Ir para conteúdo

Hario V60


lasanchez

Postagens recomendadas

Ou seja, muda a extração. Pequeno sofisma aí.

 

Por que não usar o filtro Melitta no... Melitta?

 

Prefiro a dinâmica de gravidade do Hario, mas não estou aceitando os preços do filtro hario ultimamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, se muda a extração, o conjunto é outro.

 

Me incomodo mais com profissionais fazendo isso, pois imagino que para eles, muito bem treinados e com cafés especiais, faça diferença... Aí quando não tem o filtro usa outro? Então toda a firula de usar outro sistema é embuste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente... por isso reforço o que a Márcia disse.... Se bem dobrado a dinâmica é quase idêntica... apenas isso..... Não noto diferença na bebida...mas tb não sou profissional né? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, se muda a extração, o conjunto é outro.

 

Me incomodo mais com profissionais fazendo isso, pois imagino que para eles, muito bem treinados e com cafés especiais, faça diferença... Aí quando não tem o filtro usa outro? Então toda a firula de usar outro sistema é embuste?

 

Muito bem, mas já recebi indicação, de profissional bem treinado e vendedor de filtros Hario, que o japonês deixa passar mais sabor de papel. E aí, a grande confusão se instala?

 

Por isso, volto a pergunta inicial. É sim possível utilizar um filtro Melitta no porta-filtro Hario. Não há impedimento físico-geométrico desde que bem dobrado. A dinâmica poderá ser diferente, e depende do jeito de cada um coar. Mas o final, o resultado em copo, não será necessariamente prejudicado (considero "prejuízo" surgimento de defeitos ou características indesejáveis).

 

O baixo preço e ampla oferta do filtro Melitta favorece experimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como iniciador da polêmica :-) e após testes, acho os filtros da Hario muito mais limpos, e especialmente com cafés de sabores delicados, muito mais fáceis e agradáveis de utilizar, desde que não contaminam o sabor.

Acho o Hario mais fácil de "regular" a vazão que o Melitta e o material mais bonito e agradável de manusear, mas a grande diferença, para mim (hoje), esta no filtro.

Os Melitta eco, mesmo lavando bem, com várias trocas de água, o sabor fica seriamente comprometido, eu não compro mais dele.

Como nosso consumo é baixo e bastante diversificado (e normalmente compramos filtros quando estamos viajando) o preço pesa pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha lido a respeito do gosto de papel. Eu provei a água que sai do filtro hario branco que comprei no ebay junto com o portafiltro. Não tinha nenhum gosto de papel. As queixas costumam ser maiores justamente com esses filtros não alvejados marrons. Eu acho que quando acabarem meus 200 filtros (estou quase no final do primeiro pacote de 100), vou experimentar com o Melitta mesmo e ver no que dá. Eu não tenho portafiltro Melitta, só o Hario (tem uma cafeteira elétrica horrível aqui, daí os filtros melitta).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro Hario branqueado não dá gosto nenhum se enxaguado. Inclusive tem menos cheiro que o Melitta branco. Muito fácil de perceber ao abrir a embalagem de ambos dando uma fungada em cada. Porém, bem enxaguados, acho que nenhum dá gosto.

 

Nunca testei o não-branqueado de nenhum deles, mas como o pessoal diz que é ruim, não pretende experimentar.

 

A porosidade do Hario é diferente. Aparecem mais óleos na bebida que usando o Melitta. Pelo menos é o que noto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus 2 centavos ...

 

Já comparei o Mellita ECO, o Mellita branqueado e o Hario branqueado. Na minha modesta opinião, o Hario ganha de longe. O gosto é limpo, sem nenhum sabor residual e a impressão de ser um produto muito mais bem cuidado na produção. Eu enxaguo c/ 2 passadas de água. O Mellita ECO eu não recomendo pra ninguém. Nem pra inimigo ! Esse Karma leva umas 3 encarnações pra pagar.

 

Uma dica: o Atelier do Grão está vendendo os filtros Hario branqueados, Pct c/ 100 unid, em embalagem transparente por R$ 24,00 e R$ 21,00, respectivamente. Comprei 4 pacotes. Achei o preço beeem legal pra Brasil. Ainda estão vendendo tb o porta-filtro em todas as versões na mesma promoção. Comprei o meu lá tb.

 

Abçs e bom domingo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei lá uma aeropress e um pacote de filtro também (e um hario skerton como um segundo moinho), mas até agora não enviaram. Segundo um colega forista que é vizinho deles (acho que foi o Rafa), são confiáveis. Espero que mandem logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal,

 

Tranquilidade absoluta .... Quando vc piscar já chegou. Agora, eu no teu lugar, mandava um email pra eles e pedia para incluir mais um ou dois pacotes de filtro. Vaí que o Dolar sobe ?

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, esqueci de falar. A jarra da Bodum Kenya encaixa perfeitamente no coador, de modo que não vou precisar me preocupar em comprar mais uma jarra. Já basta ter comprado um bule bico de ganso. Como eu só tinha uma leitera que quase me queimava quando eu ia tirar do fogão, o bule até que vai ser útil.

 

Eu ia jogar fora agora a caixa do coador, quando me deparei com um cartão de visita do vendedor pregado. Tentei colar a foto, mas parece que já atingi o limite. O cartão agradecia e no final ainda tinha um "obrigado".

Tinha descuidado um pouco da leitura desse tópico.

Comigo aconteceu a mesma coisa.

A jarra da milita fabricada na Alemanha comportou quase bem o hario v60.

Xará, ja vi que você estava encanado com as flores.

Com o café que estou sendo obrigado a tomar agora, só consigo botôezinhos.

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho conseguido a flor. Só não tirei foto porque acho que pra ser realmente bacana teria que fazer uma quantidade grande (o vídeo da SCG, por exemplo, é com 750ml de café). Amanhã vou ver se faço com 400ml usando o café que torrei anteontem. Deve rolar uma flor bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa história de flor é danada ....

 

Eu tenho testado uns 3 cafés diferentes. Não tenho nenhum café que possa ser considerado "velho" e, não obstante, não venho conseguindo bons resultados. Já mudei o grau de moagem, misturas, etc.

 

Já fiz depressão tipo bacia no pó, furo no meio, já encharquei o pó, já useí vários fluxos de água diferentes, temperaturas, etc. Mas nunca é do jeito que eu vejo nos vídeos... Boa Sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará, ja vi que você estava encanado com as flores.

Eu tenho conseguido a flor. .... Deve rolar uma flor bacana.

Essa história de flor é danada ....

Fernando, como falei antes, para dar uma bela flôr o café tem que ter no máximo uns 5 dias de torrado, isto em minhas vagas observações.

 

Amigos bebo coado todos os dias.

 

E extraio num V60-01 que é bem mais difícil de extrair que o tamanho V60-02.

 

Sobre a flor consigo em praticamente todas as minhas extrações.

 

Mas acho a maior bobagem e pura "coisa de nerd chato" alguém ficar encanado com isso.

 

Não influencia em nada no sabor na xícara. É mais uma deleite visual e um fetiche do que um diferencial na extração.

 

Como todos os meus cafés são torrados por mim, bebo sempre café fresco e com isso sempre tem essas flores...

 

Mas eu repito isso é fetiche...

 

O mais importante são outras variáveis e não se vai fazer flor ou não...

 

Já bebi microlotes lá na raposeiras e não fizeram a flor e o café estava espetacular.

 

Melhor preocupar com moagem e tempo total de extracao do que com a liberação de CO2 no processo de pre infusão.

 

Um bom jeito de conseguir a flor é molhando o café na pré infusão, e após o tempo de pré infusão, ao começar a extração vc conseguirá uma flor mais facilmente. Comece extraindo colocando a água no centro.

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que provavelmente não muda o sabor. É exatamente isso que você falou e, justamente, bonito.

A flor impressionante é justamente a da pré-infusão. O vídeo da SCG tem uma que é o seguinte. Tem outras por aí também. A temperatura da água e a moagem parecem ser determinantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

 

Que medida você tem usado no Rocky para coados ?

 

Gil, depende da quantidade.

 

Por exemplo, se eu for extrair menos líquido, tipo 200-240ml uso o rocky na média 12-10.

 

Entretanto hoje fiz 300ml no Hario V60-01 e usei o rocky no 15.Extrai em 3 minutos.

 

Para o melitta uso o rocky no 15 e maiores volumes 18 no rocky.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Rafa,

 

Vou dar umas experimentadas aqui no V01, normalmente tiro 300 ml também, só que coado sempre usei o Rocky no 21, e quantas grs de pó para os 300 ml ? Os 300 ml é na xícara ou o que foi despejado de água ?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar umas experimentadas aqui no V01, normalmente tiro 300 ml também, só que coado sempre usei o Rocky no 21, e quantas grs de pó para os 300 ml ? Os 300 ml é na xícara ou o que foi despejado de água ?

 

Gil,

 

sigo as informações do manual da Hario. 10g para 120ml. Eu contabilizo das duas maneiras, mas ultimamente tenho pesado diretamente a agua despejada.Ponho a balança, zero tudo e despejo os 300ml.Para os 300ml uso 25g.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço 300 g de água de manhã em geral e às vezes 400g, quando tem mais alguém. Uso entre 6 e 7g por 100ml. Fica bom, mas não notei diferença entre menor e maior quantidade. Essas coisas são difíceis. Teria que tomar comparando cegamente. Muito complicado. Quando quero menos, agora que tenho aeropress, dou uma aeroprensada e sou feliz. Por falar nisso, de repente vou colocar uma água pra ferver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante comentarem isso.

 

Na praia, estava fazendo em quantidade maior do que geralmente faço. Costumava fazer 24/400, e passei a fazer 30/500. Notei que a regularidade da extração ficava maior, bem como o resultado na xícara ligeiramente mais equilibrado e consistente, mesmo usando café que já não era tão fresco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...