Ir para conteúdo

Procurando por primeira máquina de espresso


Postagens recomendadas

Olá, venho acompanhando o fórum tem uns meses e sou muito grato por todo material que pude encontrar aqui. Comecei no mundo do café recentemente e sinto que ainda estou engatinhando... Achei que conseguiria me manter fora da parte do espresso por um tempo mas estou tentado a comprar uma máquina pra ir mergulhando os pés nessa área.

Por enquanto meu equipamento é bem limitado e de moedor tenho apenas um Hario Slim. Tava de olho numa Gaggia Baby modelo 11202, acho que é lá dos anos 2000-2002 e já até vi ela sendo recomendada por aqui, porém vi também que os botões tem tendência a dar problema facilmente e isso me deixa bem com o pé atrás... Quero poder aprender bastante e fico com medo de encarar um problema desse antes de poder ter extraido uns bons shots e ter que ficar esperando peça de reposição de fora.

As perguntas que tenho que gostaria de um direcionamento de quem tem mais experiência são:
- Vocês acham que esse medo está exagerado?
- Tem algumas precauções que eu posso tomar para evitar algum problema com os botões?
- Tem algumas indicações de máquinas de entrada que talvez fossem melhor pra mim?
- Seria melhor esperar e conseguir um moedor melhor primeiro?

Eu usei a busca e tentei ler o máximo que encontrei sobre essa Gaggia mas ainda me sinto inseguro com o que li, espero não estar sendo redundante e se for o caso peço desculpas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

A única certeza na vida é a morte! Então se você comprar vai se arrepender e se você não comprar vai se arrepender! A sua decisão é qual tipo de arrependimento você quer ter! 

Agora um moedor bom é essencial e pra ter menos arrependimento sugiro uma máquina nova. Uma Breville. 

Boa escolha e bons cafés! 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei uma dessas Gaggia Baby 2005 em Outubro do ano passado, usada. Uso ela quase todos os dias pra 5-10 espressos por dia e não deu nenhum problema. Ajustei o OPV para ~9 bar às cegas e tem sido só alegria.

 

Também tinha receio dos botões darem problema mas mesmo que dêem no futuro imagino que seja fácil bolar alguma solução, substituir por outro tipo de acionador, etc.

 

Acho difícil encontrar máquina equivalente nova pelo mesmo preço com o mundo nessa situação atual.

 

Sobre o moedor, o Hario Slim até dá conta do recado se você tiver uma balança de precisão pra moer sempre a mesma dose e ajustar conforme necessário, mas seria a primeira coisa que eu daria upgrade, no mínimo pra um Baratza Encore, ou pra um moinho de espresso comercial usado.

 

eab6c3f29a8fcd77f12f7a71d8b452d0.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luke S Fico mais aliviado em ver um relato dos botões funcionando bem! Acho que a tendência online seja ver as críticas negativas e os casos que funcionam acabam ficando soterrados ou nem sequer mencionados...

Gostaria bastante de comprar um combo moedor + máquina de espresso mas por ter tido na minha cabeça que conseguiria me manter nos outros métodos por mais tempo eu acabei comprando um Timemore Slim no AliExpress tem mais ou menos um mês e estou aguardando sua chegada. Por ele ter steps e não ser a versão com mós de titânio ou algo do tipo, talvez apesar dele ter uma uniformidade melhor que o Hario continuarei não tendo muito espaço pra ajustar a moagem.

Minha ideia seria tentar fazer o mod no Hario pra ele ficar stepless e ir convivendo com ele até que conseguisse comprar um moedor dedicado pra espresso enquanto uso o Timemore pro restante.

@Pedro Freire o que você falou sobre arrependimento acertou em cheio o que tá acontecendo na minha cabeça hahaha, nunca pensei que gostaria tanto de mergulhar nesse mundo do café sendo que há pouco eu nem consumia café porque minha única referência era café de mercado ou de Starbucks.

Estou revisando aqui o preço e minhas opções e estou bem tentado a fechar a compra. Acho que tbm ajuda que investir um tempo nessas coisas é uma boa distração a tudo que tá acontecendo agora, então talvez eu até esteja de fato procurando algo pra investir tempo e não ficar pensando nas crises atuais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thor

Tenho duas máquinas e 3 moedores italianos a venda a venda e posso te ajudar com outras dúvidas.

Te mandei uma mp solicitando seu contato para conversarmos melhor

Grande abraço

Ricardo Gobbi da Silveira

Embaixador e moderador do clube do café

Venda de máquinas e moedores

34-999371222

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, Thor Amorim said:

Estou revisando aqui o preço e minhas opções e estou bem tentado a fechar a compra. Acho que tbm ajuda que investir um tempo nessas coisas é uma boa distração a tudo que tá acontecendo agora, então talvez eu até esteja de fato procurando algo pra investir tempo e não ficar pensando nas crises atuais.

Com certeza, Thor!

Uma das grandes distrações que venho tendo nesses dias é esse hobby por café.
É sempre um prazer muito grande fazer uma pausa à tarde e preparar um espresso.

Eu tenho uma Aram que, por ser manual, faz com que o processo de preparo seja beeemmm mais lento, o que tem sido excelente hahaha.
É muito gostoso passar alguns minutos nesse ritual diário. Tem ajudado demais.

Boa sorte na sua compra e fique firme!
Logo logo essa doideira acaba o/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasrodcosta Tava de olho na Aram também, achei tudo muito bonito e bem feito e ainda tem o lado de ser um equipamento brasileiro! Acabei ficando com um pé atrás pela questão de ter visto que dependendo do grão usado é preciso passar por uns ciclos de pré aquecimento do equipamento. Como tem sido sua experiência com a Aram?

Fique firme por aí também! Ansioso pra que tudo isso passe logo hahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh sim. A máquina é linda mesmo e parece ter uma construção pra vida toda.

Ela precisa mesmo de uns ciclos de aquecimento. Eu tenho feito 2 ciclos (mas com o frio chegando, pode ser que eu passe a fazer 3...).
O corpo dela é muito "maciço" e pesado. E como a água fica naquele cilindro por um tempinho, ela acaba esfriando rapidamente.

E querendo ou não, isso tem que ser pesado na hora de se escolher uma máquina.
Esses ciclos de aquecimento, mais o fato de que a água tem que ser fervida à parte e o porta-filtro (que é enroscado, e não encaixado) tornam o ritual todo mais burocrático.
Como eu faço espressos só pra mim, isso não me incomoda (na verdade, eu até gosto rs).
Mas eu não sei se continuaria usando ela se tivesse que fazer pra mais de 1 pessoa.

E de toda forma, se você optar mesmo por uma Gaggia, será uma escolha excelente!
Os relatos de todo mundo que tem essas máquinas são muito bons. É uma marca e tanto, das mais antigas e tradicionais no mercado.
Eu também passei um tempo procurando por algumas Classic e Baby Twin, mas não encontrei nenhuma usada em bom estado e nenhuma nova com um preço razoável... hahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thor Amorim disse:

@lucasrodcosta Tava de olho na Aram também, achei tudo muito bonito e bem feito e ainda tem o lado de ser um equipamento brasileiro! Acabei ficando com um pé atrás pela questão de ter visto que dependendo do grão usado é preciso passar por uns ciclos de pré aquecimento do equipamento. Como tem sido sua experiência com a Aram?

Fique firme por aí também! Ansioso pra que tudo isso passe logo hahaha

A Aram entrega espressos bem legais, no meu gosto. A manutenção e limpeza são relativamente simples, ainda mais comparando com as outras máquinas. 

Avalie se não seria melhor fazer um up no moinho. Aqui no fórum vc vai ver um mantra: "um bom moinho é o melhor investimento"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/05/2020 at 15:47, Vitorats disse:

A Aram entrega espressos bem legais, no meu gosto. A manutenção e limpeza são relativamente simples, ainda mais comparando com as outras máquinas. 

Avalie se não seria melhor fazer um up no moinho. Aqui no fórum vc vai ver um mantra: "um bom moinho é o melhor investimento"

Eu comprei um moedor manual Timemore Slim mês passado e ainda to esperando a entrega dele, deve chegar lá pelo fim de maio pra início de junho e se tudo der certo sem ser taxado hahaha
Sei que não é o melhor pra espresso, ainda mais por ter steps e não ter comprado a versão com mós mais próprias para isso, mas por ser de aço e ter um nível bom de estabilização espero que sirva um pouco... Como achei que iria ficar fora do espresso mais um tempo acabei pegando esse pq serviria para outros métodos, mas acho que me enganei hehehe

Como acabei de comprar esse aí e ainda nem fiz uso dele gostaria de adiar de comprar um outro moedor, mas comprar outro e vender esse também pode ser uma opção caso o desgosto seja muito grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thor, muito legal ter comprado esse moedor, vou dar uma opinião com base no moedor que eu tenho que é o da 1Zpresso, Q2, pelo que percebi ele utiliza o mesmo sistema do Timemore, é um excelente moedor, eu não uso para espresso pois demora a moer quando está nas regulagens mais finas, mas acredito ser perfeitamente possível dentro de suas limitações, vai acabar tendo que compensar a falta de ajustes com outras variáveis. Eu já vi vários relatos de membros usando moedores bem mais simples e conseguindo resultados legais, então acredito que é possível, desde que você tenha paciência para ficar moendo manualmente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só pra dar um desfecho aqui no tópico pra quem possivelmente esteja acompanhando: infelizmente umas coisas surgiram do nada e eu tive que adiar meus planos de comprar uma máquina de espresso :/

Agradeço demais os comentários de todo mundo e de quem também veio falar comigo no privado, vocês me ajudaram bastante e com certeza vou levar o que todo mundo falou em consideração pra quando o momento surgir novamente :)

Quero também adicionar ao coro de outros tópicos pro pessoal falar com o @Fogo ruivo ou dar uma olhada no tópico dele nos classificados, conversar com ele me ajudou muito também e ele é gente boníssima! Segue o link do tópico:


Novamente, muito obrigado!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Oi gente, sou nova por aqui, descobri o fórum hoje e resolvi aproveitar o post já criado do amigo aqui pra perguntar o mesmo.

Não estava pensando em comprar uma máquina de espresso agora, mas encontrei uma por acaso e me interessei muito nela. Acredito ser uma Gaggia Baby de 77, e está bem conservada. 

Gostaria de opiniões sobre ela, e sobre o valor de $450 reais que ela tá custando.

Segue uma foto dela.

IMG-20200922-WA0029.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente, sou nova por aqui, descobri o fórum hoje e resolvi aproveitar o post já criado do amigo aqui pra perguntar o mesmo.
Não estava pensando em comprar uma máquina de espresso agora, mas encontrei uma por acaso e me interessei muito nela. Acredito ser uma Gaggia Baby de 77, e está bem conservada. 
Gostaria de opiniões sobre ela, e sobre o valor de $450 reais que ela tá custando.
Segue uma foto dela.
IMG-20200922-WA0029.thumb.jpg.c1df94e8741589aeff194cd5665f325a.jpg
Pelo jeito essa máquina esta em alguma loja de antiguidades, isso?

Sem duvida é uma maquina excelente, o dificil é saber o estado da maquina, Eu pediria um desconto e procuraria alguem para fazer uma revisão e limpeza da maquina.

Eu tenho uma da década de 90 (nao é uma gaggia mais é uma italiana) e é um tanquinho de guerra, vai durar anos e anos ainda.

Para voce ter ideia ja treinei vaporização 2 horas seguidas sem pausa, a maquina trabalhou direitinho.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, RafaelMagossi disse:

Pelo jeito essa máquina esta em alguma loja de antiguidades, isso?

Sem duvida é uma maquina excelente, o dificil é saber o estado da maquina, Eu pediria um desconto e procuraria alguem para fazer uma revisão e limpeza da maquina.

Eu tenho uma da década de 90 (nao é uma gaggia mais é uma italiana) e é um tanquinho de guerra, vai durar anos e anos ainda.

Para voce ter ideia ja treinei vaporização 2 horas seguidas sem pausa, a maquina trabalhou direitinho.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

Sim, encontrei ela numa loja de antiguidades, mas o dono disse que a levou pra casa para testar quando ela chegou e estava funcionando tudo certinho. Segundo ele o preço só é esse pq ela ficou muito tempo lá sem ninguém se interessar, antes ele tentou vender por $900 devido ao estado de conservação estar muito bom (por fora pelo menos realmente está).

Acho que vou acreditar nele e pegar ela então, já me apaixonei kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, JaaquelineRibeiro disse:

Sim, encontrei ela numa loja de antiguidades, mas o dono disse que a levou pra casa para testar quando ela chegou e estava funcionando tudo certinho. Segundo ele o preço só é esse pq ela ficou muito tempo lá sem ninguém se interessar, antes ele tentou vender por $900 devido ao estado de conservação estar muito bom (por fora pelo menos realmente está).

Acho que vou acreditar nele e pegar ela então, já me apaixonei kkkk

Vai fundo então.

Eu comprei no medo também, mais quando chegou eu abria a maquina e estava tudo novinho.
Aconselho você a pelo menos fazer essa inspeção visual do interior da maquina.
Se não estiver muito legal acho que pelo menos você deveria descalcificar ela, antes de usa-la.

O pessoal aqui acho que pode te ajudar mais: 


 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/09/2020 at 08:02, JaaquelineRibeiro disse:

Sim, encontrei ela numa loja de antiguidades, mas o dono disse que a levou pra casa para testar quando ela chegou e estava funcionando tudo certinho. Segundo ele o preço só é esse pq ela ficou muito tempo lá sem ninguém se interessar, antes ele tentou vender por $900 devido ao estado de conservação estar muito bom (por fora pelo menos realmente está).

Acho que vou acreditar nele e pegar ela então, já me apaixonei kkkk

Se vc se arrepender me procura que eu pego ela...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...