Ir para conteúdo

Rocket R58


Victor D.

Postagens recomendadas

Márcio,

não sei se é necessário desligar pra plugar a interface,

se não me engano no vídeo eles plugam com a máquina ligada.

Não sei quase da R58...

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A aliança é de casado, lembre-se que a máquina funciona como um espelho; a senhora é minha mãe pensando que se esse era o melhor espermatozóide, imagine os outros; o celular é um samsung, agora, televisão, aonde?

 

Uai no canto inferior direito, senão é uma tv então o que é?kkkkk

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor maquina do que essa é difícil, e ainda mais pareada com um SJ ! Parabéns Victor.

É uma questão de gosto. Como bem sabe estava interessado em um Bezzera e quase a comprei, fiquei bem dividido por um bom tempo mas, no final, fiquei com medo de perder meus dentes, ou pior, os da minha filha que está a caminho.

Ainda estou me acostumando com a máquina. Achei que depois da Gaggia iria ser fácil tirar um bom café na Rocket e, na verdade, tirar um bom café é até fácil mas, como já tinha aprendido bem o esquema da Gaggia, ainda não tirei nenhum café que a superasse. Fora que visualmente é bem diferente, na Gaggia eu não precisava contar o tempo de extração, eu sabia pelo fluxo se estava certa, se tinha canalização etc, na Rocket ainda não peguei o jeito.

 

Mudando de assunto, alguém aí tem um termômetro tipo Scace para me emprestar?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A aliança é de casado, lembre-se que a máquina funciona como um espelho; a senhora é minha mãe pensando que se esse era o melhor espermatozóide, imagine os outros; o celular é um samsung, agora, televisão, aonde?

 

kkkkkkkk, eu enxerguei tudo isso (menos a TV) mas fiquei quieto...a senhora parecia estar com sono.

 

Ô Fogo, a aliança é do lado esquerdo, kkkkkk!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Graef eu acerto a temperatura pelo sabor do café, aumento (de dois em dois graus) quando ácido e diminuo se amargo.

De fato, o valor exato não me preocupa porque utilizo a marcação somente como referencia,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas existe uma tabela que faz a correlação entre a temperatura estabelecida pelo PID, que no caso da R58 é a temperatura da caldeira, e a temperatura de extração. Imagino até que deva vir com a máquina. Suponho que vc queira dar uma de São Tomé e pagar pra ver, Victor, e aferir tudo. É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas existe uma tabela que faz a correlação entre a temperatura estabelecida pelo PID, que no caso da R58 é a temperatura da caldeira, e a temperatura de extração. Imagino até que deva vir com a máquina. Suponho que vc queira dar uma de São Tomé e pagar pra ver, Victor, e aferir tudo. É isso?

O manual tem a correlação mas é uma média e é à 19°C, temperatura rara aqui no Brasil, queria fazer uma tabela mais específica para a minha máquina e com as temperaturas brasileiras. Queria também fazer una testes de estabilidade inter shot e intra shot.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é muito difícil fazer um scace.

 

O fundamental é ter um portafiltro naked. Daí com um filtro cego (ou um outro qualquer, basta vedar os furos, o que é barbada), um termopar (do tipo K ou T) e leitor (é quase de graça no ebay), e uma válvula agulha (ou outro tipo de válvula que te permita restringir o fluxo próximo aos níveis de espresso) e alguma paciência dá pra fazer um que te dê leituras razoáveis.

 

Eu já cogitei comprar um pronto, mas quando vi os preços... :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, apesar da carcaça de metal da Rocket possivelmente irradiar bastante calor para o ambiente, creio que não deva fazer uma diferença muito grande a temperatura ambiente depois de a máquina estar bem aquecida. Também não sei se a caldeira é insulada e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é que o grupo é um radiador. Mesmo a caldeira estando na mesma temperatura controlada pelo PID, a temperatura do grupo vai ser diferente conforme a temperatura ambiente. E no final isso influencia bem a temperatura final nesse sistema.

 

Uma opção boa, Victor, é o termômetro com bucim para colocar no nariz do grupo. A motivação maior desse termômetro é lidar com gerenciamento de temperatura num E61 + trocador, mas pode te ajudar a se orientar.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, o Márcio matou a charada.

 

O pessoal que tem HX com E61 usa muito esses termômetros.

 

Devem ser baratos e funcionam muito bem, alguns modelos já são preparados para uso com E61 não requerendo qualquer adaptação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade... mas então o sistema E61 de estabilização da temperatura do grupo tem uma eficácia apenas relativa se a variação de temperatura ambiente tem tanta influência assim na temperatura final do sistema, lembrando que a variação de temperatura dentro de casa é muito menor que ao ar livre. Qual então a vantagem térmica desse sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema foi feito para trocador de calor e termosifão, não para caldeira dedicada... A idéia é ter que expurgar a água sobre-aquecida do termosifão (mesmo que seja um expurgo pequeno se houver restritores e o grupo ficar menos quente) e trazer a temperatura para o desejado (expurgo maior, temperatura menor).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é que o grupo é um radiador. Mesmo a caldeira estando na mesma temperatura controlada pelo PID, a temperatura do grupo vai ser diferente conforme a temperatura ambiente. E no final isso influencia bem a temperatura final nesse sistema.

 

Uma opção boa, Victor, é o termômetro com bucim para colocar no nariz do grupo. A motivação maior desse termômetro é lidar com gerenciamento de temperatura num E61 + trocador, mas pode te ajudar a se orientar.

 

Márcio.

Tipo aquele do Eric do HB? A ideia é boa mas não tenho coragem de instalar um negócio feio daquele na Rocket.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, aquele do Eric Svendson.

 

Se ele acha feio aquilo imagine a fita, Bernardo! Mas a fita é de 5 em 5°C, útil para se ter uma noção, inútil para o Victor que quer ao menos saber numa resolução mais próximo de 1°C como a máquina se comporta... De qualquer maneira o Orphan Espresso vende, acho que é USD 4,50 cada, tem de 65 a 95 e de 90 a 120.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Siga seu paladar.

 

Cafés de torra mais claro, procure aumentar a temperatura para ver o que dá. Normalmente a faixa de 90°C fica meio sem graça.

 

Cafés de torra mais escura, procure diminuir a temperatura para ver o que dá. Normalmente a faixa de 94-95°C fica muito amargo.

 

Acho que o 93°C é uma boa temperatura para iniciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...