Ir para conteúdo

Tramontina/Breville - Smart Grinder


Guest Leonardopm

Postagens recomendadas

Eu aposentei meu hario mini pelo tramontina breville e não me arrependo nem um pouco. Totalmente satisfeito.

 

A mudança é enorme. Pode ir sem medo.

 

Abraço!

 

Obrigado pelo relato. Também estou querendo fazer esta troca....hehehe

 

Procura o tópico da compra coletiva do Breville. Está saindo por R$800.

 

Sent from my XT1033 using Tapatalk

 

Eu vi o tópico lá. O duro que esses 800 seria para pagamento à vista e ainda tem o frete, e os 970 que eu vi seria parcelado e com frete grátis. Mas vou ver como tá a grana aqui e conforme for, entro lá no grupo...

 

Se você não tem preguiça de moer manualmente, compra o Bravo Mini (R$970,00) do Gilberto, tem desempenho de moedor elétrico que custa mais de 2 mil.

 

Conforme disse no meu post anterior, já tenho um Hario Mini que funciona muito bem, porém estou querendo me livrar do trabalho manual.

 

De qualquer forma, obrigado pela indicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Para ter certeza sobre problemas com o grão café do mercado, comprei outro de 250g para testar. Definitivamente, este grão não combina com o Tramontina Breville (não faço ideia porque).

 

Extraindo espressos normalmente com vários grãos diferentes, inclusive um que nunca tinha comprado, que é o Bourboun Amarelo da Raposeiras.

 

Foi colocar o grão do café do mercado o moinho começa a travar e dar barulhos (claro que não forcei, deu um barulho e já parei a moagem).

 

O mais estranho é que fui aumentando a granulometria até chegar no mais grosso (ponto 60) e somente aí ele moeu tudo sem travar.

 

Não sei se tem alguma impureza nos grãos desse café que gera os barulhos ou outra coisa qualquer.

 

Eu realmente gostaria que alguém bem entendido do assunto me ajudasse, pois em nenhuma regulagem (nem pra coado ele foi desta vez).

 

Todos os outros grãos, perfeito, só esta marca que não vai de jeito nenhum.

 

E aí pessoal, alguém tem alguma ideia?

 

Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel , o que o Seiti falou faz sentido o grão esta soltando óleo ?

 

 

Quanto a impureza , não é para ter nada , na duvida cate o café como se fazia com o feijão no passado , se tiver pedrinhas ou pedaços de madeira , vai quebrar o moedor , não vai travar .

No moedor normalmente  quando o motor trava , ou ele desliga por ação de um protetor térmico ou uma peça plastica que faz papel de fusível quebra , pode ser uma engrenagem , polia e etc.

 

Se só ocorre com um tipo de café , e ele funciona com os outros , é no minimo estranho.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vejam o que me ocorreu ontem... muito mais estranho...

 

Fui pra praia e levei esse grão do café do mercado, minha hario V60 e o Hario Mini Mill.

 

Fiquei louco da vida quando depois de 10 minutos tentando moer no Hario Mini, chegou uma hora que simplesmente nada saía!!!

 

Detalhe, comecei tentando no 11º clique e fui apertando até no maximo 8 cliques.

 

Tive que abrir o moinho manual e tirar o que sobrou de grãos.

 

O que ele moeu estava inutilizável, pois só consegui moer muito grosso.

 

Resumindo, voltei hoje e só tomei 2 cafés com o que levei de outro grão.

 

Absurdo e extremamente estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posta uma foto do grão e dele moído. Pode ser que ele esteja soltando muito óleo e ao moer fino empaste, não sei.

 

Daniel , o que o Seiti falou faz sentido o grão esta soltando óleo ?

 

 

Quanto a impureza , não é para ter nada , na duvida cate o café como se fazia com o feijão no passado , se tiver pedrinhas ou pedaços de madeira , vai quebrar o moedor , não vai travar .

No moedor normalmente  quando o motor trava , ou ele desliga por ação de um protetor térmico ou uma peça plastica que faz papel de fusível quebra , pode ser uma engrenagem , polia e etc.

 

Se só ocorre com um tipo de café , e ele funciona com os outros , é no minimo estranho.

 

Grão muito oleoso talvez?

 

 

Foi o que pensei e inclusive comentei uns posts atrás...

 

Mas um grão oleoso é capaz de causar tantos problemas assim?

 

Obs: Continuo usando normalmente outros grãos sem quaisquer problemas.

 

Aquele nem no Hario consigo usar.

 

 

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, por algum acaso tu não estás com uma máquina que é de 220v mas utilizando em uma rede de 110v?

 

Se fosse esse o caso, qualquer grão mais duro realmente poderia impedir o funcionamento dela em função da menor força que ela desenvolve.

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, por algum acaso tu não estás com uma máquina que é de 220v mas utilizando em uma rede de 110v?

 

Se fosse esse o caso, qualquer grão mais duro realmente poderia impedir o funcionamento dela em função da menor força que ela desenvolve.

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Não, tudo 220.

 

Como o strangedata falou, nem no Hario mini mói fino, a sensação que dá ao moer no Hario é de estar moendo, sei lá, manteiga, ou mesmo uma pasta sabe.

 

Vou tentar postar as fotos dos grãos em breve.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimenta bater um bom tanto do café no liquidificador, se realmente formar uma pasta é oleosidade excessiva mesmo [emoji14]

 

Pasta de amendoim se faz assim msm, só põe a semente torrada no liquidificador e bate.

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal,

 

Quem já acertou bem a moagem para algum método, compartilha, por favor, a configuração do moedor.

 

O meu espresso ainda não é parâmetro, porque tem muitas variáveis que eu não domino. E ainda não acertei o moedor para Aeropress.

 

O mais próximo que acertei foi pra Moka, mas ainda extraí demais.

 

Sent from my XT1033 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Quem já acertou bem a moagem para algum método, compartilha, por favor, a configuração do moedor.

 

O meu espresso ainda não é parâmetro, porque tem muitas variáveis que eu não domino. E ainda não acertei o moedor para Aeropress.

 

O mais próximo que acertei foi pra Moka, mas ainda extraí demais.

 

Sent from my XT1033 using Tapatalk

 

Então, nas configurações originais (sem mexer nas regulagens internas), o grão Kaldi, por exemplo, estou extraindo nos níveis 8 e 9... em 15.4 segundos, para espresso. Isso me dá em torno de 15 a 17 gramas.

 

Ok... Pra Aeropress, consegui uma extração excelente em nível 35... Tente em nível 30 a 35...

 

Pra Coado entre 43 e 49, dependendo o quão forte vou querer o café do dia.

 

Pra mim são essas configurações...Lembrando que para espresso varia absurdamente de grão pra grão... Já para os outros métodos, é a mesma regulagem pra qualquer grão, variando muito pouco.

 

Para Aeropress e Coado eu peso com a balança de precisão a quantidade exata na proporção que desejo para o dia, por exemplo, 30 gramas de café para coar no hario v60 uns 300ml, que pro meu gosto fica muito bom.

 

Tudo isso, claro, pro meu gosto.

 

Abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma vantagem da baratza as peças são baratas , a peça do forte mais cara vendida no site é o motor , 40 dólares , mas conversando com o Alexandre eu já havia perguntado o preço do painel Touch , ele disse que não chega 50 dólares.

 

Quanto ao moedor Breville eu sabia que tinha uma análise dele aqui no CDC , foi o desaparecido LeonardoPM que fez ainda em 2011.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/54-revis%C3%A3o-do-consumidor-breville-smart-grinder-bcg800xl/

 

Leitura interessante.

O moedor que está sendo vendido agora é uma versão mais nova que tem microregulagem de fábrica para quem quiser afinar o café

Ops, errei. Na verdade a Breville lançou um novo smart grinder

 

419024a47111e25ed9f947f2b93736c9.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A operacionalidade descrita é bem interessante ... , aliado aos resultados apresentados pela experiência da Socratic coffee, mais ainda.

 

Muitas vezes diferenças em xícara, nos teste cegos foram mínimas, tanto que, a rigor, pagar preços muitos mais altos nem se justificaria.

Dependendo dos grãos, as diferenças entre moedores as vezes podem ser muito significativas, outras nem tanto.

É claro que milagres não existem, e que para obter resultados consistentes um moedor deve possuir um alinhamento exato, mos de bom desenho e utilizar materiais que mantenham as qualidades e funcionabilidade do,moedor através do tempo.

Mesmo que, em modelos anteriores, foram relatadas limitações no quesito resultado final, valeria a pena testar o resultado na xícara deste modelo mais extensamente, desde que se confirmadas as recentes informações, poderia representar uma nova alternativa muito promissora.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o teu é o modelo antigo ? Isso é para Espresso ou também é fraco para coado ?

E que meu Lido pode ficar pesado moendo grãos claros para Espresso, mas para coado a diferença entre grãos claros e mais escruros é muito pouca ...

Como compara em sabor com o SJ e o Nemox ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é o antigo. Sofre para Espresso. Coado ele aguenta. O nemox é mais brilhoso. O SJ perdoa quando eu erro um pouco a mão, bem como me dá espressos mais redondos. O Breville é menos brilhoso e menos consistente que o nemox. Mas na maioria das vezes, me proporciona bons espressos tb, que é o método que mais uso no Trampo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pergunta aos amigos: Primeiramente, estou utilizando o moinho Tramontina by Breville nos padrões de fábrica, ou seja, não alterei a regulagem das mós superiores (estão em nível 6). Dito isto, quero saber: É normal em uma semana o mesmo grão exigir pular do nível de moagem 5 para 2 para conseguir a mesma extração, ou é muita diferença? Semana passada quando comprei o grão (torra recente), em nível 5 conseguia uma extração perfeita em tempo e resultado na xícara. Ocorre que hoje fui extrair novamente (ou seja, 1 semana depois), e para conseguir a mesma extração precisei "afinar" de 5 para 2. Isso me deixou meio encabulado, pois, mesmo sabendo que com o passar do tempo existe sim a necessidade de ajuste para mais fino, achei um tanto quanto exagerado ter que "afinar" 3 níveis. Está dentro dos padrões isso? Grato desde já.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, vou postar minhas impressões de uns 4 meses de uso do Breville Smart Grinder.

Para um moedor de entrada, é um excelente moedor.

Mas não se inclui no nível dos intermediários, nem de longe.

 

Pontos fortes:

a) dosagem automatizada (ainda que varie, não deixa de sê-lo e isso é uma mão na roda para proporcionar repetibilidade nas extrações);

B) facilidade de uso e de limpeza das mós (maravilha nesse aspecto. Dá para retirar o hoper mesmo com grãos dentro. Para limpar as mós, a superior sai com extrema facilidade, tendo a breville bolado um encaixe para facilitar a vida do usuário);

c) preço. É um moinho relativamente barato nos EUA e no Canadá.

d) barulho. É bem silencioso. Faz barulho semelhante ao de uma superauto, o que ajuda muito em tê-lo aqui no trampo.

 

Pontos fracos:

a) o conjunto mecânico é fraco. Não aguenta grãos muito duros, o que faz as mós patinarem (impondo-se desligamento imediato);

 

 

**Estou pensando em comprar este moedor aqui no Brasil, mas fiquei triste com essa informação, porque gosto de um "torra clara" da Suplicy que é bem duro.**

 

 

B) pelo que andei pesquisando, a granulometria mostrada no visor queima muito fácil (o meu já veio sem esse ajuste visual), fato que não chega a atrapalhar quando se usa ele principalmente para espresso, porque você vai variar no máximo 5 clicks do ponto em que as mós deveriam se tocar;

 

** Como assim, queima fácil? **

 

c) é competente para espresso (o meu já veio com as arruelas de papel enviadas pela Breville), mas não chega ao nível dos moinhos intermediários.

d) não tem assistência técnica aqui. Então, se estragar, bau bau (rss).

 

Ressalto que estou satisfeito com o moinho, que foi um upgrade do hario e, portanto, uma mão na roda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu já veio com defeito no sensor que mostra a granulometria. Fora isso, funciona bem e faz excelente par com o set do Trampo, mais simples (gaggia coffee)

Agora com a Tramontin na representando a marca breville,O problema da assistência técnica não existe mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Daniel, eu li antes mas não posso opinar muito, não tenho um Breville.

O que eu posso te dizer é o seguinte, é normal no meu moinho abaixar 3 pontos, até 5 dependendo do café.

Café aberto oxida muitas vezes mais rapido, o aconselhavel é consumi-lo no maximo em uma semana depois de aberto, tem gente q bate o pé em 3/4 dias, eu não ligo muito, se eu fiz o café e ele ta bom ao meu paladar eu tomo.

Lembrando q meu moinho é diferente do seu, não sei se seus 5 cliques é 1/5 de 5 cliques meus.

Geralmente moinhos conicos tendem a ter mais diferença em "cliques" q moinhos flat. Isso acontece pq quando vc distancia as mós flat vc distancia a abertura direta pois as mós se posicionam paralelamente, nos conicos vc não tem paralelismo, tem angulo. Isso faz com q o mesmo movimento em uma rosca para um moinho flat seja maior do que para um moinho conico.

Se ficou complexo me fale q tento explicar melhor a parte q vc nao entendeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, eu li antes mas não posso opinar muito, não tenho um Breville.

O que eu posso te dizer é o seguinte, é normal no meu moinho abaixar 3 pontos, até 5 dependendo do café.

Café aberto oxida muitas vezes mais rapido, o aconselhavel é consumi-lo no maximo em uma semana depois de aberto, tem gente q bate o pé em 3/4 dias, eu não ligo muito, se eu fiz o café e ele ta bom ao meu paladar eu tomo.

Lembrando q meu moinho é diferente do seu, não sei se seus 5 cliques é 1/5 de 5 cliques meus.

Geralmente moinhos conicos tendem a ter mais diferença em "cliques" q moinhos flat. Isso acontece pq quando vc distancia as mós flat vc distancia a abertura direta pois as mós se posicionam paralelamente, nos conicos vc não tem paralelismo, tem angulo. Isso faz com q o mesmo movimento em uma rosca para um moinho flat seja maior do que para um moinho conico.

Se ficou complexo me fale q tento explicar melhor a parte q vc nao entendeu.

 

Ok, entendi sim, mudei o grão esta semana e o que percebi foi a menor necessidade de ajuste deste novo grão em uma semana, um ponto apenas, sendo 3 ou 4 no anteriormente utilizado.

 

Grato pela sua resposta, pensei que o moedor estava com problemas, mas era apenas o grão que exigia mais ajustes com o passar do tempo.

 

De qualquer forma, o grão que exigiu regulagem maior com o passar do tempo era melhor para meu paladar, mas isso acho que não tem muita importância.

 

Abraço à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão do paladar com a regulagem acho q não tem ligação direta, mas existe sim grão q melhoram com o tempo. Todo grão tem um ponto perfieito de consumo.

A maioria vai de 10 a 30 dias de torrado só que tem uns q o ponto bom de consumo vai de 25 a 40 dias de torrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, saudações.

 

Sou mais um feliz proprietário do Breville S. G. Pró há pouco mais de 2 meses, com aprox. 2 extrações diárias e posso assegurar...: nenhuma gota de arrependimento, somente gotas de satisfação  :D.

 

No início eu confesso que tive um pouco de dificuldade, mas acho que foi mais para acertar com a granulometria x quantidade x tamponagem. É o primeiro moedor de qualidade superior que eu possuo, então, acho que é normal. Em 2 semanas de pura experimentação empírica eu já estava tirando um expresso muito bom. Tenho usado 9,6 seg. no nível 17, mós em regulagem de fábrica (6) para o PF sigle shot da La Marzocco na Gaggia Baby Class. Tenho obtido um crema consistente, baixa acidez e amargor sutil no espresso. Bem agradável ao meu paladar.

 

Já usei aprox. 8 tipos diferentes de grãos. Todos com torra média/leve. A variação da regulagem foi de 14 a 19 e de 9 a 10seg (single shot).

 

Quanto ao amigo Daniel Fiamoncini, digo que tenho notado que a umidade do ar afeta a moagem e por consequencia a qualidade da extração, demandando ajustes de 3 a 4 pontos. Talvez daí alguma diferença encontrada.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...