Ir para conteúdo

Tramontina/Breville - Smart Grinder


Guest Leonardopm

Postagens recomendadas

Cara, não aguentei e pedi o meu moedor da Tramontina/Brveille minutos atrás... minha patroa vai me matar quando entregarem! :ph34r: Saiu por R$ 1.130, parcelado sem juros. Um pouco mais caro do que as últimas promoções, mas entendo que ainda está numa boa faixa de preço para compra.

 

Já negociei o Bodum Bistro com o colega jvictor aqui do fórum, que deve pegar o moedor na semana que vem... e aí eu e ficaria apenas com o Hario Skerton para moer os grãos aqui em casa. E vou te dizer... depois que você compra um moedor elétrico não dá vontade nunca mais de voltar para um manual (exceto nas situações de viagens e etc, rsrs).

 

Agora é esperar chegar, e ir amaciando a patroa para uma eventual troca da minha Poemia pela cafeteira da tramontina! ;P

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

idem aqui, também correndo risco de morte...  :D

 

o meu saiu por 1.119,20 na Comlines

 

é CERTO que antes de eu moer o primeiro grão vai aparecer promoção melhor, mas...

 

agora o Encore fica pra prensa e coados

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahaha!! Aee, parabéns pela compra, @Otávio Tassinari Dornelles! ;P

 

Ahhh, promoções sempre vêm e vão. Se você fica pensando apenas em comprar as coisas na promoção acaba adiando as coisas da vida. Claro que não gosto de pagar caro nas coisas que compro, mas também sei reconhecer quando a faixa de preço está numa média aceitável, como no nosso caso. A estimativa de entrega da minha é de 9 dias, mais ou menos no dia em que pretendo entregar o meu Bodum Bistro ao novo dono.

 

Vi na sua assinatura que você já possui a BES840XL, que é justamente o modelo que foi nacionalizado pela Tramontina e que pretendo comprar por aqui. Vou te mandar umas perguntinhas sobre ela, acerca do seu nível de satisfação, pra não desvirtuar muito o tópico que é sobre o moedor, beleza ??

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida, já vi várias opiniões diferentes... Uns dizem que esse moedor não é muito bom para espressos, outros dizem que é preciso fazer uma "adaptação" pra ele funcionar bem pra espresso, outros dizem que ele é bom já "de fábrica" mesmo pra espresso... Eu to pensando em comprar esse moedor, acho que é o melhor custo x benefício que temos no Brasil, porque os outros moedores (por exemplo os Baratza) são geralmente bem mais caros pq são importados etc. Mas queria saber isso da moagem fina, meu método principal de preparo é o espresso, se não moer fino suficiente/tiver uma gama boa de regulagens não vale a pena pra mim. Preciso de uma mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

höpner,

 

A versão que precisava de uma adaptação era a antiga, um modelo que sequer veio para o Brasil sob a marca Tramontina. E mesmo esse modelo antigo acabou, depois de um tempo, vindo corrigido de fábrica.

 

Pode comprar sem medo, ela faz fino o suficiente para espresso. Sei porque é o método que uso com mais frequência com esse moedor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

höpner,

 

A versão que precisava de uma adaptação era a antiga, um modelo que sequer veio para o Brasil sob a marca Tramontina. E mesmo esse modelo antigo acabou, depois de um tempo, vindo corrigido de fábrica.

 

Pode comprar sem medo, ela faz fino o suficiente para espresso. Sei porque é o método que uso com mais frequência com esse moedor.

Valeu pelo esclarecimento. Quem sabe até dezembro eu consiga comprar o bicho.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal!

 

Hoje tive a oportunidade de usar o moedor com um pouco mais de propriedade, realizando novas extrações (não muitas, a semana ainda continua um pouco corrida). Ainda assim as impressões são muito boas acerca do moedor.

 

Primeiramente, destaco que o aparelho é bonito. Tem um ótimo design, algo que agrada não apenas a mim mas também a patroa (importantíssimo). Normalmente os moedores mais avançados costumam ser pretões, com uma pegada muito industrial/comercial, mas o moedor da tramontina realmente dá um banho em praticamente todos que eu já pude ver.

 

Ele não é nenhum trator mas tem uma construção sólida e robusta. Você não encontra rebarbas nas juntas nem pontos frouxos em qualquer local do moedor. Toda a montagem é muito bem pensada e elaborada, os encaixes são precisos e não vi até agora folga nenhuma, desde o hopper, passando pelo suportes dos portafiltros e a bandeja. Eles são presos por magnetismo, com pequenos ímãs nos seus pontos de encaixe, que seguram com firmeza os acessórios mas sem travar por completo. Muito bem elaborado!

 

O hopper tem um tamanho razoável para um moedor caseiro, comporta 450g de café. Ele não é hermético, portanto o ideal é que você não não jogue inteiramente os 250g de café que comprar para deixar lá no hopper. Inclusive, estou procurando por um bom pote com vedação hermética para armazenar ao menos o café que do pacote que eu abrir

 

Ainda sobre o hopper, ele tem um dispositivo simples de trava dos grãos para retirar o hopper da parte de cima do moedor sem que os grãos escoam todos por baixo (e aí você não precisa virar o moedor inteiro com o hopper pra retirar todos os grãos. Assim, ficam apenas alguns grãos na parte da mó superior para você retirar, e fica tudo bem.

 

O display é muito bem iluminado e legível. O botão de regulagem da granulometria é mais rígido do que eu imaginava, mas é tranquilo para regular. O moedor lhe dá a opção de moer o equivalente de café para uma ou duas doses, e você pode salvar a quantidade que você gosta para um single shot ou double shot. O que eu achei legal e não sabia é que quando você sai da escala de granulometria de um tipo de extração para outra (espresso para moka, por exemplo), você pode salvar também a quantidade de café para a sua preferência, que aí vai de 1 xícara até 12 xícaras, por exemplo.

 

Sobre a qualidade da moagem, logo na primeira extração eu já notei que a granulometria ficou melhor para espresso quando comparado com o meu antigo bodum bistro, que me dava quase 60ml de café antes mesmo de chegar nos 10s de extração. Agora, mesmo sabendo que o meu PF pressurizado interfere na qualidade e no tempo de extração, esta leva cerca de 25s, o sabor do café ficou mais intenso, muito bom!

 

A moagem é mais lenta do que o bodum bistro, leva 13s para moer 14gr de café para um double shot, o que levava aproximadamente 7 segundos no bodum. Achei ele um pouco mai silencioso também (a patroa não achou). A retenção me pareceu quase zero, muito menor do que no bodum, achei isso excelente. Ele também não faz muita zona durante a moagem, o meu porta filtro é de 53mm e praticamente não cai pó fora do PF.

 

Um ponto que não gostei é que ele não tem botão de liga/desliga. Fica ligado direto, e após 5 minutos parado ele entra em modo de soneca e desliga quase tudo. Fico com um pouco de receio de deixar ligado assim na energia o tempo todo, pois um pico de luz poderia queimá-lo. Estou pensando em dar um pulo numa loja de artigos eletrônicos no sábado e comprar uns 50cm de fio elétrico, plugues de tomadas macho/fêmea e um interruptor liga/desliga pra usar entre o moedor e a tomada, para desligar de verdade o aparelho.

 

Estou muito satisfeito com a compra, e recomendo tranquilamente para aqueles que estudam a compra. Se tudo correr bem, num futuro não muito distante eu consigo pegar a cafeteira também da tramontina! ;P

 

Um abraço!

Lunatico

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas não é o ideal ficar tirando e colocando na tomada né, principalmente se você usa diariamente. A desgrama do moedor custa mil reais, custava colocar uma chave liga/desliga ? ;P E também, com o tempo se eu conseguir montar um cantinho do café melhor eu pretendo tentar esconder o máximo a fiação e as tomadas pra deixar o local com um aspecto legal. Daí pode dar mais trabalho ficar retirando e plugando ele na energia se eu tentar ocultar as tomadas.

 

Não sei se a memória das doses apaga quando você tira ele diretamente da tomada (espero que não), mas é a única justificativa que vejo no momento para não ter um botão. Se não, é tranquilo também, compro uma caixinha pequena pra armazenar o switch, podendo até colar na lateral do moedor ou na parede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei Otávio, qual loja é?

 

Comlines.

 

Mas agora consegui contato com eles, parece que foi problema de estoque. Contratei por PAC mas vão enviar por Sedex na segunda-feira para entregar dentro do prazo original. Ponto pra eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas não é o ideal ficar tirando e colocando na tomada né, principalmente se você usa diariamente. A desgrama do moedor custa mil reais, custava colocar uma chave liga/desliga ? ;P E também, com o tempo se eu conseguir montar um cantinho do café melhor eu pretendo tentar esconder o máximo a fiação e as tomadas pra deixar o local com um aspecto legal. Daí pode dar mais trabalho ficar retirando e plugando ele na energia se eu tentar ocultar as tomadas.

 

Não sei se a memória das doses apaga quando você tira ele diretamente da tomada (espero que não), mas é a única justificativa que vejo no momento para não ter um botão. Se não, é tranquilo também, compro uma caixinha pequena pra armazenar o switch, podendo até colar na lateral do moedor ou na parede.

Sobre isso de ficar tirando da tomada, nem se preocupe, não dá problema nenhum (mas só cuidar pra puxar o plugue da tomada ao invés de puxar pelo cabo).

 

Mas realmente, se for ocultar a fiação e tomadas, aí faz sentido fazer a gambiarra.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas não é o ideal ficar tirando e colocando na tomada né, principalmente se você usa diariamente. A desgrama do moedor custa mil reais, custava colocar uma chave liga/desliga ? ;P E também, com o tempo se eu conseguir montar um cantinho do café melhor eu pretendo tentar esconder o máximo a fiação e as tomadas pra deixar o local com um aspecto legal. Daí pode dar mais trabalho ficar retirando e plugando ele na energia se eu tentar ocultar as tomadas.

 

Não sei se a memória das doses apaga quando você tira ele diretamente da tomada (espero que não), mas é a única justificativa que vejo no momento para não ter um botão. Se não, é tranquilo também, compro uma caixinha pequena pra armazenar o switch, podendo até colar na lateral do moedor ou na parede.

Lunatico nem esquenta, o Forté custa mais de 5 mil e também não tem botão liga/desliga, aliás não possui botão algum, todo seu funcionamento é na tela que é touch que após alguns minutos de inatividade a tela se apaga, eu tiro da tomada toda vez após o uso já que ele é ligado junto com a máquina.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, já desencanei mesmo! O negócio é moer e extrair os cafés, fazendo sempre a manutenção periódica que nos cabe.

 

Ao menos com um moedor melhor, já posso programar para trocar a cafeteira. Ainda não posso, mas confesso que estou de olho na S1 Vivaldi... ;P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de café expresso é impressionante, eu tinha uma superautomatica mas comecei a experimentar cafés em cafeterias e acabei investindo numa máquina profissional e um bom moinho, agora já penso em investir em mais um moinho e já em outra máquina, mas precisaria vender a minha primeiro. É um hobby em que você quer sempre aperfeiçoar, o problema são os custos...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Cara, ele parece sim ser stepless apesar do display mostrar apenas número inteiro. Não há referência mecânica (física) no ajuste das mós quando você aumenta ou diminui a granulometria, e é contínuo. 

 

E por exemplo, eu estou moendo o meu grão (Seleção do Mário) na configuração "10". Entre o 10 e 11, mesmo que no visor não mostre 10,2354384 parece que há um ajuste mínimo na granulometria.

 

Meu grau de conhecimento e paladar no entanto não são apurados o suficiente pra notar essa diferença... mas eu chego lá! :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha certas dúvidas se estava fazendo um update em relação ao Encore ou apenas trocando seis por meia dúzia, mas depois de alguns dias e vários espressos não tenho mais dúvida: o Smart Grinder Pro é muito mais adequado ao método do que o Encore. Além da facilidade de moer direto no porta filtro, programar a dose, etc.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Olá Pessoal!
 
Não sei se já foi comentado aqui. Mas são três curiosidades sobre o Moedor Express Tramontina (ou Breville Smart Grinder Pro) que pretendo dividir com vocês:
 
1) O botão Programar é inútil:
 
Quando é definida a Quantidade (tempo, em segundos) o moedor preserva a informação para uma próxima moagem. Se modificar a Dose/Xícara e, depois, retornar para a Dose/Xícara inicial, a Quantidade que você selecionou vai estar lá.
 
A questão é, pra quê pressionar e segurar o botão Programar para armazenar a Quantidade para a Dose/Xícara?! Bem, essa é uma retórica porque não há qualquer instrução de como recuperar a informação salva. 
 
Tentem isso, sem usar, ainda, a função Programar:
 
- Selecione a Dose/Xícara para "1" e a Quantidade para "5" segundos;
- Altere a Dose/Xícara para "2" e a Quantidade "10" segundos;
- Altere a Dose/Xícara para "1" novamente e verá que os "5" segundos estarão lá;
- Altere a Dose/Xícara para "2" e verá que os "10" segundos estarão lá também;
 
Agora, no próximo passo, com a função Programar:
 
- Ainda na Dose/Xícara para "2", com os "10" segundos no visor, aperte e segure o botão Programar até o moedor bipar duas vezes;
- Ainda na Dose/Xícara para "2", altere a quantidade de "10" para "15" segundos;
- Altere a Dose/Xícara para "1" e verá que os "5" segundos estarão lá;
- Altere a Dose/Xícara para "2" e verá que os "15" segundos estarão lá também, mas foram programados "10" segundos!
 
Agora a pergunta: Como eu faço para rever os "10" segundos de Quantidade salvos para a Dose/Xícara em "02"?
 
- Tentei dar um simples toque no botão Programar e nada aconteceu;
- Retirei e recoloquei o suporte para porta-filtro e nada também;
- Retirar da tomada e recolocar... Bem, isso não tentei.
 
[Edição]
Depois de ter postado minhas observações, fiz o teste que não tinha feito: desligá-lo da tomada. É fato que, depois de 1-2 minutos, os valores programados foram resgatados. Mas continuo achando que a programação não ofereça tanta utilidade. Novamente, deveria haver uma forma de resgatar a programação com o moedor no modo de espera.
 
 
2) A função Pausar/Cancelar tem o tempo curto demais:
 
Meu porta filtro (e cafeteira) não são da Tramontina/Breville e tem a parte de baixo em plástico. Então preciso retirar o filtro do porta filtro e calcar na bancada. 
 
Quando retorno o conjunto para o moedor, o tempo se esgotou (3-4 segundos eu acho).
 
- Ou que ampliasse o tempo para 10 segundos, por exemplo;
- Ou que deixasse o tempo de pausa se esgotar junto com o do moedor, de 5 minutos. Lembrando que é necessário tocar o botão Iniciar/Pausar/Cancelar para continuar a moagem e, dessa forma, poderiam colocar a função tocar/segurar o botão Iniciar/Pausar/Cancelar para cancelar a operação.
 
3) Cheirinho... De queimado:
 
Estou no quarto mês, e em algumas moagens vem aquele cheiro de fio queimado. É muito aleatório e intermitente para saber se acontece com determinado grão, moagens consecutivas ou granulometria.
 
Isso eu ainda não consigo entender...
 
 
De resto, tudo funcionando perfeitamente. Ótimo acabamento e fácil limpeza.
 
Para os que têm esse moedor: Parabéns! Excelente produto. Para os que não têm: estão esperando o quê?
 
 
Um abraço,
 
Marcelo.

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse cheiro de queimado é preocupante... Experimenta abrir ele pra dar uma olhada na fiação interna. Se estiver tudo ok, tenta fazer umas moagens com ele "aberto" (não sei se isso seria possível), pra tentar identificar onde que tá acontecendo o sobreaquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já percebi esse cheiro no meu também, mas apesar de ainda não ter um número de amostras/testes suficiente para afirmar, tenho a impressão que o cheiro só aparece quando termino os grãos. Se sobra um pouco de grãos por moer não aparece o cheiro. Será que é grão torrado? Será que é o aparelho mesmo superaquecendo por girar as mós sem grãos para moer (por menos de um segundo)? Não sei dizer ainda, tenho que testar mais, mas nos últimos dias nem tenho bebido café. Vou continuar observando e posto aqui se conseguir chegar a uma conclusão.

Yamada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...