Ir para conteúdo

Poça de água rala


Paulinho Cochito

Postagens recomendadas

Boa noite, pessoal. Estou meio frustrado pois uma das coisas que mais acho bonito de ser ver num coado é aquela "crema" que se forma ao despejar a água sobre o café recém moído.

Meu Hario Slim deu problema há algumas semanas, logo depois que comprei um novo café após ter ficado um bom tempo longe dos cafés especiais. Adquiri tb um V60, e pra não ficar sem moedor nenhum enquanto providencio o reparo do Hario Slim comprei um de lâminas inox da Hamilton Beach. Enfim, quando despejo a água sobre o café, ao invés de formar a tal "crema" que citei no início(não sei o nome certo disso) o aspecto que fica é de uma poça de água rala. Confesso que isso tem me broxado bastante. Isso tem a ver com esse moedor de lâminas? Pode ser o café? A pontuação dele é 82, se não me engano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Então, eu vi num tópico sobre peneirar o café o Lisboa falando que se forma aquele lodinho após a extração é devido aos finos que são gerados na moagem. Peneirei pela primeira vez hj com duas peneiras q já tinha aqui em casas mas que não são ideais para esse propósito. Enfim, não ficou aquele lodo no final, porém perdi metade do pó com o processo e nada da tal "crema" aparecer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, tcmedeiros disse:

Antes de culpar o moedor, teste com outro café...

Pois é, ainda tenho um pacote de 250g que vou abrir hj. Depois tô querendo testar aquele 3Rs. Dizem que é MT bom!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que você chamou de "crema" que forma quando se começa a coar, costumam chamar de "blooming". Sinceramente, não sei de equivalente em português.

O blooming acontece por liberação de gases presos no pó. Se não fez, é porque o gás já se dissipou. Como disseram, o café já é relativamente velho, ou a torra é muito clara.

Retirar os finos não deve afetar no aspecto do blooming, mas faz diferença na lama que fica no filtro após a extração.

Com moedor de lâminas, se você peneirar vai perder muito café e ainda sim acho que não vai ter um resultado compensador. Enquanto não arruma o outro moedor, melhor se contentar com o resultado normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Santiago Luz disse:

Isso que você chamou de "crema" que forma quando se começa a coar, costumam chamar de "blooming". Sinceramente, não sei de equivalente em português.

O blooming acontece por liberação de gases presos no pó. Se não fez, é porque o gás já se dissipou. Como disseram, o café já é relativamente velho, ou a torra é muito clara.

Retirar os finos não deve afetar no aspecto do blooming, mas faz diferença na lama que fica no filtro após a extração.

Com moedor de lâminas, se você peneirar vai perder muito café e ainda sim acho que não vai ter um resultado compensador. Enquanto não arruma o outro moedor, melhor se contentar com o resultado normal.

Entao, como eu disse o teste que fiz hj com as peneiras q tinha aqui em casa resultaram num "desperdício" de 50%. Porém da pra usar a outra metade em outra extração inferior rs Não teve lama, e nem o blooming rs Vi que a torra é do dia 7 de janeiro, então realmente não é tão recente, apesar de ter vindo numa embalagem a vácuo. E a torra não me parece clara não, como a própria caixa diz. O café é o Cófi, de 82 pontos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, mrcoffeafox disse:

Pode ser o café, a torra, a data, o moedor... e pode ser a água também. Uma água muito mole produz pouco blooming, experimente usar uma água mais dura e veja a diferença.

Água mais dura?! Vou usar umas pedras de gelo então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Paulinho Cochito disse:

Água mais dura?! Vou usar umas pedras de gelo então...

Não amigo.. dureza da água não significar estar no estado solido. Seria uma água com maior concentração de íons em certo minerais presentes na mesma, como sais de cálcio e de magnésio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, TulioDuca disse:

Não amigo.. dureza da água não significar estar no estado solido. Seria uma água com maior concentração de íons em certo minerais presentes na mesma, como sais de cálcio e de magnésio.

hahaha Eu achei que ele tivesse zoando e por isso brinquei com o gelo. Confesso que não fazia ideia dessa de água mole e dura. Mas não faço ideia de que água seria essa na prática. Enfim, será que não é o fato da torra ser da primeira semana de janeiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/03/2020 at 14:55, Paulinho Cochito disse:

hahaha Eu achei que ele tivesse zoando e por isso brinquei com o gelo. Confesso que não fazia ideia dessa de água mole e dura. Mas não faço ideia de que água seria essa na prática. Enfim, será que não é o fato da torra ser da primeira semana de janeiro?

Com certeza. Apos uns 40 dias de torra, o blooming quase não acontece.
(Posso estar errado em relação aos 40 dias, pode ser mais tempo, ou menos tempo. Mas que é por causa da torra ser da primeira semana janeiro isso eu tenho certeza por experiência própria.)

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu chego a descartar café velho, não importa a procedência. Se não consegui tomar quando estava bom, já recebi ou comprei outro novo, e não preciso me sacrificar.

Já pensei em deixar o café velho para as visitas que usam açúcar, mas achei que era baixaria, hahaha. Pras visitas, sirvo o melhor que tenho, se acho que vão gostar.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...