Ir para conteúdo

Qual Grão você recomenda?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Para ninguém achar que sou esse expert todo, estou mais na fase de ver o que há por aí do que procurando um perfil de gosto definido.

Na verdade, estou escrevendo mais pra ver se algum neófito como eu também tem opiniões parecidas. Acho que é fácil se deixar intimidar e achar que se eu achei ruim,

devo ser o único. Como estou vendo, gente com bem mais experiência também tem às vezes opinião parecida.

Quanto à dose, eu colei o que li aqui que a própria raposeiras faz na loja dela:o 12g por 150ml de água.

Vou ver na segunda como fica na cafeteria, mas acho pouco provável mudar muito o gosto.

Tomei agora de novo (terceira vez) e achei igual. Enfim, acho que se quiser algo assim como esse, fico com o Unique Frutado mesmo, que é muito mais barato e na boca me pareceu igual. Teria sido bom ter os dois pra comparar, mas agora só tenho Orfeu e esse de 212 reais o quilo.

Ah, o que eu tenho achado curioso é que moendo no clique 8 do Porlex e usando a french press lá do Stabucks (Bodum Kenya) não fica borra nenhuma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José,

 

Não é tão fácil mesmo perceber diferenças entre os cafés. O mais legal pra isso é tentar experimentar os cafés em uma degustação comparada. Daí as diferenças ficam bem mais evidentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update no café que custou meu décimo-terceiro.

Hoje levei o microlote do Coffee Lab pro trabalho pra fazer coado na cafeteira electrolux da minha sala.

Aproveitei e dei pra duas colegas experimentarem (uma era até do ES e conhecia a região de onde vem o café).

A capixaba disse que o primeiro gole era bom, mas depois não e a carioca disse que o café era bom, mas estava fraco.

Eu li um depoimente de um turista que foi no Panamá, onde plantam o tal Geisha, que achei interessante. Dizia que um guia do passeio pela fazenda contou que o Geisha era café pra quem gostava de chá, com aroma floral e coisa e tal. Em vez de pagar USD 9,00 pela xicrinha (!) recomendou um outro que só era USD 3,00.

Pelo que estou vendo, a coisa parece ser por aí mesmo. Como eu odeio chá, até que não achei o café tão ruim assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é o gosto mesmo do café. Na prensa eu usei a proporção de 12 g para 150 ml com 5 minutos (mexendo após 1 minuto) com uma moagem relativamente fina (8 cliques no porlex, em vez dos 10-12 recomendados) e no coado, usei 40 g para 350 g de água. Acho que a Raposeira, que dá 93 pro café, ia dizer que foi bem preparado. Eu é que não achei esses noventa todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, 40g para 350ml é bastante concentrado. No final das contas é meio a tradição no Brasil, uns 10%.

 

As torras na Isabela tendem a ser bastante ácidas mesmo, mesmo quando ela quer torrar para espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que devia comentar que apesar de fazer o pedido na Coffee Lab no dia 3/12, postado para mim dia 4/12, a torra veio do dia 26/11. Ou seja, apesar da torra semanal, em vez de me mandarem a torra da véspera do dia do envio (marcado com carimbo dos correios), recebi a torra da semana anterior. Quando comprei um café de 312 reais o quilo (fora o frete), confesso que esperava mais atenção a este tipo de detalhe.

Não queria postar sem antes dar a chance da loja se defender. Bem, escrevi para loja no dia que recebi (6/12), mas até agora não houve resposta (nem uma mensagem automática do tipo "aguarde que entraremos em contato").

Ou seja, minha impressão foi de que o preço alto não tem como contrapartida um serviço de excelência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li agora no site do coffee lab e em nenhum lugar eu vi eles prometerem a torra do dia anterior nem da semana anterior a postagem, só vi que tem "Torras semanais para manutenção de matéria prima sempre fresca.".

 

Vi também que tem o telefone deles lá, tentou ligar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jose Cal Neto,

 

Desculpa o tom do post! Foi mais no sentido de que "se eles te induziram a achar ou fizeram achar que seria a torra mais recente possível" é um vacilo deles!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca disse que me prometeram a torra mais recente. Só que paguei 100 reais por 250 g de café e que eles não se deram ao trabalho nem de mandar a torra mais recente, nem de responder minha indagação, em tom educado. Eu não liguei, mas usei o mesmo meio de comunicação que usei para pagar pelo café: o site deles (que tem uma ferramente de "fale conosco").

 

Não digo que é injustificável, mas o mínimo que o cliente merece é uma resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que eu consiga distinguir ele do Frutado da Unique. De qualquer modo, vou esperar agora os da Terroá chegarem. A empresa se comportou bem, os correios é que estão testando minha paciência: dia 29 saiu de Salvador pro Rio e não foi mais atualizado. De qualquer modo, estou curioso em relação também a este café, que vários de vocês recomendaram. Comprei o Vento Norte e o microlote Broto. Enfim, a vida como ela é. Sem tirar nem por. Pelo menos pra expresso tenho sempre a paz de espírito dada pela Sorelle aqui do lado, que vende o Orfeu a um preço mais em conta que quase todas as lojas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu fazer uma pergunta bem ignorante pro nível do cdc. Os cafés colombianos que comprei fora do Brasil (tanto na Alemanha como nos EUA) eram os piores dos melhores: comprava em lojas boas, mas era o café mais em conta. Apesar disso, sempre achei o gosto ótimo, melhor do que os cafés mais caros das mesmas lojas. Vocês conhecem algum café tupiniquim que lembre o gosto de café colombiano? Qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato deles serem mais baratos não significa que eram os piores, os custos dos cafés variam muito de país para país assim como dentro do mesmo país. Cafés brasileiros, por exemplo, costumam ser mais baratos que os da maioria dos países mas não significa que sejam piores, apenas produzimos em maior quantidade, utilizamos métodos menos manuais, etc.

Os colombianos que provei eram bem intensos, sabor de chocolate mas ao mesmo tempo muito balanceados, existem cafés nesse perfil no Brasil mas eu não saberia dizer exatamente onde encontrá-los, talvez o Márcio possa ajudar mais.

Eu ao e o Alexandre compramos alguns muito bons no campeonato estadual mas nenhum nesse perfil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu café 13º tá acabando e resolvi fazer um expresso com ele, pra variar. A extração eu até acertei na mão, sobredosei um pouco, saiu ok no tempo regulamentar, crema passável, apesar da torra mais clara. Agora êta bicho azedo!

Aproveitei o embalo e pedi dois pacotinhos do ateliedocafe. Vamos ver se ainda chega esse ano, porque os da Terroá, pelo visto só em 2014. Uma pena. Café recém-torrado, vai chegar aqui já com bolor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que eu consiga distinguir ele do Frutado da Unique. De qualquer modo, vou esperar agora os da Terroá chegarem.

 

Jose,

 

estive na raposeiras pessoalmente em outubro. Foi a melhor experiência que tive em uma cafeteria no Brasil.

 

Bebi cafés de 90 e tantos pontos que eram realmente diferenciados.

 

Qual café vc comprou?

 

Eu bebi o obatã (estava acabando, acho que não foi esse que vc comprou) e o Caturra. Ambos inesquecíveis e singulares. Outros que eu gostei foram o Catuai 81 e o do Hugo Wolf. O do hugo wolf estava com um bom custo benefício na época.

 

Eu gostei tanto dos cafés obatã e Caturra que eu tive que comprar. Como eram muito caros, comprei a latinha deles. Cada latinha eu fazia 4 cafés de aproximadamente 12g...

 

Acho que na próxima vez compre as latinhas de vários cafés e depois compre aquele que vc mais gostou.

 

Quanto ao café recém torrado, não comprei nenhum e eu estava lá pessoalmente. O Obata que eu comprei tinha uns 20 dias. E era um espetáculo.

 

Eu torro café em casa, por isso bebo ele recém torrado se quiser, mas ultimamente tenho gostado dele com mais um tempinho, pelo menos uns 5-7 dias.

 

Sou um dos maiores defensores do UNIQUE FRUTADO, acho muito bom e quem começou as negociações com a UNIQUE na época foi eu; mas o Unique não chega nem perto dos Obata e do Caturra da Rapozeiras, por exemplo.No meu ponto de vista, o preço cobrado nesses dois casos é alto mas justificável pela singularidade do café. Paga quem pode, quem não pode como eu, compra a latinha :D.

 

OUtra coisa, esses cafés top da raposeiras não são servidos em espresso, provavelmente pela torra clara. Lá eu bebi aeropress e french press. Em casa recomendo esses métodos; no espresso eu fiz e não ficou legal;

 

Os da Terroa, eu acho bons, diferenciados, mas é um café comum. Ainda nao bebi os microlotes mas os regulares, são blends comuns acima da média.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Rafa, comprei o mais caro do site: Catuaí/Caturra. Fiz em french press. Hoje eles responderam falando que não estava pronto o pacote da torra nova. O negócio é que tem que levar em conta o tempo do frete. Eu me dispus a pagar os 78,00 + frete, só esperava que nesse patamar de preço, se dessem ao trabalho de esperar torra nova ser embalada pra me enviar. Outras lojas, a própria Terroá, falam que dia torram e que ao pedido chegar, esperam a próxima torra para enviar. Me parece mais atenciosos com o consumidor. Todas as estatísticas de quanto custa manter um cliente vs. conseguir um novo, parecem ser ignoradas por vários empresários aqui. Enfim, só estou achando que os do Terroá se extraviaram. Dia 29 saíram de Salvador e até agora, nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Rafa, comprei o mais caro do site: Catuaí/Caturra. Fiz em french press.

 

Esse Caturra eu bebi na Aeropress lá na loja e comprei a latinha dele. Achei excelente, singular e bem superior aos outros cafes que bebi ano passado.Um café unico.Não é um café pra vc "testar" métodos. Ou você conhece bem o método ou erra ele. É um café que vc tem que conhecer bem o método de preparo pra acertar ele.Eu quero dizer o seguinte, não é um café pra vc testar por exemplo na french press e pensar vou moer mais fino e deixar mais tempo, por exemplo. Vc já tem que estar com a variáveis mais ou menos definidas pra fazer ele.Eu diria que foi um café memorável...

 

Eu já até tinha falado sobre ele aqui no tópico dos 101 cafés:

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/758-101-cafes-que-devo-experimentar-antes-de-morrer/page__view__findpost__p__35734

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm. Confesso que nesse sentido, eu gosto mais do que o Tom lá do Sweet Maria's diz: as pessoas vão usar uma técnica tosca, vão bobear. O café não pode ser assim tão temperamental a ponto de só ser realmente bom se for feito seguindo à risca uma determinada técnica.

Mas enfim, não é mnha intenção fazer uma cruzada anti-coffee lab. Pelo contrário, acho boa a sugestão de comprar algumas caixinhas pra ver. Só vai contra o que a própria barista prega: "moer na hora é inegociável".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E fazer degustação comparada é muito legal pra desenvolver o paladar, especialmente com dois cafés bem distintos, até pra você ir aprendendo de que tipo de café mais gosta.

 

Duas pequenas prensas francesas (tem uma baratinha da onecoffee por aí) se prestam bem pra esse objetivo, pois você consegue fazer as extrações simultaneamente sem complicação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tinha vontade de uma French Press. E nem é cara, mas me falta moedor decente pra isso. Se um dia eu tiver $tempo$ disponível pra um moedor decente, certamente compro em sequencia uma FP!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao moedor, eu pessoalmente acho que não é assim tão problemático. Pelo que li, todos os de mós cônicas vão gerar os tais fines que atrapalham, em tese, a prensa. Apesar disso, moo no meu Porlex com 8 ou 9 cliques e sou feliz. Tem prensas bem baratas por aí. Acho que em grande parte o preço é mais pela estética. Comprei a Bodum Kenya e no mesmo shopping, um outro modelo da mesma marca custava umas 6 vezes o preço. Mas por mais barata que seja, acho mais viável comprar vários melitas 01 pra comparar. Vou ver se passo no Mundial e compro uns de 3 reais que vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...