Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

Ufa! Chegaram os filtros! Serão filtros La Spaziale e não de fabricação própria!

 

https://www.instagram.com/p/BNwnSrGgNQZ/

UFA 2! porque filtro de fabricação própria nem sempre é dos melhores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho curioso essa preocupação de dar satisfação nas redes sociais

sobre o progresso, novidades e esquecer de enviar uma simples notificação

para quem participou da campanha. Tá certo que a maioria acompanha

redes sociais mas sei lá. Acho que poderia ser um pouco mais profissional.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que o importante é satisfação para quem foi o investidor inicial que literalmente comprou o projeto. 

Até nem ligo de não darem satisfação não, só quero que entreguem dentro prazo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por trabalhar exatamente nessa área de redes sociais, sei o quão ruim seria para a imagem da empresa se não responderem os questionamentos na página.

Gerenciamento de crise, o problema é que a gente aqui endossou o projeto e estão a ver navios.

 

É realmente esperar para ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que provavelmente atrasará, de forma que não chegará antes do Natal.

Contudo, não deve ser um atraso relevante.

Já no que toca à atenção dispensada ao fórum, acho que ficou a desejar. Usaram o fórum como referência e, principalmente por isso, passar aqui para dar alguma info seria o mínimo de consideração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me responderam também: "estamos alinhando nosso cronograma essa semana, está tudo muito apertado, pois alguns fornecedores estão com a agenda lotada neste final de ano, o que não é algo normal para eles. Se apenas um fornecedores atrasar, afetada todas as entregas. Está bem difícil, mas estamos trabalhando 24h."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que o importante é satisfação para quem foi o investidor inicial que literalmente comprou o projeto.

 

O interessante é que não sabem se vão cumprir o prazo prometido a quem já pagou, mas estão fazendo oferta de novas vendas para quem não financiou e viabilizou o projeto..

É muito difícil para mim aceitar esse jeito Gerson de fazer as coisas nesse país :o.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LUW,

 

na verdade isso não é exclusivo desse país. Tem muitos casos de produtos

famosos que foram fundados em compra coletiva que por exemplo estavam

sendo vendidos na amazon (pronta-entrega) e muita gente que tinha "ajudado"

ainda estava esperando.

 

Isso acontece por varios fatores. Um deles é pois muito empreendedor que se

aventura em financiamento coletivo não tem experiencia prévia então eles

precisam gerar caixa o mais rapido possivel depois da campanha para cobrir

enventuais gastos não planejados. Outro fator importante é aproveitar o boca

a boca pós campanha e faturar algumas vendas a mais. E um terceiro fator é

quesito oportunidade. Por exemplo é muito mais interessante produzir o primeiro

lote e ter ele pronta-entrega na amazon visto que é uma central formadora de

opnião do que de fato entregar para quem apoiou o projeto.

 

No caso específico do Aram a única coisa que de fato sinto bastante falta e

acho pouco profissional é a falta de informação para quem apoiou na plataforma.

Acho que o mínimo esperado visto que o prazo era dezembro seria um update

por semana.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeito "Gerson", bem lembrado LUW! Lei da "vantagem". Tudo bem, não é exclusivo no nosso país, entretanto isso não quer dizer que seja certo. Vantagem é algo que se tira em função da desvantagem de alguém...

 

Grandes empresas já quebraram por causa de uma "oportunidade" que "não podia ser perdida" e comprometeram seus produtos ou serviços em qualidade, prazos, preço, atendimento ao cliente e por fim a "oportunidade" acabou se tornado um tiro no próprio pé. Claro, o mesmo boca boca positivo é o boca boca negativo. O resultado vira o mesmo! Pra alguém sair espalhando "olha, não compra não que não chega"ou "compra pra chegar só semestre que vem" ou coisas do gênero não custa.

Mas que fique claro! Eu sinceramente NÃO acredito que esse o caso da ARAM, mas toda empresa em fase de crescimento corre esse risco se não se preparar para ele.

Espero que eles não deem motivos para as pessoas ficarem insatisfeitas com promessas não cumpridas, afinal, matéria prima, material humano e peças já deveriam ser esperados, bem como os fornecedores (que de repente estão com agendas lotadas???) Ora, eles já não tinham fechado previamente com eles? Então de onde surgiu o "Entrega até 25 de dezembro, bem a tempo para presentear alguém nesse Natal!"? 

Espero também que não comprometam a qualidade e acabamento do produto pra cumprir prazos. 
Espero que não priorizem donos de cafeterias que compram depois mas priorizem a ordem das compras. 
Espero que todos esses receios acabem com a chegada da cafeteira antes do natal. 

Mas isso é o que eu espero.

Vida longa ao projeto!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já nem espero espero chegar antes do natal

 

"sim. mesmo tendo feito o pedido das peças antes do fim da campanha, alguns de nossos fornecedores já estavam super ocupados. O prazo de produção que eles nos tinha informado a dois meses atrás, já não era mais possível de acontecer. Se atrasar, será algo em torno de 2 ou 3 semanas no máximo. Não é o que queríamos, mas é bem aceitável para a entrega de um produto de financiamento coletivo."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamentável não darem a devida satisfação pela plataforma a quem ajudou.

 

Eu fui um que comprou pensando na entrega no natal.

 

"bem a tempo presentear alguém pro Natal.".

 

A comunicação com quem patrocinou o projeto está extremamente falha. Se saíram em x sites especializados foi devido aos patrocinadores iniciais.

 

Enfim... Sentar e esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho engraçado alguns comentários que leio aqui no CDC. Nesse tópico, no tópico do Catarse do Moço, entre outros..."Compramos já sabendo que poderia dar problema"...É como se tivéssemos culpa do problema ocorrido porque confiamos no projeto. Eu entendo o seguinte: quando eu compro alguma coisa que estão anunciando, eu compro aquilo que estão anunciando e ponto final. Se ali está escrito que estou comprando x produto, e será entregue no prazo x, eu não tenho que comprar prevendo esperar receber diferente disso que comprei. Não posso ficar insatisfeito então com uma possível falha? Se eu comprei aquilo, é porque quero aquilo da maneira que eu comprei. Foi o que eu comprei e paguei não? Porque eu deveria esperar receber diferente daquilo e jamais me decepcionar caso algo dê errado? Gente isso é algo sério. Imagina você comprar a Aram exatamente pra dar de presente de natal alguém e não receber no prazo? é frustrante demais pra alguns, pra outros nem tanto, porém não podemos achar que quem se frustrou bastante não tem o direito de ficar assim. Quem prometeu o produto no prazo foram eles, não nós. Nós compramos a idéia e o prometido. Enfim, Nnão sabemos se vamos receber ou não no prazo. Para eu que comprei, não tem maiores problemas caso não receba, é pra mim mesmo, estou bebendo pouquíssimo espresso ultimamente...mas entendo perfeitamente o desgosto e a razão de quem está insatisfeito.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como concordar mais com o beto-o.
Não importa o que aconteça "geralmente" ou "é assim mesmo" ou ainda "crownfounding é complicado", atrasa mesmo. Eu tenho lá obrigação de saber disso quando compro? Estava escrito que poderia não chegar no prazo? 

A única coisa que quem comprou, comprou sabendo foi: 
-O projeto podia não alcançar o o mínimo, e ai tudo bem, dinheiro devolvido, projeto abortado, que pena, cada um pro seu canto. OK. Não aconteceu, muito antes pelo contrário o projeto bombou, e nosso boca a boca ajudou beeem, acredito eu. 
-A estimativa era DEZEMBRO de 2016 e não 25 de Dezembro.  Mas sim ATÉ 25. O "ATÉ", neste contexto, é prazo MÁXIMO. Isso está escrito no recibo de quem comprou.

-Sendo ou não o caso, o apelo "presente de natal"  estava lá e fazia parte do projeto.

 

Eu, junto com a galera de BH através da filmagem do IGOR, acredito que fomos um dos primeiros a ver o projeto e tomar o espresso dela. Eu particularmente pirei com o café que eu tomei.
Achei que era dos mais honestos que eu já tomei. Não somente isso, o design, pra mim, era primoroso. A madeira linda, as formas equilibradas, peças com torneado lindo, relativamente robusta, mas consciente, etc. 
Falei com todo mundo aqui de BH e acho que deixei todo mundo curioso em relação a ela. Não é à toa que as pessoas me perguntam, "E ai? e a cafeteira?" e eu respondo "No Natal, no Natal". 

Pode até não ser pra presente, mas a expectativa é a mesma. 

 

Acho que aguardamos uma posição oficial então.

 


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Eu tenho lá obrigação de saber disso quando compro? Estava escrito que poderia não chegar no prazo? "

 

Hm, meu ponto de vista é que o consumidor muna-se de todo conhecimento possível e realize uma compra informada. Não é *obrigado*, mas diminui a possibilidade de se frustrar... Mas isto não tira o direito de se frustrar - ou de aumentar a ansiedade, é claro :)

 

E tb sei o que é se afundar no operacional, para fazer acontecer no prazo que esta acabando, e esquecer da comunicação com os interessados.

 

Enfim, boa sorte e feliz natal a todos! :)

 

 

pragmatic coffee addict

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Eu tenho lá obrigação de saber disso quando compro? Estava escrito que poderia não chegar no prazo? "

 

Hm, meu ponto de vista é que o consumidor muna-se de todo conhecimento possível e realize uma compra informada. Não é *obrigado*, mas diminui a possibilidade de se frustrar... Mas isto não tira o direito de se frustrar - ou de aumentar a ansiedade, é claro :)

 

E tb sei o que é se afundar no operacional, para fazer acontecer no prazo que esta acabando, e esquecer da comunicação com os interessados.

 

Enfim, boa sorte e feliz natal a todos! :)

 

 

pragmatic coffee addict

Cara... Hoje um dos pilares de qualquer empreendedor é foco no relacionamento com cliente. Temos vários exemplos no mercado em relação a isso.

 

É complexo criar um projeto desses? Claro que é! Assim como é complexo desenvolver um software, construir um prédio, terminar uma obra e etc.

 

Mas você pode ter certeza que tudo seria minimizado se tivéssemos feedback do andamento. Estamos a pouco menos de 11 dias do natal e tivemos apenas uma comunicação oficial.

 

Vai atrasar? Que avise com antecedência e não na véspera da entrega.

 

Talvez foi como o que um colega falou acima... Faltou um planejamento melhor.

 

Enfim...

 

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o ator de teatro a melhor notícia à poucos minutos de iniciar o espetáculo é saber que está tendo confusão na bilheteria por não ter mais lugares à venda. E fica o zum zum zum para ter uma 2a. apresentação. E os atores acham tudo ótimo, é um "bom" problema. 

 

A cafeteira Aram está sendo um grandíssimo sucesso. Todos, consumidores e fabricante, todos ganharam e ganharão com isso.

Esse atraso é um pedregulho no caminho. Porque a cafeteira é um ótimo produto, um dos maiores sucessos da história do catarse. Um tremendo sucesso para um produto brasileiro!! Teve um boca-boca que surpreendeu os idealizadores.

Estender a campanha foi um risco mal calculado mas no fim, todos ganharão com isso. Melhor ter um produto de sucesso fora do prazo do que um mico que ninguém sabe o que é e uma 1/2 dúzia ter apoiado. Terá até valor de revenda essa cafeteira mesmo usada.

 

Está bem entendido qual foi o problema principal: falta de comunicação formal.

Informalmente, quem acompanhou aqui o tópico, estava na cara que iria atrasar. Nem toda a energia positiva do mundo muda a realidade concreta, leia-se, aqui é Brasil e o que tem pra hoje é isso ae!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem viu que também saiu na lista de presentes de natal do sprudge?

 

http://sprudge.com/coffee-geek-gift-guide-112911.html

 

achei interessante por estar lado a lado com produtos da baratza por exemplo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deram uma atualização mais formal aos colaboradores do projeto:


 


"Bom dia, amigos.


Estamos enviando este email para informar em que passo está a produção das cafeteiras e das demais recompensas:


 


- As peças usinadas continuam em produção, mas com atraso. Esse atraso foi causado pelo excesso de serviço que nossos fornecedores estão nesses meses de novembro e dezembro, algo que é fora do normal para essa época do ano. Praticamente o prazo de entrega de todas as peças triplicaram.


- Depois de muitos e-mails e ligações para vários lugares do mundo, conseguimos os filtros. Já estamos com todas as peças em mãos. \o/


- Para os apoiadores que escolheram o café especial Santa Rita como recompensa, ele está a caminho de Curitiba e até semana que vem vamos despachar. 


- Os copos já foram comprados semanas atrás, mas nosso fornecedor está atrasado com a entrega.


- Os coadores Apollo estão em produção e devem ficar prontos no início da semana que vem.


- Os posters ilustrados serão despachados no início da semana que vem.


- As peças da base que são cortadas a laser, devem ficar prontas no início da semana que vem, para depois serem acabadas e irem para a pintura epoxi.


- O funil superior, peça que direciona a água para entrar na cafeteira é feita manualmente pelo processo de torno de repuxo, ela está atrasada pois nosso amigo Irineu que produzia as peças, teve um problema de saúde na família e teve que se ausentar. Estamos com outro fornecedor acertando a qualidade das peças.


- Na sexta feira vamos enviar o formulário para pegar os endereços de entrega, nome na placa e todas as demais informações.


- Cada apoiador receberá a recompensa que escolheu durante a campanha. A cafeteira será enviada para os que escolheram esse tipo de recompensa.


- Para quem optou pela recompensa que recebe a cafeteira, elas serão despachadas de acordo com a ordem de chegada de cada apoiador durante a campanha.


 


Cronograma:


Mesmo tendo iniciado a produção semanas antes do fim da campanha com dinheiro de alguns amigos, esse excesso de trabalho dos nossos fornecedores fez a produção atrasar algumas semanas. Todos os prazos de entrega que tínhamos em mãos, acabaram sendo dobrados ou triplicados. Algo que nem os fornecedores poderiam imaginar, já que novembro e dezembro eram meses bem folgados para eles.


Estamos trabalhando 24h para resolver todos os desafios da produção do primeiro lote, mas infelizmente entregar até o natal é algo bem difícil. Estamos trabalhando com um novo cronograma para enviar os primeiros lotes de cafeteiras até a terceira semana de janeiro. Com essa nova realidade, estamos dedicando mais alguns dias para melhorar ainda mais a qualidade das peças e entregar um produto ainda melhor.


Sabemos que todos estão ansiosos para receber as cafeteiras, e por isso nos esforçamos para conseguir entregar dentro da estimativa dos lotes desse ano. O atraso mesmo que pequeno não é o ideal, mas faz parte do risco de financiar um projeto. Vocês fizeram o projeto sair do papel e está acompanhando de perto os desafios de uma pequena produção local e esperamos que compreendam. 


Estamos preparando algumas surpresas que acompanharão as cafeteiras, e acreditamos que vai valer a pena esperar algumas semanas a mais. ;)


Se vocês quiserem acompanhar mais de perto o andamento da produção e poder opinar em alguns detalhes, siga a Aram no Instagram. www.instagram.com/aramsoulcraft 


Em breve teremos um blog no site da Aram (www.aram.ma), onde vamos contar um pouco mais sobre os desafios da fabricação.


 


Um abraço.


Equipe Aram. "


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"...novo cronograma para enviar os primeiros lotes de cafeteiras até a terceira semana de janeiro."

 

Me dei mal! Por causa do Catarse, não consegui pegar os primeiro lotes. O seria para "antes do Natal", no meu caso será para "antes do Carnaval"  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não é o que ninguém queria, mas pelo menos é uma explicação oficial e esclarecedora.
Agora é esperar e acreditar que eles estão (como seguramente devem estar) à todo vapor. 
Só espero que a torra do café seja recente ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...