Ir para conteúdo

Diogo_KC

Senior Members
  • Total de itens

    28
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    1

Diogo_KC last won the day on 7 Junho 2021

Diogo_KC had the most liked content!

Últimos Visitantes

933 visualizações

Diogo_KC's Achievements

Explorer

Explorer (4/14)

  • Reacting Well
  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done

Recent Badges

13

Reputação

  1. Cara, eu faço isso direto. Nem sempre eu compro filtro da Koar. Às vezes, eu compro o filtro da The Best Brew ou faço essas dobras tranquilamente. Sem frescura. Mas não mudo a moagem.. Aliás, como outra pessoa falou o filtro da Koar é grosso... Então não vai mudar muito dobrando o filtro da Melita e mantendo a moagem usada no filtro da Koar.. Eu faço apenas uma pequena dobra na parte debaixo e rasgo a parte de cima da marcação conforme imagens abaixo.
  2. @Mojavesp é essa técnica mesmo que eu vi, Osmotic Flow.. Só que quando eu faço, a cama do café não cresce como aparece nos vídeos e, a não ser que a moagem seja grossa, não consigo despejar água apenas no centro. Ele já vai espalhando pelo coador todo. Eu vou engrossar mais a moagem para ver como fica. Quanto ao coador da Daiso, então, esse que eu comprei tem quatro furos mas eu acho que tem de três tipo Kalita mesmo. Só que bem mais barato e de acrílico. Nesse talvez dê para fazer 100 ml tranquilo. No de quatro furos, eu vou despejando a água bem lentamente. @MarcioMO o seu Konos é de quatro ou três furos? Eu vou tentar fazer o que você falou para ver como fica. Obrigado.
  3. @Mojavesp tudo bem? Eu penso exatamente isso que vc falou. Cafés mais amargos, eu prefiro usar o Koar mesmo. Ficam ótimos. Mas eu tenho usado cafés frutados (torra média ou média clara) no Melitta mesmo. Cafés amargos, quando eu quero 100 ml de café eu costumo colocar 5 a 7 gramas de café.. Ficam ótimos. Até mesmo os cafés da Melitta (sim.. eu ainda tomo eles. Risos. Coffee Lover raiz). Eu fiquei interessado nessa técnica japonesa que vc falou: Tinseki. Eu vou dar uma olhada. Por acaso, eu vi uma técnica também japonesa. O cara vai jogando água aos poucos. Ainda não consegui replicar direito da forna como é demonstrada no Youtube. O coador Konos da Daiso que eu falei lembra um pouco o Kalita 102 (não é o Wave), só quecom um buraco a mais e bem mais barato. É esse das imagens abaixo:
  4. @Mojavesp outro método que conheci ontem e que fica ótimo com 10 gramas de café (moído fino) é o Konos, da Daiso. Muito bom, o café sai vem equilibrado e eu usei um café frutado com acidez de média para alta. Eu ainda prefiro o Melita 100 que me dá um café mais intenso (com esse mesmo café frutado) e nele eu uso só 8 gramas e moagem média fina. Mas o outro fica muito bom também.
  5. @Dartagnan se vc provar fala o que vc achou. O que eu acho legal de lá é que os dois principais cafés, Região Noroeste Fluminense e Região Serrana, são de produtores do Rio de Janeiro.
  6. @Jonas Felipe o Kalita não é um método lento?
  7. @Mojavesp você está com o mesmo problema que eu. Eu também só quero tomar os 100 ml e na Koar o mínimo que consigo para ficar bom é com 15 gramas (15 para 150 ml de água ou até 225 ml). Eu acabei tendo que voltar para o Melitta 100 (o menor que tem). Nele fica bom um café de de 8 a 10 gramas com 100 ml de água. Isso ocorre pq é um coador menor, a altura da cama do café da base do coador (onde fica o buraco) até a superfície onde nós despejamos a água é maior que a altura da mesma quantidade no Koar. Juntando isso com uma moagem média fina e um buraco pequeno no meio da base do coador, a água sofre mais resistência para passar e fica mais tempo em contato com o café até chegar a saída do coador. Para mim, tem dado certo. Uma idéia que eu estou tendo para usar no Koar mas talvez não seja uma boa (por conta da temperatura que pode baixar) é despejar bem lentamente a água ou em gotas e partindo do centro para fora. O problema é que dependendo do tempo, a temperatura da água pode baixar e extrair menos o café.
  8. Então, esse é o ponto. Eles querem tomar um café diferenciado / especial. Mas se eu fizer do jeito que eles fazem com Melitta / Pilão o café acaba saindo um pouco fraco. Eu estou tentando reduzir o tempo entre os ataques e manter os copos / xícaras pré-aquecidos (com água quente). Valeu pela atenção, Ronaldo. Abraços.
  9. Pois é, né? São cafés excelentes. Eu também fico surpreso de ninguém falar deles aqui, tanto dos cafés Cheirin Bão quanto Unique.
  10. Boa tarde, pessoal! Tudo bem? Eu queria saber como manter ou deixar o café coado bem quente? Meus pais são das antigas e para eles não importa nem se o café é bom e com menos amargor. Eles estão acostumados com Pilão e Melitta e toda manhã fazem um café bem quente. Mas é feito de qualquer jeito, sem pré-infusão e os ataques que nós acostumamos fazer. Quando eu faço o café eles sempre acham o café frio (na verdade está morno. Pois até escaldar o papel, fazer a pré-infusao, esperar 30 segundos e esperar alguns segundos entre um ataque e outro o café acaba esfriando um pouco, mas eles não estão acostumados e acabam achando que está "frio"). Vocês sabem como fazer para o café não esfriar tanto ou manter a temperatura inicial? Ou só dá se eu fizer o café bem rápido mesmo sem os passos / ataques tradicionais que costumam ser feitos? Desde já, eu agradeço. Atenciosamente, Diogo.
  11. Eu só tenho elogios para essa franquia da Cheirin Bão. Eu não conheço a desse local. Mas o café é muito bom. Eles tem três: Bão, Mió, Moca e o Microlote. Teoricamente, o Microlote deveria ser melhor mas eu gostei mais do Café Bão. E estou para provar o Moca que muita gente fala bem. De qualquer forma, independente do que você pedir você não sairá insatisfeito. Se for beber no local, para não ter erro, pode informar como prefere o café: suave ou intenso. Eu costumo pedir intenso e fica muito bom.
  12. Fábio, você disse tudo que eu estava pensando. Eu comprei esse coador novo da Melitta dois ou três meses atrás e concordo 100% com o que você disse. Melhorou muito e eu estava justamente me referindo a esse novo coador. O 102 também teve um aumento no buraco. No Melitta, eu consigo exatamente uma extração mais concentrada. Eu curto sim uma torra média escura, mas ultimamente eu tenho gostado muito de torras médias mais claras como o Frutado da Unique Cafés, o Orfeu Clássico e o Orfeu Bourbon Amarelo (adorei muito). E usando essas receitas de 16 gramas para 200 ml ficou fraco ou eu estou fazendo algo errado... Eu tive que reduzir a quantidade de água para chegar ao sabor que eu queria. Para mim, ficaram bem melhores do que os cafés de torra média escura. E quando criei esse tópico, eu estava pensando em comprar o V60 ou o Koar. Foi aí que eu tive essa impressão que iria extrair menos. Eu acabei comprando o Koar (de acrílico), vamos ver se me agrada.
  13. Show, Diego !!! Muito obrigado pela aula. :-) Me ajudou muito com a explicação. Pelo que eu entendi, em resumo, o Melitta é uma espécie de coador limitado mas que facilita a vida de quem está iniciando no mundo dos cafés ou para quem simplesmente quer fazer um café sem entender muito de extração ou sem se precoupar com as variáveis que precisa regular e que em sua maioria simplesmente toma um Pilão da vida. Já o V60, é mais para quem entende e quer ter um controle maior da extração. Aproveitando a explicação sobre concentração de pós e extração, eu queria tirar uma dúvida: Tem algumas coisas que eu tenho reparado em muitas receitas de baristas que me deixaram na dúvida... Já vi vários casos de pessoas fazendo café com 16 gramas e 200 ml de água. Para mim, dependendo do café fica aguado. E mesmo cafés mais escuros, se não for Pilão ou Melitta, fica fraco. Ou eu estou fazendo errado ou é aquele negócio de que cada um tem o seu gosto. No exemplo dessa receita, eu adaptei ela com 16g x 160 ml (o padrão mesmo, 1 grão para 10 ml). Eu vou ter menos café, mas para mim fica mais gostoso. Eu consigo o mesmo resultado que eu faço se eu seguir a receita de 16 gramas e 200 ml fazendo uma extração mais lenta ou usando uma moagem mais fina ? Para mim, só se for reduzindo bastante a moagem mesmo.
  14. Valeu, Paulo pela explicação acima. Me ajudou bastante. Abraços.
×
×
  • Criar Novo...