Ir para conteúdo

Eletrificando a ARAM


Postagens recomendadas

Salve comunidade.

Ótima noite!

 

Estou iniciando mais um projeto, este agora de eletrificar a ARAM.

Estamos em um grupo de mais ou menos 18 hobistas para o teste em um grupo de watts para ficar mais rápido.

Basicamente, solicitei fabricação de uma resistência tipo cartucho com 11,5 cm (9,5 cm de área quente e 2 cm de área fria) de comprimento por 6 mm de diâmetro, pois é o menor diâmetro possível a ser fabricado.

Devo receber a resistência em uma semana e então o projeto consiste em alargar um dos furos da base superior da aram em 6,5 mm para o cartucho entrar bem rente.

Terão as duas voltagens disponíveis.

O tempo que estou prevendo para ela entrar em operação a 94 graus será de aproximadamente 5 minutos

Assim que os testes e a conclusão avançarem, vou postando aqui como fazer e onde comprar.

Abraços aos arameiros.

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e Moderador do clube do café

Venda de máquinas moedores e torradores.

34-99937-1222

 

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será! 

Abração irmão!

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e Moderador do clube do café

Venda de máquinas moedores e torradores.

34-99937-1222

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala serjao!

No dimensionamento, a fábrica deve entregar entre 100 e 120w máximo.

 

Cordialmente,

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e Moderador do clube do café

Venda de máquinas moedores e torradores

34-99937-1222

Instagram: @gobbidasilveira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Foguinho!!! Ansioso pra ver os resultados.

O projeto vai consistir apenas no aquecimento da água ou virão outras coisas no futuro?
Não sei se foge muito do escopo, mas um manômetro cairia super bem também rs

Abraços e parabéns pela iniciativa!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Lucão!

 

Só aquecimento e estabilização térmica mesmo irmão.... Vou deixar o manômetro para o Aram mesmo. Hahahahaha

Abração

 

Cordialmente

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e Moderador do clube do café

Venda de máquinas moedores e torradores

34-99937-1222

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Salve comunidade.

A resistência chegou e efetuei todos os testes.

O projeto foi bem sucedido e ferveu toda a água dentro da aram em 5 minutos.

A máquina estabiliza a 96 graus em 7 minutos e fica fervendo sem supitar para fora da máquina, visto que está com potência bem dimensionada.

A resistência tem 6 mm de espessura e 100w de potência em ambas as voltagens, e é construída em aço inox apropriado para o mercado alimentício.

Seu custo gira em torno de 130 reais a depender da cotação do dia + frete.

Para alargar um dos furos da grelha superior da aram, basta usar uma broca de aço rápido de 6,5 mm de boa qualidade.

Ela pode ser adquirida na Nobre Resistências de Ribeirão Preto/SP, com o Alan, pelo contato 016-99157-7172.

É obrigatório mencionar que é do Clube do Café e mencionar também a voltagem necessária.

Segue abaixo um vídeo de uma extração utilizando a resistência:

 

Espero que esse projeto seja útil a todos os donos da Aram e seria legal que quem adquirir, postasse resultados, modificações e opiniões por aqui para gerar conteúdo pros futuros colegas proprietários.

 

Cordialmente

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e Moderador do CDC

Venda de máquinas moedores e torradores 

34-99937-1222

Insta: @gobbidasilveira

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, sergio.m disse:

Muito bom Ricardo!

Gratidão amigo Sérgio!

52 minutos atrás, ronaldom1 disse:

Ficou show demais @Fogo ruivo, já encomendei a minha!!!

Gratidão Ronaldão!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...

Tinha comprado uma resistência tubinho em março. Tava adiando eternamente alargar o furo, mas criei coragem quando vi que você fez. Uma coisa que foi muito valiosa foi a dica que alguém postou no grupo: fazer o furo com a aram desmontada, pra não acumular pedaços de metal dentro. Deu certo aqui! Agora consigo deixar a temperatura equilibrada do jeito que eu quero.

Uma coisa que mudou desde que comecei a extrair mais quente foi a quantidade de bebida. Caiu drasticamente, pra uns 30, 35g. Minha aram é das primeiras, ainda com o parafuso de metal. Não sei como resolver isso ainda.

Agora tou trabalhando num PID pra manter na temperatura desejada.

Recomendo o mod!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2020 at 16:35, AlexSilR disse:

Para aumentar o furo precisa desmontar a ARAM, como foi o processo?

Não.... Eu enchi dágua e furei.... A limalha boiou e eu retrolavei ela várias vezes de cabeça pra baixo

100%

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Chicojneto disse:

Que ideia fantástica! Po, o cdc é foda demais! Vou encomendar uma dessas!

Tamu junto Chico!

Realmente é outra pegada após ter a resistência.

Boa empreitada aí!

 

Abs

 

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e Moderador do CDC

Venda de máquinas moedores e torradores usados

34-99937-1222

Instagram: @gobbidasilveira

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Caros amigos foristas.

Também encomendei uma resistência pra minha Aram seguindo as orientações e especificações do @Fogo ruivo

Recebi ela na semana passada (já tinha aumentado o furo na Aram para 6,5 mm, só aguardando a chegada da resistência).

Desde o começo, tive ótimas impressões. Realmente, ela "ferve" sem jogar água pra fora e a temperatura estabiliza em 96ºC na minha região (Porto Alegre-RS).

A rampa de aquecimento se mostrou um pouco mais lenta, atingindo a temperatura final por volta de 12 minutos, mas isso não é um problema. Em coloco a cafeteira na bancada, encho, ligo a resistência e coloco um termômetro de espeto pra monitar a temperatura. Enquanto isso, vou fazendo outras coisas.

 

RESULTADOS PRÁTICOS: utilizando um mesmo grão, pude perceber notas bastante diferentes na xícara. O café parece mais "brilhante" em relação ao feito anteriormente, com os escaldos. Eu tinha muita dificuldade de conseguir bons cafés no inverno porque a Aram esfriava rápido demais.

 

Aproveito para deixar fotos do resultado na xícara e o gráfico da curva de aquecimento da Aram. As medições de temperatura foram realizadas a cada 30 segundos.

 

Abraço e ótimos cafés a todos!! 

Curva Aram.PNG

Coffee Aram.PNG

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Cleiton Scholl said:

Caros amigos foristas.
Também encomendei uma resistência pra minha Aram seguindo as orientações e especificações do [mention=53]Fogo ruivo[/mention]. 
Recebi ela na semana passada (já tinha aumentado o furo na Aram para 6,5 mm, só aguardando a chegada da resistência).
Desde o começo, tive ótimas impressões. Realmente, ela "ferve" sem jogar água pra fora e a temperatura estabiliza em 96ºC na minha região (Porto Alegre-RS).
A rampa de aquecimento se mostrou um pouco mais lenta, atingindo a temperatura final por volta de 12 minutos, mas isso não é um problema. Em coloco a cafeteira na bancada, encho, ligo a resistência e coloco um termômetro de espeto pra monitar a temperatura. Enquanto isso, vou fazendo outras coisas.
 
RESULTADOS PRÁTICOS: utilizando um mesmo grão, pude perceber notas bastante diferentes na xícara. O café parece mais "brilhante" em relação ao feito anteriormente, com os escaldos. Eu tinha muita dificuldade de conseguir bons cafés no inverno porque a Aram esfriava rápido demais.
 
Aproveito para deixar fotos do resultado na xícara e o gráfico da curva de aquecimento da Aram. As medições de temperatura foram realizadas a cada 30 segundos.
 
Abraço e ótimos cafés a todos!! 

Show de bola! Estou de olho nessa modificação, mas vou aguardar o período de garantia antes de alargar um dos furos.

Eu fiz um módulo controlador de temperatura para as minhas chaleiras elétricas, ele poderia facilmente ser utilizado com essa resistência, provavelmente criando a primeira Aram com PID!



Sent from my SM-A515F using Tapatalk
 

20210724_113236.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Cleiton Scholl disse:

Caros amigos foristas.

Também encomendei uma resistência pra minha Aram seguindo as orientações e especificações do @Fogo ruivo

Recebi ela na semana passada (já tinha aumentado o furo na Aram para 6,5 mm, só aguardando a chegada da resistência).

Desde o começo, tive ótimas impressões. Realmente, ela "ferve" sem jogar água pra fora e a temperatura estabiliza em 96ºC na minha região (Porto Alegre-RS).

A rampa de aquecimento se mostrou um pouco mais lenta, atingindo a temperatura final por volta de 12 minutos, mas isso não é um problema. Em coloco a cafeteira na bancada, encho, ligo a resistência e coloco um termômetro de espeto pra monitar a temperatura. Enquanto isso, vou fazendo outras coisas.

 

RESULTADOS PRÁTICOS: utilizando um mesmo grão, pude perceber notas bastante diferentes na xícara. O café parece mais "brilhante" em relação ao feito anteriormente, com os escaldos. Eu tinha muita dificuldade de conseguir bons cafés no inverno porque a Aram esfriava rápido demais.

 

Aproveito para deixar fotos do resultado na xícara e o gráfico da curva de aquecimento da Aram. As medições de temperatura foram realizadas a cada 30 segundos.

 

Abraço e ótimos cafés a todos!! 

Curva Aram.PNG

Coffee Aram.PNG

Parabéns! 

Realmente, a dinâmica da cafeteira muda completamente.

Feliz por seu sucesso. 

Ótimos cafés!

 

Cordialmente,

Ricardo Gobbi da Silveira
Embaixador do CDC
Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados.
WhatsApp: 34-99937-1222
Instagram: @gobbidasilveira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá pessoal, fiz a adaptação na minha Aram tbm e facilitou muito o fluxo de trabalho. Porém, esses dias a resistência queimou... Comprei exatamente o modelo da resistência recomendado, porém percebi que somente cerca de 90% da resistência ficava submersa na água.

No vídeo que o Fogo colocou aqui no tópico parece que a resistência está praticamente submersa. Alguém teve um problema semelhante ou poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
3 horas atrás, danilotoda disse:

@Fogo ruivo, não consegui ver o vídeo da sua publicação ! pode postar novamente?

 

https://www.instagram.com/tv/CBgyr-og98e/?utm_medium=copy_link

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Recebi a minha ARAM:wub: e ja tinha encomendado a minha resistência, de inicio iria esperar o inverno para alargar o furo e usar a resistência mas para minha surpresa entrou certinho sem precisar abrir!:D

Obrigado @Fogo ruivo pelo projeto da resistência, apesar de ainda não usar mas no inverno vai ser muito util

E obrigado @Aram pela ARAM estou apaixonado pela cafeteira e claro pelo espresso!!! Os dois são umas obras de arte! 

20211030_170135.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Cleiton Scholl disse:

Legal!!! Resolveram ajudar os consumidores da Aram e já mandam ela com furos maiores default!! emoji1319.pngemoji1319.pngemoji1319.png

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
 

Isso mesmo, o Aram inclusive me ligou perguntando qual o tamanho do furo deveria fabricar.

Vamos juntos pelo bem da comunidade.

Grande abraço Cleiton.

 

Cordialmente,

Ricardo Gobbi da Silveira
GOBBI Old School Coffee
Embaixador do CDC
Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados.
WhatsApp: 34-99937-1222
Instagram: @gobbidasilveira

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2021 at 18:36, danilotoda disse:

Recebi a minha ARAM:wub: e ja tinha encomendado a minha resistência, de inicio iria esperar o inverno para alargar o furo e usar a resistência mas para minha surpresa entrou certinho sem precisar abrir!:D

Obrigado @Fogo ruivo pelo projeto da resistência, apesar de ainda não usar mas no inverno vai ser muito util

E obrigado @Aram pela ARAM estou apaixonado pela cafeteira e claro pelo espresso!!! Os dois são umas obras de arte! 

20211030_170135.jpg

Passando por aqui, acabei de ver que você resolveu seu problema de acidez nas extrações! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...