Ir para conteúdo

Contêiner hermético é realmente importante?


flaviowolff

Postagens recomendadas

Boa tarde, pessoal.

Gostaria de saber qual a opinião de vocês acerca da importância de se utilizar um pote hermético (como esse ) para armazenar os grãos de café. Imagino que tenha bastante impacto na preservação de café moído, mas e quanto a grãos?

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@flaviowolff seriam grãos torrados, ou verde?

Se for torrado, o ideal é utilizar o próprio pacote de grãos com a válvula, pois os grãos torrados liberam CO2 com o tempo, o recipiente hermético não deixa o gás carbônico sair, o pacote com a válvula na minha opinião seria o ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcão disse:

@flaviowolff seriam grãos torrados, ou verde?

Se for torrado, o ideal é utilizar o próprio pacote de grãos com a válvula, pois os grãos torrados liberam CO2 com o tempo, o recipiente hermético não deixa o gás carbônico sair, o pacote com a válvula na minha opinião seria o ideal.

Obrigado pela resposta, Marcão.

Grãos torrados.

Esse recipiente do link deixa o CO2 sair. Tem uma válvula própria pra isso.

O saquinho com válvula deixa sair o CO2 mas não veda a entrada de oxigênio, correto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema desse pote é que apesar da válvula para saída de CO2 há muito espaço para oxigênio, melhor seria um pote que fecha à vácuo. Há um tópico sobre armazenamento com várias ideias:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, flaviowolff disse:

Obrigado pela resposta, Marcão.

Grãos torrados.

Esse recipiente do link deixa o CO2 sair. Tem uma válvula própria pra isso.

O saquinho com válvula deixa sair o CO2 mas não veda a entrada de oxigênio, correto?

 

Opa, tranquilo brother, tmj!

Cara, sobre esse assunto, acho que mais importante que o recipiente em si, é consumir o grão torrado em até um mês após a torra no máximo, para este caso, o saquinho com a válvula é bem adequado, mesmo que entre um pouco de oxigênio, caso for guardar o grão por um tempo maior que esse, acho que qualquer recipiente que utilizar vai ser apenas uma medida paliativa.

Se for pra uso pessoal, acho que o ideal é comprar café em pequenas quantidades de um local que faz torra própria, ou como uma parte da galera aqui do forum, e eu me incluo nessa parte, rsrs, torrar seu próprio café, assim você sempre terá um grão torrado mais fresco, e o recipiente já não fica tão importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Então, o café precisa de 7 dias para descansar depois de torrado. Durante esses 7 dias é que o café vai liberar uma grande quantidade de CO2, esses gases fazem com que a extração fique inconsistente. O ideal então é comprar um café que já tenha passado desse período de liberação de gases (entre 7-14 dias) da torra. Depois que ele liberou os gases ai sim você precisa guardar o cafe em um recipiente hermético e o consumo tem que ser de no máximo 4-5 semanas. Acima de 6 semanas voce já vai notar um sabor ruim na bebida. 

 

O café deve ser guardado em um local fresco, seco e escuro! muito importante isso, guarde seu cafe em um armário longe da luz! Isso vai manter seu café fresco por mais tempo.

 

Alguns fatores chaves pra se levar em consideração:

Humidade - Os grãos, verdes ou torrados, são higroscópicos ou seja, eles absorvem humidade do ar ou de qualquer outra coisa que esteja ao redor deles. A maioria dos saobores do café e a cafeína são solúveis em água, daí da pra entender que expor o café a humidade vai diminuir a qualidade do seu espresso. 

Luz do sol - a luz ultravioleta é um mutagênico que afeta o café e outros tipos de alimentos causando a quebra de compostos químicos.

Calor - Temperaturas acima de 25 graus vai acelerar o processo de envelhecimento do seu café, levando os óleos pra superficíe do grão mais rapidamente e aumentando a taxa de liberação do dióxido de carbono.

Oxigênio - Exposição do café ao ar faz com que os gãos oxidem e percam sabor. 

Expor os grãos à qualquer um desses fatores vai fazer com que os grãos envelheçam rapidamente. Lembrando que o CO2 é extremamente importante para se fazer a crema do café! A crema é justamente a emulsificação dos óleos e o CO2. É preciso experar que o excesso seja extraido durante os 7-14 dias, no entanto após esse período, os óleos e CO2 existentes nos grãos tem que ser preservados. 

 

Espero ter te ajudado a sanar as dúvidas. Se precisar de mais alguma informação estamos ai!

  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...