Ir para conteúdo

V60 x Mellitta


flaviowolff

Postagens recomendadas

Quais seriam as grandes diferenças? Sobre os filtros, já ferventei ambos e experimentei a água residual. Não senti gosto em nenhum. Um custa 60 reais o pacote, e outro 3 reais.

O que faz o V60 ser superior? O formato cônico?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Flávio!

Na verdade, o V60 não é exatamente "superior". É diferente.
O ponto é que o V60 oferece um leque muito maior para exploração da extração do que o Melitta.

Os filtros da Hario são de um papel ligeiramente mais grosso e com furos maiores, além de serem cônicos (com uma angulação de 60º, o que explica o nome do método).
Além disso, o suporte possui aquelas linhas espirais e um furo maior na sua base.

Diferentemente do Melitta, no V60 você pode acelerar a extração mantendo um ritmo maior de despejo de água (ou fazer uma extração mais lenta mantendo um ritmo menor).
No Melitta, isso é difícil de ser feito porque, no final das contas, você estará limitado pelo diâmetro do furo no suporte.
Isto é, não importa muito se você irá despejar a água rápida ou lentamente, já que o fluxo de saída pelo furo será o mesmo a partir de certo ponto.

Você também pode alterar o nível de extração do pó alterando a forma como você irá despejar a água sobre o bolo.
Você pode despejar a água no centro do bolo, de maneira circular ou de forma híbrida.
Além disso, é possível também aplicar o famoso spin.

Por fim (mas, definitivamente, não menos importante), os filtros e suportes V60 permitem que você experimente mais níveis de moagem do pó, o que resulta em bebidas extremamente diferentes no final.

Aqui no fórum existem algumas discussões legais sobre esse assunto.
Algumas delas:

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para coados meu método preferido tem sido o V60. Mas eu uso os filtros Melitta nele. Se você dobrá-los a 90° e rasgar a parte da costura, eles se adaptam ao cone.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O @lucasrodcosta falou tudo.

 

Talvez alguém ache o V60 superior ao Melitta ou vice-versa. Uma coisa é certa: a diferença entre um café extraído no V60 e um no Melittão nunca será tão grande que justifique, por si só, a diferença no preço. Eu curto os dois métodos, mas raramente uso o filtro original no V60 (na maioria das vezes uso o filtro do Melitta dobrado de um jeito a emular um cone).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em Melitta, descobri por acaso que eles mudaram ligeiramente o porta-filtros. Agora o furo está maior:

 

(o vermelho é o antigo e o verde é o novo, que comprei nessa última semana):

 

https://ibb.co/Q91GnkJ


https://ibb.co/mqN2hWY


https://ibb.co/vZt08rQ

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um porta-filtro novo da Melitta, tamanho 100, para deixar no trabalho. Às vezes faço um café nele. Uso meus grãos moídos, e evito o café Melitta da garrafa térmica e as cápsulas da Nespresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2019 at 12:38, lucasrodcosta disse:

Olá Flávio!

Na verdade, o V60 não é exatamente "superior". É diferente.
O ponto é que o V60 oferece um leque muito maior para exploração da extração do que o Melitta.

Os filtros da Hario são de um papel ligeiramente mais grosso e com furos maiores, além de serem cônicos (com uma angulação de 60º, o que explica o nome do método).
Além disso, o suporte possui aquelas linhas espirais e um furo maior na sua base.

Diferentemente do Melitta, no V60 você pode acelerar a extração mantendo um ritmo maior de despejo de água.
Do mesmo modo, você pode fazer uma extração mais lenta mantendo um ritmo menor.
No Melitta, isso é difícil de ser feito porque, no final das contas, você estará limitado pelo diâmetro do furo no suporte.
Isto é, não importa muito se você irá despejar a água rápida ou lentamente, já que o fluxo de saída pelo furo será o mesmo a partir de certo ponto.

Você também pode alterar o nível de extração do pó alterando a forma como você irá despejar a água sobre o bolo.
Você pode despejar a água no centro do bolo, de maneira circular ou de forma híbrida.
Além disso, é possível também aplicar o famoso spin.

Por fim (mas, definitivamente, não menos importante), os filtros e suportes V60 permitem que você experimente mais níveis de moagem do pó, o que resulta em bebidas extremamente diferentes no final.

Aqui no fórum existem algumas discussões legais sobre esse assunto.
Algumas delas:

 

 

Obrigado pela resposta, Lukas, e pela paciência com a didática.

Mas, tudo isso que você citou como exclusividade do V60 também não é possível de se fazer no Mellitta, como moagens diferentes, despejamento de água específico, e até mesmo o spin do Rao? Parece que o único atributo exclusivo do V60 que você listou é o furo maior.

Me desculpe se estiver enganado, e obrigado novamente pela resposta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Flávio!

Você não está enganado não. Com tempo e prática, você consegue sim refinar sua técnica de modo a conseguir resultados parecidos aos da V60 na Melitta.
Afinal de contas, o que vale no final é o quanto de café será extraído e em quanto tempo isso irá acontecer, certo?

O ponto todo é o quão fácil ou difícil é alterar apenas uma ou duas variáveis de cada vez para que você consiga chegar num resultado desejado.
No caso do Spin, por exemplo, é mais fácil aplicá-lo consistentemente num filtro cônico e suporte com estrias circulares do que num filtro com base reta e suporte com estrias retas.
E acho (opinião pessoal aqui) que é por isso que a V60 continua sendo um dos métodos mais utilizados por baristas em competições mundo afora.

Mas a Melitta está melhorando muito a qualidade dos seus materiais.
Como notaram o @ricardorg e o @MaLeandrini, ela possui suportes de diferentes modelos e materiais, e até com mais furos para escoamento do café.
Ela também tem investido em jarras, chaleiras e outros acessórios como prensas francesas (eu mesmo tenho uma que considero excelente).
Mas no filtro não tem jeito mesmo... A Hario ainda está muito acima.

Mas mais do que qualquer discussão teórica aqui, o que vale mesmo no final é a nossa percepção, né?
É sempre válido reservar 1 ou 2 pacotes de um café excelente e ir testando possibilidades com ele.
Se você chegar na conclusão de que a V60 nem é lá essa coisa toda, vai pra Melitta sem medo de ser feliz! hehe

Abraços o/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para coados meu método preferido tem sido o V60. Mas eu uso os filtros Melitta nele. Se você dobrá-los a 90° e rasgar a parte da costura, eles se adaptam ao cone.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk


Tenho o V60- 02. Qual Melitta vc usa 102 ou 103? Quero testar... [emoji1303][emoji1303]

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o V60- 02. Qual Melitta vc usa 102 ou 103? Quero testar... [emoji1303][emoji1303]

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

Até 20g de café eu uso o 102, mais que isso o 103, vai depender de quanto você sobe o nível da água no portafiltro. O 102 dobrado para o V60-02 só cobre um pouco mais da metade.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...