flaviowolff Postado 30 Junho 2019 Denunciar Share Postado 30 Junho 2019 Quais seriam as grandes diferenças? Sobre os filtros, já ferventei ambos e experimentei a água residual. Não senti gosto em nenhum. Um custa 60 reais o pacote, e outro 3 reais. O que faz o V60 ser superior? O formato cônico? Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lucasrodcosta Postado 30 Junho 2019 Denunciar Share Postado 30 Junho 2019 Olá Flávio! Na verdade, o V60 não é exatamente "superior". É diferente. O ponto é que o V60 oferece um leque muito maior para exploração da extração do que o Melitta. Os filtros da Hario são de um papel ligeiramente mais grosso e com furos maiores, além de serem cônicos (com uma angulação de 60º, o que explica o nome do método). Além disso, o suporte possui aquelas linhas espirais e um furo maior na sua base. Diferentemente do Melitta, no V60 você pode acelerar a extração mantendo um ritmo maior de despejo de água (ou fazer uma extração mais lenta mantendo um ritmo menor). No Melitta, isso é difícil de ser feito porque, no final das contas, você estará limitado pelo diâmetro do furo no suporte. Isto é, não importa muito se você irá despejar a água rápida ou lentamente, já que o fluxo de saída pelo furo será o mesmo a partir de certo ponto. Você também pode alterar o nível de extração do pó alterando a forma como você irá despejar a água sobre o bolo. Você pode despejar a água no centro do bolo, de maneira circular ou de forma híbrida. Além disso, é possível também aplicar o famoso spin. Por fim (mas, definitivamente, não menos importante), os filtros e suportes V60 permitem que você experimente mais níveis de moagem do pó, o que resulta em bebidas extremamente diferentes no final. Aqui no fórum existem algumas discussões legais sobre esse assunto. Algumas delas: 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luke S Postado 30 Junho 2019 Denunciar Share Postado 30 Junho 2019 Para coados meu método preferido tem sido o V60. Mas eu uso os filtros Melitta nele. Se você dobrá-los a 90° e rasgar a parte da costura, eles se adaptam ao cone. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ricardorg Postado 30 Junho 2019 Denunciar Share Postado 30 Junho 2019 O @lucasrodcosta falou tudo. Talvez alguém ache o V60 superior ao Melitta ou vice-versa. Uma coisa é certa: a diferença entre um café extraído no V60 e um no Melittão nunca será tão grande que justifique, por si só, a diferença no preço. Eu curto os dois métodos, mas raramente uso o filtro original no V60 (na maioria das vezes uso o filtro do Melitta dobrado de um jeito a emular um cone). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ricardorg Postado 30 Junho 2019 Denunciar Share Postado 30 Junho 2019 Falando em Melitta, descobri por acaso que eles mudaram ligeiramente o porta-filtros. Agora o furo está maior: (o vermelho é o antigo e o verde é o novo, que comprei nessa última semana): https://ibb.co/Q91GnkJ https://ibb.co/mqN2hWY https://ibb.co/vZt08rQ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 30 Junho 2019 Denunciar Share Postado 30 Junho 2019 Comprei um porta-filtro novo da Melitta, tamanho 100, para deixar no trabalho. Às vezes faço um café nele. Uso meus grãos moídos, e evito o café Melitta da garrafa térmica e as cápsulas da Nespresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MaLeandrini Postado 1 Julho 2019 Denunciar Share Postado 1 Julho 2019 Agora existe um novo Melitta de 2 furos e angulação diferenciada. Procura no site deles! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
flaviowolff Postado 1 Julho 2019 Autor Denunciar Share Postado 1 Julho 2019 Em 30/06/2019 at 12:38, lucasrodcosta disse: Olá Flávio! Na verdade, o V60 não é exatamente "superior". É diferente. O ponto é que o V60 oferece um leque muito maior para exploração da extração do que o Melitta. Os filtros da Hario são de um papel ligeiramente mais grosso e com furos maiores, além de serem cônicos (com uma angulação de 60º, o que explica o nome do método). Além disso, o suporte possui aquelas linhas espirais e um furo maior na sua base. Diferentemente do Melitta, no V60 você pode acelerar a extração mantendo um ritmo maior de despejo de água. Do mesmo modo, você pode fazer uma extração mais lenta mantendo um ritmo menor. No Melitta, isso é difícil de ser feito porque, no final das contas, você estará limitado pelo diâmetro do furo no suporte. Isto é, não importa muito se você irá despejar a água rápida ou lentamente, já que o fluxo de saída pelo furo será o mesmo a partir de certo ponto. Você também pode alterar o nível de extração do pó alterando a forma como você irá despejar a água sobre o bolo. Você pode despejar a água no centro do bolo, de maneira circular ou de forma híbrida. Além disso, é possível também aplicar o famoso spin. Por fim (mas, definitivamente, não menos importante), os filtros e suportes V60 permitem que você experimente mais níveis de moagem do pó, o que resulta em bebidas extremamente diferentes no final. Aqui no fórum existem algumas discussões legais sobre esse assunto. Algumas delas: Obrigado pela resposta, Lukas, e pela paciência com a didática. Mas, tudo isso que você citou como exclusividade do V60 também não é possível de se fazer no Mellitta, como moagens diferentes, despejamento de água específico, e até mesmo o spin do Rao? Parece que o único atributo exclusivo do V60 que você listou é o furo maior. Me desculpe se estiver enganado, e obrigado novamente pela resposta. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lucasrodcosta Postado 2 Julho 2019 Denunciar Share Postado 2 Julho 2019 Oi Flávio! Você não está enganado não. Com tempo e prática, você consegue sim refinar sua técnica de modo a conseguir resultados parecidos aos da V60 na Melitta. Afinal de contas, o que vale no final é o quanto de café será extraído e em quanto tempo isso irá acontecer, certo? O ponto todo é o quão fácil ou difícil é alterar apenas uma ou duas variáveis de cada vez para que você consiga chegar num resultado desejado. No caso do Spin, por exemplo, é mais fácil aplicá-lo consistentemente num filtro cônico e suporte com estrias circulares do que num filtro com base reta e suporte com estrias retas. E acho (opinião pessoal aqui) que é por isso que a V60 continua sendo um dos métodos mais utilizados por baristas em competições mundo afora. Mas a Melitta está melhorando muito a qualidade dos seus materiais. Como notaram o @ricardorg e o @MaLeandrini, ela possui suportes de diferentes modelos e materiais, e até com mais furos para escoamento do café. Ela também tem investido em jarras, chaleiras e outros acessórios como prensas francesas (eu mesmo tenho uma que considero excelente). Mas no filtro não tem jeito mesmo... A Hario ainda está muito acima. Mas mais do que qualquer discussão teórica aqui, o que vale mesmo no final é a nossa percepção, né? É sempre válido reservar 1 ou 2 pacotes de um café excelente e ir testando possibilidades com ele. Se você chegar na conclusão de que a V60 nem é lá essa coisa toda, vai pra Melitta sem medo de ser feliz! hehe Abraços o/ 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BetoM Postado 4 Julho 2019 Denunciar Share Postado 4 Julho 2019 Para coados meu método preferido tem sido o V60. Mas eu uso os filtros Melitta nele. Se você dobrá-los a 90° e rasgar a parte da costura, eles se adaptam ao cone. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando TapatalkTenho o V60- 02. Qual Melitta vc usa 102 ou 103? Quero testar... [emoji1303][emoji1303]Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luke S Postado 4 Julho 2019 Denunciar Share Postado 4 Julho 2019 Tenho o V60- 02. Qual Melitta vc usa 102 ou 103? Quero testar... [emoji1303][emoji1303]Enviado de meu MI 8 Lite usando o TapatalkAté 20g de café eu uso o 102, mais que isso o 103, vai depender de quanto você sobe o nível da água no portafiltro. O 102 dobrado para o V60-02 só cobre um pouco mais da metade.Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JoaoW Postado 4 Julho 2019 Denunciar Share Postado 4 Julho 2019 Rapaz, pega o Melitta "cafeteira elétrica n. 4", faz uma dobrinha de leve de cada lado, dá certinho no V60-02. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas