Ir para conteúdo

Bezzera BB005


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Pessoal, finalmente coloquei as mãos no Bezzera BB005!!

 

Encomendei-o dia 28/08 da Imprezza, Alemanha, com frete da DHL, e recebi hoje, 22/09. O trâmite foi bem tranquilo. O total da compra foi de 288 euros (57 de frete), pois não comprei apenas o moinho, mas também outros badulaques. Por sorte, o frete ficou de fora da tributação. Foram R$ 361,25 de imposto de importação e R$ 197,30 de ICMS (no RS é cobrado), totalizando R$ 558,55 em impostos. Coloquei os valores aqui porque se alguém pretender importá-lo saber quanto pagará ao governo.

 

Recebi-o muito bem embalado, com bastante espuma, totalmente intacto e perfeito. O negócio com a Imprezza alemã foi todo muito bom e só posso recomendá-los. Ressalto que pelo site da Imprezza não é disponível a compra para o Brasil. Para tanto, é necessário o contato por email, que, entretanto, é rápido, tranquilo e gentil.

 

Vou colocar aqui algumas fotos. Em seguida postarei minhas primeiras impressões.

 

Bezzera BB005

8014057514_3cde55bd57_z_d.jpg

 

 

Botão de regulagem de moagem (stepless)

8014056592_5889cc15c5_z_d.jpg

 

 

Vista traseira (no Brasil, indispensável! :))

8014052389_0cc1805b3d_z_d.jpg

 

 

Detalhe do botão de força e do interruptor de moagem acionado pelo portafiltro

8014049603_984f2b7054_z_d.jpg

 

 

Portafiltro na baia

8014052474_5081284032_z_d.jpg

 

 

A garganta do moinho: mós cônicas de 48mm

8014050363_fee0617488_c_d.jpg

 

 

 

O moinho em escala: ao lado da Gaggia Dose

8014054463_3335abdcc0_c_d.jpg

 

 

Em breve, mais detalhes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembra que moinho novo precisa de amaciamento. Pelo menos um ou dois kg de cafe barato ou "passado".

Se achas muito pensa que o Robur precisa de uns 20 kg para começar a ficar consistente. E uma das grandes queixas dos ussuários.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, Bernardo. Tenho um pouco de café aqui exatamente nessas condições. De qualquer maneira, adianto que mesmo sem amaciamento ele é muitíssimo mais consistente que o Hario, pelo menos no que toca à granulometria da moagem.

 

Quero agradecê-lo publicamente, Bernardo, por ter me ajudado com as fontes alemãs, e também ao Márcio, pela indicação do BB005, praticamente desconhecido por aqui. Fico grato a ambos, e espero poder retribuir em alguma oportunidade pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por sorte, o frete ficou de fora da tributação. Foram R$ 361,25 de imposto de importação e R$ 197,30 de ICMS (no RS é cobrado)

 

Via de regra quando vem por DHL/Fedex/UPS o frete fica fora e ICMS é cobrado. Nunca vi diferente.

 

Quero agradecê-lo publicamente, Bernardo, por ter me ajudado com as fontes alemãs, e também ao Márcio, pela indicação do BB005, praticamente desconhecido por aqui. Fico grato a ambos, e espero poder retribuir em alguma oportunidade pela ajuda.

 

Ufa, ainda bem que já nos primeiros testes deu certo, não? Eu sugeri, também sem ter testado, com poucas informações de um usuário europeu. Mas a Bezzera costuma fazer bons produtos.

 

Talvez você não estranhe a moagem por não ter um moedor de mós planas, mas quase sempre a moagem no cônico fica meio diferente, visualmente pode-se até pensar que tá inconsistente, mas é isso mesmo, a distribuição é diferente e os particulados é que vão fazer mais a função de restringir fluxo. No Pharos tenho a felicidade de ter que ajustar muito pouco entre um café ou outro, exceto se for algum grão extremamente duro ou mole, aí muda um pouco mais. Talvez repare isso no seu, vamos ver.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Várias máquinas perdem muito com a traseira escondida... :D Pra isso que temos que fazer uma cozinha grande, interligada na sala, com um balcão para servir como cafeteria, bar, mesa para eventos gastronômicos etc. Quem sabe um dia que eu puder construir... :ph34r:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

 

Fique com a dúvida se os 57 euros estão ou não incluídos nos 288 citados.

Afinal qual foi o custo total em reais considerando a sempre abusiva taxa de câmbio do cartão de crédito e os 6,38% do IOF da compra com o cartão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um bichinho bem simpático, o acabamento é fantástico e dão muita atenção aos detalhes.

 

O porta-filtro acomoda-se muito bem na baia, no Vario Home ele fica meio soltão.

 

Combinou muito bem com a Gaggia. E aquele chapeuzinho chinês dele é muito fofo. :)

 

Parabéns pelo italianinho que veio da Alemanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Via de regra quando vem por DHL/Fedex/UPS o frete fica fora e ICMS é cobrado. Nunca vi diferente.

 

Ufa, ainda bem que já nos primeiros testes deu certo, não? Eu sugeri, também sem ter testado, com poucas informações de um usuário europeu. Mas a Bezzera costuma fazer bons produtos.

 

Talvez você não estranhe a moagem por não ter um moedor de mós planas, mas quase sempre a moagem no cônico fica meio diferente, visualmente pode-se até pensar que tá inconsistente, mas é isso mesmo, a distribuição é diferente e os particulados é que vão fazer mais a função de restringir fluxo. No Pharos tenho a felicidade de ter que ajustar muito pouco entre um café ou outro, exceto se for algum grão extremamente duro ou mole, aí muda um pouco mais. Talvez repare isso no seu, vamos ver.

 

Márcio.

 

Márcio,

 

Aqui no RS, invariavelmente se há tributação no imposto de importação, sempre acontece a do ICMS, seja qual for o método de envio. Comigo sempre foi assim ao menos.

 

Quanto à moagem, acontece exatamente o que vc falou em relação particulado. Testei com dois grãos diferentes e obtive praticamente o mesmo fluxo na Gaggia, sem ter que fazer ajuste algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

 

Fique com a dúvida se os 57 euros estão ou não incluídos nos 288 citados.

Afinal qual foi o custo total em reais considerando a sempre abusiva taxa de câmbio do cartão de crédito e os 6,38% do IOF da compra com o cartão?

 

Salve, Alexandre!

 

Os 57 euros estão inclusos nos 288. O custo total em reais ainda não sei, pois ainda não chegou a fatura do cartão de crédito. Quando chegar, posto aqui o que foi cobrado pro pessoal ter uma referência, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BEZZERA BB005 - PRIMEIRAS IMPRESSÕES e VíDEO

 

Após alguns testes com o BB005, seguem minhas primeiras observações.

 

Primeiramente, a qualidade de construção é muito boa. Não chega a ter a robustez de um moinho profissional na construção, mas é próximo disso. O acabamento é muito bom, apesar de que pelo lado de dentro do hopper, próximo às mós, apareçam as pontinhas de dois parafusos de fixação. Mas como é por dentro, não é nada de mais.

 

O cabo de força é bem espesso e tem quase 2 metros de comprimento, característica que apreciei muito. O plugue é de padrão europeu, tem as hastes cilíndricas um pouquingo mais grossas que as de padrão nacional, o que ensejou a compra de um adaptador. Também tranquila essa parte.

 

Quanto à qualidade de moagem, é excelente. Praticamente nenhum empelotamento e pó muito solto, mais até que o do Hario. No vídeo utilizei grãos gourmet de Café do Mercado, que comprei para testes. Curiosamente a torra é entitulada como clara, apesar de os grãos estarem bem escuros e com algumas manchas de óleo, denotando uma torra que seria no mínimo um Full City+. Apesar disso, não houve formação de pelotas, que é mais comum em cafés oleosos.

 

Quanto ao som, é grave e não é alto, apenas ficando um pouco mais agudo quando acabam os grãos do reservatório, já que estou moendo por dose. No vídeo isso fica bem evidente. A velocidade de moagem é boa para uso doméstico, fiquei satisfeito.

 

No que toca à retenção de pó, ocorre alguma. Após o fim dos trabalhos, se inclino o moedor pra frente e dou umas batinhas sai um pouco de pó que ficou retido. Não sei precisar a quantidade, mas estimo que aproximadamente 1g. Não sei dizer onde o pó se acumula, se é próximo à saída dos grãos ou em alguma outra parte, mas futuramente vou investigar. Se for fácil de resolver, faço um mod, ou então aprendo a conviver com isso.

 

E o sabor ? O amargor melhorou ?

 

O perfil de sabor do café moído pelo BB005 é diferente do produzido pelo Hario. Não radicalmente diferente, mas facilmente notável. É mais fácil achar o equilíbrio entre o azedo e o amargo na extração do pó produzido pelo Bezzera que do Hario. O café fica mais aromático e complexo também, e por algum motivo que não sei precisar produz bem mais e mais duradoura crema.

 

Os ajustes são muito precisos. O botão lateral de regulagem não tem passos, e acredito que ser capaz de acertar o tempo de extração na casa de 1s pra uma mesma dose. Pra espresso é ótimo, pois as possibilidades de ajuste são infinitas. Porém, se quiser ajustar para coado, sei lá quantas voltas terei de dar no botão, só sei que serão muitas. Por isso que digo que é um moinho dedicado.

 

Uma breve demonstração:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa questao de perda de po é comum... no md40 sempre caia um pouco embaixo... ao longo do tempo se vc nao sacudir vai ver que cai acumula bastante.. hehe

abs

 

Pois é, Ruston. Mais importante do que saber se acumula é saber como acumula, ou seja, se ao moer café novo o velho vem junto ou apenas forma uma espécie de "rejunte" em pontos de acúmulo no interior do moedor.

 

O Mark Prince já observou esse fenômeno em uma resenha do Compak K3 Touch. Ele percebeu que nas primeiras moagens ficava bastante café acumulado dentro do moinho, mas que depois praticamente não acontecia tanto. Disse também que era capaz de reconhecer o café que utilizou nas primeiras moagens e que acumulou, grudando ao absorver a umidade do ar. Segundo ele, esse café velho não descia nas moagens subsequentes. Não sei se isso se aplica a todos moedores, mas fica o registro.

 

Quanto à perda de grãos, reporto-me a este vídeo, que já foi objeto de um post meu, mas que vale a redundância pra fazer uma comparação (rasa, obviamente) entre os diversos moedores que a Gail testou e o BB005 do meu vídeo acima em questões como ergonomia, ruído, pó, sujeira, etc. Só fico devendo (por enquanto) a perda de pó do Bezzera.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece muito bom, barulho pouco, pó bem solto, sem clumping, e dosa bem certinho no meio.

Só quando enche é que um pouco de pó escapa do filtro, isso e bem comum nos moinhos sem dosador, até diria que o teu e dos melhores neste aspecto. Alguns tem de colocar dentro de uma caixa de papelão para evitar a sujeira.

A OE vende (caro) um funil, que colocas no filtro e que impede a "fuga". O vasilhame de yogurte americano, cortando a base, faz um funil perfeito, eu nao achei brasileiros com a medida certa.

Tirando o arame do portafiltro o filtro fica solto e podes ir girando para acomodar onde mais vazio.

O PF da Strega e bem mais alto, com os filtros maiores o pó dificilmente chega até encima, ainda como o moinho tem dosador e apurei bem o método, o resultado é muito limpo.

A menos que esteja tirando muitos shots seguidos, prefiro usar sem arame, tem varias vantagens e algumas desvantagens.

Pelo que li todos os moinhos sem dosador acumulam pó no duto final, o pessoal gosta de usar um rashi (pauzinho japonês) para tirar o resto.

 

Eu utilizo uma colher com uma "pazinha" em L (ele), que veio no Braun, que permite ótimo acesso e limpeza dos dutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Rodrigo, bela compra ! gostei bastante do resultado da moagem, praticamente sem clumping. Sem dúvida um ótimo moedor, além de bonito ( pena o lado de trás ficar escondido :( acho uma pena que a maioria das máquinas de café e moedores não fiquem com a parte de trás exposta )

 

Abraços ;-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Fã Boy.... parabéns!!

 

 

Não se esqueça de colocar aqui, em reais, o valor final do produto como fonte para interesse de futuros usuários.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi minha fatura hoje: Total em reais pelo moinho (incluindo o frete)=724 reais. Impostos: R$ 361,25 de imposto de importação, R$ 197,30 de ICMS e R$ 46,19 de IOF.

 

Custo total do moinho=R$ 1.328,74

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preço de um Rancilio Rocky no Brasil.

 

Exatamente. Só faço a ressalva que quando encomendei o Bezzera não estava buscando economia (tampouco queria pagar mais caro, entretanto!), mas sim um equipamento com características diferentes. A curiosidade e a vontade de experimentar um produto relativamente desconhecido por estas bandas foi o que me enveredou para esta escolha.

 

Em termos econômicos, o Bezzera BB005 fica na mesma faixa de preço dos Baratza intermediários, Rancilio Rocky e Compak K3 Touch no Brasil. Mas isso eu já sabia quando da encomenda. Não houve surpresas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso fazer uma correção. Esqueci de subtrair dos impostos o valor de umas bugigangas que comprei junto com o moedor para aproveitar o frete. Assim, o total de impostos corrigido é de R$ 562,07. Assim, o custo total do moinho foi de R$ 1.286,07. Nenhuma diferença substancial, mas apenas para manter a proposta original de publicizar a experiência com a importação da forma mais precisa possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigão, PARABÉNS cara!

 

Finalmente hein? Me solidarizo com sua alegria, pois nós dois passamos juntos o calvário de esperar cerca de um mês para termos nossos tão desejados moinhos! Sei exatamente como você se sente.

 

O moinho é show de bola. Pó bem solto, mesmo para um moinho novo.

 

O visual é bacana: minimalista e robusto, se fosse um celular seria um iPhone, só com o botão de início, rsrsrsrs.

 

Aproveito para parabenizá-lo também pela coragem de comprar um moinho desconhecido. Eu sei como é pois quando comprei o Breville ele também era uma incógnita. A satisfação que eu tive com o Breville e você aparentemente está tendo com o Bezzera que é possível fazer boas escolhas quando se estuda uma compra. Que sirva de inspiração a outros usuários do fórum para que sempre estudem bastante antes de decidirem por algum investimento, pois as vezes uma escolha errada sai caro...

 

Abraços e boa sorte.

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...