Ir para conteúdo

Rocket R58


Victor D.

Postagens recomendadas

Realmente, Juliano, você superou a todos aqui. :D

 

Mandou bem com a ruiva. Muito bem acompanhado. :rolleyes:

 

Não esqueça do marido dela Ana, o Fiorenzato fica com ciumes quando a galera so elogia a ruiva! :lol: :lol:

 

A proposito, fiz um review dele, já esta postadinho na área de moinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc está falando da Twin, Leo? Parece mais difícil, pois o vapor é no termobloco. Na Dose, acionando o ciclo de vapor, consigo aumentar a temparatura da caldeira bastante, fazendo água muito quente passar pela máquina, fora a irradiação da própria caldeira mais quente.

 

Concordo que não é o ideal, pois fica mais difícil ter um ponto de partida conhecido pra extrair. Prefiro esperar, mas já fiz isso algumas vezes, excepcionalmente.

 

Não quero mais desvirtuar o tópico do Victor. Abçs.

 

Rodrigo,

 

Na verdade não utilizo a técnica do vapor. Na Twin não era possível e na Ascaso continuo não utilizando, preferindo esperar. Eventualmente fazia flushes pelo grupo em ambas as máquinas, mas cheguei à conclusão que nada substitui o aquecimento pela via tradicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém avisa pra Gail que se a máquina/brinquedo só tem pré-infusão manual se a máquina estiver conectada à rede hídrica...

Nos vídeos da Rocket ela finge uma pré-infusão com a água no tanque da máquina,

com fluxo zero de água pelo grupo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém avisa pra Gail que se a máquina/brinquedo só tem pré-infusão manual se a máquina estiver conectada à rede hídrica...

Nos vídeos da Rocket ela finge uma pré-infusão com a água no tanque da máquina,

com fluxo zero de água pelo grupo...

Não é só ela não, o pessoal da Whole Latte Love também, a própria Rocket anuncia a R58 como tendo dupla pré infusão mas, em nenhum momento cita que a máquina deve estar ligada na rede hidráulica.

Já testei sem a ligação na rede e basicamente molha uns 2/3 do bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano (Márcio, me corrija se eu estiver falando besteira!),

ela tem uma câmara que oferece pré-infusão passiva,

isso independente do meio de fornecimento de água.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se molha 2/3 do bolo em bomba é muito!

 

Sim, os grupos E61 manuais (com a alavanquinha) têm a pré-infusão durante o preenchimento da câmara. Pode não aparecer a pressão correta no manômetro que deve estar antes do grupo, mas se medir com um porta-filtro e manômetro deve ver uma rampa de uns 7-10 segundos para chegar nos 9 bar.

 

Não sei se é muita vantagem usar mais tempo de pré-infusão sem a bomba, ou seja, só com a pressão da linha. Uma coisa que pode mudar um pouco é diminuir o diâmetro do giclê que fica na entrada do grupo (acho que é na parte de cima), para diminuir o fluxo da bomba e atrasar um pouco a curva. Nas máquinas com bomba vibratória essa curva já é mais atrasada.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se molha 2/3 do bolo em bomba é muito!

 

Sim, os grupos E61 manuais (com a alavanquinha) têm a pré-infusão durante o preenchimento da câmara. Pode não aparecer a pressão correta no manômetro que deve estar antes do grupo, mas se medir com um porta-filtro e manômetro deve ver uma rampa de uns 7-10 segundos para chegar nos 9 bar.

 

Não sei se é muita vantagem usar mais tempo de pré-infusão sem a bomba, ou seja, só com a pressão da linha. Uma coisa que pode mudar um pouco é diminuir o diâmetro do giclê que fica na entrada do grupo (acho que é na parte de cima), para diminuir o fluxo da bomba e atrasar um pouco a curva. Nas máquinas com bomba vibratória essa curva já é mais atrasada.

 

Márcio.

2/3 foi o teste que fiz, deixei a alavanca na posição média e esperei uns 10 segundos e bati o bolo em um prato, cortei no meio e tava mais da metade molhado. A questão é que foi molhado sem pressão nenhuma, foi a própria absorção do café.

Também concordo que a pré-infusão do e61 é mais que suficiente, pelos testes que vi de PI, o máximo de tempo que serviu para melhorar o café foi de uns 4s, mais que isso, ou não tinha muita diferença ou até piorava o sabor.

Um pergunta que tenho é se numa dual boiler a pressão da linha hidráulica funcionaria da mesma maneira que numa HX, já que ao invés de ir diretamente para o grupo a água vai para a caldeira.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a pressão é igual. Na máquina de trocador a água não vai diretamente para o grupo, ela passa por um trocador de uns 100-200ml nessas menores. Ou seja, é uma "caldeirinha" - aliás, é do que os técnicos costumam chamar o trocador aqui no Brasil. Na sua a caldeira é maior, mas está cheia e aguenta os 9-10 bar (normalmente essas caldeiras são feitas para aguentar 20 bar).

 

Isto é... Se há alguma perda de carga maior em diferentes máquinas por ter caminho maior ou restrições antes de chegar no grupo, isso é resolvido ao se medir a pressão no grupo com um porta-filtro e manômetro, idealmente simulando o fluxo do café com uma válvula agulha e regulando a válvula da bomba.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Depois de alguns testes descobri que a minha R58 estabiliza em 92,1°C com caldeira a 110°C, isso me daria um offset de -17,9°C, certo? Eu poderia aplicar esse offset para as outras temperaturas ou devo fazer os testes individuais?

 

Abraços

 

Victor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, não sei... Deve ser linear, algo como y = ax + b, mas se o a = 1 ou não... Eu desencanaria. Trabalharia com o offset de 18°C e boa. Quanto eles sugerem no manual?

Pelo manual é aprox. 12,5°C +- 0,5°C. Fiz o gráfico e ficou bem linear.

Graph%2520-%2520%255BiTools.SubhashBose.com%255D.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então aposte no seu ser 18°C +- 0,5°C. :) Talvez o pessoal lá na Rocket esteja esquecendo de calibrar o conjunto controlador e termopar/termoresistência (não sei o que eles usam). Pelo jeito o seu tá com uma diferença de uns 5,5°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...

E aí, Victor, após quase dois meses de diversão com a Rocket, qual a comparação que você faz hoje dos shots que faz com ela em relação aos que tirava com a Gaggia?

 

Sim, excelente pergunta, tenho a mesma curiosidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, Victor, após quase dois meses de diversão com a Rocket, qual a comparação que você faz hoje dos shots que faz com ela em relação aos que tirava com a Gaggia?

Não sei se dá para comparar. A diferença maior que notei é na consistência. Na Gaggia eu até conseguia tirar uns shots muito bons mas era tipo 1 em 7. Tinha que fazer flush até ligar a resistência depois ficar contando tempo para saber a hora certa de tirar, perdia metade do pacote de café até acertar o ponto direitinho, já na Rocket eles saem quase todos bons, você tem que errar muito feio para sair ruim.

 

Na Gaggia era uma comemoração quando saía um shot muito bom, aqui já muda a coisa, é mais ficar alterando parâmetros para levar o shot, já muito bom, até a o que você acha o ponto ideal daquele café. Sobe um pouco a temperatura, aumenta diminui 1g na dose, na Gaggia minha preocupação era basicamente acertar os 25/30s.

 

Jogar café na pia (como fiz muito com a Gaggia) é muito raro e geralmente apenas com cafés totalmente novos em que vc não tem o menor parâmetro, não sabe nem a data da torra e acaba moendo muito fora.

 

As canalizações também diminuíram drasticamente, se tiver um mínimo de cuidado na preparação do bolo ela não ocorre. O grupo E61 com alavanca já faz a pré-infusão e vai subindo a pressão gradativamente até os 9 bars, pelo que li, demora uns 7,5 segundos até chegar na pressão total. Começa com 1,5 bars, fica uns 3s e depois sobe devagar.Tive problema apenas com alguns cafés específicos, geralmente mais velhos, que geraram canalização não importando o método de preparação, e sempre nas bordas, como os cafés não eram bons mesmo eu joguei fora.

Como ela não está ligada na rede hídrica, não testei, ainda, a pré-infusão ativa, que é quando vc levanta a alavanca até a posição intermediária e ela libera a água mas sem ligar a bomba, se eu fizer isso atualmente apenas molharei o bolo sem pressão nenhuma.

 

Agora, estou tentado fazer o perfil completo de temperatura dela pois temos a temperatura da caldeira mas a do grupo não. Estou fazendo os testes como meu "Scace" e depois eu posto aqui. A estabilidade intrashot é de no máximo 0,3°C a intershot eu ainda não medi.

 

Abraço

 

Victor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, eu não queria ouvir esta resposta, mas fico feliz pelo Victor, eu estava aqui sossegado feliz com minha Gaggia,...... Rsrsrsrs

A Gaggia é ótima e tira cafés tão bons quanto uma SIlvia e, de vez em quando, quanto um R58, mas vc precisa pegar o jeito dela, sempre fazer um ritual para conseguir a mesma temperatura e não ficar mudando muito de café.

Depois que vc pega o jeito de um café específico, fica mais fácil. Comigo foi assim com o Sweet Collection. Eu sabia que ele iria chegar 2 dias depois de torrado, que o ponto de moagem era +3 (nesse dia) e qual era a dosagem certa, assim eu já tirava um primeiro café "mesomeno", o segundo bom e o terceiro já estava ótimo mas, no dia seguinte já mudava um pouco o ponto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, Eu estou pegando a mão de um café que esta quase redondo, quando muda é um pau só. Mas já resolvi tem que passar um mês com um, um mês com outro, a troca não pode ser semanal, ou diária, pelo menos até pegar o perfil do café, do contrário você não tira todo o proveito do café, pois erra muito e esquece tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você consegue acertar com a Gaggia, beleza. O problema é quando o café é mais exigente quanto à temperatura/pressão. Daí começa o inferno, porque há poucos parâmetros no que se basear para promover alterações, bem como saber exatamente o que alterar, e como alterar de novo do mesmo jeito caso dê certo.

 

Você definiu muito bem, Victor. Quando o café é dócil, beleza! Mas quando não é (e estou aprendendo que muitos não são), a vida complica. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

 

Não desanime. As palavras do Victor contem uma mensagem subliminar que talvez ele nem tenha tido a intenção de transmitir.

 

Ora, se a dificuldade com a temperatura é um dos grandes problemas com a Gaggia isso significa que a instalação de um PID nela em tese poderá trazer grandes melhorias na performance da maquina.

 

A Gaggia é um excelente custo/beneficio e com os upgrades certos se torna uma escolha ainda mais acertada até o nível intermediário.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...