 

No coado estavam servindo outro café da Etiópia que não era o 5 elephant além de 2 outros da 4Beans.

 

O café da Etiópia tenho certeza que moeram na hora, já o 4Beans fiquei com a impressão que já estava moído.

 

Abs

João

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guardam moído mesmo. Perguntei se não perdia qualidade e ele falou que não, vou fazer teste cego em casa pra provar.

 

Obrigado pela dica do moedor...estou começando a ler os tópicos principais pra não fazer a coisa chata de perguntar coisa repetida. Tem muita coisa, mas daqui umas semanas acabo tudo.

 

Semana que vem vou fazer um curso de torra do Coffee lab se tiverem alguma pergunta ou curiosidade que queiram tirar só me falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal que vai abrir o café, Ricardo. Parabéns e boa sorte!

Obrigado! Vai ser em Curitiba. Somos newbies em café, mas estamos estudando sério para tentar servir um café muito bom. Lendo o fórum tempos atrás descobri q sou um ignorante no assunto.

Já em confeitaria minha mulher está entre as tops, portanto, se o café ainda estiver razoável, ao menos o doce não decepcionará . Serão bem vindos em nossa loja se passarem por Curitiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Uma dica: o Rafael vai dar estes dias um curso de barismo, aqui em Sampa (acho que não foi ainda).

 

Um único sábado, mão na massa o tempo todo, para ambiente comercial mesmo. E ainda vai fazer uma torra no dia.

 

Se você não fez ainda um curso de barismo, pode ser uma boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

O da Al. Franca fechou? Fui no google atrás disso, e parece que fechou mesmo, ao menos é o que consta na pagina do sofá café na veja

 

http://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/sofa-cafe-jardins

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que sim, Fernando.

 

Tomara que Sampa compense isso ganhando mais uma cafeteria em museu. :)

 

Pois é, parece que o Sofá da Franca fechou mesmo. Passei por ali umas duas ou três vezes nos últimos dois meses na esperança de que fosse apenas uma reforma, mas dei com a cara na porta. 

 

Por outro lado, o Sofá abriu uma unidade deliciosíssima dentro do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. Quem ainda não conheceu, sugiro a visita. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em cafeterias em sampa, passei pelo Suplicy no final de semana passado e sai decepcionadíssimo. Tomei um espresso estranhamente ruim, servido levemente queimado. 

 

Foi a segunda vez que isso ocorreu esse ano. Parece que o treinamento dos baristas que ficam por ali no dia-a-dia não é mais o mesmo, infelizmente. Aliás, tenho tido experiências muito melhores com o café Suplicy no PPD do que no próprio. Ironias da vida! ;)

 

 Mais alguém tem (ou teve) a mesma impressão? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...