Ir para conteúdo

Rocket R58


Victor D.

Postagens recomendadas

Com certeza, aliás a sua Gaggia Twin você não havia colocado o PID e mesmo assim se virava, não ?

Para falar a verdade ainda estou me adaptando à Rocket, ainda não tirei nenhum café melhor que os que eu tirava na Twin. Espero, com todas as forças, que isso mude em breve.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É assim mesmo Victor...

 

Eu troquei moinho e máquina quase ao mesmo tempo e passadas praticamente duas semanas ainda não consegui chegar onde estava quando saí da Twin/Breville...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou começando a pegar o jeito dela, o problema é que junto com ela veio o Behmor então, tanho uns 5 cafés diferentes aqui, 3 porta filtros e 4 filtros. São muitas variáveis, estava acostumado a comprar um café e ficar com ele uma semana ou duas, então, depois de uns 2 ou 3 shots já tinha acertado o ponto.

Ainda acho que essa máquina é um pouco exagerada para o usuário doméstico e, eu que estava acostumado com a Gaggia, aquecendo em segundos, esperar 30 minutos para um café é um exercício de paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor,

não vi muito problema em deixar a Rocket ligada por pelo menos meia hora,

já fazia isso na Gaggia.

Agora eu quero ligar a minha à rede hídrica pra poder usar a pré-infusão manual.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade,

 

Essas máquinas são maravilhosas, muito mesmo, mas em minha opinião, para quem toma um ou dois shots por dia, considero-a um tanto inviável do ponto de vista prático.

 

Como vc disse, quando estamos acostumados com uma Gaggia, é uma tortura trabalhar com uma máquina de tal calibre.

 

Considerando a pequena massa da caldeira e grupo da Gaggia, aliada a uma boa engenharia de aquecimento, a minha Baby Class, como já disse anteriormente, está pronta em aquecimento máximo em apenas 8 minutos, retomando rapidamente a temperatura entre shots...

 

Mas, não vamos nos enganar não é, realmente vc tem razão, ela está mais para uma comercial que doméstica....

 

Não só um exercício de paciência mas também um ritual a ser cumprido a cada extração....

 

Não indo muito longe, o Ruston vendeu a Rancílio Época dele. Máquina linda, Robusta, de alto desempenho e pra vida toda, porém, pelo pouco que o conheço, a paciência foi uma das variáveis em sua decisão de vendê-la ( Ruston, me corrija se eu estiver enganado por favor! )

 

Tem que ser entusiasta mesmo... são excelentes máquinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, eu já ligo a minha Twin uns 20/30 minutos antes, é psicológico.

 

Gil, com certeza é psicológico, pois há algum tempo tirei meia hora para entender o perfíl de temperatura da minha gaggia e concluí que não precisa mais que 12 minutos para um extração.

A partir de 12 minutos até 30 minutos, não houve mudança no perfil de temperatura.

 

Não conheço o perfil da Twin mas creio ser parecida devido as massas de grupo/caldeira não terem muita diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em máquinas que funcionam com termostato é fácil estimar se está aquecida. Basta medir os tempos entre os ciclos de caldeira. Quando ficarem relativamente parecidos, a máquina provavelmente atingiu estabilidade térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vendia moto, e conversando com o comprador, acabava por aconselhar, esta ou aquela moto te atende, esta bem para você, alguns aceitavam o conselho e outros iam até onde o dinheiro dava para comprar; e não culpo pois a razão da compra é para uso, mas também visual, e também status, algumas motos tinham o status de ser a Ferrari das motos, bem como para mim a R58 é a Ferrari das maquinas de expresso que eu poderia ter em casa. Agora me diga, de todas as Ferrari's, Lamborguini's que tem em São Paulo, quantos você acha que a usam como uma Ferrari, as pessoas usam apenas no quadrilátero do luxo em São Paulo, alguns poucos vão a Campos do Jordão de vez em quando. E Victor, mesmo descrevendo o defeito do tempo de aquecimento,.... e continuo com o desejo de ter uma.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprou o Scace, Victor?

Não, peguei emprestado mesmo.

 

 

Eu vendia moto, e conversando com o comprador, acabava por aconselhar, esta ou aquela moto te atende, esta bem para você, alguns aceitavam o conselho e outros iam até onde o dinheiro dava para comprar; e não culpo pois a razão da compra é para uso, mas também visual, e também status, algumas motos tinham o status de ser a Ferrari das motos, bem como para mim a R58 é a Ferrari das maquinas de expresso que eu poderia ter em casa. Agora me diga, de todas as Ferrari's, Lamborguini's que tem em São Paulo, quantos você acha que a usam como uma Ferrari, as pessoas usam apenas no quadrilátero do luxo em São Paulo, alguns poucos vão a Campos do Jordão de vez em quando. E Victor, mesmo descrevendo o defeito do tempo de aquecimento,.... e continuo com o desejo de ter uma.

 

Abraços

Concordo com você e, como disse, acho a máquina maravilhosa, mas quantas pessoas você conhece que vão trabalhar de Lamborghini? Ou vão ao supermercado de Ferrari?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bota um timer nela para ligar às 6h e seja feliz toda manhã! :)

 

Acho que qualquer máquina, até mesmo as Gaggias, requer um tempo e custo de aquecimento que é bem alto. Mas vale a pena!

Eu fiz...mas o timer derreteu.

Acho que as pessoas reagiram demais ao meu comentário, apenas acho que a máquina é um pouco exagerada para uso doméstico e disse isso no intuito de ajudar as pessoas que ainda estão fazendo suas escolhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

 

Esse é o preço de poder preparar, em casa, um espresso com igual ou maior qualidade do que o encontrado em boas cafeterias. Não há bônus sem o ônus, alguma coisa tinha que dar trabalho.

 

Pega-se um equipamento semi-profissional de milhares de Reais, capaz de prover estabilidade térmica, dispersão perfeita, perfil de pressão adequado, etc, etc. Alguma coisa ele cobra em troca. Acho até que cobra pouco para o que entrega. Afinal de contas, o que é umas Dilmas a mais na conta de luz para poder preparar o espresso perfeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho conhecimento sobre isto, mas muitas máquinas domésticas poderiam ter um ciclo dedicado de aquecimento para abreviar o processo de warm up. Em uma single boiler, p. ex., em casos de muita pressa, pode-se forçar o aquecimento mais rápido utilizando-se do ciclo de vapor e de alguns flushs quentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Não me parece algo fácil. Por mais que se "force" um aquecimento rápido este aquecimento tem que chegar às principais partes da máquina. Costumava fazer com frequência esses atalhos através de flushes, por exemplo, mas honestamente penso que não gera o mesmo efeito de aguardar um tempo mínimo.

 

Há poucos dias atrás fiz esse teste inclusive com um termopar preso ao portafiltro e constatei que após 3 ou 4 flushes bem quentes o portafiltro ainda estava muito frio para uso. O contrário do que ocorre, por exemplo, após um aquecimento "estático" por cerca de 15 minutos, onde as partes são lentamente aquecidas e portanto há tempo para o calor atingir todos os componentes necessários à extração.

 

Mas posso estar errado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas máquinas são maravilhosas, muito mesmo, mas em minha opinião, para quem toma um ou dois shots por dia, considero-a um tanto inviável do ponto de vista prático.

 

Mas, não vamos nos enganar não é, realmente vc tem razão, ela está mais para uma comercial que doméstica....

 

Não só um exercício de paciência mas também um ritual a ser cumprido a cada extração....

 

Tem que ser entusiasta mesmo... são excelentes máquinas.

 

É isso mesmo amigos.

Essa máquina é pra entusiastas.

Essa máquina não é pra quem quer tomar uns espressos em casa, e sim pra quem quer tomar "o melhor espresso" em casa.

Essa máquina é para o profundo "conhecedor" que quer a toda a "potência" da cafeteria em casa.

Essa máquina traz as características das máquinas comerciais pra sua casa!

Pra muitos, eu inclusive, tomar uns espressos, é um ritual, um momento único do dia, onde eu me dedico ao café.

Uma coisa que eu parei de fazer foi tomar espresso todos os dias, duas vezes por dia, porque muitas vezes eu estava com pressa e dava tudo errado e o meu ritual que era pra ser um momento de prazer se transformava em um verdadeiro desastre.

Hoje só tomo espresso, quando posso dedicar o tempo necessário ao mesmo, do contrário, vou de Hario, Clever, Aeropress e outros métodos "rápidos" que no final é só alegria.

Já tive duas Gaggia, e realmente esquentam rápido e são práticas pra caramba...quebram um galhão.

Hoje estou com uma Rancilio Silvia com PID e não poderia estar mais satisfeito, uma puta máquina...

Eu faço o ritual, espero esquentar pelo menos uns 30 minutos pra depois me deliciar de verdade.

Eu acho que espresso em casa não precisa ser EXPRESSO...

Quem quer rapidez e facilidade fica com a Gaggia e seja feliz....

Quem quer qualidade máxima, pega uma com grupo E61, uma La Marzocco ou Nuova Simonelli...

Quem quer o melhor dos dois mundos pega uma Rancilio Silvia e faz os mods nela...

No mais é só pensar, o que vc quer, qualidade ou praticidade?

Aposto que é qualidade, do contrário vc estaria com cápsulas Nespresso ou Superautomáticas...

Paciência com a Super máquina e lembre-se vc comprou ela pra se divertir e não pra se estressar, use-a sabiamente, ou seja, se vc está com pressa ou sem muito tempo, não é momento pra vc "brincar" com ela. E isso vale pra todo mundo que está com pressa e "inventa" de fazer uns espressos...

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me parece algo fácil. Por mais que se "force" um aquecimento rápido este aquecimento tem que chegar às principais partes da máquina. Costumava fazer com frequência esses atalhos através de flushes, por exemplo, mas honestamente penso que não gera o mesmo efeito de aguardar um tempo mínimo.

 

Vc está falando da Twin, Leo? Parece mais difícil, pois o vapor é no termobloco. Na Dose, acionando o ciclo de vapor, consigo aumentar a temparatura da caldeira bastante, fazendo água muito quente passar pela máquina, fora a irradiação da própria caldeira mais quente.

 

Concordo que não é o ideal, pois fica mais difícil ter um ponto de partida conhecido pra extrair. Prefiro esperar, mas já fiz isso algumas vezes, excepcionalmente.

 

Não quero mais desvirtuar o tópico do Victor. Abçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou citar o post do Rafa pois é longo, mas a filosofia dele é a que venho tentando seguir.

 

Espresso é nosso "momento". É muito mais do que beber café, é um lazer e uma terapia. Ultimamente tenho desistido de tomar vários eXpressos quando o tempo não permite. Prefiro fazer tudo na calma, no ritual.

 

E sinceramente falando. A Rocket do Victor não é uma máquina, é um brinquedo. É por isso que gastamos tanto nesse lazer, porque são nossos brinquedos de gente grande. É como nos divertimos. Definitivamente não é uma compra racional, na imensa maioria das vezes. Ou vocês acham mesmo que eu preciso ter 4 máquinas de espresso em casa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente....

 

São brinquedos pra lazer.....

Sempre que posso tiro meia hora só para o expresso.

Na maioria das vezes, coados e afins nos métodos já citados pelo Rafa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bota um timer nela para ligar às 6h e seja feliz toda manhã! :)

 

Acho que qualquer máquina, até mesmo as Gaggias, requer um tempo e custo de aquecimento que é bem alto. Mas vale a pena!

 

Márcio está corretíssimo!! Minha máquina também pede 30 minutos para aquecer e muita gente instala o timer... é engraçado pois você vê nos tutoriais mil lembretes para você deixar apenas o botão da máquina ligado e não o de extrair, ou o acidente será inevitável.

 

Creio que o ritual de Bernardo é a melhor síntese do que se fazer pela manhã para conseguir o café na hora certa: levantar, ir à cozinha ligar a máquina, daí todos os demais rituais (banho, dentes, secar cabelo, barba para os homens, vestir-se). Até terminar tudo isto você terá sua máquina no ponto, só surfar daí e correr pro café fresquinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...