paulohvs Postado 1 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 1 Novembro 2012 Ana, agradeço d+ a acolhida sua e de todos os demais, estou me sentindo tão em casa quanto no clube Klipsch do HTForum (meu outro hobby). Estou lendo bastante sobre as máquinas que comentei nos respectivos tópicos, o difícil apenas está em achar um comparativo entre elas, vi apenas em alguns raros posts. Vou levando e depois posto as novidades nos respectivos tópicos dos produtos que eu venha a adquirir. Abraços. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 1 Novembro 2012 Paulo, há um tópico sobre máquinas de entrada até R$ 300,00 no qual o pessoa enumera as principais opções e pede opiniões, este vale a pena consultar. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 1 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 1 Novembro 2012 Paulo, Na minha humilde opinião eu compraria agora um moinho, podendo ser o encore, que é o mais barato dessas opções e esperaria pra comprar uma máquina melhor. Enquanto isso iria tomando café coado, usando french press, italiana o até aeropress. Eu passei quase dois anos com a philco PHC19 e com um moinho fraco (no início era café moído de supermercado mesmo). Não conhecia o CDC, nem me informava muito sobre café. Achava que tava arrasando com uma cremazinha "falsa" do filtro pressurizado. Não to desmerecendo a Philco, nem as outras com filtro pressurizado, mas se juntar o dinheiro que gastei com moedor de lâminas cadence + moedor krups + Phlico PHC19 eu poderia ter comprado um moedor melhor que o encore (apesar de ser excelente) ou até outra máquina (mas a baby twin tá me deixando bem satisfeito). Sei que a vontade é comprar uma máquina e sair tirando shots, mas quando o orçamento tá apertado o melhor é ter paciência e juntar a grana necessária pra um set (moedor + máquina) que irá lhe agradar por um bom tempo (2 anos, 3 anos?). Mas isso na minha humilde opinião de "barista amador júnior principiante novato", mas persistente. rsrsrsrsrs Valeu! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 1 Novembro 2012 Paulo, eu citei o tópico comparativo das máquinas, mas é para ir estudando DEPOIS de comprar o moinho. Os veteranos do clube vão insistir na compra do melhor moinho que puder e depois escolher a máquina. E nós os baristas da categoria júnior aprendemos da maneira mais difícil que eles tem razão. O próprio artigo que você cita fala nisto. Um bom moinho vai te acompanhar por muito tempo e em diferentes métodos. A máquina você pode querer mudar conforme se aprofunda no assunto. Mas o bom moinho estará ao seu lado nesta transição. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 1 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 1 Novembro 2012 Ana, não achei o tópico que você comentou, mas talvez seja este referente a moinhos. Foi um dos primeiros que li, pois não achava nada sobre a Espressione e estava suspeitando d+ do Krups GVX2. EDIT: acho que achei o tópico, vou ler agora. Já achei alguns comparativos, mas muito "espalhados" e está difícil de chegar a uma conclusão. Em um tópico que li já vi um usuário dizendo que prefere a C-08 e a Chefe Crema no lugar de uma Delonghi EC220. Se não me engano, no tópico da PHC19 vi outro comentando que a Delonghi EC200 seria comparável a esta da Philco, sendo que o proprietário da Philco está mais satisfeito com ela do que com a C-08. Exceto a da Philco, estou encontrando todas pelo mesmo valor, mas me chama a atenção ser bem fácil encontrar a EC220 por preços mais altos, variando de R$193,59 que vi ontém no submarino até R$499,00 em uma polishop aqui do DF. Thiago, estou bastante ciente da importância do moinho, mas veja, mesmo somando o investimento todo das máquinas que comentei (Krups GVX2 + Máquina de entrada), o valor final vai ficar pouco mais de 1/3 do valor do Encore. Há dois motivos pelos quais não estou querendo investir muito nesse momento: 1) Tenho um AP que está perto de ser entregue e terei custos com financiamento, reformas, móveis, e tudo o que tem direito para poder habitá-lo. Resumindo, vou ter que comprar TUDO ainda, então antes de saber o tamanho do rombo no dinheiro que tenho guardado, não dá para investir muito em um hobby. Recentemente tive que usar muita força para me conter e não gastar R$5000,00 em uma oportunidade de ouro em um amplificador integrado para som stereo (o equipamento normamalmente custa mais que R$8000,00). Não dá para viver ouvindo música com ótima qualidade mas não tendo onde guardar as roupas e dormir . 2) Quero dar um incentivo para o pessoal aqui de casa passar a tomar café novo e com qualidade melhor (não necessariamente tão próxima ao nível das boas cafeterias), então parte da minha idéia e dar esses meus equipamentos iniciais tão logo eu me arrume para pegar um moinho semi-profissional e uma máquina de responsa. Estou ciente também que com moinho de entrada posso conseguir melhores resultados com outros métodos de extração, mas para o perfil do pessoal aqui de casa a "máquina de espresso" dá uma praticidade interessante para "animar" o preparo, em especial com o uso também de saches. Por tudo que já andei lendo, minha impressão é de que com um Krups GVX2 e uma máquina de entrada dessas já consigo preparar com praticidade um café consideravelmente superior ao desses de pozinho de mercado e cuador comum, o que já atingiria o objetivo. No devido tempo (acho que lá pelo meio do próximo ano terei resolvido todas aquelas questões que comentei), o primeiro upgrade sem dúvida será o moinho, sendo meu objetivo o Virtuoso Preciso. Alexandre, aproveito para sanar uma curiosidade sobre a Preciso. Li que o ajuste padrão dela possui "escalas" mais voltadas para o público americano, sendo possível "aprimorá-lo" para moer ainda mais fino e atender ainda melhor aos fanáticos por espresso. Minha dúvida é se com este ajuste para espresso há alguma perda no outro extremo, ou seja, na moagem para prensa francesa? Pelo menos hoje, minha idéia é ter uma máquina de espresso para quando eu quiser fazer café em pouca quantidade e usar a prensa na hora de fazer café em grande quantidade (muitas visitas). Abraços. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 1 Novembro 2012 Paulo, você está bem ciente da importância do moinho, mas com o pé no chão devido às suas prioridades. Sabe o que quer para este momento e quando for possível partirá para um moinho melhor. É por aí mesmo. Definir a máquina envolve uma subjetividade que não será explicada. Alguns preferem a Philco, outros a Demoka, outros optam pela Oester e finalmente há os fãs incondicionais da Crema Chef. Tirando os aspectos técnicos de todas, alguns bem semelhantes, no final a escolha será sua. Vai de ir com a cara dela, seguir tua intuição, tuas experiências anteriores com uma ou outra assistência técnica. Você pode ler todos os argumentos prós e contras, mas no fim a escolha é tua. É o que você vai ver no tópico que falei das máquinas, não consigo copiar o link, mas ele se chama: Até 300,00 o que comprar? Está na parte das máquinas de expresso. Ali o pessoal sugere várias e aponta virtudes e problemas. Quem sabe te ajuda. Perdemos por um momento aqui o foco no moinho Baratza. Vamos retomar antes que algum moderador puxe virtualmente nossas orelhas. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 1 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 1 Novembro 2012 Sem dúvidas. Já achei o tópico e "migrarei" minhas dúvidas para lá (veja, no edit coloquei o link). Para voltar o foco deixei também uma dúvida sobre as consequências da alteração do ajuste de fábrica do Preciso. Abraços. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 1 Novembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 1 Novembro 2012 Salve Paulo. A reajuste para extra fino provoca sim a perda de alguns pontos da moagem macro dos 3 modelos da Baratza, Encore, Virtuoso e Preciso. Todavia os tais pontos perdidos são originalmente inócuos pois moem demasiadamente grosso, até mesmo para moka e cafeteira de êmbolo. 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juliano dalmagro Postado 1 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 1 Novembro 2012 Ou seja, perde-se algo de pouco uso e ganha-se no que tera mais necessidade. E de quebra, ja tem ate um tutorial muito bem feito aqui no CDC (acho que pelo Alexandre inclusive, faz tempo que vi), e você nem vai precisar chamar um tecnico para fazer. Outra vantagem é que ja vai conhecer parte da mecanica interna do equipamento o que aumenta bastante a compreenção do funcionamento do mesmo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 1 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 1 Novembro 2012 Isso é bom, mas quando encomendar o meu acho que vou deixar o Alexandre mesmo fazer . Abraços. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 18 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Novembro 2012 Apesar de estar nos classificados, quase que silenciosamente apareceu o Vario na revenda oficial, parabens pela iniciativa! Contudo, fiquei com uma dúvida, pois, se não me falha a memória, não havia restrição para o comércio deste modelo de moinho? Todos os Baratza apenas são encontrados em 110V? Seria complicado alterá-lo para 220V para eliminar a necessidade de transformador (a rede elétrica de Brasília é 220V)? Pergunto isso por que já vi este tipo de recurso em aparelhos de som comercializados nos EUA e na Europa, sendo que para ajustar a tensão de entrada em certos modelos bastava abrir o aparelho, desconectar um fio e conectar outro no lugar. Explicando melhor, o transformador utilizado neste equipamento já vem de fábrica com conexões em seu rolamento tanto para 110V quanto para 220V. Isto é uma grande sacada do fabricante. Abraços. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 18 Novembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 18 Novembro 2012 Salve Paulo, Após muito insistir com a Baratza, consegui estender a oferta para toda a linha de produtos, incluindo os Vario e Vario-W. A alteração para 220 V- 60 ciclos pode ser feita mas envolve a troca do motor para o de corrente contínua de 220 V assim como a configuração da instalação elétrica interna.Há custo extra para esta substituição. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 7 Janeiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 7 Janeiro 2013 Salve. Esta notícia interessa aos donos de Baratza Vario antigos, Mahlkönig Vario Home e Vario Home W. Já está disponível para venda a ferramenta de remoção do conjunto do disco de lâminas superior dos moinhos citados. Informações neste link FERRAMENTA VARIO 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 8 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 8 Janeiro 2013 Muito bom, Alex!! Vou pedir para o Papai Noel, digo, o coelho de Páscoa. Gostei das máscaras para decorar lattes. O preço está muito bom! Pena que já comprei um jogo há meses, que custou quase isto e veio com bem menos modelos. Beijo de feliz ano novo e Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 8 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 8 Janeiro 2013 Cada vez mais novidades, parabens!!! Ainda nem tinha visto essas máscaras decorativas, coisa bem interessante. Abraços. 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 18 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 18 Novembro 2013 Salve Em outro tópico foi abordada questão sobre os diferentes conjuntos de moagem dos moinhos Baratza, especialmente sobre materiais e desenhos das mós. Então, segue a descrição sobre os 4 conjuntos e os modelos correspondentes: Forté-BG - opcional para Forté-AP, Vario-W e Vario Discos de lâminas em aço com 54 mm de diâmetro fabricados pela suíça Ditting Forté-AP, Vario-W e Vario - opcional para Forté-BG Discos de lâminas em cerâmica com 54 mm de diâmetro fabricados pela alemã Mahlkönig Preciso e Virtuoso Anel de lâminas em aço e tronco de cone em aço - 40 mm de diâmetro fabricados pela Millco Mahlwerke do Principado de Liechtenstein Encore Anel de lâminas em aço e tronco de cone em aço - 40 mm de diâmetro fabricados pela Millco Mahlwerke do Principado de Liechtenstein Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 21 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 21 Novembro 2013 Salve Com a aproximação do final do ano, as encomendas chegam em maiores quantidades. E para não faltarem moinhos Baratza para os pretendentes reforçamos os estoques. 7 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 22 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 22 Novembro 2013 Os Encore estão óbvios, mas o que será que tem nas caixas "misteriosas"? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Fontes Postado 22 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 22 Novembro 2013 Ai ai ai, cadê a loteria que eu não acerto os números para comprar uma Technika IV e um Vario, heim? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 22 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 22 Novembro 2013 Salve As caixas menores são usadas para qualquer modelo. Veja o detalhe na foto. As embalagens individuais do Encore, do Virtuoso e do Preciso possuem dimensões idênticas. Cabem 4 unidades em cada caixa de expedição genérica. A embalagem do Vario é maior e cabem apenas 2 unidade nas caixas menores. Em função do maior volume de vendas do Encore, foi feita a caixa exclusiva para 6 unidades. Mas nada impede que outros modelos sejam enviados nestas caixas maiores. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 23 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 23 Novembro 2013 Resumindo, pode vir qualquer modelo em qualquer caixa, mistério ainda maior Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 7 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2013 Alexandre, Cadê o anúncio dos acessórios novos? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 7 Dezembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2013 Salve O Paulo se refere aos acessórios para moinhos Baratza disponíveis neste link em nossa loja virtual. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 9 Dezembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2013 Salve Vídeo oficial da Baratza sobre os modelos Forté BG (Brew Grinder) e Fortá AP (All Purpose). Realça também o novo compartimento de grãos com trava que pode ser usado em todos os moinhlos produzidos pela Baratza e o novo Porta Holder, suporte em metal para porta-filtros para Forté e Vario. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2013 Legal este porta grão com portinha, pois se a cafeteria quer trabalhar com vários grãos fica fácil de fazer a substituição. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 9 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2013 Praticamente todos os moinhos comerciais (que conheço) vem com a janelinha no hopper, mais que uma facilidade é uma necessidade. 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 9 Dezembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2013 Salve. É isso mesmo. No dia a dia chamamos de "lingueta". Como disse o Bernardo, impossível não tê-la no ambiente comercial. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 20 Dezembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2013 Salve A Baratza é mesmo uma empresa surpreendente. Na busca constante em melhorar seus produtos, nem mesmo o Encore, que por ser o modelo de entrada é muito sensível ao custo industrial, esta esquecido nesta filosofia de excelência. Seria mais econômico e confortável deixar como estava o produto que conquistou o mercado e que produz ótimo resultado comercial com alta vendagem. Mas o Kyle Anderson, co-fundador da empresa e responsável por pesquisa e desenvolvimento de projetos, inquieto e competente como é, criou uma solução para melhorar o suprimento dos grãos para a câmara de moagem, especialmente os grãos maiores e também os cafés mais oleosos. No final de 2013, sem alarde ou publicidade, foi implementada esta melhoria no Encore, com a utilização de uma simples porca tipo "borboleta" sobre a mó dinâmica. Claro que não se tratou da simples adição. Mas sim do redesenho do eixo de transmissão secundária que passou a ter novo tamanho e a fresa para a rosca da porca. Já estamos entregando Encores dotados com esta evolução. Vejam abaixo as fotos da montagem anterior e do novo eixo da mó dinâmica com a porca "borboleta". Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 21 Dezembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 21 Dezembro 2013 Salve Aqui estão as fotos das caixas do Vario, que faltaram na mensagem anterior. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 23 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 23 Dezembro 2013 Salve A Baratza é mesmo uma empresa surpreendente. Na busca constante em melhorar seus produtos, nem mesmo o Encore, que por ser o modelo de entrada é muito sensível ao custo industrial, esta esquecido nesta filosofia de excelência. Seria mais econômico e confortável deixar como estava o produto que conquistou o mercado e que produz ótimo resultado comercial com alta vendagem. Mas o Kyle Anderson, co-fundador da empresa e responsável por pesquisa e desenvolvimento de projetos, inquieto e competente como é, criou uma solução para melhorar o suprimento dos grãos para a câmara de moagem, especialmente os grãos maiores e também os cafés mais oleosos. No final de 2013, sem alarde ou publicidade, foi implementada esta melhoria no Encore, com a utilização de uma simples porca tipo "borboleta" sobre a mó dinâmica. Claro que não se tratou da simples adição. Mas sim do redesenho do eixo de transmissão secundária que passou a ter novo tamanho e a fresa para a rosca da porca. Já estamos entregando Encores dotados com esta evolução. Vejam abaixo as fotos da montagem anterior e do novo eixo da mó dinâmica com a porca "borboleta". Bacana ver empresas que agem dessa forma! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas