Ir para conteúdo

Cafeterias em declínio?


LUW

Postagens recomendadas

O rei do mate trouxe o tópico à tona ;)

Pô, a conta não fecha, raríssimo ver em qualquer lugar no mundo cafeteria vivendo só de café... Questão também é querer transformar o café em algo que ele não é. Tem um limite aí pra cada produto no mundo capetalista.

Mercado de cafés especiais provavelmente se manterá com poucas cafeterias, que na maioria dos casos se mantém diversificando, bem como em casa e empresas, num nicho em qual nos colocamos.

Por isso deixem de ser mãos de vacas e comprem cafés bons da galera que compra bem o verde e torra direito! 

Em 28/07/2020 at 13:00, Fogo ruivo disse:

É uma tristeza.....

Dói ver tanto investimento ir por ralo abaixo assim.

Precisamos de aposentados abrindo cafeterias, para dar conta do negócio e nos proporcionar sensações.

Mas sei que não é fácil.... Quem está aposentado quer sossego.

Hein?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

@Carneiro, acho que são duas situações distintas. Uma é a cafeteria onde também se acha outros itens no cardápio, mas ainda é uma cafeteria. E a outra situação é o que vejo agora - uma confeitaria/lanchonete/bistrô/etc onde também se serve café. Nada contra, mas o problema é que no segundo caso via de regra o café deixa de ser prioridade e consequentemente sofre perda de qualidade. Aqui em CWB e região, com exceção da Lucca, todas as cafeterias sofreram mudança de foco o que causou alteração na qualidade do café que servem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Em 28/07/2020 at 13:37, EduardoAlemao disse:

Fiquei bem feliz em descobrir que tem uma cafeteria terceira onda na minha cidade, mas seguindo no instagram da para ver que está complicado para ele.
O público para esse tipo de negócio é muito restrito, mesmo antes da pandemia.
Esta nas entranhas do brasileiro que café é um negocio barato (uns 7,00 meio kg no mercado). Então nao faz sentido tomar uma xícara que custa mais que isso, e na primeira impressão ainda é um chafé. Ou tomar um espresso por 5 reais e vem míseros 50ml de café.
Por isso pessoal vira bistro, para se manter vivo.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
 

Isso de chafé aconteceu exatamente comigo. Eu ainda sou novo nessa parte de cafés especiais. Eu gosto bastante de café, mas a minha preferência ainda é pelos cafés gourmet ou especiais de torras média a média escura.

Eu vou contar um pouco da minha experiência:

Eu sempre preferi café espresso, independente de preço desde que agradasse meu paladar, justamente pela intensidade do sabor em relação aos coados. Café coado, eu só tomava aqui em casa do jeito que eu gostava: Pilão ou Melitta 10 gramas para 100 ml (ou 1:10). Nem na casa da minha avó eu tomada de tão diluído que é.

No entanto, eu havia lido que o café coado tinha mais cafeína que o espresso e um dia eu estava no metrô indo para o trabalho e já estava morrendo de sono. Na estação em que eu desci tinha um quiosque da Cheirin Bão e pensei em tentar tomar um café coado por lá para dar aquela acorda. Resolvi arriscar. Eu já estava pensando em perguntar se eles poderiam concentrar bem o meu café (sem diluir tanto) só que para minha surpresa a própria moça do caixa me perguntou se eu queria "Suave ou Intenso". Óbvio que optei pela última opção. Eu já estava me preparando para tomar aquele amargo ou um café fraco mesmo ela me dizendo ser intenso (talvez fosse mais intenso que o suave deles mas mesmo assim suave para mim). Mas, nossa, foi o melhor café que eu tomei. Não era tão intenso assim e nem aquele café fraco que provavelmente seria o suave.

Desde então eu comecei a gostar mais de coado. No entanto, o que eu vejo nas cafeterias tanto no especial quanto nas tradicionais é o café coado muito diluído... Até mesmo em cafeterias como a Starbucks. O pessoal do trabalho está traumatizado até hoje com a prensa francesa que tomamos uma vez lá de tão fraco que estava. 

Quando eu quero um coado nas cafeterias, eu praticamente tenho que implorar para me trazerem um café encorpado e mais concentrado. Se não eu prefiro o espresso mesmo. Nas cafeterias especiais é pior ainda. Pois além dessa diluição exagerada, os cafés são de torra mais clara que os tradicionais.  Eu me arrisquei em uma cafeteria especial aqui no Rio de Janeiro e achei horrível. Não adianta, até o momento para mim ainda prefiro a proporção 1:10 (10 para 100 ml para cafés de torra média clara) ou 1:12 (8 para 100 ml para cafés mais torrados).

Na minha opinião as cafeterias especiais dariam mais certo se ao menos oferecessem a opção de um café mais concentrado pq não é todo mundo que gosta de café diluído. Aí sim, valeria mais apena. Eu já fui a duas cafeterias especiais em que eu consegui fazer com que concentrassem ou fizessem a tradicional proporção 1:10 e que café maravilhoso. Se é especial, tem que ser para todos.

Quanto a primeira mensagem do @LUW, aqui no RJ eu acho que esse tipo de cafeteria tem aparecido bastante por aqui. Eu só não sei se realmente é isso que está ocorrendo ou se eu só reparei nessas cafeterias agora de um ano para cá pq só agora que eu comecei a me aprofundar mais nos cafés especiais.

E concordo com o @Dartagnan sobre empreender negócios de menor custo inicial como carrinhos tipos os de picolés, trailers ou quisques. Aqui no RJ mesmo nós temos dois exemplos: A própria franquia da Cheirin Bão (que eu não canso de elogiar... rs) e a 22 Special Coffe que tem trailer em Botafogo e outro em um shopping na Barra. Nesses dois casos, eles estão localizados em locais fechados e mais seguros, aparentemente mais seguros já que hoje em dia não existe nada 100% seguro. A Cheirin Bão costuma ter em estações de metrô ou shoppings. Agora ter um carrinho de picolé ou bicicleta, nesse caso é o que o @Dartagnan falou, usar apenas equipamentos excenciais como balança, coador e copos descartáveis.. Nem máquinas de espresso, ou pelo menos uma opção mais barata. Aliás, eu lembrei agora que já vi duas bancas de jornais com máquinas de espresso já que esses locais andam vendendo cada vez menos revista e jornal. Basta colocar cadeiras para quem quiser sentar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E concordo com o @Dartagnan sobre empreender negócios de menor custo inicial como carrinhos tipos os de picolés, trailers ou quisques. Aqui no RJ mesmo nós temos dois exemplos: A própria franquia da Cheirin Bão (que eu não canso de elogiar... rs) e a 22 Special Coffe que tem trailer em Botafogo e outro em um shopping na Barra. Nesses dois casos, eles estão localizados em locais fechados e mais seguros, aparentemente mais seguros já que hoje em dia não existe nada 100% seguro. A Cheirin Bão costuma ter em estações de metrô ou shoppings. Agora ter um carrinho de picolé ou bicicleta, nesse caso é o que o @Dartagnan falou, usar apenas equipamentos excenciais como balança, coador e copos descartáveis.. Nem máquinas de espresso, ou pelo menos uma opção mais barata. Aliás, eu lembrei agora que já vi duas bancas de jornais com máquinas de espresso já que esses locais andam vendendo cada vez menos revista e jornal. Basta colocar cadeiras para quem quiser sentar.

 

Ah, mas é isso mesmo. E bom você ter dito essas opções aí. Tô igual surfista caçando a melhor onda....sempre tem um ponto a descobrir. Vou procurar essa 22Special Coffee e Cheirin Bão (essa eu acho que já fui no Barra Shopping....perto do cinema, salvo engano, mas acho que fechou).

Até o Starbucks pra mim, tem lá sua utilidade. O espaço de algumas lojas é confortável, tem wifi liberado....é aquela coisa de vender a 'experiência', que nem tem nada de tão espetacular, mas só um feijão com arroz bem servido. Podia melhorar a limpeza dos sofás em algumas, e controlar pessoal que fica entrando só pra incomodar os clientes, pedir dinheiro e essas coisas (antes que alguém se apresse: eu faço trabalho voluntário, nada a ver com falta de empatia ou coisa do tipo). E as lojas são bem distribuídas, afinal, é uma grande empresa e dinheiro não é problema pra pegar os melhores pontos. 

Mas 2021 ainda vai ser um ano complicado pro Brasil....recuperar empregos é muito mais demorado do que destruí-los, independente de pandemia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...