Fogo ruivo Postado 30 Maio 2020 Denunciar Share Postado 30 Maio 2020 Salve comunidade. Ótima noite! Estou iniciando mais um projeto, este agora de eletrificar a ARAM. Estamos em um grupo de mais ou menos 18 hobistas para o teste em um grupo de watts para ficar mais rápido. Basicamente, solicitei fabricação de uma resistência tipo cartucho com 11,5 cm (9,5 cm de área quente e 2 cm de área fria) de comprimento por 6 mm de diâmetro, pois é o menor diâmetro possível a ser fabricado. Devo receber a resistência em uma semana e então o projeto consiste em alargar um dos furos da base superior da aram em 6,5 mm para o cartucho entrar bem rente. Terão as duas voltagens disponíveis. O tempo que estou prevendo para ela entrar em operação a 94 graus será de aproximadamente 5 minutos Assim que os testes e a conclusão avançarem, vou postando aqui como fazer e onde comprar. Abraços aos arameiros. Ricardo Gobbi Embaixador e Moderador do clube do café Venda de máquinas moedores e torradores. 34-99937-1222 7 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GuilhermeB Postado 31 Maio 2020 Denunciar Share Postado 31 Maio 2020 Que seja o fim dos escaldos. Hehe Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 31 Maio 2020 Autor Denunciar Share Postado 31 Maio 2020 Será! Abração irmão! Ricardo Gobbi Embaixador e Moderador do clube do café Venda de máquinas moedores e torradores. 34-99937-1222 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 31 Maio 2020 Denunciar Share Postado 31 Maio 2020 Ricardo, qual a potência da resistência? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 31 Maio 2020 Autor Denunciar Share Postado 31 Maio 2020 Fala serjao! No dimensionamento, a fábrica deve entregar entre 100 e 120w máximo. Cordialmente, Ricardo Gobbi Embaixador e Moderador do clube do café Venda de máquinas moedores e torradores 34-99937-1222 Instagram: @gobbidasilveira Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lucasrodcosta Postado 31 Maio 2020 Denunciar Share Postado 31 Maio 2020 Boa Foguinho!!! Ansioso pra ver os resultados. O projeto vai consistir apenas no aquecimento da água ou virão outras coisas no futuro? Não sei se foge muito do escopo, mas um manômetro cairia super bem também rs Abraços e parabéns pela iniciativa! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 31 Maio 2020 Autor Denunciar Share Postado 31 Maio 2020 Salve Lucão! Só aquecimento e estabilização térmica mesmo irmão.... Vou deixar o manômetro para o Aram mesmo. Hahahahaha Abração Cordialmente Ricardo Gobbi Embaixador e Moderador do clube do café Venda de máquinas moedores e torradores 34-99937-1222 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 23 Junho 2020 Autor Denunciar Share Postado 23 Junho 2020 Salve comunidade. A resistência chegou e efetuei todos os testes. O projeto foi bem sucedido e ferveu toda a água dentro da aram em 5 minutos. A máquina estabiliza a 96 graus em 7 minutos e fica fervendo sem supitar para fora da máquina, visto que está com potência bem dimensionada. A resistência tem 6 mm de espessura e 100w de potência em ambas as voltagens, e é construída em aço inox apropriado para o mercado alimentício. Seu custo gira em torno de 130 reais a depender da cotação do dia + frete. Para alargar um dos furos da grelha superior da aram, basta usar uma broca de aço rápido de 6,5 mm de boa qualidade. Ela pode ser adquirida na Nobre Resistências de Ribeirão Preto/SP, com o Alan, pelo contato 016-99157-7172. É obrigatório mencionar que é do Clube do Café e mencionar também a voltagem necessária. Segue abaixo um vídeo de uma extração utilizando a resistência: Espero que esse projeto seja útil a todos os donos da Aram e seria legal que quem adquirir, postasse resultados, modificações e opiniões por aqui para gerar conteúdo pros futuros colegas proprietários. Cordialmente Ricardo Gobbi Embaixador e Moderador do CDC Venda de máquinas moedores e torradores 34-99937-1222 Insta: @gobbidasilveira 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 23 Junho 2020 Denunciar Share Postado 23 Junho 2020 Muito bom Ricardo! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ronaldom1 Postado 24 Junho 2020 Denunciar Share Postado 24 Junho 2020 Ficou show demais @Fogo ruivo, já encomendei a minha!!! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 24 Junho 2020 Autor Denunciar Share Postado 24 Junho 2020 18 horas atrás, sergio.m disse: Muito bom Ricardo! Gratidão amigo Sérgio! 52 minutos atrás, ronaldom1 disse: Ficou show demais @Fogo ruivo, já encomendei a minha!!! Gratidão Ronaldão! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AlexSilR Postado 3 Agosto 2020 Denunciar Share Postado 3 Agosto 2020 Para aumentar o furo precisa desmontar a ARAM, como foi o processo? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
riozebratubo Postado 18 Agosto 2020 Denunciar Share Postado 18 Agosto 2020 Tinha comprado uma resistência tubinho em março. Tava adiando eternamente alargar o furo, mas criei coragem quando vi que você fez. Uma coisa que foi muito valiosa foi a dica que alguém postou no grupo: fazer o furo com a aram desmontada, pra não acumular pedaços de metal dentro. Deu certo aqui! Agora consigo deixar a temperatura equilibrada do jeito que eu quero. Uma coisa que mudou desde que comecei a extrair mais quente foi a quantidade de bebida. Caiu drasticamente, pra uns 30, 35g. Minha aram é das primeiras, ainda com o parafuso de metal. Não sei como resolver isso ainda. Agora tou trabalhando num PID pra manter na temperatura desejada. Recomendo o mod! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 18 Agosto 2020 Autor Denunciar Share Postado 18 Agosto 2020 Em 03/08/2020 at 16:35, AlexSilR disse: Para aumentar o furo precisa desmontar a ARAM, como foi o processo? Não.... Eu enchi dágua e furei.... A limalha boiou e eu retrolavei ela várias vezes de cabeça pra baixo 100% 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kell_albuquerque Postado 19 Agosto 2020 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2020 Não.... Eu enchi dágua e furei.... A limalha boiou e eu retrolavei ela várias vezes de cabeça pra baixo 100%Um imã de neodímio poderia ser útil também no processo né não? De repente aí se alguém já tiver algum em casa. Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicojneto Postado 20 Agosto 2020 Denunciar Share Postado 20 Agosto 2020 Que ideia fantástica! Po, o cdc é foda demais! Vou encomendar uma dessas! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 21 Agosto 2020 Autor Denunciar Share Postado 21 Agosto 2020 59 minutos atrás, Chicojneto disse: Que ideia fantástica! Po, o cdc é foda demais! Vou encomendar uma dessas! Tamu junto Chico! Realmente é outra pegada após ter a resistência. Boa empreitada aí! Abs Ricardo Gobbi Embaixador e Moderador do CDC Venda de máquinas moedores e torradores usados 34-99937-1222 Instagram: @gobbidasilveira 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cleiton Scholl Postado 24 Julho 2021 Denunciar Share Postado 24 Julho 2021 Caros amigos foristas. Também encomendei uma resistência pra minha Aram seguindo as orientações e especificações do @Fogo ruivo. Recebi ela na semana passada (já tinha aumentado o furo na Aram para 6,5 mm, só aguardando a chegada da resistência). Desde o começo, tive ótimas impressões. Realmente, ela "ferve" sem jogar água pra fora e a temperatura estabiliza em 96ºC na minha região (Porto Alegre-RS). A rampa de aquecimento se mostrou um pouco mais lenta, atingindo a temperatura final por volta de 12 minutos, mas isso não é um problema. Em coloco a cafeteira na bancada, encho, ligo a resistência e coloco um termômetro de espeto pra monitar a temperatura. Enquanto isso, vou fazendo outras coisas. RESULTADOS PRÁTICOS: utilizando um mesmo grão, pude perceber notas bastante diferentes na xícara. O café parece mais "brilhante" em relação ao feito anteriormente, com os escaldos. Eu tinha muita dificuldade de conseguir bons cafés no inverno porque a Aram esfriava rápido demais. Aproveito para deixar fotos do resultado na xícara e o gráfico da curva de aquecimento da Aram. As medições de temperatura foram realizadas a cada 30 segundos. Abraço e ótimos cafés a todos!! 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
victor_barros Postado 24 Julho 2021 Denunciar Share Postado 24 Julho 2021 3 hours ago, Cleiton Scholl said: Caros amigos foristas. Também encomendei uma resistência pra minha Aram seguindo as orientações e especificações do [mention=53]Fogo ruivo[/mention]. Recebi ela na semana passada (já tinha aumentado o furo na Aram para 6,5 mm, só aguardando a chegada da resistência). Desde o começo, tive ótimas impressões. Realmente, ela "ferve" sem jogar água pra fora e a temperatura estabiliza em 96ºC na minha região (Porto Alegre-RS). A rampa de aquecimento se mostrou um pouco mais lenta, atingindo a temperatura final por volta de 12 minutos, mas isso não é um problema. Em coloco a cafeteira na bancada, encho, ligo a resistência e coloco um termômetro de espeto pra monitar a temperatura. Enquanto isso, vou fazendo outras coisas. RESULTADOS PRÁTICOS: utilizando um mesmo grão, pude perceber notas bastante diferentes na xícara. O café parece mais "brilhante" em relação ao feito anteriormente, com os escaldos. Eu tinha muita dificuldade de conseguir bons cafés no inverno porque a Aram esfriava rápido demais. Aproveito para deixar fotos do resultado na xícara e o gráfico da curva de aquecimento da Aram. As medições de temperatura foram realizadas a cada 30 segundos. Abraço e ótimos cafés a todos!! Show de bola! Estou de olho nessa modificação, mas vou aguardar o período de garantia antes de alargar um dos furos. Eu fiz um módulo controlador de temperatura para as minhas chaleiras elétricas, ele poderia facilmente ser utilizado com essa resistência, provavelmente criando a primeira Aram com PID! Sent from my SM-A515F using Tapatalk 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 24 Julho 2021 Autor Denunciar Share Postado 24 Julho 2021 4 horas atrás, Cleiton Scholl disse: Caros amigos foristas. Também encomendei uma resistência pra minha Aram seguindo as orientações e especificações do @Fogo ruivo. Recebi ela na semana passada (já tinha aumentado o furo na Aram para 6,5 mm, só aguardando a chegada da resistência). Desde o começo, tive ótimas impressões. Realmente, ela "ferve" sem jogar água pra fora e a temperatura estabiliza em 96ºC na minha região (Porto Alegre-RS). A rampa de aquecimento se mostrou um pouco mais lenta, atingindo a temperatura final por volta de 12 minutos, mas isso não é um problema. Em coloco a cafeteira na bancada, encho, ligo a resistência e coloco um termômetro de espeto pra monitar a temperatura. Enquanto isso, vou fazendo outras coisas. RESULTADOS PRÁTICOS: utilizando um mesmo grão, pude perceber notas bastante diferentes na xícara. O café parece mais "brilhante" em relação ao feito anteriormente, com os escaldos. Eu tinha muita dificuldade de conseguir bons cafés no inverno porque a Aram esfriava rápido demais. Aproveito para deixar fotos do resultado na xícara e o gráfico da curva de aquecimento da Aram. As medições de temperatura foram realizadas a cada 30 segundos. Abraço e ótimos cafés a todos!! Parabéns! Realmente, a dinâmica da cafeteira muda completamente. Feliz por seu sucesso. Ótimos cafés! Cordialmente, Ricardo Gobbi da Silveira Embaixador do CDC Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados. WhatsApp: 34-99937-1222 Instagram: @gobbidasilveira 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tgterra Postado 28 Agosto 2021 Denunciar Share Postado 28 Agosto 2021 Olá pessoal, fiz a adaptação na minha Aram tbm e facilitou muito o fluxo de trabalho. Porém, esses dias a resistência queimou... Comprei exatamente o modelo da resistência recomendado, porém percebi que somente cerca de 90% da resistência ficava submersa na água.No vídeo que o Fogo colocou aqui no tópico parece que a resistência está praticamente submersa. Alguém teve um problema semelhante ou poderia me ajudar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
danilotoda Postado 13 Outubro 2021 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2021 @Fogo ruivo, não consegui ver o vídeo da sua publicação ! pode postar novamente? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 13 Outubro 2021 Autor Denunciar Share Postado 13 Outubro 2021 3 horas atrás, danilotoda disse: @Fogo ruivo, não consegui ver o vídeo da sua publicação ! pode postar novamente? https://www.instagram.com/tv/CBgyr-og98e/?utm_medium=copy_link 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
danilotoda Postado 15 Outubro 2021 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2021 Obrigado, ficou massa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
danilotoda Postado 30 Outubro 2021 Denunciar Share Postado 30 Outubro 2021 Recebi a minha ARAM e ja tinha encomendado a minha resistência, de inicio iria esperar o inverno para alargar o furo e usar a resistência mas para minha surpresa entrou certinho sem precisar abrir! Obrigado @Fogo ruivo pelo projeto da resistência, apesar de ainda não usar mas no inverno vai ser muito util E obrigado @Aram pela ARAM estou apaixonado pela cafeteira e claro pelo espresso!!! Os dois são umas obras de arte! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cleiton Scholl Postado 2 Novembro 2021 Denunciar Share Postado 2 Novembro 2021 Legal!!! Resolveram ajudar os consumidores da Aram e já mandam ela com furos maiores default!! [emoji1319][emoji1319][emoji1319]Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 2 Novembro 2021 Autor Denunciar Share Postado 2 Novembro 2021 32 minutos atrás, Cleiton Scholl disse: Legal!!! Resolveram ajudar os consumidores da Aram e já mandam ela com furos maiores default!! Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk Isso mesmo, o Aram inclusive me ligou perguntando qual o tamanho do furo deveria fabricar. Vamos juntos pelo bem da comunidade. Grande abraço Cleiton. Cordialmente, Ricardo Gobbi da Silveira GOBBI Old School Coffee Embaixador do CDC Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados. WhatsApp: 34-99937-1222 Instagram: @gobbidasilveira 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 3 Novembro 2021 Denunciar Share Postado 3 Novembro 2021 Em 30/10/2021 at 18:36, danilotoda disse: Recebi a minha ARAM e ja tinha encomendado a minha resistência, de inicio iria esperar o inverno para alargar o furo e usar a resistência mas para minha surpresa entrou certinho sem precisar abrir! Obrigado @Fogo ruivo pelo projeto da resistência, apesar de ainda não usar mas no inverno vai ser muito util E obrigado @Aram pela ARAM estou apaixonado pela cafeteira e claro pelo espresso!!! Os dois são umas obras de arte! Passando por aqui, acabei de ver que você resolveu seu problema de acidez nas extrações! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
victor_barros Postado 30 Junho 2022 Denunciar Share Postado 30 Junho 2022 Testes de controle de temperatura com PID na Aram! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 30 Junho 2022 Denunciar Share Postado 30 Junho 2022 Ai sim, hein! Eles poderiam desenvolver um módulo como o da Flair logo, não? Daria até pra embutir uma balança no mesmo módulo PID... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas