Ir para conteúdo

Mais um noob precisando de ajuda


Postagens recomendadas

Olá senhores, primeiramente queria parabenizar a todos pelo fórum, tenho aprendido muito, mesmo antes de comprar minha primeira cafeteira espresso.

Vi que existem uns 2 ou 3 tópicos falando sobre o assunto que venho buscar ajuda, mas nenhum específico, então, de maneira resumida, venho pedir a opinião dos senhores:

O que devo adquirir para iniciar neste fascinante mundo do café?

Opção 1 - Oster Xpert perfect brew

ou

Opção 2 - Moedor Cafe Tramontina by Breville e Cafeteira Oster Espresso (ou similar)

 

Dentre minhas considerações:

A opção 1 traz a praticidade de ter "tudo em um", mas penso que posso me limitar com o tempo;

Enquanto a opção 2, posso manter o moinho por bastante tempo e fazer futuro upgrade na máquina;

 

O que vocês acham? Ou me indicariam outra cafeteira para acompanhar o Moinho?

Estou nesta dúvida cruel, e não consigo me decidir.

Desde já agradeço pela ajuda e pela paciência, pois sei que devem ter respondido perguntar similares milhares de vezes... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Jeferson Melo disse:

Olá senhores, primeiramente queria parabenizar a todos pelo fórum, tenho aprendido muito, mesmo antes de comprar minha primeira cafeteira espresso.

Vi que existem uns 2 ou 3 tópicos falando sobre o assunto que venho buscar ajuda, mas nenhum específico, então, de maneira resumida, venho pedir a opinião dos senhores:

O que devo adquirir para iniciar neste fascinante mundo do café?

Opção 1 - Oster Xpert perfect brew

ou

Opção 2 - Moedor Cafe Tramontina by Breville e Cafeteira Oster Espresso (ou similar)

 

Dentre minhas considerações:

A opção 1 traz a praticidade de ter "tudo em um", mas penso que posso me limitar com o tempo;

Enquanto a opção 2, posso manter o moinho por bastante tempo e fazer futuro upgrade na máquina;

 

O que vocês acham? Ou me indicariam outra cafeteira para acompanhar o Moinho?

Estou nesta dúvida cruel, e não consigo me decidir.

Desde já agradeço pela ajuda e pela paciência, pois sei que devem ter respondido perguntar similares milhares de vezes... rsrsrs

Boa noite amigo Jeferson

 

Bem vindo ao hobby.

 

Máquina e moedor separados com certeza de tras flexibilidade com o tempo para estar sempre fazendo up grades

Caso tenha interesse tenho máquina e moedor a venda.

Te mandei mensagem privada com contratos.

Abração e seja bem vindo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que a pergunta tem um "ou" mas, eu vou sugerir a opção 2, MAS trocaria a máquina de espresso por alguma outra marca, como saeco, faema, sanremo, la spaziale...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/05/2020 at 17:31, Rafaella aventuras barista disse:

Eu sei que a pergunta tem um "ou" mas, eu vou sugerir a opção 2, MAS trocaria a máquina de espresso por alguma outra marca, como saeco, faema, sanremo, la spaziale...

Acompanho super sua opinião, Rafa!

Jeferson, não sei se explicou isso em outro tópico que não acompanhei, mas conta pra gente que tipo de café você está gostando, qual é o grão que está usando, quais equipamentos você já tem, se gosta da cafeteira italiana, da prensa francesa, do método árabe. Assim, eu penso, que pode encontrar respostas para perguntas que ainda nem teve.

Há uns 2 anos atrás estava comprando meu primeiro moedor (manual), uma Hario V60 e uma Pressca, e também tive minhas perguntas - e nunca deixe de faze-las! Quando o assunto do café, o acerto é o resultado de um bocado de erros, pesquisas e de idas e voltas com seu moinho.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeferson, bem vindo ao Clube!

Pergunta indiscreta (que não precisa responder aqui) qual seu orçamento? Ele permite comprar um bom moinho e uma máquina de entrada? O ideal seria não entrar pelas Oster, talvez nem pela Saeco, sabe por quê, depois que começar a usar mesmo vai acabar querendo mudar de máquina .. daí outro investimento.

O Objetivo parece ser um espresso. Um bom moinho é essencial, claro, por que poderá te garantir cafés bons por muito tempo. E há boas máquinas disponíveis no mercado começando com um orçamento modesto com resultados bons, recomendo conversar com o @Fogo ruivo mesmo!

No mais manda as perguntas ...

Edit: Você já deu uma pesquisada aqui no fórum sobre as possíveis máquinas?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, acabei comprando uma Delonghi EC680, e o moinho tramontina by Breville.

Estou muito satisfeito com o moinho, top demais;

Quando a máquina, ainda não consegui tirar um bom café... ainda não descobri a moagem ideal, nem a pressão do tamper para extrair o máximo do café, tenho tirado expressos médios/ruins... comprei um café orgânico aqui na minha cidade, que acabei não gostando também, com torra média, arábica, produzido pela Terrara.... e não recomendo. Vou dar mais uma pesquisada para tentar achar um com a torra mais clara, estou tirando um café amargo e sem crema.... comecei com moagem 10 e ja estou na 15 e ainda não acertei... estou tentando manter 7 gramas por shot... 

Sigo pesquisando pra tentar descobrir onde estou errando. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Jeferson Melo disse:

Galera, acabei comprando uma Delonghi EC680, e o moinho tramontina by Breville.

Estou muito satisfeito com o moinho, top demais;

Quando a máquina, ainda não consegui tirar um bom café... ainda não descobri a moagem ideal, nem a pressão do tamper para extrair o máximo do café, tenho tirado expressos médios/ruins... comprei um café orgânico aqui na minha cidade, que acabei não gostando também, com torra média, arábica, produzido pela Terrara.... e não recomendo. Vou dar mais uma pesquisada para tentar achar um com a torra mais clara, estou tirando um café amargo e sem crema.... comecei com moagem 10 e ja estou na 15 e ainda não acertei... estou tentando manter 7 gramas por shot... 

Sigo pesquisando pra tentar descobrir onde estou errando. :unsure:

Filtros pressurizados ou comerciais?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei.... Mas ele é o pressurizado ou o comercial aberto?

Se for o pressurizado vc não terá bons espressos.... Apenas espressos com espuma fake e não crema proveniente dos óleos do café. 

 

Cordialmente

Ricardo Gobbi 

Embaixador e Moderador do clube do café

Venda de máquinas, moedores e torradores

34-99937-1222

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Fogo ruivo disse:

Eu sei.... Mas ele é o pressurizado ou o comercial aberto?

Se for o pressurizado vc não terá bons espressos.... Apenas espressos com espuma fake e não crema proveniente dos óleos do café. 

 

Cordialmente

Ricardo Gobbi 

Embaixador e Moderador do clube do café

Venda de máquinas, moedores e torradores

34-99937-1222

 

É pressurizado... vou ter q investir em um despressurizado pra ver se melhoro meus cafés... não estão pessímos, dá pra tomar, mas percebe-se que da pra melhorar bastante, principalmente quanto a crema e amargor... 

peguei uns links do aliexpress pra pegar um filtro despressurizado e um porta filtro naked... segue a busca... ahahahahaah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Despressurizando, vai ter que abaixar a pressão da bomba pra 9 bar

 

Em 15 como é originalmente, terá que moer quase igual talco

Sofre um pouco.....

Instale opv regulável nela ou dimmer na bomba.

Senão com filtro comercial em 15 bar pode piorar a bebida mais do que o pressurizado.

 

Cordialmente

Ricardo Gobbi 

Embaixador e Moderador do clube do café

Venda de máquinas, moedores e torradores

34-99937-1222

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fogo ruivo disse:

Despressurizando, vai ter que abaixar a pressão da bomba pra 9 bar

 

Em 15 como é originalmente, terá que moer quase igual talco

Sofre um pouco.....

Instale opv regulável nela ou dimmer na bomba.

Senão com filtro comercial em 15 bar pode piorar a bebida mais do que o pressurizado.

 

Cordialmente

Ricardo Gobbi 

Embaixador e Moderador do clube do café

Venda de máquinas, moedores e torradores

34-99937-1222

 

 

Entendi... obrigado irmão... :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/05/2020 at 00:01, Jeferson Melo disse:

Galera, acabei comprando uma Delonghi EC680, e o moinho tramontina by Breville.

Estou muito satisfeito com o moinho, top demais;

Quando a máquina, ainda não consegui tirar um bom café... ainda não descobri a moagem ideal, nem a pressão do tamper para extrair o máximo do café, tenho tirado expressos médios/ruins... comprei um café orgânico aqui na minha cidade, que acabei não gostando também, com torra média, arábica, produzido pela Terrara.... e não recomendo. Vou dar mais uma pesquisada para tentar achar um com a torra mais clara, estou tirando um café amargo e sem crema.... comecei com moagem 10 e ja estou na 15 e ainda não acertei... estou tentando manter 7 gramas por shot... 

Sigo pesquisando pra tentar descobrir onde estou errando. :unsure:

Parabéns pelas aquisições, Jeff!! Ótimos cafés daqui pra frente.

Primeira coisa: Garanta torras recentes, o café para espresso visivelmente decai de um período de 10 a 30 dias após a torra; então eu teria isso garantido. Eu sempre acho mais fácil começar regulando double shots que single shots (mesmo pressurizado), mas um filtro pressurizado pode trazer resultados decentes, mas é definitivamente um limitador muito grande para cafés de alta qualidade. Se eu não me engano já existe um tópico específico sobre essa Delonghi, então leia bastante, e treine bastante. Levei muito tempo para tirar os primeiros bons shots, mas no final é muito satisfatório! O mais importante: Ao fazer qualquer mudança, mude uma coisa de cada vez para aprender no que estava errando e em que direção ir. Anote, liste possíveis variáveis. E qualquer coisa, volta aqui.

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Olá pessoal! Lendo o tópico, me deparei com o mesmo problema do amigo@Jeferson Melo. Também tenho uma DeLonghi EC 680, e estou a procura de uma OPV que possa ser instalada nessa máquina. Estou usando filtro despressurizado, mas por conta da pressão original da máquina, não consigo tirar bons espressos. Por enquanto, sigo usando (muito satisfeito!) a minha Aram em conjunto com o Bravo Mini. Mas também quero poder extrair coisas melhores da DeLonghi.

Por esse motivo, gostaria de pedir a ajuda dos mais experientes em me indicar qual seria a OPV ideal pra essa máquina e onde encontrar.

Desde já, agradeço muito!!

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Estava dando uma lida em alguns tópicos do forum e vi que algumas pessoas, que assim como eu, tem a EC680 e o moedor da Breville estão tento dificuldades para extrair bons espressos com filtro não pressurizado. 

Outras dúvidas surgiram....

OPV é aquele espécie de mola que muda a pressão da Bomba? 
Pra usar o filtro despressurizado é indicado trocar essa mola para obter uma pressão de 9 bars ? Com essa modificação irei conseguir um espresso melhor?

Vi o @Fogo ruivo falando em colocar um Dimmer na bomba...  esse dimmer seria aqueles usado nas luzes para diminuir a luminosidade?  Se sim, isso já foi testado e realmente funciona? 

Sobre minhas extrações, tenho feito usando 18g para 36 ml (ratio 1:2), moedor ajustado em 12 display e 5 interno. Az vezes faço alterações nesses valores, mas ainda não consegui um bom espresso. Tenho até a impressão que minha cafeteira anterior (Oster OEMP-50), mais simples e barata eu conseguia uma café melhor com o filtro pressurizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Obrigado @regisassao, vou procurar no tópico. 

Em resumo:
Usei o café: Uritu Blend Moranguete com torra de 15 dias (esse ficou um pouco melhor na Delonghi
)


Moedor Tramontina Breville ajustado em 6 interno e 12 a 14 no display + Delonghi Dedica com 18g de café para 36ml, com filtro não pressurizado e  com tempo de extração de 25 a 28 segundos, tem saído um café amargo (um pouco melhor que outros cafés com torras mais antigas) 

Moedor Tramontina Breville ajustado em 6 interno e 14 no display + Oster OEMP-50 com 7g de café para 50ml, com filtro pressurizado e com tempo de extração de 18 a 22 segundos, tem saído um café bem mais suave, com menos amargor. 

Nos dois casos, os cafés estão longe do gosto em uma cafeteria, mas o que me deixa mais decepcionado é que o da Delonghi com filtro não pressurizado sair tão ruim.

Fiz um outro teste usando o mesmo filtro pressurizado da Oster na Delonghi e com 7g de grão para 50ml + Breville ajustado em 6 interno e 14 no display.  Resultado > Não só eu, como outas duas pessoas acharam as extrações bem parecidas, mas a da Oster, um pouco melhor. 

Estou um pouco decepcionado em gastar quase 3 vezes o valor da Oster (simples) em uma Delonghi Dedica e não conseguir boas extrações. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os parâmetros parecem ok, mas se ainda acha amargo, já tentou moagem mais grossa? Mesmo passando mais rápido, o que importa é o sabor.

Esse café eu não conheço, mas talvez seja uma torra mais desenvolvida. Vi que é fermentado e tem notas de chocolate. Notas de chocolate em geral indicam ser bons pra espresso tradicional e talvez o amargor venha daí. Já fermentado indica uma acidez mais elevada. Você pode tentar um grão com torra mais clara, recentemente provei o Marcelia da Roast e achei muito bom no espresso, mas não é pra quem curte espresso tradicional, é mais exótico, com forte aroma de coco queimado.

Na Oster, vi você usa um ratio muito maior, praticamente 7:1. Deveria sair um café com menos corpo e mais amargo. É até estranho que tenha saído bom...

Outra coisa que pode fazer, é baixar um pouco a temperatura. Se não me engano, a Dedica possibilita esses ajustes.

Não sei também quanto tempo faz que comprou a Dedica, mas upgrade pra despressurizado demanda tempo. Tem que ir treinando e ajustando ao seu paladar mesmo.

Boa sorte aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, regisassao disse:

Os parâmetros parecem ok, mas se ainda acha amargo, já tentou moagem mais grossa? Mesmo passando mais rápido, o que importa é o sabor.

Esse café eu não conheço, mas talvez seja uma torra mais desenvolvida. Vi que é fermentado e tem notas de chocolate. Notas de chocolate em geral indicam ser bons pra espresso tradicional e talvez o amargor venha daí. Já fermentado indica uma acidez mais elevada. Você pode tentar um grão com torra mais clara, recentemente provei o Marcelia da Roast e achei muito bom no espresso, mas não é pra quem curte espresso tradicional, é mais exótico, com forte aroma de coco queimado.

Na Oster, vi você usa um ratio muito maior, praticamente 7:1. Deveria sair um café com menos corpo e mais amargo. É até estranho que tenha saído bom...

Outra coisa que pode fazer, é baixar um pouco a temperatura. Se não me engano, a Dedica possibilita esses ajustes.

Não sei também quanto tempo faz que comprou a Dedica, mas upgrade pra despressurizado demanda tempo. Tem que ir treinando e ajustando ao seu paladar mesmo.

Boa sorte aí!

Obrigado pelas dicas, Vou tentar uma torra mais clara (já estou usando uma média)

Sobre o ratio da Oster, estou usando conforme o manual e a embalagem de alguns cafés 7a 8g para um espresso com filtro pressurizado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...