Ir para conteúdo

Dúvida sobre espresso longo


Postagens recomendadas

45 minutos atrás, Rafael Andriotti Sevaio disse:

Acreditava serem despressurizados, já que eu não estava usando o filtro original, mas sim o que tem uma "peneira" convencional. O portafiltro tinha me passado despercebido e agora já nem sei hahahah Essa peça de plástico o classifica como pressurizado?

Tente fazer umas comparações de filtros 51mm despressurizadas, parece que seu filtro tem poucos furos e largos! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, André Santos Savini disse:

Tente fazer umas comparações de filtros 51mm despressurizadas, parece que seu filtro tem poucos furos e largos! 

 Não consigo diferenciar. Aos meus olhos de leigo parecem todos iguais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rafael Andriotti Sevaio disse:

 Não consigo diferenciar. Aos meus olhos de leigo parecem todos iguais. 

Comparações com outros modelos 51mm de marca diferente do seu! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Barata disse:

Rafael, compara com esses filtros não pressurizados padrões do aliexpress.

Foi um desses que peguei, mas pelo eBay. Veio da China também e custou o mesmo valor, então até acho que deve ser o mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olha o tipo de post que eu acho que mencionei antes no tópico, é de um cara que entende de máquinas profissionais inclusive revendedor com boa reputação aqui no fórum.

Aparentemente a ideia de usar filtro não pressurizado nessas máquinas de entrada não é boa, apesar de ter do outro lado pessoas dizendo que conseguiram bons resultados e incentivando. Isso que me deixa na dúvida.

Agradeceria se o @Fogo ruivo pudesse participar e esclarecer o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @rluik

Filtros comerciais exigem moedor profissional e pressão da bomba de 9 bar para baixo.

Como a indústria das máquinas de entrada entendem que 90% da população é leiga, e que vai usar os mais variados tipos de Cafés de gôndolas de mercados, então elas pressurizam o filtro e aumentam a pressão da bomba para que o usuário não erre a extração e consiga tomar um café expresso aceitável mesmo que sua crema seja proveniente de uma falsa espuma pressurizada.

Quando você começa a utilizar o filtro comercial para obter a verdadeira crema que é proveniente dos oleos do café, então você precisa trabalhar com a pressão da bomba mais baixa, ou seja, de 9 bar para baixo e ter moedor profissional para moer na granulometria correta para oferecer resistência à bomba, no intuito de retirar um Espresso de 30 ml em 25 a 30 segundos aproximadamente.

Caso o usuário queira usar filtros comerciais em máquinas de entrada que possuem a bomba com pressão em 15 bar, terá que instalar, ou um dimmer no controle de potência da bomba, ou uma o OPV regulável para trazer a pressão da bomba para 9 bar, e ter um moedor profissional que dê conta do trabalho de moer na granulometria correta para esse tipo de bebida, caso contrário, fique com os filtros pressurizados para não se decepcionar.

 

Cordialmente,

 

Ricardo Gobbi da Silveira

Embaixador e moderador do clube do café

Venda de máquinas moedores e torradores

Contato: 034 999371222

  • Curtir 2
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem conciso e esclarecedor. A turma dos filtros de parede dupla não quer se dar a esse trabalho. Vão despejar pilão úmido no porta filtro, jogar o peso do corpo no tamper e reclamar quando a máquina levar 40 segundos pra extrair 10ml de uma lama ao invés de espresso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/05/2020 at 01:27, Fogo ruivo disse:

Caso o usuário queira usar filtros comerciais em máquinas de entrada que possuem a bomba com pressão em 15 bar, terá que instalar, ou um dimmer no controle de potência da bomba, ou uma o OPV regulável para trazer a pressão da bomba para 9 bar, e ter um moedor profissional que dê conta do trabalho de moer na granulometria correta para esse tipo de bebida, caso contrário, fique com os filtros pressurizados para não se decepcionar.

Obrigado... Em outro tópico outro membro me respondeu praticamente o contrário, que com filtro não pressurizado o que define a pressão é o bolo e que a máquina extrairia à 9 bar de pressão se fosse utilizado o nível de moagem e tamper adequados, podendo ser verificado apenas instalando um medidor. Ou seja, as informações são escassas e confusas para nós que temos máquinas de entrada querendo avançar. Tô achando melhor aceitar o fato de que essas máquinas não foram produzidas com esse propósito, e pensar nas que foram feitas pra isso e tudo fica mais fácil, no mínimo uma Breville Express pra não ter dor de cabeça e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bomba vibratória de máximo 15 bar tem uma curva de fluxo/pressão que, normalmente, sem restrições como OPV e filtro pressurizado, vão te dar em torno de 12 a 13 bar pra um espresso com fluxo típico. Talvez 10 bar se for extração mais rápida. Isso depende do bolo e, claro, da moagem. Não precisa, necessariamente, da OPV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, rluik disse:

Obrigado... Em outro tópico outro membro me respondeu praticamente o contrário, que com filtro não pressurizado o que define a pressão é o bolo e que a máquina extrairia à 9 bar de pressão se fosse utilizado o nível de moagem e tamper adequados, podendo ser verificado apenas instalando um medidor. Ou seja, as informações são escassas e confusas para nós que temos máquinas de entrada querendo avançar. Tô achando melhor aceitar o fato de que essas máquinas não foram produzidas com esse propósito, e pensar nas que foram feitas pra isso e tudo fica mais fácil, no mínimo uma Breville Express pra não ter dor de cabeça e pronto.

Não não.... Creio que o Pedro se equivocou na postagem

A bomba tem a pressão dela e isso não tem nada a ver com o bolo de café, moagem, compactação.... Nada disso.

A pressão da bomba virá de qualquer forma.... Pra vc saber como domar a bomba em 9 bar, só abaixando a pressão dela via opv regulável ou dimmer de variação.... Daí ela entregará os 9 bar por exemplo, em qualquer extração... Independente da moagem, ou quantidade de pó etc... 

Talvez vc esteja fazendo confusão entre pressão da bomba e pressão da extração.... Aqui estamos falando sobre pressão da bomba... Ou seja, deixar A BOMBA impulsionando em 9 bar para fazer extrações mais comportadas sem forçar moedor em moagens ultrafinas

 

Cordialmente

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e Moderador do clube do café

Venda de máquinas moedores e torradores

34-99937-1222

Insta - @gobbidasilveira 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/05/2020 at 01:27, Fogo ruivo disse:

Olá @rluik

Filtros comerciais exigem moedor profissional e pressão da bomba de 9 bar para baixo.

Como a indústria das máquinas de entrada entendem que 90% da população é leiga, e que vai usar os mais variados tipos de Cafés de gôndolas de mercados, então elas pressurizam o filtro e aumentam a pressão da bomba para que o usuário não erre a extração e consiga tomar um café expresso aceitável mesmo que sua crema seja proveniente de uma falsa espuma pressurizada.

Quando você começa a utilizar o filtro comercial para obter a verdadeira crema que é proveniente dos oleos do café, então você precisa trabalhar com a pressão da bomba mais baixa, ou seja, de 9 bar para baixo e ter moedor profissional para moer na granulometria correta para oferecer resistência à bomba, no intuito de retirar um Espresso de 30 ml em 25 a 30 segundos aproximadamente.

Caso o usuário queira usar filtros comerciais em máquinas de entrada que possuem a bomba com pressão em 15 bar, terá que instalar, ou um dimmer no controle de potência da bomba, ou uma o OPV regulável para trazer a pressão da bomba para 9 bar, e ter um moedor profissional que dê conta do trabalho de moer na granulometria correta para esse tipo de bebida, caso contrário, fique com os filtros pressurizados para não se decepcionar.

 

Cordialmente,

 

Ricardo Gobbi da Silveira

Embaixador e moderador do clube do café

Venda de máquinas moedores e torradores

Contato: 034 999371222

Achei interessante sua colocação referente a pressão das máquinas. Fiquei na dúvida sobre minha Oster expert Perfect Brew que apesar de não ser de entrada é uma máquina doméstica. Não consegui achar no manual em que pressão ela trabalha, mas ela vem com filtro despressurizado (58 mm) e com moedor que garante diversos tipos de moagem o que ajuda muito no acerto do tempo de extração. Fusando no site achei uma informação nos comentários que ela trabalharia com 15 bar, porém não acreditei muito nisso, pois não parece fazer sentido. Estou conseguindo extrair bons cafés com essa máquina a nível de cafeteria. Minha pergunta é se seria possível uma máquina com filtro despressurizado tipo comercial (58mm) e moedor aceitável trabalhar com 15 bar? Você saberia a pressão dessa máquina da oster?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Fogo ruivo disse:

@Jayme, ela veio com algum filtro pressurizado, além dos comerciais?

Creio que ela esteja setada em 15 bar e uns 13 bar de pressão no final no filtro

vem somente com filtro despressurizado, um simples e outro duplo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Éhhhhh...   Li o manual dela... 15 bar mesmo.... infelizmente é uma pressão alta que vai sempre exigir ao máximo o moedor, além de ter que usar por vezes, uma dose maior de pó....

A solução é instalar opv regulável ou dimerizar a bomba.

Deixando original o usuário irá sempre ficar preocupado em equalizar a equação tempo/moagem/dose/torra/volume

Boa sorte aos usuários que manterão original.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Éhhhhh...   Li o manual dela... 15 bar mesmo.... infelizmente é uma pressão alta que vai sempre exigir ao máximo o moedor, além de ter que usar por vezes, uma dose maior de pó....

A solução é instalar opv regulável ou dimerizar a bomba.

Deixando original o usuário irá sempre ficar preocupado em equalizar a equação tempo/moagem/dose/torra/volume

Boa sorte aos usuários que manterão original.

De fato estou passando um pouco de trabalho nos ajustes quando faço a troca de grãos. Essa questão de colocar uma dose maior de pó agora faz mais sentido... de maneira geral no porta filtro simples está indo bem com 13g, já no duplo costumo colocar 20g a 22g de café e tenho bons resultados. Inclusive essas são a recomendações do fabricante no manual. Obrigado pela ajuda! vou seguir com ela original mesmo ao menos por enquanto.   

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Aproveito o tópico para pedir ajuda na seguinte duvida:

Tenho duas maquinas expresso de entrada (oster primalatte 2 e britania 15b), que utilizam a moagem fina para extração de expresso.

Estou ciente que a qualidade do café é dependente do tipo de grão, da moagem e da torra.

Mas pra quem mora no sertão do Ceará e cujas opções de bons cafés estão limitadas a compras pela internet, com fretes caros ultimamente que acabam muitas vezes inviabilizando a compra de pequenas quantidades, acaba ficando preso (a contragosto) aos cafés industrializados vendidos no supermercado.

Sei que o mínimo aceitavel nesses cafés de supermercado é comprar café 100% arábica com torra recente. Assim, deve-se procurar aqueles que tem o selo gourmet da ABIC (exemplos: Santa Clara reserva de familia e Melita Regiões).

Mas surgiu a seguinte duvida: encontrando um café gourmet com torra velha e um café robusta com torra recente, qual dois escolher? Entre o grão 100% arabica e um café robusta fresco, qual iria proporcionar uma melhor experiencia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Amigo @Fogo ruivogostaria muito de saber como fazer para diminuir a pressão da cafeteira philco 20 bar, estou iniciando no aprendizado e disposto a melhorar meus resultados, vou postar algumas extrações realizadas.

https://imgur.com/gallery/0dG9QsK

https://imgur.com/gallery/fxgyC2K

Se possível orientar a opção mais barata e qual a diferença entre OPV e dimmer.

Desde ja agradeço pelos posts anteriores, estava procurando sobre esta alteração.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Higor Hugo Batista disse:

Boa tarde!

Amigo @Fogo ruivogostaria muito de saber como fazer para diminuir a pressão da cafeteira philco 20 bar, estou iniciando no aprendizado e disposto a melhorar meus resultados, vou postar algumas extrações realizadas.

https://imgur.com/gallery/0dG9QsK

https://imgur.com/gallery/fxgyC2K

Se possível orientar a opção mais barata e qual a diferença entre OPV e dimmer.

Desde ja agradeço pelos posts anteriores, estava procurando sobre esta alteração.

 

Salve

 

Dimmer é o mais fácil e barato.

Vc compra um dimmer na voltagem da máquina e instala em uma fase da bomba. 

Opv não compensa para sua máquina.... Melhor já comprar uma máquina que tenha de fabrica.

Ou manter os filtros pressurizados.

Agora se quiser realmente dar um salto quântico, precisarás de moedor e máquina um pouquinho mais dedicados ao universo do espresso italiano.

 

Abração amigo.

 

Cordialmente

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e moderador do clube do café

Venda de máquinas moedores e torradores

34-99937-1222

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ederlima14 disse:

Sei que o mínimo aceitavel nesses cafés de supermercado é comprar café 100% arábica com torra recente. Assim, deve-se procurar aqueles que tem o selo gourmet da ABIC (exemplos: Santa Clara reserva de familia e Melita Regiões).

Mas surgiu a seguinte duvida: encontrando um café gourmet com torra velha e um café robusta com torra recente, qual dois escolher? Entre o grão 100% arabica e um café robusta fresco, qual iria proporcionar uma melhor experiencia?

Robusta (não-especial) não desenvolve os mesmos aromas e sabores que o Arábica, pela grande indústria ele é sempre muito torrado e traz gosto de queimado, é melhor o Arábica.

Porém veja, 100% Arábica não significa nada. Pode ser 100% Arábica extremamente queimado e cheio de grãos defeituosos. Por isso foque na classificação (gourmet, especial, pontuação) e as notas sensoriais indicadas na embalagem. Quando não tem as notas sensoriais especificadas na embalagem eu simplesmente "passo", porque aí você tem certeza que não vai encontrar nada já que nem a marca atingiu a qualidade necessária pra estar autorizada a escrever na embalagem a característica como chamativo.

A 3 Corações deu uma relançada na linha Rituais, vê se chega em algum mercado por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rluik disse:

Robusta (não-especial) não desenvolve os mesmos aromas e sabores que o Arábica, pela grande indústria ele é sempre muito torrado e traz gosto de queimado, é melhor o Arábica.

Porém veja, 100% Arábica não significa nada. Pode ser 100% Arábica extremamente queimado e cheio de grãos defeituosos. Por isso foque na classificação (gourmet, especial, pontuação) e as notas sensoriais indicadas na embalagem. Quando não tem as notas sensoriais especificadas na embalagem eu simplesmente "passo", porque aí você tem certeza que não vai encontrar nada já que nem a marca atingiu a qualidade necessária pra estar autorizada a escrever na embalagem a característica como chamativo.

A 3 Corações deu uma relançada na linha Rituais, vê se chega em algum mercado por aí.

Valeu amigo. Bastante esclarecedor! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ederlima14 disse:

Valeu amigo. Bastante esclarecedor! 

Ah, avalie cada café individualmente. Já comprei o Native Orgânico em grãos do supermercado com meses de torra e surpreendentemente pra mim tinha mais aroma e sabor achocolatado que o Orfeu Orgânico com torra recente que comprei diretamente da loja online deles. Peguei o Orfeu Intenso em promoção recentemente e veio data de fabricação de 2 meses atrás! Na prensa francesa ficava aparecendo um sabor amargo que tive que engrossar a moagem um nível pra sumir, e então honestamente não identifiquei nenhum sabor especial na xícara, no espresso um pouco melhor como se fosse o clássico com menos acidez. Uma vez o Orfeu Clássico estava mais floral e na outra vez menos, ou seja uma marca um pouco sem consistência que não envia torra fresca sempre.

Mas na questão do frete pode valer a pena, não precisa comprar 250g por vez, aqui consumo 1kg por mês e peço essa quantidade logo. Melhor no fim do mês ter um café torrado há 40 dias do que ir no mercado e pegar um café torrado há 10 meses atrás só porque o kg está R$10 mais barato.

Ainda sobre arábica vs robusta, é da tradição italiana usar um blend com uma porcentagem de robusta misturada para dar mais corpo/crema e até um toque amargo como gosto pessoal/cultural (pense chocolate 90% cacau ou mais). Acho que tem cápsulas da Nespresso que não são 100% arábica. Não significa necessariamente falta de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, rluik disse:

Ah, avalie cada café individualmente. Já comprei o Native Orgânico em grãos do supermercado com meses de torra e surpreendentemente pra mim tinha mais aroma e sabor achocolatado que o Orfeu Orgânico com torra recente que comprei diretamente da loja online deles. Peguei o Orfeu Intenso em promoção recentemente e veio data de fabricação de 2 meses atrás! Na prensa francesa ficava aparecendo um sabor amargo que tive que engrossar a moagem um nível pra sumir, e então honestamente não identifiquei nenhum sabor especial na xícara, no espresso um pouco melhor como se fosse o clássico com menos acidez. Uma vez o Orfeu Clássico estava mais floral e na outra vez menos, ou seja uma marca um pouco sem consistência que não envia torra fresca sempre.

Mas na questão do frete pode valer a pena, não precisa comprar 250g por vez, aqui consumo 1kg por mês e peço essa quantidade logo. Melhor no fim do mês ter um café torrado há 40 dias do que ir no mercado e pegar um café torrado há 10 meses atrás só porque o kg está R$10 mais barato.

Ainda sobre arábica vs robusta, é da tradição italiana usar um blend com uma porcentagem de robusta misturada para dar mais corpo/crema e até um toque amargo como gosto pessoal/cultural (pense chocolate 90% cacau ou mais). Acho que tem cápsulas da Nespresso que não são 100% arábica. Não significa necessariamente falta de qualidade.

Valeu mais uma vez pelas excelentes dicas.

Moro no interior do Ceará e sofro com duas coisas: 1- a distância para a capital (o que dificulta o acesso a grãos e cafés de qualidade bem como encarece o frete pra comprar pela internet) e 2- a ausência de publico local que aprecie um bom café (o que faz com os comerciantes locais não invistam no oferecimento de boas opções).

Mas creio que posso contornar esse problema com duas medidas: comprar café pela internet em quantidades maiores (como você sugeriu) e em parceria com alguns amigos (aí barateia o frete no rateio) e experimentar essas linhas goumert de alguns fabricantes que vendem nos supermercados. Creio que o Mellita Regiões, o Santa Clara Reserva de Familia e o Rituais da Três Corações, devem dar pro gasto na falta de coisa melhor. O osso é que aqui onde moro, praticamente só tem essas três opções no comércio local.

Hoje vou experimentar o Café da Seleção do Mário que chegou ontem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Salve

 

Dimmer é o mais fácil e barato.

Vc compra um dimmer na voltagem da máquina e instala em uma fase da bomba. 

Opv não compensa para sua máquina.... Melhor já comprar uma máquina que tenha de fabrica.

Ou manter os filtros pressurizados.

Agora se quiser realmente dar um salto quântico, precisarás de moedor e máquina um pouquinho mais dedicados ao universo do espresso italiano.

 

Abração amigo.

 

Cordialmente

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e moderador do clube do café

Venda de máquinas moedores e torradores

34-99937-1222

Amigo @Fogo ruivoruivo como posso controlar a pressão nos 9 bar para calibrar a bomba, teria algum meio para isto? Alguma técnica ou equipamento mesmo, e seria caro? Muito obrigado pela atenção. Uma gaggia baby você sabe se ela entrega os 9 bar ? Ou recomenda algo melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

As baby classic sim.... E as baby antigas tb

As demais não tem a opv.

Se o usuário não quiser gastar para instalar  manômetro, pois dá um certo trabalho, eu sempre recomendo ir a uma cafeteria que esteja com o moedor reguladinho para a máquina da cafeteria, que geralmente está em 9 bar, e comprar 250 gramas para extrair em casa.

Quando conseguir o shot entre 25 e 35 segundos em média, é só fazer a marcação no dimmer, que estará bem próximo.

Ou para ter mais precisão, pedir emprestado um manômetro de grupo que vem acoplado em um porta filtro.... Daí vc calibra os pontos do dimmer e boa.

 

Abração

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e Moderador do CDC

Venda de máquinas moedores e torradores

34-99937-1222

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
On 7/2/2020 at 12:10 PM, Fogo ruivo said:

Salve

As baby classic sim.... E as baby antigas tb

As demais não tem a opv.

Se o usuário não quiser gastar para instalar  manômetro, pois dá um certo trabalho, eu sempre recomendo ir a uma cafeteria que esteja com o moedor reguladinho para a máquina da cafeteria, que geralmente está em 9 bar, e comprar 250 gramas para extrair em casa.

Quando conseguir o shot entre 25 e 35 segundos em média, é só fazer a marcação no dimmer, que estará bem próximo.

Ou para ter mais precisão, pedir emprestado um manômetro de grupo que vem acoplado em um porta filtro.... Daí vc calibra os pontos do dimmer e boa.

 

Abração

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e Moderador do CDC

Venda de máquinas moedores e torradores

34-99937-1222

Gostei da Dica!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...